• Aberto do Brasil - XI Memorial Bobby Fischer

    A Federa√ß√£o Paraibana de Xadrez (FPBX) comunica aos enxadristas em geral que, por delibera√ß√£o de sua Diretoria, resolveu cancelar o XI Aberto do Brasil ‚Äď Memorial Bobby Fischer (XI MBF) que estava marcado para mar√ßo do corrente ano e que fora adiado, em princ√≠pio para novembro pr√≥ximo, em raz√£o da pandemia do coronav√≠rus.

    A decisão decorre da permanência do quadro de incertezas associado à pandemia, notadamente em razão da ausência de uma vacina no curtíssimo prazo, que pudesse conter o vírus até a nova data que foi pré-agendada para o evento. Ao contrário, o que se observa, no atual momento, a menos de 3 meses do que seria a realização do torneio, é a manutenção da gravidade do contexto sanitário, com a persistência da média diária de cerca de mil óbitos no país, provocado pelo covid-19.

    Leia mais...
  • Festival Norte-Nordeste Amador de Xadrez 2020

    FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ    -    COMUNICADO

    Caros enxadristas,

    Em virtude do prolongamento da situa√ß√£o anormal em que se encontra nosso pa√≠s, nos sentimos obrigados a cancelar todos os torneios presenciais de √Ęmbito interestadual previstos para esse ano e reprogram√°-los para 2021.

    Ainda est√£o em vigor muitas restri√ß√Ķes ao livre deslocamento das pessoas, com distanciamentos m√≠nimos exigidos por lei, o que impossibilita a pr√°tica do xadrez presencial.

    (N√£o h√° como se jogar partidas ao vivo com 1,5m de dist√Ęncia entre os jogadores)

    Além disso, há muitos voos sendo cancelados em cima da hora, o que causaria um transtorno enorme aos participantes de outros estados.

    Assim, decidimos realizar um Festival Norte-Nordeste de Xadrez ainda maior, aproveitando o feriado de Tiradentes, entre 17 e 25 de abril de 2021.

    Leia mais...
  • Calend√°rio FNX 2020 - 2o Semestre Adaptado

    Prezada Comunidade Enxadrística Potiguar,

    Tendo em vista que a pandemia do Corona V√≠rus impediu a realiza√ß√£o de boa parte do Calend√°rio FNX presencial 2020, vem essa Federa√ß√£o adaptar o calend√°rio do 2¬ļ Semestre.

    Inicialmente parabenizamos a Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez por promover e incentivar a realiza√ß√£o de torneios on-line, bem como padronizar e regulamentar essa modalidade, que antes da pandemia tinha apenas uma fun√ß√£o recreativa, de participa√ß√£o, e que agora ap√≥s as interven√ß√Ķes da entidade m√°xima do xadrez mundial - FIDE - e brasileira - CBX conseguiu um espa√ßo de destaque, buscando mais credibilidade e seguran√ßa com rela√ß√£o aos resultados.

    √Č mister destacar a participa√ß√£o honrosa da nossa Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez nos eventos por equipes e individuais oficiais da CBX, conseguindo sempre boas posi√ß√Ķes, em especial os t√≠tulos brasileiros de duplas U1800 com a Equipe Xadrez Potiguar, composta por Enzo Magalh√£es de Lima e Davi Alves do Nascimento, e o tetra-campeonato escolar brasileiro com Theo Magalh√£es de Lima no 4¬ļ ano do fundamental, desta maneira os 3 conquistaram o t√≠tulo de Mestre Nacional, refor√ßando assim a esquadra norteriograndense. Al√©m dos 3, destaque para o MN M√°rcio Jord√£o Barbosa, que ocupou o 2¬ļ lugar no tabuleiro no. 1 do Brasileiro por Equipes e 3¬ļ lugar no Brasileiro de Duplas U2200; e tamb√©m Jo√£o Vitor Rodrigues Santos pelo melhor 1o tabuleiro no Brasileiro de Duplas U1400.

    Frisamos ainda que em 2016 a Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez em parceria com a Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez foi pioneira em realizar campeonato estadual on-line, cujo campe√£o foi M√°rcio Jord√£o. vice David Frankental e 3¬ļ M√°ximo Macedo.

    As provas do Calend√°rio oficial da FNX, atrav√©s do Regulamento Geral FNX 2020, que ainda n√£o foram realizadas, principalmente as do 2¬ļ semestre est√£o algumas sendo adaptadas para o online nas provas r√°pidas e blitz, enquanto os protocolos presenciais est√£o prontos, aguardando as determina√ß√Ķes oficiais para que as datas possam ser marcadas. A medida que as datas forem sendo fechadas, os folders com maiores detalhes ser√£o publicados nesse site xadrezpotiguar.com.br .

    Leia mais...
  • Comunicado FNX 20.04.2020

    Comunicado FNX 20/04/2020:

    A Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez alinhada com o comunicado n¬ļ 15/2020 da Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez informa que os dois pr√≥ximos eventos j√° divulgados, Campeonato Interiorano Potiguar de Xadrez 2020 (Santa Cruz) e Aberto do Brasil Xadrez Potiguar¬† 2020 (Natal), est√£o adiados, com data a ser publicada posteriormente. Tamb√©m o Calend√°rio Oficial da Federa√ß√£o Norteriorangrandense de Xadrez para o 2¬ļ semestre est√° em suspens√£o at√© que seja poss√≠vel redefini-lo.

    Diretoria FNX

     

    Leia mais...
  • Festival Potiguar de Categorias 2020

    O Festival Potiguar de Menores de Xadrez 2020 foi realizado pela Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves, Natal/RN, no dia 14 de mar√ßo.

    Essa competi√ß√£o al√©m da movimenta√ß√£o do Xadrez no Rio Grande do Norte, interc√Ęmbio entre jovens de diversos munic√≠pios e escolas, tamb√©m definir os campe√Ķes estaduais das categorias sub6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20, que ser√£o os representantes oficiais do Rio Grande do Norte no FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa (sub8, 10, 12 e 14), FENAJ - Festival Nacional da Juventude (sub16 e 18) e Brasileiro Juvenil (Sub20) - Campeonatos Brasileiros dessas categorias.

    A competição contou com a participação de mais de 100 jovens enxadristas potiguares em disputa saudável pelo título de Campeão Estadual 2020, representante oficial do RN nos Campeonatos Brasileiros de cada categoria.

    Os campe√Ķes foram:

    Leia mais...
News Highlights
Junho 19, 2018

JUBs 2018 - UFRN campe√£!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Mais uma vez a UFRN conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Brasileiros Universitários - JUBs, sagrando-se campeã no masculino por equipe e o Rio Grande do Norte Campeão do Troféu Eficiência que leva em consideração os dois naipes.

No individual masculino conseguiu mais uma vez pódio, desta vez com o MN Vitor Firmo, além desse grande feito, ainda a classificação para o mundial universitário, com Firmo e Israel Smith, este que foi o 4o lugar.

O masculino conquistou a primeira colocação de maneira isolada com 10 pontos, meio ponto a mais que a UFG, vice-campeã e 1 ponto a mais que a UnB, 3a colocada.

O feminino, que est√° em fase de renova√ß√£o, alternou bons e maus momentos durante a prova, mas muito valioso foi o aprendizado, com certeza essa equipe brilhar√° nos anos seguintes, uma vez que j√° nessa edi√ß√£o disputou p√≥dio na √ļltima rodada.

A delega√ß√£o de xadrez foi capitaneada pelo t√©cnico Maximo Igor Macedo e composta por Vitor Firmo, Israel Smith, Jos√© Murilo Gomes, ¬īM√°rcio Jord√£o, David Frankental, Livia Mara Figueiredo, Irene Ginani, Jadiane Martiliano, Kauani Georg e Maria Ruthiane Bas√≠lio. Na foto a delega√ß√£o potiguar recebendo o trof√©u de campe√£.

Leia mais...
Última atualização em Qua, 20 de Junho de 2018 16:48
 
Junho 17, 2018

II IRT Universit√°rio - Etapa do Circuito Potiguar 2018

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

II IRT Universitário, etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2018, foi realizado na Sala de xadrez do Ginásio I da UFRN no dia 16 de junho de 2018, com direção e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maice Macedo.

A competição que teve 42 inscritos foi jogada no ritmo 10 minutos com 5 segundos de acréscimo, sendo válida para Rating Fide Rápido, Rating CBX Rápido e Rating FNX, distribuindo Pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2018, além de premiação em espécie e medalhas.

O campeão invicto foi Márcio Jordão com 5,5 pontos, que em grande forma vem se firmando no primeiro time do Estado e avança em ritmo acelerado para destacar-se a nível Regional também! Com esse resultado Márcio lidera o circuito.

Apesar do excelente resultado do campeão, mas o destaque da competição foi o talentosíssimo Enzo Magalhães de Lima, de apenas 10 anos, que sagrou-se vice-campeão com 5 pontos, conquistando dessa maneira pela primeira vez o pódio numa prova absoluta.

Tamb√©m receberam premia√ß√£o em esp√©cie o 3¬ļ MI Maximo Iack Macedo, 4¬ļ MF Maximo Val√©rio Macedo e 5¬ļ Luis Eduardo Fiori.

Também premiados nas categorias:

Leia mais...
Última atualização em Seg, 18 de Junho de 2018 16:06
 
Maio 21, 2018

JURNs 2018

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Durante os dias 18 e 20 de maio de 2018, foi realizado na sala de xadrez da UFRN, a modalidade de xadrez dos JURN¬īs - Jogos Universit√°rios do Rio Grande do Norte, seletiva para os Jogos Universit√°rios Brasileiros.

A competição teve um alto índice técnico, uma vez que diversos enxadristas com rating fide tomaram parte, abrilhantando dessa maneira a prova.

No masculino o campe√£o foi Israel Smith (UFRN) isolado com 5 pontos. O vice-campe√£o com 4,5 pontos e melhor crit√©rio de desempate foi Matheus Erick Queiroz (IFRN), seguido do 3¬ļ lugar Jos√© Murilo Gomes (UFRN).

No Feminino a campeã foi Carolina Alves (UNIFACEX) invicta com 5,5 pontos, retornando em grande estilo aos tabuleiros após 2 anos afastada. A vice-campeã foi Ana Paula Sallaberry (UFRN) com 4 pontos e melhores critérios que Irene Ginani (UFRN), a 3a colocada.

Classifica√ß√Ķes Finais

Masculino / Feminino

 

Leia mais...
Última atualização em Dom, 17 de Junho de 2018 09:09
 
Maio 05, 2018

Ranking FNX Maio/18

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Ranking FNX de maio teve sua movimenta√ß√£o com as varia√ß√Ķes do Rating FIDE, CBX e FNX em diversos torneios. Em especial no Rating Fide com os Grupos A e B do Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018.

Os destaques dessa listagem foram:

No Rating Fide - Lucas Matheus +93, Maria Cecilia Pinto, +58, Jo√£o Vitor Rodrigues +55, M√°rcio Jord√£o Barbosa +46 e Alexandre Macedo +26, al√©m de Fabiano de Ara√ļjo e Isabele Soares, que entraram para o ranking da FIDE.

Confira Top100 FNX: Leia mais...

Última atualização em Sáb, 05 de Maio de 2018 12:09
 
Maio 04, 2018

Potiguares no FENAC 2018!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Rio Grande do Norte participou com 8 jovens enxadristas entre 28 de abril e 1 de maio do FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa, um n√ļmero muito expressivo levando-se em conta que a competi√ß√£o foi realizada em Florian√≥polis/SC!

O potiguar Theo Magalhães de Lima foi  grande destaque da competição, uma vez que sagrou-se Campeão Brasileiro Sub8 no ritmo clássico e vice-campeão no blitz, além de classificar-se mais uma vez para o Campeonato Mundial de Cadetes! Foi um resultado que muito orgulha a Federação Norteriograndense de Xadrez, já que tem investido nessas categorias, a exemplo da Seletiva para o Mundial Cadetes, realizada em 2017 em Natal. Parabéns aos pais Kildere e Alissandra por todo investimento na vida esportiva e cultural de seus filhos e ainda ao treinador MI Maximo Iack.

Parabéns também à todos os pais da delegação potiguar, grandes incentivadores e apoiadores dos seus filhos. Leia mais...

Última atualização em Sex, 04 de Maio de 2018 09:27
 
Abril 18, 2018

Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018 - Etapas A1 e B1

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Entre os dias 13 e 22 de abril foi realizada no Col√©gio das Neves a primeira etapa do Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018.¬†Nessa etapa inaugural foram abertos dois grupos com o objetivo de promover a atividade e movimenta√ß√£o de rating FIDE, al√©m de especificamente o grupo A promover o interc√Ęmbio entre os estados vizinhos e o grupo B um encontro de gera√ß√Ķes.

Os torneios foram disputados pelo Sistema Round Robin com 10 enxadristas, com promoção do XadrezPotiguar.com.br , apoiado pela Federação Norteriograndense de Xadrez e Academia Potiguar de Xadrez, sob direção do MI Maximo Iack Macedo e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maíce Macedo.

A competição foi corada com êxito, tendo em vista toda disputa e congraçamento envolvido e alcance dos objetivos principais: manter os enxadrista ativos e com seus ratings fide movimentados. Leia mais...

Última atualização em Dom, 22 de Abril de 2018 14:44
 


<< Início < Anterior 11 12 13 Próximo > Fim >>

P√°gina 12 de 13
top