Potiguares participaram de mais uma Final de Brasileiro!!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Máximo Igor Macedo   
Qua, 14 de Fevereiro de 2018 00:00

A competição máxima do calendário enxadrístico brasileiro, Final do Campeonato Brasileiro, acontece no tradicional Clube de Xadrez de Guanabara, no Rio de Janeiro/RJ.

Todo início de ano é um entretenimento a parte assistir essa emocionante contenda entre esse grupo selecionado, que representando todo país luta com "unhas e dentes" pelo lugar mais alto do pódio, o que dará direito a um importante espaço na história do Xadrez Nacional!

Essa final tem um modelo bastante interessante, o Eliminatório, nos moldes da Copa do Mundo, o que na opinião desse autor dá mais emoção, visibilidade e combatividade a competição, uma vez que comparado ao sistema round-robin, gera embates decisivos em todas as partidas e uma tensão, que para os espectadores é um forte motivo de atração.

A grande sensação da prova é a participação do melhor jogador brasileiro de todos os tempos, o GM Henrique Mecking, o "Mequinho". Como também o bastante cotado GM Alexandr Fier, pela sua força e sua combatividade com estilo empreendedor. Ainda como naturais favoritos os GMs Luis Supi, Krikor Mekhitarian e Everaldo Matsuura.

O Rio Grande do Norte por mais um ano esteve presente, nesta com o MI Maximo Iack Macedo, em sua 8a participação, e com o MN Vitor Firmo, estreante em Finais, atualmente os dois mais fortes enxadristas potiguares. Infelizmente ambos foram eliminados nas oitavas-de-finais mas foram motivo de orgulho para nossa Federação, uma vez que chegar na fase Final já é uma vitória e uma honra para qualquer enxadrista.

Maximo Iack enfrentou o MI Cristian Toth, empatando em 1 a 1 nas clássicas e perdendo por 2 a 0 o desempate de rápidas, num match bem agressivo e de posições de risco. E Vitor Firmo foi eliminado pelo GM Luis Supi por 2 a 0 mas dando sempre o seu melhor, não se intimidando com o favoritismo de seu oponente, que por sinal é um dos favoritos ao título.

A competição tem cobertura de diversos sites, dentre eles o Chess24 - Chess-results

Abaixo cobertura:

14.02.2018 - Finais 2a partida

Atrás no marcador o GM Krikor Mekhitarian resolveu jogar de maneira mais dinâmica e ousada, o que foi a princípio uma boa escolha, já que obteve uma posição promissora. No entanto as posições complicadas e de risco escolhidas pelo seu adversário, juntamente com o apuro de tempo fizeram com que Krikor cometesse imprecisões, o que culminou numa segunda e preocupante derrota.

Em contraste ao seu oponente, com o placar de 2 a 0 a seu favor, o GM Alexandr Fier colocou a mão na taça, bastando apenas um empate nas duas partidas clássicas restantes.

Logo mais às 14h no horário de Brasília teremos o 3o jogo, que promete muita emoção, já que para Krikor será o jogo dos desesperados, necessitando arrancar o ponto a todo custo, enquanto Fier pode usar isso a seu favor e aguardar, dessa maneira talvez conseguir inclusive uma 3a vitória!

Krikor Mekhitarian 0x2 Alexandr Fier

 

13.02.2018 - Finais 1a partida

Depois da vitória com pretas, Fier está em situação muito cômoda; em compensação Krikor tem que decidir se arrisca logo agora com pretas, ou simplesmente joga pra empatar, deixando toda emoção e risco para a 3a partida, na qual levará peças brancas.

Krikor Mekhitarian 0x1 Alexandr Fier

 


11.02.2018 - Semifinais 2a partida

 

Os GMs Krikor Mekhitarian e Alexandr Fier estão de parabéns, uma vez que não desperdiçaram as peças brancas e caribaram os passaportes para a Final do Campeonato Brasileiro, eliminando duas sensações do xadrez brasileiro, do passado o GM Henrique Mecking, e atual, o jovem e próximo GM brasileiro Luis Supi.

As Finais começam amanhã às 14h de Brasília!

Henrique Mecking 0,5x1,5 Krikor Mekhitarian

Luis Supi 0,5x1,5 Alexandr Fier


 

10.02.2018 - Semifinais 1a partida

As Semifinais começam emocionantes, como já era esperado! Foram dois empates lutados, mas chamou mais atenção a partida entre Supi e Fier.

Henrique Mecking 1/2x1/2 Krikor Mekhitarian

Luis Supi 1/2x1/2 Alexandr Fier

 


09.02.2018 - Quartas-de-finais Desempates

 

O GM Henrique Mecking vem ao trancos e barrancas passando de fase pelos desempates, chegando às semi-finais, depois de vencer o MI Christian Toth por 2,5 a 1,5.

As Semi-finais serão duríssimas  amanhã, às 14h de Brasília, com os seguintes confrontos entre GMs:

Henrique Mecking x Krikor Mekhitarian

Alexandr Fier x Luis Supi

 

 


09.02.2018 - Quartas-de-finais 2a partida

 

Às 16h teremos desempate de partidas rápidas entre o GM Henrique Mecking e o MI Christian Toth, uma vez que as duas partidas clássicas terminaram empatadas, levando os dois mais uma vez a essa situação de extrema tensão!

Os GMs Alexandr Fier, Krikor Mekhitarian e Luis Supi já garantiram suas vagas nas Semi-finais com tranquilidade e de maneira categórica ao vencer seus adversários por 2x0, respectivamente, MF Luismar Brito, GM Everaldo Matsuura e MF Armen Proudian.


 

09.02.2018 - Quartas-de-finais 1a partida

A Final do Brasileiro no formato eliminatório continua cumprindo com as expectativas de muita luta e emoções!

A primeira rodada do desempate teve apenas um empate, entre o MI Christian Toth, conduzindo peças brancas, e o GM Henrique Mecking, este que mesmo veterano segue com um intenso espírito de luta, colocando toda sua experiência para resistir em posições difíceis.

O primeiro confronto entre GMs aconteceu nessas quartas-de-finais entre Krikor Mekhitarian e Everaldo Matsuura, com vitória de quem jogou com peças brancas, Krikor.

Os demais favoritos em Titulação e Elo venceram seus confrontos: GM Alexandr Fier 1x0 'MI' Luismar Brito; GM Krikor Mekhitarian 1x0 GM Everaldo Matsuura; 'GM' Luis Supi 1x0 MF Armen Proudian.


 

 

07.02.2018 - Oitavas-de-finais desempates

 

Infelizmente o MI potiguar Maximo Iack Macedo foi eliminado nas partidas rápidas, passando MI Christian Toth às quartas-de-finais. O GM Henrique Mecking depois de sofrer nas partidas clássicas contra o MN José Antônio Nery, dominou o desempate de rápidas e passou adiante. Também o MF pernambucano Vinícius Tiné foi eliminado nas partidas rápidas pelo MI Armen Proudian.

Nas quartas-de-finais os confrontos serão:

GM Henrique Mecking x MI Christian Toth

GM Everaldo Matsuura x GM Krikor Mekhitarian

GM Alexandr Fier x MF Luismar Brito

MI Armen Proudian x 'GM' Luis Supi


07.02.2018 - Oitavas-de-finais 2a partida

 

O MI potiguar Maximo Iack Macedo precisava vencer a segunda partida do match contra o MI Christian Toth, uma vez que tinha perdido com peças pretas a 1a, foi lá e conseguiu, permanecendo dessa maneira vivo na competição, levando para o desempate de rápidas a decisão pela vaga para as quartas-de-finais, que acontecerá logo mais às 16h de Brasília.

O MN Vitor Firmo fez sua estreia em Finais de Brasileiro contra o GM Luis Supi, foi eliminado mas sai de cabeça em pé, foi lutador e entrou para a história, sendo motivo de orgulho para nossa Federação!

Além de Supi passaram adiante os GMs Alexandr Fier, Krikor Mekhitarian e Everaldo Matsuura, além da sensação da rodada o paraibano MF Luismar Brito, que venceu por 2x0 o fortíssimo MI Marcos Vinicius Santos.

Jogarão o desempate logo mais o GM Henrique Mecking contra o MN José Antônio Nery, inclusive vale registrar o bom desempenho do MN, empatando as duas partidas clássicas contra o GM; também no desempate o MF pernambucano Vinícius Tiné, que trava com o MI Armen Proudian um match muito equilibrado com dois empates muito lutados.

 


07.02.2018 - Oitavas-de-finais 1a partida

 

Às 10h de Brasília será iniciada a segunda partida clássica da 1a rodada, que já pode ser decisiva para que um dos contendores de cada match avance para as quartas-de-finais!

Os potiguares perderam seus confrontos na primeira partida, no entanto conduziram as peças pretas; logo mais com brancas precisam vencer para levar o desempate para as partidas rápidas. como já sabemos, Iack enfrenta o MI Cristian Toth e Vitor, o GM Luis Supi.

Na primeira rodada destacou-se o MF paraibano Luismar Brito com importante vitória de pretas contra o MI Marcos Vinicius, jogando de brancas por empate para avançar de fase!

O MF pernambucano Vinicius Tiné empatou a 1a com o MI Armen Proudian, jogando mais comodo essa 2a partida, uma vez que o empate com pretas é suficiente para continuar vivo no match.

Nos confrontos dos GMs apenas uma surpresa, que foi o empate do nº 1 Henrique Mecking, conduzindo as peças brancas, contra MN José Antônio Nery, o que tornará essa segunda partida o centro das atenções dos internautas!

Preparemos então os smartsphones, daqui a pouco começa o show!

 

 
top