Candidatos 2014

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Xadrez Potiguar   
Sáb, 29 de Março de 2014 12:10

http://www.fide.com/images/stories/Image_Links/front_banners/banner_candidates2014.jpg

Anand está de Volta!

Por mais uma vez o indiano Viswanathan Anand chega a uma final de Campeonato do Mundo, no entanto dessa vez contrariou os prognósticos, surpreendendo nem tanto pelo resultado mas pelo jogo apresentado, revigorado e sem dar chances aos concorrentes.

O certo é que no próximo ciclo pelo campeonato do mundo, que inclui com 4 vagas o Campeonato Continental das Américas, que será realizado na Praia de Pipa no RN, outros fortes e promissores jogadores também devem estar no Candidatos, a exemplo do italiano Fabiano Caruana e do norte-americano Hikaru Nakamura, o que deixará essa competição ainda mais atrativa.

O indiano venceu o Torneio de Candidatos com uma rodada de antecedência, depois que seu adversários diretos não pontuaram completo e de seu lutado empate contra o Karjakin. Mas luta ainda segue até amanhã na busca por colocações e premiações, no entanto o mais importante é que Anand está de volta e em grande forma!

  1. Pairings and results
  2. Standings
  3. Cross Tables
  4. PGN

26.03.2014 - Karjakin chegou perto!

Após a 10ª e 11ª rodadas tudo conspira a favor do indiano, Vish Anand, que segue na ponta com 7 pontos. Das 8 partidas, foram 7 empates e mais uma derrota de Kramnik.

Quem ainda está com alguma chance de incomodar o líder, e chegou muito perto, é o russo Sergei Karjakin, que quase faturou o ponto inteiro de Topalov na 11ª rodada. Se houve-se conseguido ficaria a um ponto de Anand, enfrentando-o na penúltima rodada com brancas; no caso de vitória venceria no confronto direto.

No entanto a tensão é muito alta e as falhas são admissíveis e decisivas nessa altura do campeonato. Na partida contra Topalov, Karjakin surpreendeu tanto com as idas e vindas da torre de c8 para c7, baseadas na passagem da Dama e na possível ou não ocupação de d5 pelo cavalo branco, quanto pelo sacrifício de bispo ou qualidade no final.

Posição depois da volta de 14...Tc7-c8