Histórico do Aberto Xadrez Potiguar

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Sáb, 28 de Maio de 2016 20:00

Em 2016 o Aberto Xadrez Potiguar chegará a sua 9ª edição, sendo realizado desde 2007, inspirado no bem sucedido Aberto do Rio Grande do Norte - Memorial Dr. Antônio Soares de 2002, ambos dirigidos pelo MF Maximo Valério Macedo e arbitrados pelo AF Maximo Igor Macedo, inicialmente como auxiliar do saudoso AI Dr. Joaquim Rubens da Cunha, posteriormente assumindo a arbitragem e algumas funções da Comissão de Organização.

O campeão do Aberto do Rio Grande do Norte em 2002 foi o pernambucano Roberto Calheiros, seguido dos cearenses Samuel Magalhães e Nazareno Xavier.

Em 2007, a primeira edição do Aberto Xadrez Potiguar foi vencida pelo tetracampeão potiguar MF Carlos Henrique Pinto, em 2º Neri Silveira e 3º Alexsandro Lira.

2008, assim como 2002, foi o ano dos visitantes, com vitória do MF paraibano Luismar Brito, seguido pelos pernambucanos 2º Benone Lopes e 3º Roberto Calheiros.

A Paraíba repetiu a vitória e sagrou-se bicampeã, vencendo em 2009 agora com MF Francisco Cavalcanti, seguido dos potiguares Neri Silveira e Felipe Lobo.

Em 2010 o Rio Grande do Norte voltou ao lugar mais alto do pódio com o seu então campeão, MF Maximo Iack Macedo. Em 2º e 3º os também potiguares, respectivamente e repetindo as colocações de 2009, Neri Silveira e Felipe Lobo.

2011 foi o ano do nº 1 em Elo do Nordeste, o MF bahiano Paulo Jatobá, se fazer presente e vencer a prova. Em segundo e terceiro os potiguares MF Carlos Alberto Barreto e Neri Silveira, este que ainda não venceu mas foi quem mais subiu ao pódio deste evento.

O campeão em 2012, foi um participante de alto quilate - ex-campeão brasileiro GM Everaldo Matsuura. Em segundo com pior critério de desempate o potiguar MF Maximo Iack Macedo. Em terceiro o então campeão bahiano Luciano Zallio.

Em 2013 o campeão e vice de 2012 ascenderam posições, sendo o MF Maximo Iack Macedo o primeiro Bicampeão da competição, com o bahiano Luciano Zallio mais uma vez no pódio em 2º lugar. Em terceiro o cearense Matheus Cavalcante, completando o pódio.

Em 2015 o MI potiguar Maximo Iack Macedo sagrou-se tricampeão do Aberto do Brasil Xadrez Potiguar.

Que venha a 9ª edição, para que conheçamos seu campeão!

 

 

Online

Nós temos 179 visitantes online

Login Form



top