Xadrez Potiguar
Setembro 23, 2017

Copa do Mundo 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A Copa do Mundo de 2017 tem lugar na capital da Geórgia, Tbilisi, entre 2 e 28 de setembro. Como é de praxe sendo realizada no mesmo local da Olimpíada do ano seguinte. Assim como a Olimpíada de Baku, o principal patrocinador é a SOCAR, companhia petrolífera do Azerbaijão, que atua na Georgia também.
A sensa√ß√£o desse ano √© a participa√ß√£o do noruegu√™s Magnus Carlsen. √Č a primeira vez que um campe√£o mundial se exp√Ķem dessa maneira, entrando numa das etapas classificat√≥rias, mas j√° √© conhecida por todos a prefer√™ncia de Carlsen pelo sistema eliminat√≥rio, inclusive o que ser√° utilizado na Final do Brasileiro 2017.
O Brasil foi representado pelos Grandes Mestres Internacionais Alexandr Fier e Felipe El Debs, que enfrentaram respectivamente Etiene Bacrot (FRA) e Radoslaw Wojtaszek (POL).

23.09.2017

Copa do Mundo 2017 - Final: Aronian x Ding!

Acabou de iniciar a Final da Copa do Mundo 2017 entre o armênio Levon Aronian e o chinês Ding Liren.

Já que são dois enxadristas bastante combativos, esse encontro promete ser bem intenso. Muito embora o chinês tenha ampla vantagem em partidas clássicas, 3 vitórias e 3 empates, o armênio tem muito mais experiência em grandes eventos e já venceu essa competição em 2005, ou seja, será um show a parte. Agora vamos desfrutar...

Leia mais...
 
Junho 03, 2018

Calend√°rio 2018 Atualizado

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Calend√°rio 2018 contempla todas as provas oficiais e oficializadas pela FNX. √Č din√Ęmico podendo ser adaptado de acordo com a conveni√™ncia da diretoria e parceiros. De maneira geral ser√£o mantidas as datas publicadas, no entanto apenas ser√£o oficializadas ap√≥s publica√ß√£o do Folder.

Leia mais...
 
Junho 19, 2018

JUBs 2018 - UFRN campe√£!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Mais uma vez a UFRN conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Brasileiros Universitários - JUBs, sagrando-se campeã no masculino por equipe e o Rio Grande do Norte Campeão do Troféu Eficiência que leva em consideração os dois naipes.

No individual masculino conseguiu mais uma vez pódio, desta vez com o MN Vitor Firmo, além desse grande feito, ainda a classificação para o mundial universitário, com Firmo e Israel Smith, este que foi o 4o lugar.

O masculino conquistou a primeira colocação de maneira isolada com 10 pontos, meio ponto a mais que a UFG, vice-campeã e 1 ponto a mais que a UnB, 3a colocada.

O feminino, que est√° em fase de renova√ß√£o, alternou bons e maus momentos durante a prova, mas muito valioso foi o aprendizado, com certeza essa equipe brilhar√° nos anos seguintes, uma vez que j√° nessa edi√ß√£o disputou p√≥dio na √ļltima rodada.

A delega√ß√£o de xadrez foi capitaneada pelo t√©cnico Maximo Igor Macedo e composta por Vitor Firmo, Israel Smith, Jos√© Murilo Gomes, ¬īM√°rcio Jord√£o, David Frankental, Livia Mara Figueiredo, Irene Ginani, Jadiane Martiliano, Kauani Georg e Maria Ruthiane Bas√≠lio. Na foto a delega√ß√£o potiguar recebendo o trof√©u de campe√£.

Leia mais...
 
Maio 21, 2018

JURNs 2018

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Durante os dias 18 e 20 de maio de 2018, foi realizado na sala de xadrez da UFRN, a modalidade de xadrez dos JURN¬īs - Jogos Universit√°rios do Rio Grande do Norte, seletiva para os Jogos Universit√°rios Brasileiros.

A competição teve um alto índice técnico, uma vez que diversos enxadristas com rating fide tomaram parte, abrilhantando dessa maneira a prova.

No masculino o campe√£o foi Israel Smith (UFRN) isolado com 5 pontos. O vice-campe√£o com 4,5 pontos e melhor crit√©rio de desempate foi Matheus Erick Queiroz (IFRN), seguido do 3¬ļ lugar Jos√© Murilo Gomes (UFRN).

No Feminino a campeã foi Carolina Alves (UNIFACEX) invicta com 5,5 pontos, retornando em grande estilo aos tabuleiros após 2 anos afastada. A vice-campeã foi Ana Paula Sallaberry (UFRN) com 4 pontos e melhores critérios que Irene Ginani (UFRN), a 3a colocada.

Classifica√ß√Ķes Finais

Masculino / Feminino

 

Leia mais...
 
Agosto 31, 2017

Mundial Cadetes 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi um marco na história do xadrez potiguar a participação dos irmãos Enzo e Theo Magalhães de Lima, Maria Cecília e Stella Alcantara representando o Rio Grande do Norte e Brasil no Campeonato Mundial Cadetes 2017. Pela primeira vez fomos representados na prova máxima do xadrez.

Nossos representantes classificaram-se na Seletiva realizada em Natal em junho, o que oportunizou essa importantíssima experiência enxadrística e de vida. Com certeza, marcou a carreira desses jovens desbravadores ampliando assim seus objetivos e metas, uma vez que estiveram em contato e enfrentaram os futuros grandes mestres e tops do xadrez mundial, quem sabe um deles também o será!

A participa√ß√£o dos potiguares foi condizente com a experi√™ncia dos mesmos, mas com momentos que demonstraram o grande potencial que possuem. Enzo, mais tarimbado, conseguiu uma atua√ß√£o firme mantendo-se sempre entre os melhores brasileiros na competi√ß√£o, terminando em 3o do pa√≠s, jogando duro contra enxadristas de pa√≠ses com bastante tradi√ß√£o em xadrez, como vit√≥ria contra Bielorr√ļssia e It√°lia e empate contra Alemanha. Theo, o ca√ßula do grupo de 6 anos, teve muito boa participa√ß√£o, sendo tamb√©m o 3o melhor brasileiro, com destaque para a vit√≥ria sobre o campe√£o brasileiro sub8; Maria Cec√≠lia Pinto teve uma boa atua√ß√£o tamb√©m tendo em vista a sua pouca experi√™ncia, conseguindo 2 vit√≥rias e 3 empates. Quem mais sentiu foi Stella Alcantara mas sem d√ļvidas foi uma experi√™ncia enorme e deve ser encarada como trampolim para sua evolu√ß√£o.

Destacamos o acompanhamento dado pelo MI Maximo Iack Macedo a Enzo, Theo e Maria Cecília e também a participação de Maice Macedo da equipe de trabalho do Mundial Cadetes.

Parabenizamos a Confederação Brasileira de Xadrez pela captação de mais esse grande evento para o Brasil e por sua realização com êxito.

A prova foi realizada de 21 a 31 de agosto em Poços de Caldas/MG.

Acompanhe pelos links Chess-results - Chess24

Leia mais...
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 1 de 26

Online

N√≥s temos 46 visitantes online

Login Form



top