Xadrez Potiguar
Setembro 23, 2017

Copa do Mundo 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A Copa do Mundo de 2017 tem lugar na capital da Geórgia, Tbilisi, entre 2 e 28 de setembro. Como é de praxe sendo realizada no mesmo local da Olimpíada do ano seguinte. Assim como a Olimpíada de Baku, o principal patrocinador é a SOCAR, companhia petrolífera do Azerbaijão, que atua na Georgia também.
A sensa√ß√£o desse ano √© a participa√ß√£o do noruegu√™s Magnus Carlsen. √Č a primeira vez que um campe√£o mundial se exp√Ķem dessa maneira, entrando numa das etapas classificat√≥rias, mas j√° √© conhecida por todos a prefer√™ncia de Carlsen pelo sistema eliminat√≥rio, inclusive o que ser√° utilizado na Final do Brasileiro 2017.
O Brasil foi representado pelos Grandes Mestres Internacionais Alexandr Fier e Felipe El Debs, que enfrentaram respectivamente Etiene Bacrot (FRA) e Radoslaw Wojtaszek (POL).

23.09.2017

Copa do Mundo 2017 - Final: Aronian x Ding!

Acabou de iniciar a Final da Copa do Mundo 2017 entre o armênio Levon Aronian e o chinês Ding Liren.

Já que são dois enxadristas bastante combativos, esse encontro promete ser bem intenso. Muito embora o chinês tenha ampla vantagem em partidas clássicas, 3 vitórias e 3 empates, o armênio tem muito mais experiência em grandes eventos e já venceu essa competição em 2005, ou seja, será um show a parte. Agora vamos desfrutar...

Leia mais...
 
Dezembro 17, 2017

VI Torneio de Xadrez Onofre Lopes - 16 de dezembro

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Como j√° √© tradicional, o calend√°rio da UFRN tem pelo sexto ano consecutivo tem seu fechamento com a realiza√ß√£o do Torneio de Xadrez Reitor Onofre Lopes, 1¬ļ reitor dessa renomada institui√ß√£o. A prova foi v√°lida para Rating FNX e contou pontos para o Circuito, realizada no Gin√°sio I da UFRN.

O Campe√£o geral foi Francisco Quaranta isolado com 5,5 pontos em 6 poss√≠veis. O vice-campe√£o foi David Frankental com 5 pontos e melhor crit√©rio que 3¬ļ Matheus Erick Queiroz, 4¬ļ MN Vitor Firmo, 5¬ļ Alexandre Macedo, 6¬ļ Lucas Matheus Oliveira. Ainda premiados no geral o 7¬ļ Tales Gomes com 4,5 pontos e 8¬ļ Francisco Andr√© Lima, melhor de 4 pontos.

A campe√£ Geral e UFRN foi Jadiane Martiliano, em 2¬ļ Isabele Soares e 3¬ļ Marielly Bezerra.

Na categoria UFRN o p√≥dio foi formado por 1¬ļ David Frankental (C&T), 2¬ļ MN Vitor Firmo (Direito) e 3¬ļ Tales Gomes (Qu√≠mica).

Ainda premiados: Sub17 - 1¬ļ Lucas Matheus Oliveira, 2¬ļ Jo√£o Vitor Rodrigues e 3¬ļ Lussander Lima; sub14 - 1¬ļ Jo√£o Vitor Rodrigues, 2¬ļ Francisco Alberir e 3¬ļ Iago Rhanon; Sub12 - 1¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima, 2¬ļ Theo Magalh√£es de Lima e 3¬ļ Isabele Soares.

A comiss√£o organizadora foi composta por Carlos Siqueira, Maximo Igor Macedo e Vitor Firmo.

 

Leia mais...
 
Fevereiro 18, 2018

VI Aberto do Brasil - Taça Cidade de Teresina

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A 6a edição do Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina será realizada nos dias 3, 4 e 5 de agosto no Blue Tree Towers Rio Poty - Teresina/PI, distribuindo 8 mil reais em prêmios e 2 vagas para a Semifinal do Brasileiro, com a presença de 4 GMs - Rafael Leitão, Neuris Delgado, Krikor Mekhitarian e Evandro Barbosa. A direção está aos encargos de Luis Carlos Sales e arbitragem com AI Maximo Igor Macedo e AN Julio José da Silva Neto.

Obtenha maiores informa√ß√Ķes no site oficial da Federe√ß√£o Piauiense de Xadrez Leia mais...

 
Fevereiro 14, 2018

Potiguares participaram de mais uma Final de Brasileiro!!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A competição máxima do calendário enxadrístico brasileiro, Final do Campeonato Brasileiro, acontece no tradicional Clube de Xadrez de Guanabara, no Rio de Janeiro/RJ.

Todo início de ano é um entretenimento a parte assistir essa emocionante contenda entre esse grupo selecionado, que representando todo país luta com "unhas e dentes" pelo lugar mais alto do pódio, o que dará direito a um importante espaço na história do Xadrez Nacional!

Essa final tem um modelo bastante interessante, o Eliminatório, nos moldes da Copa do Mundo, o que na opinião desse autor dá mais emoção, visibilidade e combatividade a competição, uma vez que comparado ao sistema round-robin, gera embates decisivos em todas as partidas e uma tensão, que para os espectadores é um forte motivo de atração.

A grande sensação da prova é a participação do melhor jogador brasileiro de todos os tempos, o GM Henrique Mecking, o "Mequinho". Como também o bastante cotado GM Alexandr Fier, pela sua força e sua combatividade com estilo empreendedor. Ainda como naturais favoritos os GMs Luis Supi, Krikor Mekhitarian e Everaldo Matsuura.

O Rio Grande do Norte por mais um ano esteve presente, nesta com o MI Maximo Iack Macedo, em sua 8a participação, e com o MN Vitor Firmo, estreante em Finais, atualmente os dois mais fortes enxadristas potiguares. Infelizmente ambos foram eliminados nas oitavas-de-finais mas foram motivo de orgulho para nossa Federação, uma vez que chegar na fase Final já é uma vitória e uma honra para qualquer enxadrista.

Maximo Iack enfrentou o MI Cristian Toth, empatando em 1 a 1 nas cl√°ssicas e perdendo por 2 a 0 o desempate de r√°pidas, num match bem agressivo e de posi√ß√Ķes de risco. E Vitor Firmo foi eliminado pelo GM Luis Supi por 2 a 0 mas dando sempre o seu melhor, n√£o se intimidando com o favoritismo de seu oponente, que por sinal √© um dos favoritos ao t√≠tulo.

A competição tem cobertura de diversos sites, dentre eles o Chess24 - Chess-results

Abaixo cobertura:

14.02.2018 - Finais 2a partida

Atr√°s no marcador o GM Krikor Mekhitarian resolveu jogar de maneira mais din√Ęmica e ousada, o que foi a princ√≠pio uma boa escolha, j√° que obteve uma posi√ß√£o promissora. No entanto as posi√ß√Ķes complicadas e de risco escolhidas pelo seu advers√°rio, juntamente com o apuro de tempo fizeram com que Krikor cometesse imprecis√Ķes, o que culminou numa segunda e preocupante derrota.

Em contraste ao seu oponente, com o placar de 2 a 0 a seu favor, o GM Alexandr Fier colocou a mão na taça, bastando apenas um empate nas duas partidas clássicas restantes.

Logo mais às 14h no horário de Brasília teremos o 3o jogo, que promete muita emoção, já que para Krikor será o jogo dos desesperados, necessitando arrancar o ponto a todo custo, enquanto Fier pode usar isso a seu favor e aguardar, dessa maneira talvez conseguir inclusive uma 3a vitória!

Krikor Mekhitarian 0x2 Alexandr Fier

Leia mais...
 
Novembro 28, 2017

Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE - Trof√©u Marco Asfora

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi realizado de 24 a 26 de novembro de 2017 na cidade de √Āgua Preta/PE, no Col√©gio Municipal Padre Francisco Geraedts, o Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE - Trof√©u Marco Asfora. A competi√ß√£o sob ausp√≠cios de Eduardo Coutinho, reuniu enxadristas do Brasil, Paraguai e Cuba, al√©m de 8 Estados Brasileiros.

O Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE foi coroado com √™xito, uma vez que conta com a participa√ß√£o de 4 Grandes Mestres Internacionais e 2 Mestres Internacionais, dentre os 16 titulados.

Ocuparam o p√≥dio os enxadristas com 5 pontos em 6 rodadas, precisando dos crit√©rios de desempate para definir as coloca√ß√Ķes. Em excelente forma o GM cubano, radicado no Paraguai, Neuris Delgado levou o o t√≠tulo e o trof√©u Marco Asfora, seguido do MI Diego Diberardino e do GM Everaldo Matsuura, atual campe√£o brasileiro.

Vale destacar também a participação do MN Diogo Duarte por ultrapassar nessa competição os 2.300 de rating fide, o que o credencia ao título de Mestre Fide. Ainda destacaram-se Marcelo Valeriano com +40 e o jovem de 13 anos Max Soares, que formou seu rating Fide próximo aos 2000.

Os potiguares se sa√≠ram bem ficando em posi√ß√Ķes e varia√ß√Ķes de rating equilibrada: 8o. MI Maximo Iack Macedo, 13¬ļ MN Vitor Firmo, 22¬ļ David Frankental, 23¬ļ MF Maximo Macedo e 32¬ļ Alexandre Macedo.

Além da fortíssima competição o Aberto contou com outros atrativos, como a bela Fazenda Santa Helena e suas trilhas ecológicas, banho de bica, futebol e passeios a cavalo; além da Fazenda também a proximidade com praias belas praias pernambucanas, foi um rota turística para alguns dos participantes.

Acompanhe no Chess-results

Leia mais...
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 1 de 24

Online

N√≥s temos 50 visitantes online

Login Form



top