Resenha Internacional 2015

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Dom, 03 de Maio de 2015 13:16

No Cen√°rio Mundial atual, o campe√£o do mundo cl√°ssico, r√°pido e blitz e n√ļmero 1 do rating cl√°ssico, o GM noruegu√™s Magnus Carlsen √© o ator principal. Magnus vence torneio atr√°s de torneio, mesmo quando come√ßa mal, uma vez que seu jogo empreendedor, tenaz e for√ßa mental fazem com que se recupere.

Em 2015 Carlsen n√£o deu chances aos seus advers√°rios, sagrando-se campe√£o em todos os torneios que jogou e vencendo seus principais advers√°rios, a saber:

 

- Janeiro: Tata Steel - Wijk aan Zee/HOL - 1¬ļ lugar 8,5/13 - vit√≥ria sobre Caruana e Aronian;

- Fevereiro: Grenke Chess Classic - Baden Baden/ALE - 1¬ļ lugar 4,5/7 - vit√≥ria sobre Anand;

- Abril: Memorial Gashimov - Shamkir/AZE - 1¬ļ lugar 7,0/9 - vit√≥ria sobre Kramnik.

Ao que parece Magnus não tem adversários a altura na atual conjuntura, e por incrível que pareça o ex-campeão de 45 anos, o indiano Vish Anand é quem aparenta ter mais chance de ser novamente desafiante e jogar um terceiro match com o norueguês. Isso não se deve apenas por ocupar o segundo posto no ranking mundial clássico, mas também e principalmente por apresentar um xadrez diferente, mais ousado e revigorado, a exemplo de sua partida contra Wesley So no Memorial Gashimov. E não devemos esquecer que o indiano também já ganhou torneio esse ano, o Zurich 2015 na Suíça, com vitória sobre Nakamura e Aronian, e foi o vice no Azerbaijão atrás apenas de Carlsen.

O italiano Fabiano Caruana tamb√©m √© um dos candidatos a desafiante, mas bem menos cotado do que em 2014 quando em grande fase chegou a se aproximar bastante do campe√£o mundial na disputa pelo n√ļmero 1 do ranking internacional. No entanto sua performance em 2015 est√° muito longe do apresentado naquele ano.

Tamb√©m em grande fase o campe√£o norteamericano Hikaru Nakamura vem tendo boas e consistentes atua√ß√Ķes, sempre proporcionando partidas com muita luta e complica√ß√Ķes, no entanto seu escore individual com Magnus √© bem negativo.

N√£o √© por acaso que esses s√£o respectivamente n√ļmero 2, 3 e 4 do mundo e prov√°veis desafiantes no pr√≥ximo ciclo. Ou ser√° que outro nome despontar√° at√© l√°? Aguardemos.

 
top