4 anos sem Fischer!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Ter, 17 de Janeiro de 2012 09:07

Foto de Bobby FischerHoje, 17 de janeiro de 2012, faz 4 anos que o genial Fischer se foi. Confira texto escrito na época:

Maximo Igor Macedo - 18/01/2008

Faleceu a Maior Lenda do Xadrez Moderno: Bobby Fischer

 

Nascia em 9 de março de 1943 na cidade de Chicago a maior lenda do Xadrez Moderno, Robert James Fischer. Aos 14 anos Bobby Fischer já era um enxadrista da elite mundial ao vencer o Campeonato Norte-americano, repetindo a mesma atuação nas sete outras vezes que participou, inclusive com incrível performance de 100% em 1963.

Muitos títulos foram conquistados e várias partidas brilhantes ficaram para a história, mas o feito que imortalizou o genial Fischer foi a conquista do Título de Campeão Mundial em 1972 contra Boris Spassky, tornando-se o 11º a conseguir, quebrando a hegemonia da Escola Soviética (Russa), que já durava 45 anos, desde Alekhine! Surpreendentemente após a conquista, Fischer afastou-se do cenário enxadristico, abdicando-se a defender seu Título em 1975 contra o russo Anatoly Karpov, voltando então a imperar o domínio soviético.

Fischer, campeão mundial em 1972Apesar de seu afastamento os aficionados continuaram nutrindo esperanças a respeito de sua volta, como quem aguardara  "a volta do Messias". Então em 1992, após 20 anos de reclusão, "suas preces" foram atendidas e "A Lenda" voltou para um encontro com seu amigo e arqui-rival, o franco-russo Boris Spassky, a quem vencera em 72. Após 30 partidas Fischer venceu Spassky novamente. Quando todos pensavam que Bobby Fischer estava de volta, eis que novamente, tão subitamente como ressurgiu, desapareceu.

Em 17 de janeiro de 2008, a comunidade enxadristica ficou atônita com a notícia sobre o falecimento de Bobby Fischer. Apesar de seus afastamentos, Fischer era uma Lenda Viva e a possibilidade de segunda volta continuava a habitar a mente de todos, principalmente a de seus fãs contemporâneos.

Por irônia do destino Fischer faleceu com a idade do número de casas da atividade que revolucionou: 64!

Existem algumas passagens obscuras na vida de Bobby Fischer, mas guardar-se-á  na memória seus grandes feitos, suas belas partidas e sua vontade incansável de elevar o Xadrez e seus praticantes a patamares nunca antes imagináveis!

 
top