 A competição máxima do calendário enxadrÃstico brasileiro, Final do Campeonato Brasileiro, acontece no tradicional Clube de Xadrez de Guanabara, no Rio de Janeiro/RJ.
Todo inÃcio de ano é um entretenimento a parte assistir essa emocionante contenda entre esse grupo selecionado, que representando todo paÃs luta com "unhas e dentes" pelo lugar mais alto do pódio, o que dará direito a um importante espaço na história do Xadrez Nacional!
Essa final tem um modelo bastante interessante, o Eliminatório, nos moldes da Copa do Mundo, o que na opinião desse autor dá mais emoção, visibilidade e combatividade a competição, uma vez que comparado ao sistema round-robin, gera embates decisivos em todas as partidas e uma tensão, que para os espectadores é um forte motivo de atração.
A grande sensação da prova é a participação do melhor jogador brasileiro de todos os tempos, o GM Henrique Mecking, o "Mequinho". Como também o bastante cotado GM Alexandr Fier, pela sua força e sua combatividade com estilo empreendedor. Ainda como naturais favoritos os GMs Luis Supi, Krikor Mekhitarian e Everaldo Matsuura.
O Rio Grande do Norte por mais um ano esteve presente, nesta com o MI Maximo Iack Macedo, em sua 8a participação, e com o MN Vitor Firmo, estreante em Finais, atualmente os dois mais fortes enxadristas potiguares. Infelizmente ambos foram eliminados nas oitavas-de-finais mas foram motivo de orgulho para nossa Federação, uma vez que chegar na fase Final já é uma vitória e uma honra para qualquer enxadrista.
Maximo Iack enfrentou o MI Cristian Toth, empatando em 1 a 1 nas clássicas e perdendo por 2 a 0 o desempate de rápidas, num match bem agressivo e de posições de risco. E Vitor Firmo foi eliminado pelo GM Luis Supi por 2 a 0 mas dando sempre o seu melhor, não se intimidando com o favoritismo de seu oponente, que por sinal é um dos favoritos ao tÃtulo.
A competição tem cobertura de diversos sites, dentre eles o Chess24 - Chess-results
Abaixo cobertura:
14.02.2018 - Finais 2a partida
Atrás no marcador o GM Krikor Mekhitarian resolveu jogar de maneira mais dinâmica e ousada, o que foi a princÃpio uma boa escolha, já que obteve uma posição promissora. No entanto as posições complicadas e de risco escolhidas pelo seu adversário, juntamente com o apuro de tempo fizeram com que Krikor cometesse imprecisões, o que culminou numa segunda e preocupante derrota.
Em contraste ao seu oponente, com o placar de 2 a 0 a seu favor, o GM Alexandr Fier colocou a mão na taça, bastando apenas um empate nas duas partidas clássicas restantes.
Logo mais à s 14h no horário de BrasÃlia teremos o 3o jogo, que promete muita emoção, já que para Krikor será o jogo dos desesperados, necessitando arrancar o ponto a todo custo, enquanto Fier pode usar isso a seu favor e aguardar, dessa maneira talvez conseguir inclusive uma 3a vitória!
Krikor Mekhitarian 0x2 Alexandr Fier
Leia mais...
|