Xadrez Potiguar
Agosto 31, 2017

Mundial Cadetes 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi um marco na história do xadrez potiguar a participação dos irmãos Enzo e Theo Magalhães de Lima, Maria Cecília e Stella Alcantara representando o Rio Grande do Norte e Brasil no Campeonato Mundial Cadetes 2017. Pela primeira vez fomos representados na prova máxima do xadrez.

Nossos representantes classificaram-se na Seletiva realizada em Natal em junho, o que oportunizou essa importantíssima experiência enxadrística e de vida. Com certeza, marcou a carreira desses jovens desbravadores ampliando assim seus objetivos e metas, uma vez que estiveram em contato e enfrentaram os futuros grandes mestres e tops do xadrez mundial, quem sabe um deles também o será!

A participa√ß√£o dos potiguares foi condizente com a experi√™ncia dos mesmos, mas com momentos que demonstraram o grande potencial que possuem. Enzo, mais tarimbado, conseguiu uma atua√ß√£o firme mantendo-se sempre entre os melhores brasileiros na competi√ß√£o, terminando em 3o do pa√≠s, jogando duro contra enxadristas de pa√≠ses com bastante tradi√ß√£o em xadrez, como vit√≥ria contra Bielorr√ļssia e It√°lia e empate contra Alemanha. Theo, o ca√ßula do grupo de 6 anos, teve muito boa participa√ß√£o, sendo tamb√©m o 3o melhor brasileiro, com destaque para a vit√≥ria sobre o campe√£o brasileiro sub8; Maria Cec√≠lia Pinto teve uma boa atua√ß√£o tamb√©m tendo em vista a sua pouca experi√™ncia, conseguindo 2 vit√≥rias e 3 empates. Quem mais sentiu foi Stella Alcantara mas sem d√ļvidas foi uma experi√™ncia enorme e deve ser encarada como trampolim para sua evolu√ß√£o.

Destacamos o acompanhamento dado pelo MI Maximo Iack Macedo a Enzo, Theo e Maria Cecília e também a participação de Maice Macedo da equipe de trabalho do Mundial Cadetes.

Parabenizamos a Confederação Brasileira de Xadrez pela captação de mais esse grande evento para o Brasil e por sua realização com êxito.

A prova foi realizada de 21 a 31 de agosto em Poços de Caldas/MG.

Acompanhe pelos links Chess-results - Chess24

Leia mais...
 
Fevereiro 14, 2018

Potiguares participaram de mais uma Final de Brasileiro!!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A competição máxima do calendário enxadrístico brasileiro, Final do Campeonato Brasileiro, acontece no tradicional Clube de Xadrez de Guanabara, no Rio de Janeiro/RJ.

Todo início de ano é um entretenimento a parte assistir essa emocionante contenda entre esse grupo selecionado, que representando todo país luta com "unhas e dentes" pelo lugar mais alto do pódio, o que dará direito a um importante espaço na história do Xadrez Nacional!

Essa final tem um modelo bastante interessante, o Eliminatório, nos moldes da Copa do Mundo, o que na opinião desse autor dá mais emoção, visibilidade e combatividade a competição, uma vez que comparado ao sistema round-robin, gera embates decisivos em todas as partidas e uma tensão, que para os espectadores é um forte motivo de atração.

A grande sensação da prova é a participação do melhor jogador brasileiro de todos os tempos, o GM Henrique Mecking, o "Mequinho". Como também o bastante cotado GM Alexandr Fier, pela sua força e sua combatividade com estilo empreendedor. Ainda como naturais favoritos os GMs Luis Supi, Krikor Mekhitarian e Everaldo Matsuura.

O Rio Grande do Norte por mais um ano esteve presente, nesta com o MI Maximo Iack Macedo, em sua 8a participação, e com o MN Vitor Firmo, estreante em Finais, atualmente os dois mais fortes enxadristas potiguares. Infelizmente ambos foram eliminados nas oitavas-de-finais mas foram motivo de orgulho para nossa Federação, uma vez que chegar na fase Final já é uma vitória e uma honra para qualquer enxadrista.

Maximo Iack enfrentou o MI Cristian Toth, empatando em 1 a 1 nas cl√°ssicas e perdendo por 2 a 0 o desempate de r√°pidas, num match bem agressivo e de posi√ß√Ķes de risco. E Vitor Firmo foi eliminado pelo GM Luis Supi por 2 a 0 mas dando sempre o seu melhor, n√£o se intimidando com o favoritismo de seu oponente, que por sinal √© um dos favoritos ao t√≠tulo.

A competição tem cobertura de diversos sites, dentre eles o Chess24 - Chess-results

Abaixo cobertura:

14.02.2018 - Finais 2a partida

Atr√°s no marcador o GM Krikor Mekhitarian resolveu jogar de maneira mais din√Ęmica e ousada, o que foi a princ√≠pio uma boa escolha, j√° que obteve uma posi√ß√£o promissora. No entanto as posi√ß√Ķes complicadas e de risco escolhidas pelo seu advers√°rio, juntamente com o apuro de tempo fizeram com que Krikor cometesse imprecis√Ķes, o que culminou numa segunda e preocupante derrota.

Em contraste ao seu oponente, com o placar de 2 a 0 a seu favor, o GM Alexandr Fier colocou a mão na taça, bastando apenas um empate nas duas partidas clássicas restantes.

Logo mais às 14h no horário de Brasília teremos o 3o jogo, que promete muita emoção, já que para Krikor será o jogo dos desesperados, necessitando arrancar o ponto a todo custo, enquanto Fier pode usar isso a seu favor e aguardar, dessa maneira talvez conseguir inclusive uma 3a vitória!

Krikor Mekhitarian 0x2 Alexandr Fier

Leia mais...
 
Novembro 26, 2016

Mundial: Carlsen x Karjakin

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Escrevi essa nota para o Xadrez Potiguar em 29 de março, quando o ucraniano-russo venceu a Copa do Mundo.

"Sergey Karjakin vence Torneio de Candidatos 2016, conquistando o direito de desafiar o campe√£o mundial Magnus Carlsen.
Será uma luta de prodígios, Karjakin grande mestre aos 12 anos, Carlsen GM aos 13.
Carlsen entretanto teve uma carreira mais objetiva e mete√≥rica chegando a n¬ļ 1 do mundo aos 18 anos e campe√£o mundial aos 22. Karjakin por sua vez continuou crescendo mas teve uma vida pessoal mais movimentada, como 2 casamentos, mudan√ßa de nacionalidade e um filho.
Ser√° um confronto interessante para o xadrez atual, bem mais empolgante, esperasse, que os matchs contra Anand."

Já esperava um match muito duro, principalmente pelo fator emocional, uma vez que os dois são rivais de longas datas e além disso Karjakin era o adversário a ser batido por Carlsen durante muito tempo, óbvio que uma rivalidade assim deixa marcas.

Leia mais...
 
Abril 27, 2018

Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018 - 2a Etapa

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Entre os dias 13 e 22 de julho será realizada em Natal/RN a segunda etapa do Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018, mais uma vez com o objetivo de manter os enxadrista ativos e com seus ratings fide movimentados.

O objetivo específico desta 2a etapa é também treinamento para o Campeonato do Nordeste!

Os torneios serão disputados pelo Sistema Round Robin com 8 enxadristas, com promoção do XadrezPotiguar.com.br , apoiado pela Federação Norteriograndense de Xadrez e Academia Potiguar de Xadrez, sob direção do MI Maximo Iack Macedo e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maíce Macedo.

A formação dos grupos já está em andamento!

Leia mais...
 
Novembro 28, 2017

Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE - Trof√©u Marco Asfora

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi realizado de 24 a 26 de novembro de 2017 na cidade de √Āgua Preta/PE, no Col√©gio Municipal Padre Francisco Geraedts, o Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE - Trof√©u Marco Asfora. A competi√ß√£o sob ausp√≠cios de Eduardo Coutinho, reuniu enxadristas do Brasil, Paraguai e Cuba, al√©m de 8 Estados Brasileiros.

O Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE foi coroado com √™xito, uma vez que conta com a participa√ß√£o de 4 Grandes Mestres Internacionais e 2 Mestres Internacionais, dentre os 16 titulados.

Ocuparam o p√≥dio os enxadristas com 5 pontos em 6 rodadas, precisando dos crit√©rios de desempate para definir as coloca√ß√Ķes. Em excelente forma o GM cubano, radicado no Paraguai, Neuris Delgado levou o o t√≠tulo e o trof√©u Marco Asfora, seguido do MI Diego Diberardino e do GM Everaldo Matsuura, atual campe√£o brasileiro.

Vale destacar também a participação do MN Diogo Duarte por ultrapassar nessa competição os 2.300 de rating fide, o que o credencia ao título de Mestre Fide. Ainda destacaram-se Marcelo Valeriano com +40 e o jovem de 13 anos Max Soares, que formou seu rating Fide próximo aos 2000.

Os potiguares se sa√≠ram bem ficando em posi√ß√Ķes e varia√ß√Ķes de rating equilibrada: 8o. MI Maximo Iack Macedo, 13¬ļ MN Vitor Firmo, 22¬ļ David Frankental, 23¬ļ MF Maximo Macedo e 32¬ļ Alexandre Macedo.

Além da fortíssima competição o Aberto contou com outros atrativos, como a bela Fazenda Santa Helena e suas trilhas ecológicas, banho de bica, futebol e passeios a cavalo; além da Fazenda também a proximidade com praias belas praias pernambucanas, foi um rota turística para alguns dos participantes.

Acompanhe no Chess-results

Leia mais...
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 2 de 25

Online

N√≥s temos 26 visitantes online

Login Form



top