• Comunicado FNX 20.04.2020

    Comunicado FNX 20/04/2020:

    A Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez alinhada com o comunicado n¬ļ 15/2020 da Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez informa que os dois pr√≥ximos eventos j√° divulgados, Campeonato Interiorano Potiguar de Xadrez 2020 (Santa Cruz) e Aberto do Brasil Xadrez Potiguar¬† 2020 (Natal), est√£o adiados, com data a ser publicada posteriormente. Tamb√©m o Calend√°rio Oficial da Federa√ß√£o Norteriorangrandense de Xadrez para o 2¬ļ semestre est√° em suspens√£o at√© que seja poss√≠vel redefini-lo.

    Diretoria FNX

     

    Leia mais...
  • Festival Norte-Nordeste Amador de Xadrez 2020

    Nota do Presidente da FCX, Ign√°cio Barreto:

    Caros enxadristas,

    Em virtude da situa√ß√£o emergencial em que se encontra nosso pa√≠s, fomos obrigados a fazer modifica√ß√Ķes no nosso calend√°rio.

    Assim, passamos a informar as novas datas dos torneios de √Ęmbito interestadual confirmados para o segundo semestre:

    1) Campeonato Regional Nordeste de Xadrez ‚Äď 2020

    II Memorial Achilles Gadelha

    De 04 de setembro a 07 de setembro de 2020, em Fortaleza ‚Äď Cear√°

    (R$ 7.000 em prêmios)

    Leia mais...
  • Festival Potiguar de Categorias 2020

    O Festival Potiguar de Menores de Xadrez 2020 foi realizado pela Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves, Natal/RN, no dia 14 de mar√ßo.

    Essa competi√ß√£o al√©m da movimenta√ß√£o do Xadrez no Rio Grande do Norte, interc√Ęmbio entre jovens de diversos munic√≠pios e escolas, tamb√©m definir os campe√Ķes estaduais das categorias sub6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20, que ser√£o os representantes oficiais do Rio Grande do Norte no FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa (sub8, 10, 12 e 14), FENAJ - Festival Nacional da Juventude (sub16 e 18) e Brasileiro Juvenil (Sub20) - Campeonatos Brasileiros dessas categorias.

    A competição contou com a participação de mais de 100 jovens enxadristas potiguares em disputa saudável pelo título de Campeão Estadual 2020, representante oficial do RN nos Campeonatos Brasileiros de cada categoria.

    Os campe√Ķes foram:

    Leia mais...
  • Aberto do Brasil - XI Memorial Bobby Fischer

    Em raz√£o da pandemia do coronav√≠rus que preocupa o mundo e agora o Brasil, medidas t√™m sido tomadas, como cancelamentos ou adiamentos de eventos empresariais governamentais, esportivos e culturais, para que se evite, o m√°ximo poss√≠vel, a aglomera√ß√£o de pessoas, num esfor√ßo global para a conten√ß√£o dessa pandemia, sob pena de colapso do sistema de sa√ļde e, por conseguinte, do aumento de v√≠timas fatais do coronav√≠rus.

    A nova data do evento está pré-agendada para os dias 13, 14 e 15 de novembro deste ano, em data em que se pleiteava a realização da 2ª edição do Aberto do Brasil, Memorial Machado de Assis (que, a princípio não ocorrerá neste ano) restando apenas a confirmação do Littoral Hotel, quanto à reserva dessa data, o que deve ocorrer nos próximos dias e será divulgado aqui, no blog Reino de Caíssa.

    O tradicional Aberto do Brasil em memória do lendário enxadrista norte-americano Bobby Fischer chegará em 2020 em sua 11ª edição! O idealizador jornalista Fernando Melo é um fã incondicional de Bobby Fischer e o homenageia realizando anualmente esse evento.

    O Aberto acontecerá de 27 a 29 de março no Hotel Litoral em Cabo Branco com premiação de 7 mil e duzentos reais e 2 vagas para a Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2020!

    Já confirmada a participação do GM Darcy Lima.

    Maiores informa√ß√Ķes no Blog Reino de Ca√≠ssa e no Chess-results!

    Leia mais...
  • Cl√°ssico Campe√Ķes Mundias - Alexander Alekhine - Mossor√≥/RN

    De 13 a 15 de mar√ßo de 2020 foi realizado em Mossor√≥ o Cl√°ssico "Campe√Ķes do Mundo" Alexander Alekhine. A competi√ß√£o, com car√°ter interno, foi v√°lida para Rating FNX, CBX e FIDE e aberta para jogadores com menos que 2.200 de Rating FIDE, sob dire√ß√£o e arbitragem do AA H√©lder Cavalcante e apoio da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez.

    Confira os resultados no Site oficial - Xadrez Social Clube

     

    Leia mais...
News Highlights
Junho 17, 2018

II IRT Universit√°rio - Etapa do Circuito Potiguar 2018

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

II IRT Universitário, etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2018, foi realizado na Sala de xadrez do Ginásio I da UFRN no dia 16 de junho de 2018, com direção e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maice Macedo.

A competição que teve 42 inscritos foi jogada no ritmo 10 minutos com 5 segundos de acréscimo, sendo válida para Rating Fide Rápido, Rating CBX Rápido e Rating FNX, distribuindo Pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2018, além de premiação em espécie e medalhas.

O campeão invicto foi Márcio Jordão com 5,5 pontos, que em grande forma vem se firmando no primeiro time do Estado e avança em ritmo acelerado para destacar-se a nível Regional também! Com esse resultado Márcio lidera o circuito.

Apesar do excelente resultado do campeão, mas o destaque da competição foi o talentosíssimo Enzo Magalhães de Lima, de apenas 10 anos, que sagrou-se vice-campeão com 5 pontos, conquistando dessa maneira pela primeira vez o pódio numa prova absoluta.

Tamb√©m receberam premia√ß√£o em esp√©cie o 3¬ļ MI Maximo Iack Macedo, 4¬ļ MF Maximo Val√©rio Macedo e 5¬ļ Luis Eduardo Fiori.

Também premiados nas categorias:

Leia mais...
Última atualização em Seg, 18 de Junho de 2018 16:06
 
Maio 21, 2018

JURNs 2018

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Durante os dias 18 e 20 de maio de 2018, foi realizado na sala de xadrez da UFRN, a modalidade de xadrez dos JURN¬īs - Jogos Universit√°rios do Rio Grande do Norte, seletiva para os Jogos Universit√°rios Brasileiros.

A competição teve um alto índice técnico, uma vez que diversos enxadristas com rating fide tomaram parte, abrilhantando dessa maneira a prova.

No masculino o campe√£o foi Israel Smith (UFRN) isolado com 5 pontos. O vice-campe√£o com 4,5 pontos e melhor crit√©rio de desempate foi Matheus Erick Queiroz (IFRN), seguido do 3¬ļ lugar Jos√© Murilo Gomes (UFRN).

No Feminino a campeã foi Carolina Alves (UNIFACEX) invicta com 5,5 pontos, retornando em grande estilo aos tabuleiros após 2 anos afastada. A vice-campeã foi Ana Paula Sallaberry (UFRN) com 4 pontos e melhores critérios que Irene Ginani (UFRN), a 3a colocada.

Classifica√ß√Ķes Finais

Masculino / Feminino

 

Leia mais...
Última atualização em Dom, 17 de Junho de 2018 09:09
 
Maio 05, 2018

Ranking FNX Maio/18

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Ranking FNX de maio teve sua movimenta√ß√£o com as varia√ß√Ķes do Rating FIDE, CBX e FNX em diversos torneios. Em especial no Rating Fide com os Grupos A e B do Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018.

Os destaques dessa listagem foram:

No Rating Fide - Lucas Matheus +93, Maria Cecilia Pinto, +58, Jo√£o Vitor Rodrigues +55, M√°rcio Jord√£o Barbosa +46 e Alexandre Macedo +26, al√©m de Fabiano de Ara√ļjo e Isabele Soares, que entraram para o ranking da FIDE.

Confira Top100 FNX: Leia mais...

Última atualização em Sáb, 05 de Maio de 2018 12:09
 
Maio 04, 2018

Potiguares no FENAC 2018!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Rio Grande do Norte participou com 8 jovens enxadristas entre 28 de abril e 1 de maio do FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa, um n√ļmero muito expressivo levando-se em conta que a competi√ß√£o foi realizada em Florian√≥polis/SC!

O potiguar Theo Magalhães de Lima foi  grande destaque da competição, uma vez que sagrou-se Campeão Brasileiro Sub8 no ritmo clássico e vice-campeão no blitz, além de classificar-se mais uma vez para o Campeonato Mundial de Cadetes! Foi um resultado que muito orgulha a Federação Norteriograndense de Xadrez, já que tem investido nessas categorias, a exemplo da Seletiva para o Mundial Cadetes, realizada em 2017 em Natal. Parabéns aos pais Kildere e Alissandra por todo investimento na vida esportiva e cultural de seus filhos e ainda ao treinador MI Maximo Iack.

Parabéns também à todos os pais da delegação potiguar, grandes incentivadores e apoiadores dos seus filhos. Leia mais...

Última atualização em Sex, 04 de Maio de 2018 09:27
 
Abril 18, 2018

Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018 - Etapas A1 e B1

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Entre os dias 13 e 22 de abril foi realizada no Col√©gio das Neves a primeira etapa do Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018.¬†Nessa etapa inaugural foram abertos dois grupos com o objetivo de promover a atividade e movimenta√ß√£o de rating FIDE, al√©m de especificamente o grupo A promover o interc√Ęmbio entre os estados vizinhos e o grupo B um encontro de gera√ß√Ķes.

Os torneios foram disputados pelo Sistema Round Robin com 10 enxadristas, com promoção do XadrezPotiguar.com.br , apoiado pela Federação Norteriograndense de Xadrez e Academia Potiguar de Xadrez, sob direção do MI Maximo Iack Macedo e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maíce Macedo.

A competição foi corada com êxito, tendo em vista toda disputa e congraçamento envolvido e alcance dos objetivos principais: manter os enxadrista ativos e com seus ratings fide movimentados. Leia mais...

Última atualização em Dom, 22 de Abril de 2018 14:44
 
Abril 08, 2018

Festival Potiguar da Criança - Seletiva FENAC

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi muito gratificante ver um n√ļmero expressivo de jovens talentos do xadrez potiguar divertindo-se e competindo enquanto exercitavam suas mentes, atrav√©s da concentra√ß√£o e tomadas de decis√Ķes baseadas em racioc√≠nio l√≥gico e c√°lculo, cada qual de acordo com seu n√≠vel t√©cnico, mas de toda maneira extremamente proveitoso.

Sagraram-se campe√Ķes e representantes oficiais do RN nos Brasileiros: Theo Magalh√£es de Lima (Sub8), Larissa Angelia dos Reis Paula (Sub8), Luis Guilherme Ara√ļjo de Oliveira (Sub10), Fernanda Pinho de Aquino Cortez (Sub10), Enzo Magalh√£es de Lima (Sub12), Let√≠cia de Medeiros Chaves (Sub12), Jo√£o Vitor Rodrigues Santos (Sub14) e Karina Ingryd Oliveira da Silva (Sub14).

Vale registro da tranquilidade com a qual a competição foi desenvolvida, tendo em vista que alunos, professores, pais e equipe organizadora, além de uma excelente infraestrutura da escola, estavam alinhados para o sucesso do Festival, que foi o que ocorreu!

Confiram as classifica√ß√Ķes finais:

Chess-results - Sub8A - Sub8F - Sub10A - Sub10F - Sub12A - Sub12F - Sub14A - Sub14F

Fotos - Facebook

Leia mais...
Última atualização em Sex, 28 de Dezembro de 2018 09:38
 


<< Início < Anterior 11 12 13 Próximo > Fim >>

P√°gina 12 de 13
top