Leitão, heptacampeão brasileiro!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Qui, 29 de Janeiro de 2015 10:00

O Grande Mestre Rafael Leitão venceu de maneira sólida, invicta e com uma rodada de antecedência, a 81ª edição do Campeonato Brasileiro de Xadrez, chegando ao sétimo título, igualando a marca de número de conquistas, mas demonstrando que tem força de sobra para sagrar-se o maior recordista isolado nos próximos anos, como destacou o GM Darcy Lima em seu discurso na entrega de prêmios.

Leitão totalizou 9,5 pontos nos 11 possíveis, ou seja, 8 vitórias e 3 empates. Com 9 pontos o vice-campeão foi o GM Felipe El Debs, principal adversário do campeão durante todo evento, demonstrando muito concentração e perseverança, sobrevivendo em algo posições difíceis. Completou o pódio o GM Krikor Mekhitarian com 7,5 pontos.

 

Destacaram-se o jovem MF Mateus Nakajo em 4º lugar e norma de MI e o MF Francisco Cavalcanti na 7ª posição com +46 no Elo Fide.

O MI potiguar Maximo Iack Macedo teve excelente inicio de competição, com direito a vitória sobre o 3º colocado, no entanto os apuros de tempo foram tirando-lhe pontos preciosos ao longo da segunda metade. Mesmo assim nessa sua 5ª final, terminou na 8ª posição com 5 pontos, que foi a 2ª melhor posição de um potiguar na Final, a melhor também é sua: 7º lugar na edição passada.

O MF potiguar Roberto Andrade estreou em finais de brasileiro, terminou com 3 pontos na 11ª posição.

Entre os dias 17 e 25 de janeiro toda comunidade enxadrística brasileira acompanhou a sensacional e inédita transmissão ao vivo da Final do 81º Campeonato Brasileiro, com comentários do GM Darcy Lima e Juliana Rizo.

A Final, composta por 12 participantes, foi sediada no Hotel Cabo Branco Atlântico, em João Pessoa/PB, onde contou-se com todas as condições necessárias para o bom andamento da competição. A arbitragem coube ao AF Maximo Igor Macedo, AR Jhonas Rodrigues, AR Antônio Dutra e AA Luciana Dantas.

Os links para acompanhar o Campeonato são os seguintes:

- Ecos do Brasileiro: Mini-entrevista com o árbitro principal AF Maximo Igor Macedo

- Transmissão ao vivo

- Tabela de Confrontos

- Fanpage da CBX


21.01.2015 - Leitão lidera, Iack em 3º

O atual campeão GM Rafael Leitão continua mantendo-se a frente da prova máxima nacional, depois de vencer a 4ª e 5ª rodadas e continuar isolado, agora com 4,5 pontos. No entanto o GM Felipe El Debs vem logo atrás com a distância mínima, demonstrando muito espírito de luta ao salvar posições em que esteve em desvantagem. O MI potiguar Maximo Iack Macedo com 3,5 pontos está muito bem, focado na prova, ocupa o 3º posto também isolado. Já o GM Krikor Mekhitarian segue em marcha firme de recuperação rumo aos primeiros posto: venceu a terceira consecutiva.

 


19.01.2015 - Potiguares na Final

 

Nas 3 primeiras rodadas o atual campeão e favorito GM Rafael Leitão já assumiu a liderança isolada com total aproveitamento, demonstrando como de costume muita técnica, sem ter corrido riscos. Em seguida com 2,5 pontos o MI potiguar Maximo Iack Macedo teve excelente primeiro quarto dividindo a segunda colocação, com expressiva vitória sobre o GM Krikor Mekhitarian. Também muito bem o representante local MF Francisco Cavalcanti com os mesmos 2,5 pontos, destacados pela vitória sobre o jovem MF Mateus Nakajo. Também representando o RN, MF Roberto Andrade está com 1 ponto, com destaque para o empate com MF Cesar Umetsubo, 3º lugar no Brasileiro anterior.

 

Artigos Relacionados

top