Mundial: Carlsen x Karjakin

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Sáb, 26 de Novembro de 2016 05:48

Escrevi essa nota para o Xadrez Potiguar em 29 de março, quando o ucraniano-russo venceu a Copa do Mundo.

"Sergey Karjakin vence Torneio de Candidatos 2016, conquistando o direito de desafiar o campeão mundial Magnus Carlsen.
Será uma luta de prodígios, Karjakin grande mestre aos 12 anos, Carlsen GM aos 13.
Carlsen entretanto teve uma carreira mais objetiva e meteórica chegando a nº 1 do mundo aos 18 anos e campeão mundial aos 22. Karjakin por sua vez continuou crescendo mas teve uma vida pessoal mais movimentada, como 2 casamentos, mudança de nacionalidade e um filho.
Será um confronto interessante para o xadrez atual, bem mais empolgante, esperasse, que os matchs contra Anand."

Já esperava um match muito duro, principalmente pelo fator emocional, uma vez que os dois são rivais de longas datas e além disso Karjakin era o adversário a ser batido por Carlsen durante muito tempo, óbvio que uma rivalidade assim deixa marcas.

 

Me chamou muito a atenção como Karjakin consegue desestabilizar Carlsen psicologicamente. Isso ficou bem evidente no Mundial Blitz 2015. Após a 10ª rodada Carlsen e Lagrave lideravam com folga, só que algo aconteceu na 11ª rodada: Magnus perdeu justamente pra Karjakin! Pode ser coincidência, acho pouco provável, mas após essa derrota o torneio foi um desastre pra o norueguês, deixando-o completamente instável, inclusive esteve todo restante do torneio com alta irritabilidade e agressivo, como foi bem noticiado pela impresa enxadrística mundial e nacional.

Sergei está em vantagem e nesse momento é o favorito para levar o título, mas acredito que tem muito match pela frente. Quem acompanha Carlsen sabe que ele, dentro de seu estilo, arrisca bastante e com isso está mais propenso a ganhar e perder e também que é justamente nesses momentos difíceis que ele se supera, como já fez dezenas de vezes, ressurgindo milagrosamente nos torneios. Aguardemos...

 
top