JIF´s - Regional Nordeste 2015

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Qua, 11 de Novembro de 2015 06:21

Durante os dias 28 e 30 de outubro o Aeroclube do RN sediou a edição de 2015 da Fase Regional dos JIF´s - Jogos dos Institutos Federais, na qual compareceram 46 enxadristas de 6 estados - CE, MA, PB, PE, PI e RN, sob coordenação geral do Profº João Holanda, coordenação do xadrez do Profº Francisco Quaranta e arbitragem principal do AF Maximo Igor Macedo.

A modalidade de xadrez é dividida em duas provas - Individual e Por Equipe, sendo declarado campeão e classificado para a Fase Nacional o Instituto que obtiver melhor pontuação, combinados os resultados das duas provas, conforme tabela divulgada no regulamento geral da competição.

A modalidade iniciou-se com a prova por equipe, na qual duas delegações se destacaram desde a rodada inicial, travando uma disputa palmo a palmo pela liderança nos dois naipes: IFRN e IFPE.

Na masculino a disputa foi mais acirrada sagrando-se campeão e classificado o IFPE por placar mínimo, 0,5 ponto, no somatório geral, já que na pontuação por match e confronto direto terminaram empatados com o vice-campeão IFRN. O 3º lugar ficou com a IFPB que apesar de ter perdido para os dois primeiros demonstrou que entrará na disputa em 2016.

No feminino IFRN e IFPE travaram a disputa pela vaga, mas nesse naipe a equipe potiguar se sobressaiu vencendo todos os confrontos e conquistando o título com méritos. Em 3º o IFCE, cujas atletas eram multiesportivas, participando além do xadrez de outras modalidades.

Já na prova individual masculina não deu IFPE muito menos IFRN, a medalha de ouro foi conquistada pelo representante do IFPB Luiz Antônio Tomaz, invicto. As demais medalhas do pódio ficaram com os representantes do IFPE - prata com Gabriel Victor e bronze com Leonardo Lohan.

No individual feminino, assim como no por equipe, o IFRN se sobressaiu ao conquistas ouro, prata e bronze com respectivamente - Bárbara Emilly, Dayane Melo e Beatriz Cristina.

Apesar da excelente campanha do IFRN no feminino, o destaque do JIF´s Nordeste em 2015 foi o IFPE no masculino, uma vez que venceu a Bicampeã Nacional IFRN e classificou para representar a Região na Etapa Nacional.

Parabéns ao Profº Kênio pela dedicação ao treinar e incentivar seus alunos, foi batalhador e perseverante em seu objetivo de conquistar a vaga, levando seus alunos para jogar torneios sérios visando o melhoramento técnico dos mesmos. Trouxe sua delegação para todos os IRTs clássicos realizados pela Federação Norteriograndense de Xadrez e Academia Potiguar de Xadrez. Parabéns ainda para o dinâmico Hiramine Yoshio, que além de estudante foi também um importante assistente do Profº Kênio.

Classificações, Resultados e Partidas:

Masculino por Equipe

Feminino por Equipe

Masculino Individual

Feminino Individual

Álbum de Fotos

 
top