• 86¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2019

    A Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez e Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez est√£o realizando de 10 a 19 de janeiro de 2020, no Sal√£o de Eventos do Othon Suites Natal, a fase final do 86¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

    Esse campeonato é a principal competição do calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, reunindo os melhores enxadristas da temporada 2019, os quais disputaram em sistema eliminatório o título de Campeão Brasileiro de Xadrez e R$38.000,00 em premiação, um recorde.

    A competição está sendo acontecendo de maneira satisfatória reunindo no mesmo evento premiação recorde, bom local de jogos e organização e cobertura ao vivo, pela internet além claro, de muita emoção e disputa acirradíssima!

    Os Finalistas 2019:

    Quartas-de-finais: 1a rodada

    1. GM Supi x MF Tine

    2. MI Macedo x GM Diamant

    3. GM Lima x MN Labussiere

    4. MI Molina x GM Fier

    Leia mais...
  • Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro Absoluto 2019

    Na sua 86¬ļ edi√ß√£o, o evento acontece entre os dias 19 e 22 de dezembro, no Hotel Marante Executive, pr√≥ximo a praia de Boa Viagem, e classificar√° 4 atletas para a Final do LXXXVI Campeonato Brasileiro. Com organiza√ß√£o da CBX (Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez) , realiza√ß√£o do MN Rodrigo Yoshio, Patroc√≠nio do MF Marco Asfora e arbitragem do AR Avner Anjos, o torneio reuni alguns dos mais fortes jogadores da regi√£o Norte e Nordeste.

    O Rio Grande do Norte est√° representado por MN Vitor Firmo, MN M√°rcio Jord√£o, MN Alcides Azevedo e David Frankental.

    Confira:

    Regulamento: clique aqui

    Chess-Results: clique aqui

    Leia mais...
  • Potiguares no III Duchamp in Rio!

    Os potiguares MN Vitor Firmo e David Frankental tomaram parte do III Duchamp in Rio, um mega evento, que fez parte do GP da FIDE América, além de ser "fecho de gala" do Circuito de Abertos do Brasil, como frisou o GM Darcy Lima em recente entrevista.

    Firmo publicou texto sobre o evento, o qual ser√° transcrito abaixo:

    " Semana passada participei do III Open Internacional Duchamp in Rio. O torneio fez parte do GP FIDE America com a participação de 135 jogadores de mais de 15 países e muitos jogadores e mestres fortes.

    A competição foi vencida pelo Grande Mestre Peruano Jose Martinez Alcantara, seguido pelo também GM peruano Cristhian Cruz e em terceiro o Grande Mestre brasileiro André Diamante.

    Também destaque foi a participação feminina do torneio, com 41 enxadristas. As três melhores colocadas foram a MI russa Karina Ambartsumova, a MF brasileira Juliana Terao e a WGM argentina Claudia Amura.

    Foram 9 rodadas e terminei 40¬ļ com 5 pontos (04 vit√≥rias,02 empates e 03 derrotas). Foi muito boa a experi√™ncia em participar de uma competi√ß√£o desse n√≠vel e enfrentar jogadores e jogadoras muito fortes."

    Acrescenta-se que Frankental jogou uma boa competi√ß√£o, chegando a √ļltima rodada precisando de empate para obter o t√≠tulo de Mestre Nacional. Infelizmente n√£o foi dessa vez, mas demonstra que em breve esse objetivo ser√° alcan√ßado.

    Leia mais...
  • Governo do Estado - Entrega de Comendas

    Foi realizado em 18 de dezembro no Gin√°sio do DED, a entrega de Trof√©us e Comendas do JERNINHO¬īs, JUVERN¬īs e JERN¬īs.

    Na modalidade de xadrez o destaque 2019 foi o Colégio das Neves conquistando 5 troféus, sendo 2 no Jerninhos, 1 no Juverns e 2 no Jerns!

    Confira como foram as distribui√ß√Ķes dos trof√©us e comendas:

    Leia mais...
  • Campeonato Potiguar Blitz 2019 - Classificat√≥rios e Final

    O Campeonato Potiguar Blitz 2019 foi realizado com sucesso na Sala de Xadrez da UFRN de 9 a 15 de dezembro/19. A competição foi realizada em 2 fases: Classificatória e Final. De 9 a 13 de dezembro de 2019 foram em disputados 5 Torneios Classificatórios e no dia 15 de dezembro a Final Absoluto e Feminino 2019.

    A Final do feminino foi vencida através do playoff por Ana Paula Sallaberry depois empatar com a vice-campeã, Annyara Gomes, no torneio principal. Completou o pódio Maria Ruthiane Basílio.

    A Final do Absoluto foi uma verdadeira maratona jogada num round-robin com os 20 classificados. Numa disputa particular muito interessante, o MN Vitor Firmo sagrou-se campe√£o estadual blitz 2019 com 18 pts em 19 partidas, com vantagem m√≠nima para o vice-campe√£o, MN M√°rcio Jord√£o, que fez 17,5 pts. Completou o p√≥dio na 3a posi√ß√£o, Alan Lima, com 15,5 pontos e melhor crit√©rio de desempate que Luis Eduardo Fiori, que foi o 4o lugar. Destaque para o 5¬ļ lugar, Ronaldo Dias, que jogou seu primeiro torneio oficial, antes desses apenas escolares, estreando em excelente atua√ß√£o.

     

    Acompanhe:

    Canal Xadrez Potiguar no YouTube

    P√°gina Xadrez Potiguar no Facebook

    Chess-Results Absoluto - http://chess-results.com/tnr499153.aspx?lan=10

    Chess-Results Feminino - http://chess-results.com/tnr499143.aspx?lan=10

     

    Leia mais...
News Highlights
Fevereiro 14, 2018

Potiguares participaram de mais uma Final de Brasileiro!!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A competição máxima do calendário enxadrístico brasileiro, Final do Campeonato Brasileiro, acontece no tradicional Clube de Xadrez de Guanabara, no Rio de Janeiro/RJ.

Todo início de ano é um entretenimento a parte assistir essa emocionante contenda entre esse grupo selecionado, que representando todo país luta com "unhas e dentes" pelo lugar mais alto do pódio, o que dará direito a um importante espaço na história do Xadrez Nacional!

Essa final tem um modelo bastante interessante, o Eliminatório, nos moldes da Copa do Mundo, o que na opinião desse autor dá mais emoção, visibilidade e combatividade a competição, uma vez que comparado ao sistema round-robin, gera embates decisivos em todas as partidas e uma tensão, que para os espectadores é um forte motivo de atração.

A grande sensação da prova é a participação do melhor jogador brasileiro de todos os tempos, o GM Henrique Mecking, o "Mequinho". Como também o bastante cotado GM Alexandr Fier, pela sua força e sua combatividade com estilo empreendedor. Ainda como naturais favoritos os GMs Luis Supi, Krikor Mekhitarian e Everaldo Matsuura.

O Rio Grande do Norte por mais um ano esteve presente, nesta com o MI Maximo Iack Macedo, em sua 8a participação, e com o MN Vitor Firmo, estreante em Finais, atualmente os dois mais fortes enxadristas potiguares. Infelizmente ambos foram eliminados nas oitavas-de-finais mas foram motivo de orgulho para nossa Federação, uma vez que chegar na fase Final já é uma vitória e uma honra para qualquer enxadrista.

Maximo Iack enfrentou o MI Cristian Toth, empatando em 1 a 1 nas cl√°ssicas e perdendo por 2 a 0 o desempate de r√°pidas, num match bem agressivo e de posi√ß√Ķes de risco. E Vitor Firmo foi eliminado pelo GM Luis Supi por 2 a 0 mas dando sempre o seu melhor, n√£o se intimidando com o favoritismo de seu oponente, que por sinal √© um dos favoritos ao t√≠tulo.

A competição tem cobertura de diversos sites, dentre eles o Chess24 - Chess-results

Abaixo cobertura:

14.02.2018 - Finais 2a partida

Atr√°s no marcador o GM Krikor Mekhitarian resolveu jogar de maneira mais din√Ęmica e ousada, o que foi a princ√≠pio uma boa escolha, j√° que obteve uma posi√ß√£o promissora. No entanto as posi√ß√Ķes complicadas e de risco escolhidas pelo seu advers√°rio, juntamente com o apuro de tempo fizeram com que Krikor cometesse imprecis√Ķes, o que culminou numa segunda e preocupante derrota.

Em contraste ao seu oponente, com o placar de 2 a 0 a seu favor, o GM Alexandr Fier colocou a mão na taça, bastando apenas um empate nas duas partidas clássicas restantes.

Logo mais às 14h no horário de Brasília teremos o 3o jogo, que promete muita emoção, já que para Krikor será o jogo dos desesperados, necessitando arrancar o ponto a todo custo, enquanto Fier pode usar isso a seu favor e aguardar, dessa maneira talvez conseguir inclusive uma 3a vitória!

Krikor Mekhitarian 0x2 Alexandr Fier

Leia mais...
Última atualização em Qua, 14 de Fevereiro de 2018 11:54
 


<< Início < Anterior 11 12 Próximo > Fim >>

P√°gina 12 de 12
top