JUB´s 2016 - UFRN vice-campeã!!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Sex, 25 de Novembro de 2016 10:42

Mais uma vez a UFRN conseguiu local de destaque nos Jogos Universitários Brasileiros, maior competição universitária nacional, sagrou-se vice-campeã no masculino por equipe.

O masculino dividiu a primeira colocação com a UnB mas teve pior critério de desempate; a equipe foi composta pelo MN Vitor Firmo, Israel Smith e José Murilo Gomes.

O feminino, que está em fase de renovação, alternou bons e maus momentos durante a prova, mas muito valioso foi o aprendizado, com certeza essa equipe brilhará nos anos seguintes - Ana Paula Sallaberry, Bruna Borges e Bianca Lopes.

A delegação de xadrez foi capitaneada pelo técnico Maximo Igor Macedo. Na foto as delegações do RN e CE, premiadas.

Destaque para o empate do potiguar Vitor Firmo com o MF Victor Shumyatski.

Confira classificações finais:

Individual Masculino

Por equipe Masculino

Individual Feminino

Por equipe Feminino

 

Na categoria masculina, Victor Shumyatsky, estudante de Engenharia Mecânica na Universidade de Brasília (UnB), que participou do JUBs em 2014 e foi medalha de ouro, conquistou o bicampeonato antes mesmo da última rodada.

Victor começou no xadrez aos seis anos, só por diversão, e foi progredindo rapidamente. O atleta não treina todos os dias, devido aos estudos acadêmicos, deixando o foco para a reta final do campeonato, quando dá uma “estudada” nos livros de xadrez. “Eu era o ranqueado número um, o favorito mesmo, e eu tinha que confirmar isso”, sentenciou Victor.

Competição feminina

Vitoria Matheus Ramillo, da Universidade Paulista (UNIP), dona da medalha de ouro nesta edição do JUBs, começou a praticar xadrez aos 11 anos e a competir aos 14. Ela também participou da edição passada do evento, quando terminou em terceiro lugar.

A atleta tinha como objetivo melhorar seus resultados este ano. “Começo a me preparar para os torneios um mês antes das competições e treino em média três horas por dia. Foi esta dedicação que me rendeu a primeira colocação”, contou.

As equipes das modalidades individuais começaram já na tarde desse domingo (8) a se despedir do JUBs. A partir desta segunda-feira (7), a Arena Pantanal recebe os times das modalidades coletivas.


Jogos Universitários Brasileiros

O JUBs chega à sua 64ª edição como a maior competição universitária do país. O evento reúne em Cuiabá, entre os dias 2 e 13 de novembro, 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Ao todo, são 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.

O JUBs é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá.

 
top