Leitão e Fier vencem!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Xadrez Potiguar   
Sáb, 04 de Maio de 2013 00:00

O grande mestre Rafael Leitão fez valer sua condição de pré-ranqueado nº 1 levando invicto o titulo máximo da Zona 2.4, composta por Brasil, Peru e Bolívia. A segunda vaga para a Copa do Mundo ficou com o também grande mestre Alexandr Fier, com os mesmo 7,5 pontos do campeão, mas pior desempate. A classificação dos dois foi merecida pelo jogo apresentado, em especial a partida entre ambos, que foi muito combativa e de alto nível.

O título de MI ficou com o peruano Deivy Vera Siguenas com 6,5 pontos, e os de MF com o peruano Elber Gallo Ponce e o jovem brasileiro Armen Proudian, ambos também com 6,5.

Os MFs potiguares terminaram aquém de seus potenciais, sendo a melhor colocação de Roberto Andrade em 21º com 5,5; Maximo Iack Macedo foi o 28º com 5; e Carlos Henrique, o 39º com 4,5. Já Ibernon Luiz Filho teve um bom fim de competição, terminando em posição condizente com seu Elo.

Na foto o campeão, GM Leitão com seu troféu, ladeado pelo presidente da CBX, GM Darcy Lima, e pelo vice-campeão, GM Fier.

Resultados, Emparceiramentos e Partidas

 


01.05.2013 - Apenas dois na ponta em Manaus!

 

Após metade longa da competição (5 de 9) o brasileiro GM Alexander Fier compartilha a liderança (e enfrenta na 6ª rodada) com o destaque da competição, a jovem peruana WGM Deyse Cori, com 4,5 pontos, ambos empatando apenas o GM Rafael Leitão, que vem logo atrás com 4 pontos. Também com 4 pontos outros 9 competidores, dentre estes os nordestinos MF Luismar Brito (PB) e Ivo Eduardo Medeiros de Souza (PE), participante do I Aberto do Rio Grande do Norte, realizado em 2002 em Natal.

Os MF potiguares Maximo Iack Macedo e Roberto Andrade (foto de ambos pela CBX)  ocupam o grupo de 3,5 pontos após empatarem entre si na 5ª rodada, enfrentando respectivamente Severino Januário (DF) e GM Krikor Mekhitarian (SP). O MF Carlos Henrique Pinto está com 50%, 2,5 pontos, jogará com Enrique Gutierrez. Ibernon Luiz Filho perdeu por wo a rodada anterior e não foi emparceirado nessa.


29.04.2013 - Seis lideram Zonal em Manaus

Transcorrido o primeiro terço do Zonal 2.4 da Fide apenas seis dos 84 enxadristas participantes seguem com total aproveitamento, 3 pontos. A 4ª rodada já promete bastante emoção, apesar de ainda existir franco favoritismo: 1. wgm Deyse Cori - gm Rafael Leitão; 2. gm Alexander Fier - f Marco Pacheco; 3. gm Jorge Cori - f Renato Quintiano.

O MF potiguar Maximo Iack Macedo (foto) divide a 7ª posição com 2,5 pontos, enfrentando na rodada seguinte o representante local MF Renan do Carmo Reis na mesa 6. Os MFs Roberto Andrade e Carlos Henrique Pinto estão com 2 pontos dividindo a 15ª colocação, enfrentando respectivamente na mesa 14 Marcos Antonio Lima e na 8 MI Diego Di Berardino. Ibernon Luiz Filho está com 0,5 ponto e enfrenta na mesa 38, Ivo Arruda Filho.

Os destaques até o momento foram a vitória do goiano Guilherme Vilela sobre o MI Di Berardino e o empate do MF paraibano Luismar Brito com o GM Krikor Mekhitarian.


27.04.2013 - Potiguares no Zonal 2.4 da Fide

Os MFs Maximo Iack Macedo, Roberto Andrade e Carlos Henrique Pinto, mais Ibernon Luiz Filho representarão o Rio Grande do Norte logo mais às 17h no Zonal 2.4 da Fide.

A prova é classificatória para a Copa do Mundo, sendo restrita aos representantes da Zona 2.4, composta pelo Brasil, Peru e Bolívia. Desde a edição anterior em Araruama 2011 sob sugestão do GM Darcy Lima (foto) acatada pela Fide, a competição tomou o formato suíço e tornou-se aberta a qualquer enxadrista dos países envolvidos. A mudança foi acertada uma vez que oportuniza a todos os enxadristas brasileiros participação direta no Ciclo Mundial, além, é claro, de enfrentar os melhores de sua Zona.

Essa edição registra um recorde de participação, 84 enxadrisats, sendo o pré-ranqueado nº 1 o GM Rafael Leitão, seguido por GM Alexander Fier, GM Krikor Mekhitarian e GM Jorge Cori.


27.03.2013 - Zonal 2.4 da Fide

O Zonal 2.4 da Fide será realizado de 27 de abril a 3 de Maio vindouro em Manaus, Amazonas, sob organização do GM Darcy Lima. A prova classifica dois jogadores para a Copa do Mundo de Xadrez, além de distribuir R$16.000,00 e conceder um título de Mestre Internacional direto sem necessidade de normas  e dois títulos de Mestre FIDE também direto. No último em Araruama Evandro Amorim conquistou o título de MI e Wagner Madeira e Simão Poscidonio de MF.

 

Artigos Relacionados

top