Wijk aan Zee 2013 - Carlsen, sensacional!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   
Seg, 28 de Janeiro de 2013 00:00

O norueguês Magnus Carlsen segue assombrando o mundo dos enxadristas mortais, vencendo torneio atrás de torneio com extrema facilidade diante dos melhores do momento, inclusive do atual campeão mundial. Neste, Wijk aan Zee - Tata Steel, somou 10 pontos em 13 possíveis, igualando o recorde pertecente ao russo Garry Kasparov desde 1999. Além disso está pulverizando o recorde de Elo anteriormente pertencente também a Kasparov, chegando atualmente ao Elo virtual de 2.872.

O armênio Levon Aronian ocupou, depois de muita luta para recuperar-se e subir na tabela, o honroso segundo lugar. Em seguida o atual campeão mundial, Viswanathan Anand jogando em muito melhor nível que as últimas competições, talvez numa tentativa de mostrar ao mundo do xadrez que ainda é um rival a altura de Carlsen, que sem dúvidas é o atual rei sem coroa. Merece registro também a boa atuação do húngaro Peter Leko, ocupando o 5º lugar, depois de longo afastamento devido a maus resultados anteriores, incluindo o match pela final de candidatos contra Vladimir Kraminik, este que parece ser o único que pode rivalizar com o norueguês. Ainda com destaque a chinesa Hou Yifan, adicionando 14 pontos ao seu Elo.

No Grupo B o húngaro Richard Raport é um nome que deve ser guardado, pois em breve deve figurar entre os melhores do mundo. Manteve-se firme nas primeiras posições durante toda a competição, terminando por dividir o primeiro posto com o pré-ranqueado nº 1 o russo naturalizado alemão Arcadij Naidiitsch, ambos com 9 pontos. Como terminaram com mesma pontuação foi necessário desempate de rápidas para definir o participante do Grupo A em 2014, com vitória para o talentoso Raport. O terceiro posto foi dividido entre o local Jan Smeets e o armênio Sergei Movsesian. Merece destaque a atuação do veterano holandes Jan Timman, concluindo sua participação em 7º lugar com 7 pontos.

O italiano Sabino Brunello venceu a disputa particular com o argentino Fernando Peralta pelo Grupo C, terminando respectivamente com impressionantes 11 e 10,5 pontos. Em terceiro lugar com 2 pontos atrás do 2º, ficou o holandes Robin Swinkels. O brasileiro Krikor Mekhitarian teve um ótimo Sprint Final, vencendo as 3 últimas, ocupando o digno 4º lugar, mesma posição de seu Elo, com 8 pontos.

Veja como foram as partidas

Classificações Finais e Tabela de Confrontos:  Grupo A -  Grupo B -  Grupo C

 


24.01.2013

O atual nº 1 do Mundo, Magnus Carlsen, vem jogando um torneio a parte, não está tomando conhecimento dos adversários, liderando com 8 pontos distante 1,5 do concorrente seguinte.

Com exceção a Carlsen os demais estão em grande disputa para ascender na tabela, a exemplo de Levon Aronian, que recuperou-se e divide agora o 2º posto com Viswanathan Anand e Hiraku Nakamura.

No Grupo B o húngaro Richard Raport mantem-se firme no primeiro posto, juntamente com armeno Sergei Movsesian, ambos com 7 pontos. Logo atrás com 6,5 pontos Arcadij Naidiitsch (RUS) e Jan Smeets (HOL).

O italiano Sabino Brunello e o argentino Fernando Peralta estão disputando palmo a palmo o primeiro prêmio do Grupo C, com dianteira pela vantagem mínima para o italiano que está com 8,5 pontos. O brasileiro Krikor Mekhitarian faz um torneio mediano com 5 pontos.

Acompanhe as partidas

 

Classificações Parciais e Tabela de Confrontos:  Grupo A -  Grupo B -  Grupo C

A competição realiza-se até 27 de janeiro, amanhã é dia livre.

 

 


 

15.01.2013

O que parecia uma competição como as tantas que já aconteceram entre a elite mundial, com muitos empates, apesar de muita luta, tornou-se uma verdadeira Arena de Gladiadores, tendo em vista o quão competitivas foram as duas últimas rodadas do Grupo A do Supertorneio Tata Steel - Wijk aan Zee.

Três ex-campeões do torneio compartilham a liderança invictos com 3 pontos em 4 possíveis: Magnus Carlsen, da Noruega; Vishwanathan Anand, da Índia; e Sergei Karjakin, da Ucrânia, mas atualmente representando a Rússia. Na foto ao lado os três juntos ao presidente da Fide, Kirsan Ilyumzhinov, compuseram o pódio do Mundial Blitz 2009.

Numa rápida avaliação percebe-se que Karjakin segue como o mais técnico e sólido, vencendo e convencendo; já Anand parece que vem deixando a má fase para trás, jogando um xadrez com muito vigor; enquanto Carlsen passa a sensação de que pode jogar qualquer coisa que tudo vai dar certo no final!

No Grupo B o russo naturalizado holandês, Sergei Tiviakov, outrora top mundial, segue juntamente com o húngaro Richard Raport impondo um ritmo muito forte nesse primeiro terço da competição com 3,5 pontos. Também impressiona a atuação, até o momento ocupando a 3ª posição, do ex-finalista de mundial o veterano holandês Jan Timman, penúltimo Elo da prova.

O argentino Fernando Peralta está impondo sua condição de nº 1 e já lidera isolado com 3,5 pontos. O brasileiro Krikor Mekhitarian dividia a liderança até a rodada anterior, no entanto a derrota sofrida frente o MI local Klein, o fez cair para o 4º lugar.

Acompanhe as partidas

Classificações Parciais e Tabela de Confrontos:  Grupo A -  Grupo B -  Grupo C

A competição realiza-se até 27 de janeiro, amanhã é dia livre.

 


09.01.2013

Vem ai a edição de 2013 do tradicional torneio da cidade holandesa de Wijk aan Zee, desde 2011 patrocinado pela Multinacional Tata Steel. Como de costume a maioria dos melhores enxadristas do Mundo estão presentes no Grupo principal, A, dentre eles o maior rating da história, o noruegues Magnus Carlsen e o atual campeão mundial o indiano Vishwanathan  Anand.

O Grupo A está muito forte, nada menos que 6 dos 10 melhores do Mundo. Ausência sentida do nº 2, o russo Vladimir Kramnik, que desponta atualmente como principal adversário de Magnus Carlsen, levando-se em conta seus últimos resultados, materializados no seu Elo.

Carlsen é sem dúvidas o favorito ao título, no entanto só saiu com o caneco na edição de 2010 e em 2009 compartilhou o título. Levon Aronian (ARM), Hiraku Nakamura (EUA), Sergei Karjakin (RUS) e Anand (IND) costumam se sair bem, inclusive já foram campeões dessa tradicional competição, sem esquecer de Fabiano Caruana (ITA) que vem em franca ascenção, merecendo até elogios de Carlsen: "Eu estou ficando mais e mais impressionado com ele."

No Grupo C o Brasil será representado por Krikor Mekhitarian, que ostenta o 4º rating desse grupo, o que o coloca entre os favoritos a tão almeijada vaga para o Grupo B, concedida ao campeão.

A competição realiza-se de 11 a 27 de janeiro de 2013.

 
top