Minhas Impressões da Olimpíada de Baku. Azerbaijão, 2 a 13 de setembro

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Qua, 12 de Outubro de 2016 16:02

Minhas Impressões da Olimpíada de Baku. Azerbaijão, 2 a 13 de setembro.

Segundo a maioria dos participantes, árbitros e organizadores que já foram para mais de uma Olimpíada, essa foi a melhor de todas!
Foi muito gratificante poder tomar parte de um evento desse porte, sendo o primeiro árbitro da região nordeste a ter essa oportunidade. Por isso só tenho a agradecer a Confederação Brasileira de Xadrez, em nome de seu presidente GM Darcy Lima.

Fiquei satisfeito com minha atuação na arbitragem, pude trabalhar em diversos setores com os melhores árbitros e organizadores da Fide, arbitrar matchs de vários níveis de dificuldade, inclusive na rodada 1 com presença dos presidentes da Fide e Azerbaijão, cumprir todo o minucioso protocolo de organização e arbitragem determinado pela competente equipe da Fide e fazer muitas amizades dentre árbitros, organizadores e pessoal de apoio.
Para os brasileiros um ponto importante foi a cobertura feita pela CBX na sua Página do Facebook e no Canal do YouTube, através dos quais trouxe a comunidade enxadrística brasileira para uma torcida sem precedentes, pois puderam acompanhar a atuação e análises vindas através de Grandes Mestres e direto dos nossos representantes, o que gerou muita proximidade entre os jogadores e o público.
Também importante o registro do prestigio e atuação do GM Darcy Lima junto a Fide e Fide America, e da evolução da CBX, demostrada nos relatórios apresentados pela entidade máxima do xadrez internacional.
Com relação ao extra trabalho, me impressionou bastante a cidade, por ser muito estruturada para o turismo, com um contraste bem equilibrado entre passado milenar e obras de última geração, além da saborosa culinária. Também a hospitalidade e cortesia dos cidadãos locais foram pontos fortes na competição, existe entre eles um grande desejo de que tudo dê certo, haja visto a grande quantidade de voluntários envolvidos.
Também os Blitz, passeio no dia livre e mesas redondas sobre organização e arbitragem foram pontos importantes.
Foi uma excelente competição, agradeço a oportunidade e parabenizo à todos que fizeram esse magnifico evento.

 
top