Xadrez Potiguar
Julho 16, 2017

Nota de Falecimento - Coronel Eider Mendes

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

√Č com imenso pesar que comunicamos o falecimento do enxadrista Coronel Eider Nogueira Mendes, nessa √ļltima sexta-feira 14 de julho.

Cel. Eider foi o primeiro Campeão Estadual de Xadrez em 1955 e ex-presidente da Federação Norteriograndense de Xadrez, sendo um grande incentivador de nossa modalidade no Estado do Rio Grande do Norte!

Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda.

 

M√°ximo Igor Miranda de Macedo

Presidente da Federação Norteriograndense de Xadrez

Leia mais...

 
Agosto 31, 2017

Mundial Cadetes 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi um marco na história do xadrez potiguar a participação dos irmãos Enzo e Theo Magalhães de Lima, Maria Cecília e Stella Alcantara representando o Rio Grande do Norte e Brasil no Campeonato Mundial Cadetes 2017. Pela primeira vez fomos representados na prova máxima do xadrez.

Nossos representantes classificaram-se na Seletiva realizada em Natal em junho, o que oportunizou essa importantíssima experiência enxadrística e de vida. Com certeza, marcou a carreira desses jovens desbravadores ampliando assim seus objetivos e metas, uma vez que estiveram em contato e enfrentaram os futuros grandes mestres e tops do xadrez mundial, quem sabe um deles também o será!

A participa√ß√£o dos potiguares foi condizente com a experi√™ncia dos mesmos, mas com momentos que demonstraram o grande potencial que possuem. Enzo, mais tarimbado, conseguiu uma atua√ß√£o firme mantendo-se sempre entre os melhores brasileiros na competi√ß√£o, terminando em 3o do pa√≠s, jogando duro contra enxadristas de pa√≠ses com bastante tradi√ß√£o em xadrez, como vit√≥ria contra Bielorr√ļssia e It√°lia e empate contra Alemanha. Theo, o ca√ßula do grupo de 6 anos, teve muito boa participa√ß√£o, sendo tamb√©m o 3o melhor brasileiro, com destaque para a vit√≥ria sobre o campe√£o brasileiro sub8; Maria Cec√≠lia Pinto teve uma boa atua√ß√£o tamb√©m tendo em vista a sua pouca experi√™ncia, conseguindo 2 vit√≥rias e 3 empates. Quem mais sentiu foi Stella Alcantara mas sem d√ļvidas foi uma experi√™ncia enorme e deve ser encarada como trampolim para sua evolu√ß√£o.

Destacamos o acompanhamento dado pelo MI Maximo Iack Macedo a Enzo, Theo e Maria Cecília e também a participação de Maice Macedo da equipe de trabalho do Mundial Cadetes.

Parabenizamos a Confederação Brasileira de Xadrez pela captação de mais esse grande evento para o Brasil e por sua realização com êxito.

A prova foi realizada de 21 a 31 de agosto em Poços de Caldas/MG.

Acompanhe pelos links Chess-results - Chess24

Leia mais...
 
Setembro 21, 2017

9ª Etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - São João do Sabugi

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

No próximo dia 30 de setembro a cidade de São João do Sabugi realizará a 9a etapa do Circuito Potiguar de Xadrez sob organização da Academia Invictus e direção de Frankly André Azevedo.

O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um grande sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos. Leia mais...

 
Setembro 09, 2017

Enzo e Theo brilham em Brasileiro Escolar em Blumenau!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Com o objetivo de fomentar a pr√°tica do xadrez no √Ęmbito escolar; promover o interc√Ęmbio entre alunos/atletas enxadristas e apontar os campe√Ķes brasileiros escolares, bem como as escolas campe√£s brasileiras de 2017 acontece em Blumenau/SC nos dias 7, 8 e 9 de setembro o tradicional Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2017.

Os irmãos Enzo e Theo Magalhães de Lima representaram o Colégio Marista e Rio Grande do Norte nessa competição e com excelente performance. Enzo jogando na categoria 4o ano fundamental foi o 5o lugar com 4,5 pontos nos 6 possíveis e Theo na 1o ano fundamental subiu ao pódio, assim como seu irmão em 2016. Parabéns aos dois e aos pais pela performance e imersão em xadrez, do mundial dia 21 de agosto ao brasileiro escolar hoje, 9 de setembro.

EM TEMPO - Theo campe√£o brasileiro escolar blitz e Enzo 6o lugar!

Veja como foi...

Leia mais...
 
Novembro 26, 2016

Mundial: Carlsen x Karjakin

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Escrevi essa nota para o Xadrez Potiguar em 29 de março, quando o ucraniano-russo venceu a Copa do Mundo.

"Sergey Karjakin vence Torneio de Candidatos 2016, conquistando o direito de desafiar o campe√£o mundial Magnus Carlsen.
Será uma luta de prodígios, Karjakin grande mestre aos 12 anos, Carlsen GM aos 13.
Carlsen entretanto teve uma carreira mais objetiva e mete√≥rica chegando a n¬ļ 1 do mundo aos 18 anos e campe√£o mundial aos 22. Karjakin por sua vez continuou crescendo mas teve uma vida pessoal mais movimentada, como 2 casamentos, mudan√ßa de nacionalidade e um filho.
Ser√° um confronto interessante para o xadrez atual, bem mais empolgante, esperasse, que os matchs contra Anand."

Já esperava um match muito duro, principalmente pelo fator emocional, uma vez que os dois são rivais de longas datas e além disso Karjakin era o adversário a ser batido por Carlsen durante muito tempo, óbvio que uma rivalidade assim deixa marcas.

Leia mais...
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 2 de 22

Online

N√≥s temos 62 visitantes online

Login Form



top