Xadrez Potiguar
Dezembro 21, 2019

Potiguares no III Duchamp in Rio!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Os potiguares MN Vitor Firmo e David Frankental tomaram parte do III Duchamp in Rio, um mega evento, que fez parte do GP da FIDE América, além de ser "fecho de gala" do Circuito de Abertos do Brasil, como frisou o GM Darcy Lima em recente entrevista.

Firmo publicou texto sobre o evento, o qual ser√° transcrito abaixo:

" Semana passada participei do III Open Internacional Duchamp in Rio. O torneio fez parte do GP FIDE America com a participação de 135 jogadores de mais de 15 países e muitos jogadores e mestres fortes.

A competição foi vencida pelo Grande Mestre Peruano Jose Martinez Alcantara, seguido pelo também GM peruano Cristhian Cruz e em terceiro o Grande Mestre brasileiro André Diamante.

Também destaque foi a participação feminina do torneio, com 41 enxadristas. As três melhores colocadas foram a MI russa Karina Ambartsumova, a MF brasileira Juliana Terao e a WGM argentina Claudia Amura.

Foram 9 rodadas e terminei 40¬ļ com 5 pontos (04 vit√≥rias,02 empates e 03 derrotas). Foi muito boa a experi√™ncia em participar de uma competi√ß√£o desse n√≠vel e enfrentar jogadores e jogadoras muito fortes."

Acrescenta-se que Frankental jogou uma boa competi√ß√£o, chegando a √ļltima rodada precisando de empate para obter o t√≠tulo de Mestre Nacional. Infelizmente n√£o foi dessa vez, mas demonstra que em breve esse objetivo ser√° alcan√ßado.

Leia mais...
 
Janeiro 20, 2020

86¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez e Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez realizaram de 10 a 19 de janeiro de 2020, no Sal√£o de Eventos do Othon Suites Natal, a fase final do 86¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

Esse campeonato é a principal competição do calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, reunindo os melhores enxadristas da temporada, os quais disputaram em sistema eliminatório o título de Campeão Brasileiro de Xadrez e R$38.000,00 em premiação, um recorde.

A competição foi realizada de maneira satisfatória reunindo no mesmo evento premiação recorde, bom local de jogos e organização e cobertura ao vivo, pela internet além claro, de muita emoção e disputa acirradíssima!

O Rio Grande do Norte teve participação recorde com 4 componentes, que inclusive tiveram excelente atuação. O melhor potiguar foi o MI Maximo Iack Macedo, terminando na 5ª/8ª posição, depois de eliminar nas oitavas-de-finais o MF Luismar Brito por 3 a 1, e ser eliminado pelo GM André Diamant por 1,5-0,5 nas quartas-de-finais. Os demais potiguares foram eliminados nas oitavas-de-finais mas com muita resistência: MF Carlos Henrique Pinto pelo GM Darcy Lima por 2,5-3,5; MN Vitor Firmo pelo MF Vitor Labussiere por 1-3, e MN Márcio Jordão pelo MI Roberto Molina por 0,5-1,5.

O campe√£o foi o GM Alexandr Fier depois de vencer na Final o vice-campe√£o GM Andr√© Diamant por 3-1. Nas semifinais os finalistas eliminaram os 3¬ļ/4¬ļ, respectivamente GM Luis Supi e GM Darcy Lima. Leia mais...

 
Dezembro 23, 2019

Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro Absoluto 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Na sua 86¬ļ edi√ß√£o, a fase Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez aconteceu entre os dias 19 e 22 de dezembro, no Hotel Marante Executive, pr√≥ximo a praia de Boa Viagem.

O Rio Grande do Norte teve excelente atuação conquistando 2 das 4 vagas para a Final do LXXXVI Campeonato Brasileiro. Os MN potiguares Márcio Jordão e Vitor Firmo tiveram atuação incontestável jogando sempre nas primeiras mesas e na faixa de classificação, terminando ambos invictos com 5,5 pontos em 7 possíveis. Ainda premiado na 13ª posição, David Frankental com 4,5 pontos.

As outras 2 vagas ficaram com o campeão MF Vinícius Tiné, que teve melhor critério de desempate que os potiguares, e CM Luciano Zallio, que obteve a vaga depois de vencer playoff contra o MF Silvio Cunha, os dois com 5 pontos.

A organização foi da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), realização do MN Rodrigo Yoshio, Patrocínio do MF Marco Asfora e arbitragem do AR Avner Anjos.

Confira:

Chess-Results: clique aqui

 

 

Leia mais...
 
Agosto 02, 2020

Calend√°rio FNX 2020 - 2o Semestre Adaptado

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Prezada Comunidade Enxadrística Potiguar,

Tendo em vista que a pandemia do Corona V√≠rus impediu a realiza√ß√£o de boa parte do Calend√°rio FNX presencial 2020, vem essa Federa√ß√£o adaptar o calend√°rio do 2¬ļ Semestre.

Inicialmente parabenizamos a Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez por promover e incentivar a realiza√ß√£o de torneios on-line, bem como padronizar e regulamentar essa modalidade, que antes da pandemia tinha apenas uma fun√ß√£o recreativa, de participa√ß√£o, e que agora ap√≥s as interven√ß√Ķes da entidade m√°xima do xadrez mundial - FIDE - e brasileira - CBX conseguiu um espa√ßo de destaque, buscando mais credibilidade e seguran√ßa com rela√ß√£o aos resultados.

√Č mister destacar a participa√ß√£o honrosa da nossa Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez nos eventos por equipes e individuais oficiais da CBX, conseguindo sempre boas posi√ß√Ķes, em especial os t√≠tulos brasileiros de duplas U1800 com a Equipe Xadrez Potiguar, composta por Enzo Magalh√£es de Lima e Davi Alves do Nascimento, e o tetra-campeonato escolar brasileiro com Theo Magalh√£es de Lima no 4¬ļ ano do fundamental, desta maneira os 3 conquistaram o t√≠tulo de Mestre Nacional, refor√ßando assim a esquadra norteriograndense. Al√©m dos 3, destaque para o MN M√°rcio Jord√£o Barbosa, que ocupou o 2¬ļ lugar no tabuleiro no. 1 do Brasileiro por Equipes e 3¬ļ lugar no Brasileiro de Duplas U2200; e tamb√©m Jo√£o Vitor Rodrigues Santos pelo melhor 1o tabuleiro no Brasileiro de Duplas U1400.

Frisamos ainda que em 2016 a Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez em parceria com a Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez foi pioneira em realizar campeonato estadual on-line, cujo campe√£o foi M√°rcio Jord√£o. vice David Frankental e 3¬ļ M√°ximo Macedo.

As provas do Calend√°rio oficial da FNX, atrav√©s do Regulamento Geral FNX 2020, que ainda n√£o foram realizadas, principalmente as do 2¬ļ semestre est√£o algumas sendo adaptadas para o online nas provas r√°pidas e blitz, enquanto os protocolos presenciais est√£o prontos, aguardando as determina√ß√Ķes oficiais para que as datas possam ser marcadas. A medida que as datas forem sendo fechadas, os folders com maiores detalhes ser√£o publicados nesse site xadrezpotiguar.com.br .

Leia mais...
 
Abril 20, 2020

Comunicado FNX 20.04.2020

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Comunicado FNX 20/04/2020:

A Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez alinhada com o comunicado n¬ļ 15/2020 da Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez informa que os dois pr√≥ximos eventos j√° divulgados, Campeonato Interiorano Potiguar de Xadrez 2020 (Santa Cruz) e Aberto do Brasil Xadrez Potiguar¬† 2020 (Natal), est√£o adiados, com data a ser publicada posteriormente. Tamb√©m o Calend√°rio Oficial da Federa√ß√£o Norteriorangrandense de Xadrez para o 2¬ļ semestre est√° em suspens√£o at√© que seja poss√≠vel redefini-lo.

Diretoria FNX

 

Leia mais...
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 1 de 16

Online

N√≥s temos 311 visitantes online

Login Form



top