Copa do Mundo 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Sáb, 23 de Setembro de 2017 08:30

A Copa do Mundo de 2017 tem lugar na capital da Geórgia, Tbilisi, entre 2 e 28 de setembro. Como é de praxe sendo realizada no mesmo local da Olimpíada do ano seguinte. Assim como a Olimpíada de Baku, o principal patrocinador é a SOCAR, companhia petrolífera do Azerbaijão, que atua na Georgia também.
A sensação desse ano é a participação do norueguês Magnus Carlsen. É a primeira vez que um campeão mundial se expõem dessa maneira, entrando numa das etapas classificatórias, mas já é conhecida por todos a preferência de Carlsen pelo sistema eliminatório, inclusive o que será utilizado na Final do Brasileiro 2017.
O Brasil foi representado pelos Grandes Mestres Internacionais Alexandr Fier e Felipe El Debs, que enfrentaram respectivamente Etiene Bacrot (FRA) e Radoslaw Wojtaszek (POL).

23.09.2017

Copa do Mundo 2017 - Final: Aronian x Ding!

Acabou de iniciar a Final da Copa do Mundo 2017 entre o armênio Levon Aronian e o chinês Ding Liren.

Já que são dois enxadristas bastante combativos, esse encontro promete ser bem intenso. Muito embora o chinês tenha ampla vantagem em partidas clássicas, 3 vitórias e 3 empates, o armênio tem muito mais experiência em grandes eventos e já venceu essa competição em 2005, ou seja, será um show a parte. Agora vamos desfrutar...

21.09.2017

Copa do Mundo 2017 - 6a rodada/Tiebreak: China no Candidatos!

O tiebreak de hoje, sem dúvidas, foi o mais emocionante, tanto pela importância quanto pela combatividade. Apesar de todo equilíbrio nos matchs, os vencedores tiveram maior domínio, deixando escapar posições vantajosas que terminaram em partidas empatadas.

Ding, de maneira muito consistente, eliminou Wesley So (EUA) ainda nas partidas rápidas, se credenciando firmemente à levar a Copa. Além de chegar na Final, entrou para a história ao colocar a China pela primeira vez num Torneio de Candidatos.

Já o armênio Aronian sofreu para chegar à Final, tendo em vista que apenas superou o francês Vachier-Lagrave na 9a partida do encontro, no Armagedom. Além disso teve dois momentos críticos nos quais teve que vencer; o primeiro logo após perder a primeira partida de rápidas e o segundo quando jogou o armagedom, no entanto não desperdiçou as peças brancas nas duas ocasiões, vencendo e chegando em mais uma decisão de Copa do Mundo.


20.09.2017

Copa do Mundo 2017 - 6a rodada: Muito equilíbrio na reta final!

As 4 partidas clássicas das Semifinais terminaram em empate, demonstrando muito equilíbrio na reta final! Hoje é dia de tiebreak, prometendo ser o mais emocionante de toda Copa, já que os 2 vencedores estarão classificados para o tão importante Torneio de Candidatos em 2018.

 


16.09.2017

 

Copa do Mundo 2017 - 5a rodada: So, o camaleão!

O representante norte-americano So de maneira desapercebida vem avançando rodada a rodada. Começou vencendo o colombiano Castillo com rating mais de 400 pontos menor por 1,5 a 0,5, na 2a rodada venceu apenas no tiebreak com dificuldade o alemão Bluebaum, por 4 a 2, resultado que o desacreditou pra o público; na 3a rodada venceu Vallejo por 1,5 a 0,5; na 4a também no tiebreak venceu Jobava por 2,5 a 1,5; por fim na 5a rodada vitória sobre Fedoseev por 1,5 a 0,5. Portanto nenhum resultado estrondoso, tão pouco teve riscos de eliminação, conseguindo se camuflar ao longo do evento, mas de maneira bem eficiente.

Realmente a estratégia de Rapport e Fedoseev em empatar rápido com brancas a 1a partida clássica se mostrou ineficiente, ambos perderam com pretas e se despediram da Copa do Mundo.

Nas semifinais Aronian enfrentará o vencedor do desempate entre Svidler e Vachier-Lagrave, enquanto So enfrentará Ding.

 


 

Copa do Mundo 2017 - 5a rodada/1a partida: Somente Aronian venceu!

Somente Aronian venceu a 1a partida clássica das quartas-de-finais. Essa vitória do armênio sobre o ucraniano Ivanchuk foi um passo importantíssimo para avançar as semi-finais, tendo em vista que a vitória foi bem convincente, jogando muita pressão pra cima de Ivanchuk, no entanto lembrem-se que o ucraniano surpreende quando não se espera mais nada dele, por exemplo no Torneio de Candidatos no qual venceu Kramnik e Carlsen nas rodadas finais.

Na partida Svidler (RUS) e Vachier-Lagrave (FRA) foi empate lutado, mas nas outras duas os menores ratings empataram rápido com brancas, será que foi uma boa estratégia?


14.09.2017

 

Copa do Mundo 2017 - 4a rodada: Só restam 8!

Depois de 4 rodadas da Copa do Mundo e nada menos que 120 enxadristas eliminados, chegou-se à seleta fase de quartas-de-finais! Apesar das muitas "zebras" nessa competição, os oito classificados são altamente credenciados. Ivanchuk (vice em 2001/02), Aronian (campeão em 2005) e Svidler (campeão em 2011) já chegaram na final dessa competição; Vachier-Lagrave (FRA), So (EUA) e  Ding Liren (CHN) são top do ranking internacional, acostumados a se sair bem em fortes competições; e mesmo os menos conhecidos e de menor rating são jovens em ascensão e em boa forma: Fedoseev, integrante da nova geração russa, venceu em 2017 o fortíssimo Aeroflot Open em Moscou e Rapport, representando a renovação da Escola húngara, vem mostrando seu valor nos últimos eventos, inclusive com vitória sobre Magnus Carlsen no Wijk ann Zee 2017.

Amanhã começa a 5a rodada, quartas-de-finais com os seguintes confrontos:

Svidler (RUS) x Vachier-Lagrave (FRA)

Ivanchuk (UCR) x Aronian (ARM)

So (EUA) x Fedoseev (RUS)

Rapport (HUN) x Ding (CHN)


14.09.2017

 

Copa do Mundo 2017 - 4a rodada: China se aproxima de Torneio de Candidatos!

Depois das duas partidas clássicas da 4a rodada, 3 dos 8 confrontos terminaram com vencedores e classificados para as quartas-de-finais:

Ivanchuk (UCR) 1,5-0,5 Giri (HOL)

Aronian (ARM) 1,5-0,5 Dubov (RUS)

Ding (CHN) 1,5-0,5 Wang (CHN)

A presença de Aronian e Ivanchuk na fase seguinte dispensa comentários, já que são enxadristas da mais alta categoria a muito tempo e estão em ótima fase.

Também a presença de um chinês nas quartas-de-finais não é nenhuma surpresa já que em competições por equipes já são referência e a quantidade entre os melhores do mundo aumenta a cada ano. No entanto nenhum representante da China chegou num Torneio de Candidatos, ou seja, nunca teve chances reais de título mundial absoluto individual. Contudo Ding Liren promete mudar esse prognóstico, liderando essa forte geração de chineses rumo ao torneio de candidatos. A prova disso foram os convincentes 1os lugares em 2 torneios de altíssima categoria em 2017: A etapa de Moscou do Grand Prix Fide e o Shenzhen Masters Tournament.

Em andamento o Tie-break da 4a rodada...

 


13.09.2017

 

Copa do Mundo 4a rodada: Ivanchuk segue crescendo!

O carismático grande mestre ucraniano Vassily Ivanchuk, dono de uma personalidade marcante e sui generis, já está há 3 décadas na elite do xadrez mundial, jogando os principais eventos, sempre presenteando os espectadores com partidas criativas e competitivas, no entanto a falta de controle emocional e apuros de tempo o privaram de chegar mais longe durante a juventude. O caso mais concreto e penoso sobre a influência do fator emocional em sua carreira foi a final da Copa do Mundo de 2002, que na época concedia o título mundial. Muito embora fosse o franco favorito contra seu jovem compatriota Ruslan Ponomariov e tenha construido posições vencedoras não conseguiu superar seu rival, ficando com o vice-campeonato.

Hoje aos 48 anos parece ter encontrado mais equilíbrio emocional durante as partidas e segue jogando entre os melhores e com um xadrez vigoroso. Apesar de ter vencido recentemente o Campeonato Mundial de Rápidas, não se acomodou e satisfez com a conquista, muito pelo contrário, continua com muita energia e segue crescendo nessa Copa do Mundo: já eliminou o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik (RUS) e venceu a 1a partida clássica do top Anish Giri (HOL).

Logo mais começa a 2a partida da 4a rodada...

 


12.09.2017

 

Copa do Mundo 3a rodada: Tie-break continua com a onda de surpresas!

A 3a rodada foi realmente surpreendente, além da eliminação de Carlsen, Kraminik e Nakamura nas partidas clássicas, também saiu fora o top10 Fabiano Caruana (EUA), além dos favoritos nos confrontos Ian Nepomniatchchi (RUS) e Chao Li (CHN). Os "Davis" do desempate foram: Najer (RUS), Jobava (GEO) e Raport (HUN).

Logo mais começa a 4a rodada, oitavas-de-finais, com todos os confrontos interessantes, sendo os mais duros Grischuk (RUS) contra Vachier-Lagrave (FRA) e Ivanchuk (UCR) contra Giri (HOL).

 


11.09.2017

 

Copa do Mundo 3a rodada: Polêmica e surpresas!
A 3a rodada da Copa do Mundo começou bastante controversa após desentendimento entre o canadense Kovalyov e a organização da competição, devido ao código de vestimenta da competição e a cor com a qual iria jogar a primeira partida, de modo que resultou na desistência do canadense, , após sentir-se ofendido por supostas ofensas. Naturalmente o público se manifestou descontente com a forma com que o canadense foi terminou sua jornada no evento, uma vez que vinha surpreendendo, haja visto que eliminou o ex-campeão mundial Anand.
No entanto isso não foi o que mais chamou a atenção nessa rodada mas sim a eliminação de 3 dos favoritos ao título mundial: Magnus Carlsen, campeão mundial, Valdimir Kramnik, ex-campeão e Hikaru Nakamura, respectivamente pelos "Davis" da rodada - Bu (CHN), Ivanchuk (UCR) e Fedoseev (RUS).
Embora a força dos melhores jogadores do mundo seja indiscutível, nesse formato com poucas partidas e sobretudo de partidas clássicas, é bem possível e a experiência mostra que as surpresas acontecem numa frequência bem maior que em outros sistemas. Em consequência pode-se notar que a maioria esmagadora dos jogadores de elite está perdendo rating nessa competição.
Contrariamente jogadores mais abaixo no ranking internacional, aproveitam essa oportunidade para mostra seu valor, galgar posições e buscar uma premiação bem maior que na maioria dos eventos. De modo que dos Top10 do mundo apenas Wesley So (EUA) está garantido nas oitavas-de-finais após as partidas clássicas.

Logo mais começa o tie-break, decerto mais emoções estão por vir e o desejo em saber quem serão os heróis só cresce a medida que a rodada se aproxima...


09.09.2017

 

Amanhã começa a 3a rodada, já restam 32!

Muito emocionante acompanhar a Copa do Mundo pelo seu formato e como nosso GM Fier comentou, os instintos de sobrevivência começam a aflorar...

Amanhã Calsen terá seu primeiro teste de fogo contra o chinês Bu, bem como Kraminik que enfrentará Ivanchuk, um clássico desde a década de 90. Também merecem atenção os matchs entre Grischuk e Navara, e Neponiatchichi e Jobava.

 


08.09.2017 - 2a rodada: Tiebreak

 

Mais alguns dos favoritos caíram nessa 2a rodada, sendo a mais relevante a queda do "lenhador" Mamedyarov, frente ao ucraniano Kozubov, e do indiano Harikrshna frente ao seu conterrâneo Sethuraman. No entanto as eliminações de Gelfand, Wei, Yu, Radjabov, Andreikin, Wojtaszec e Bacrot devem ser registradas.

 


07.09.2017 - 2a rodada: Partida 2

 

Já nas partidas clássicas da segunda rodada diversos favoritos já deram adeus a Copa do Mundo! Como foi o caso dos dois últimos desafiantes ao título mundial de Carlsen - Vish Anand e Sergei Karjakin, sendo seus algozes Kovalyov (CAN) e Dubov (RUS); talvez a presença do norueguês tenha colocado muita pressão nos dois! Também se despediram de Tbilisi hoje Michael Adams (ING) e Quang Le (VIE), respectivamente para Rodshtein (ISR) e Vidit (IND).

Destaque ainda para os que conseguiram segurar os TOP em 1x1 nas clássicas, apesar da diferença de rating ou de experiência em megaeventos, e vão para o tiebreak amanhã:

- Erdos (HUN) x Svidler (RUS)

- Cori (PER) x Grischuk (RUS)

- Duda (POL) x Ivanchuk (UCR)

- Sethuraman (IND) x Harikrishna (IND)

- Hou (CHN) x Aronian (ARM)

- Bluebaum (ALE) x So (EUA)

- Bruzon (CUB) x Nakamura (EUA)

- Lenic (ESL) x Caruana (EUA)

- Sevian (EUA) x LI (CHN)

- Kukubov (UCR) x Mamedyarov (AZE)

- Kravtsiv (UCR) x Ding (CHN)

Sem dúvidas as maiores atenções estarão no confronto da ex-campeã mundial Yifan Hou, que resolveu jogar apenas torneios absoluto, e o super-GM Levon Aronia, um dos mais cotados para desafiar o título de campeão mundial. Também merecem nossas atenções Jorge Cori e Lázaro Bruzon, ambos participantes do Continental das Américas realizado em Pipa/RN em 2014.

 


06.09.2017 - 2a rodada: Partida 1

 

A primeira partida da segunda rodada já trouxe bastante emoção tendo em vista que o ex-campeão mundial Vish Anand (IND) perdeu com peças brancas para o canadense, nascido na ucraniana mas de formação enxadristica na Argentina, Anton Kovalyov. Não tão drástico quanto esse resultado mas também marcante devido a experiência em torneios de elite, foi a derrota do vietnamita Quang Le para o indiano Vidit. Sabe-se que no alto nível de todos os esportes o equilíbrio é uma marca e para o xadrez no sistema eliminatório as partidas clássicas são jogadas com bastante cuidado, o que ocasiona bastante empates, mesmo assim alguns desses empates chamaram atenção mesmo estando de pretas uma vez que jogadores TOP foram as "vítimas": Cori (PER) x Grischuk (RUS), Aronian (ARM) x Hou (CHN), Karjakin (RUS) x Dubov (RUS), So (EUA) x Bluebaum (ALE), Bruzon (CUB) x Nakamura (EUA), Caruana x Lenic (ESL).


05.09.2017 - 1a Rodada Tiebreak

O representante brasileiro Fier foi eliminado pelo francês Bacrot por 1,5 a 0,5, restando agora apenas Cori do Peru, representando os sul-americanos.

No tiebreak nenhuma "zebra" muito grande, mas vale registro da vitória dos jovens Tari (NOR) e Sevian (EUA) sobre respectivamente Howell (ING) e Nisipeanu (ROM).


04.09.2017 - 1a Rodada Clássicas

Na 1a rodada, nas duas partidas Clássicas, o brasileiro Fier conseguiu segurar o francês com dois empates por cima, levando a decisão para o tiebreak amanhã. Já El Debs foi eliminado pelo polonês por 1,5-0,5.

Chamaram atenção as seguintes eliminações:

Lenderman (EUA) 2x0 Eljanov (UCR)

Sethuraman (IND) 2x0 Ponomariov (UCR)

Muitos mini-matches terminaram empatados, o que trará bastantes emoções pra amanhã.

 
top