Continental das Américas 2015

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Seg, 18 de Maio de 2015 08:16

Está em curso até dia 24 de maio de 2015 na capital uruguaia, Montevidéu, o X Campeonato Continental das Américas, evento mais importante do continente, uma vez que é classificatório para a Copa do Mundo da Federação Internacional de Xadrez.

Essa competição foi realizada ano passado na Praia de Pipa no Rio Grande do Norte e foi um sucesso estrondoso, já que reuniu muitos Grandes Mestres e Mestres Internacionais de diversos países, proporcionando uma intercâmbio importante para o desenvolvimento do xadrez de alto rendimento da região. Muitos dos participantes em Montevidéu estiveram em Pipa, o que de certa forma gera uma competitividade salutar.

Muito expressiva é a força da nova geração de Mestres brasileiros apresentada em Montevidéu, personificada pelo nosso vizinho pernambucano MI Yago Santiago, líder isolado com 4 pontos em 4 rodadas. Muito importante esse constante crescimento e atuação de Yago, já que é um enxadrista da região e com participação atuante por aqui, o que estimula os locais a acompanhar seu ritmo ascendente, tendo em vista que sua formação enxadristica foi feita jogando no Nordeste. Além do seu Estado, também teve atuação constante nos eventos promovidos pela Federação Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br a exemplo do Campeonato do Nordeste em 2005, 2006 e 2007, Abertos do Brasil e Magistrais RN, além do importantíssimo Circuito CBX de Norma de MI, promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez em parceria com as Federações locais. Muito embora para dar "o pulo do gato" Santiago não exitou em buscar saltos maiores e nos últimos anos é figura frequente nos grandes torneios da Europa.

Registramos ainda a participação do MF potiguar Roberto Andrade, que é participante de carteirinha dessa competição, e do entusiasmado José Pereira Braga.

Acompanhe no Chess-Results

 

 
top