VIII Memorial Bobby Fischer 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Qua, 22 de Março de 2017 05:00

Do ponto de vista competitivo a oitava edição do Memorial Bobby Fischer foi uma das mais acirradas, tendo como protagonistas o Grande Mestre Internacional e os 3 Mestres Internacionais, uma vez que a disputa do pódio girou em torno desses, com destaque para a vitória do MI Yago Santiago sobre o GM Felipe El Debs e a vitória do MI Luis Coelho sobre Yago.

O Memorial terminou com vitória do MI Luis Coelho com excelente campanha após temporada afastado, apresentando um xadrez muito firme, sagrando-se campeão isolado e invicto com 5,5 pontos, a frente dos 4 com 5 pontos.

Na segunda posição ficou o MI Yago Santiago (PE), este que caminha com passos firmes para obtenção do título de GM, vencendo inclusive nas 2 últimas competições no Nordeste o Felipe El Debs neste e em Propriá/SE o Krikor Mekhitarian.

O mestre internacional potiguar Maximo Iack Macedo completou o pódio e manteve seu histórico de bons resultados no Bobby Fischer, continuando como maior vencedor desse tradicional evento, já que foi campeão em 2012 e 2014, vice em 2013, e 3º lugar em 2016 e 2017!

Outro ponto importante foi que a delegação potiguar que por mais um ano foi a maior no Memorial Bobby Fischer. Foram 29 participantes e mais 2 árbitros. A delegação foi muito bem, com destaque para os premiados: Iack no geral; Lucas Ramon, como melhor sub18; e Alexandre Macedo, melhor sub1900.

Com apenas meio ponto abaixo do grupo do pódio o MN Vitor Firmo foi 11º e MF Maximo Macedo o 16º. Destaque ainda para as maiores variações de rating:  Gelúcio de Melo +92; Alexandre Macedo +34, Lucas Ramonn +31; Pablo Santana +23; Ana Paula Sallaberry +19, David Luan Dantas +17.

A competição ocorreu no Littoral Hotel Cabo Branco em João Pessoa, durante os dias 17, 18 e 19 de março, com total tranquilidade e organização para os 114 enxadristas participantes, sob a segura direção de Fernando Sá e arbitragem principal do AF Maximo Igor Macedo, este que vós escreve, auxiliado pelo AR Ivanilson Pereira e AA Márcio Jordão.

A prova foi uma etapa do Circuito de Abertos do Brasil da Confederação Brasileira de Xadrez por isso classificou 3 enxadristas da Região para a Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2017 que foram os paraibanos MF Francisco Cavalcanti e MN Paulo Barbosa e o CM baiano Luciano Zallio.

Todas as informações podem ser obtidas através do Blog Reino de Caíssa, veículo de informação oficial da competição: Regulamento

Chess-results

 
top