Grenke Chess Classic 2013 - Anand está de volta!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Seg, 18 de Fevereiro de 2013 11:18

O indiano atual campeão mundial, Viswanathan Anand, venceu invicto o supertorneio Grenke Chess Classic com 6,5 pontos em 10 possíveis. Wijk aan Zee 2013 e este em especial foram grandes resultados, que ajudaram a dar credibilidade ao indiano, uma vez que o Rei do Xadrez atual estava desacreditado pela comunidade enxadrística, devido a consecutivos maus resultados e diversos empates mornos, tanto que virtualmente sua coroa já estava sendo passada antecipadamente ao norueguês Magnus Carlsen, atual nº 1 do ranking mundial.

Anand venceu, mas com muita luta, pois teve que correr atrás do italiano Fabiano Caruana durante todo o torneio, somente conseguindo ultrapassá-lo na última rodada, não apenas por seu mérito de ter vencido as duas últimas, mas com a ajuda do inglês Michael Adams, que venceu o italiano na 9ª e penúltima rodada. Caruana foi o 2º colocado com 6 pontos, enquanto Adams dividiu o 3º posto com o local Georg Meier, com 5 pontos.

 

 

 

 

 

 

 

A prova foi realizada entre os dias 7 e 17 de fevereiro de 2013 na cidade alemã de Baden-Baden.

Esta cidade já foi palco de vários grandes eventos, sendo o mais antigo e conhecido o Torneio Internacional de Baden-Baden em 1870, que foi um dos primeiros a reunir vários dos mais fortes do Mundo.  O alemão Adolph Anderssen, ex-campeão mundial não-oficial, sagrou-se campeão, seguido pelo primeiro campeão oficial, Wilhelm Stenitz da Áustria.

Confira como foram as partidas.

 
top