Xadrez Potiguar
Novembro 28, 2017

Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE - Trof√©u Marco Asfora

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi realizado de 24 a 26 de novembro de 2017 na cidade de √Āgua Preta/PE, no Col√©gio Municipal Padre Francisco Geraedts, o Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE - Trof√©u Marco Asfora. A competi√ß√£o sob ausp√≠cios de Eduardo Coutinho, reuniu enxadristas do Brasil, Paraguai e Cuba, al√©m de 8 Estados Brasileiros.

O Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE foi coroado com √™xito, uma vez que conta com a participa√ß√£o de 4 Grandes Mestres Internacionais e 2 Mestres Internacionais, dentre os 16 titulados.

Ocuparam o p√≥dio os enxadristas com 5 pontos em 6 rodadas, precisando dos crit√©rios de desempate para definir as coloca√ß√Ķes. Em excelente forma o GM cubano, radicado no Paraguai, Neuris Delgado levou o o t√≠tulo e o trof√©u Marco Asfora, seguido do MI Diego Diberardino e do GM Everaldo Matsuura, atual campe√£o brasileiro.

Vale destacar também a participação do MN Diogo Duarte por ultrapassar nessa competição os 2.300 de rating fide, o que o credencia ao título de Mestre Fide. Ainda destacaram-se Marcelo Valeriano com +40 e o jovem de 13 anos Max Soares, que formou seu rating Fide próximo aos 2000.

Os potiguares se sa√≠ram bem ficando em posi√ß√Ķes e varia√ß√Ķes de rating equilibrada: 8o. MI Maximo Iack Macedo, 13¬ļ MN Vitor Firmo, 22¬ļ David Frankental, 23¬ļ MF Maximo Macedo e 32¬ļ Alexandre Macedo.

Além da fortíssima competição o Aberto contou com outros atrativos, como a bela Fazenda Santa Helena e suas trilhas ecológicas, banho de bica, futebol e passeios a cavalo; além da Fazenda também a proximidade com praias belas praias pernambucanas, foi um rota turística para alguns dos participantes.

Acompanhe no Chess-results

Leia mais...
 
Setembro 23, 2017

Copa do Mundo 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A Copa do Mundo de 2017 tem lugar na capital da Geórgia, Tbilisi, entre 2 e 28 de setembro. Como é de praxe sendo realizada no mesmo local da Olimpíada do ano seguinte. Assim como a Olimpíada de Baku, o principal patrocinador é a SOCAR, companhia petrolífera do Azerbaijão, que atua na Georgia também.
A sensa√ß√£o desse ano √© a participa√ß√£o do noruegu√™s Magnus Carlsen. √Č a primeira vez que um campe√£o mundial se exp√Ķem dessa maneira, entrando numa das etapas classificat√≥rias, mas j√° √© conhecida por todos a prefer√™ncia de Carlsen pelo sistema eliminat√≥rio, inclusive o que ser√° utilizado na Final do Brasileiro 2017.
O Brasil foi representado pelos Grandes Mestres Internacionais Alexandr Fier e Felipe El Debs, que enfrentaram respectivamente Etiene Bacrot (FRA) e Radoslaw Wojtaszek (POL).

23.09.2017

Copa do Mundo 2017 - Final: Aronian x Ding!

Acabou de iniciar a Final da Copa do Mundo 2017 entre o armênio Levon Aronian e o chinês Ding Liren.

Já que são dois enxadristas bastante combativos, esse encontro promete ser bem intenso. Muito embora o chinês tenha ampla vantagem em partidas clássicas, 3 vitórias e 3 empates, o armênio tem muito mais experiência em grandes eventos e já venceu essa competição em 2005, ou seja, será um show a parte. Agora vamos desfrutar...

Leia mais...
 
Agosto 31, 2017

Mundial Cadetes 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi um marco na história do xadrez potiguar a participação dos irmãos Enzo e Theo Magalhães de Lima, Maria Cecília e Stella Alcantara representando o Rio Grande do Norte e Brasil no Campeonato Mundial Cadetes 2017. Pela primeira vez fomos representados na prova máxima do xadrez.

Nossos representantes classificaram-se na Seletiva realizada em Natal em junho, o que oportunizou essa importantíssima experiência enxadrística e de vida. Com certeza, marcou a carreira desses jovens desbravadores ampliando assim seus objetivos e metas, uma vez que estiveram em contato e enfrentaram os futuros grandes mestres e tops do xadrez mundial, quem sabe um deles também o será!

A participa√ß√£o dos potiguares foi condizente com a experi√™ncia dos mesmos, mas com momentos que demonstraram o grande potencial que possuem. Enzo, mais tarimbado, conseguiu uma atua√ß√£o firme mantendo-se sempre entre os melhores brasileiros na competi√ß√£o, terminando em 3o do pa√≠s, jogando duro contra enxadristas de pa√≠ses com bastante tradi√ß√£o em xadrez, como vit√≥ria contra Bielorr√ļssia e It√°lia e empate contra Alemanha. Theo, o ca√ßula do grupo de 6 anos, teve muito boa participa√ß√£o, sendo tamb√©m o 3o melhor brasileiro, com destaque para a vit√≥ria sobre o campe√£o brasileiro sub8; Maria Cec√≠lia Pinto teve uma boa atua√ß√£o tamb√©m tendo em vista a sua pouca experi√™ncia, conseguindo 2 vit√≥rias e 3 empates. Quem mais sentiu foi Stella Alcantara mas sem d√ļvidas foi uma experi√™ncia enorme e deve ser encarada como trampolim para sua evolu√ß√£o.

Destacamos o acompanhamento dado pelo MI Maximo Iack Macedo a Enzo, Theo e Maria Cecília e também a participação de Maice Macedo da equipe de trabalho do Mundial Cadetes.

Parabenizamos a Confederação Brasileira de Xadrez pela captação de mais esse grande evento para o Brasil e por sua realização com êxito.

A prova foi realizada de 21 a 31 de agosto em Poços de Caldas/MG.

Acompanhe pelos links Chess-results - Chess24

Leia mais...
 
Dezembro 02, 2017

VI Torneio de Xadrez Onofre Lopes - 16 de dezembro

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Como j√° √© tradicional, o calend√°rio da UFRN tem pelo sexto ano consecutivo seu fechamento com a realiza√ß√£o do Torneio de Xadrez Reitor Onofre Lopes, enxadrista e 1¬ļ reitor dessa renomada institui√ß√£o. A prova ser√° v√°lida para Rating FNX e contar√° pontos para o Circuito, realizada no Gin√°sio I da UFRN.

 

Leia mais...
 
Novembro 22, 2017

Jogos Escolares da Juventude 15 a 17 anos - Brasília/DF

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Os Jogos Escolares da Juventude de 15 a 17 anos foram realizados em Bras√≠lia/DF nos dias 17, 18 e 19 de novembro, reunindo os campe√Ķes e campe√£s da fase estadual.

Essa competi√ß√£o √© composta de 3 torneios: Convencional (Pensado) Masculino, Convencional (Pensado) Feminino e Blitz Misto, cujos campe√Ķes foram respectivamente MF Igor Cadilhac (SP), Adriana Bonvini (SP) e MF Davi Gon√ßalves (SC).

A delegação potiguar, capitaneada pelo Prof Francisco Quaranta, teve boa atuação com a 4a colocação de Lucas Matheus Oliveira no Blitz e 9o no Pensado, e com a 5a colocação de Annyara Gomes no Pensado.

Ainda presentes na competição integrando a arbitragem os potiguares AI Maximo Igor Macedo e AN Maíce Macedo.

A coordenação geral ficou aos encargos do VP CBX Charles Moura Netto.

Confira links com resultados e classifica√ß√Ķes: Leia mais...

 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 1 de 22

Online

N√≥s temos 18 visitantes online

Login Form



top