Finais do Brasileiro, um show à parte!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Sáb, 25 de Fevereiro de 2017 10:53

Finais foram sucesso e próximas edições prometem muito mais!
As Finais do Campeonatos Brasileiros de Xadrez sempre causam um alvoroço nos enxadristas espectadores, na ansiedade em saber quais serão os próximos campeões, no Absoluto e Feminino. Além disso nos últimos anos as transmissões online têm sido um show à parte, seja com a apresentação, análises e comentários de Grande Mestre e dos próprios participantes, seja pela transmissão em tempo real nos melhores e mais conceituados sites do mundo.

 

Muito elogiadas também foram as condições oferecidas aos participantes e avanços quanto aos valores da premiação, batendo recordes e com perspectivas de crescimento para os próximos anos, tanto no Absoluto quanto no Feminino. Além disso o novo formato com número maior de participantes e com representação de todas Regiões prometem aquecer todas as etapas classificatórias em todo país em 2017.

Alguns depoimentos sobre as Finais, pelos próprios finalistas e treinadores:

“ O xadrez feminino do Brasil está em seu melhor momento em toda a história.” Álvaro Aranha – MF, diversas vezes técnico da seleção olímpica feminina.

“ Eu gostaria de agradecer à organização do torneio, aos amigos que mandaram mensagens de suporte durante o torneio e a Confederação Brasileira de Xadrez - CBX pelas condições proporcionadas para todas as jogadoras.” Juliana Terao – WIM, tricampeã brasileira.

“ Parabenizar as meninas, a organização e arbitragem. O clima foi agradável no local de jogos, a equipe de arbitragem prestativa e as condições oferecidas, hotel e alimentação, bem como logística, foram ótimas.” Ana Vitória Rothebarth, 4º lugar no brasileiro 2016.

“Prêmios melhores e jogadores animados resultaram em uma grande luta aonde até praticamente o final do torneio quatro jogadores tinham chances de título! Terminei empatado em primeiro, pior no desempate, com 8,5/11. Parabéns ao Everaldo pela conquista!” Alexandr Fier, GM Vice-campeão brasileiro 2016

“No mais, foi tudo tranquilo! Aplausos para a excelente organização, arbitragem impecável, hotel e alimentação fabulosos e para o histórico local de jogos, o "Clube Guanabara".” Regina Ribeiro, WIM, recordista em Brasileiros Feminino – 33!

“Um torneio do inicio ao fim cheio de reviravoltas e partidas lutadas, o Brasileiro começou mal para mim com um 1 ponto em 4 partidas, mas de pouco em pouco fui voltando pro torneio e graças a Deus consegui minha segunda norma de Mestre Internacional.” Vitor Carneiro, 5º colocado e 2ª Norma de MI.

O incansável trabalho da Confederação Brasileira de Xadrez rende frutos ano a ano! Além do consagrado Circuito de Abertos do Brasil e das provas oficiais do calendário nacional será realizado em Abril em Florianópolis o Zonal 2.4 da FIDE, no qual títulos diretos de MI, MF e CM poderão ser obtidos.

No Rio Grande do Norte as primeiras vagas para o Ciclo CBX 2017 foram definidas nas Finais do Campeonato Estadual em janeiro. Mas os que não se classificaram através do Estadual terão nova oportunidade no Zonal CBX RN em Santa Cruz no mês de maio.

 

 
top