• Aberto do Brasil - XI Memorial Bobby Fischer

    A Federa√ß√£o Paraibana de Xadrez (FPBX) comunica aos enxadristas em geral que, por delibera√ß√£o de sua Diretoria, resolveu cancelar o XI Aberto do Brasil ‚Äď Memorial Bobby Fischer (XI MBF) que estava marcado para mar√ßo do corrente ano e que fora adiado, em princ√≠pio para novembro pr√≥ximo, em raz√£o da pandemia do coronav√≠rus.

    A decisão decorre da permanência do quadro de incertezas associado à pandemia, notadamente em razão da ausência de uma vacina no curtíssimo prazo, que pudesse conter o vírus até a nova data que foi pré-agendada para o evento. Ao contrário, o que se observa, no atual momento, a menos de 3 meses do que seria a realização do torneio, é a manutenção da gravidade do contexto sanitário, com a persistência da média diária de cerca de mil óbitos no país, provocado pelo covid-19.

    Leia mais...
  • Festival Norte-Nordeste Amador de Xadrez 2020

    FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ    -    COMUNICADO

    Caros enxadristas,

    Em virtude do prolongamento da situa√ß√£o anormal em que se encontra nosso pa√≠s, nos sentimos obrigados a cancelar todos os torneios presenciais de √Ęmbito interestadual previstos para esse ano e reprogram√°-los para 2021.

    Ainda est√£o em vigor muitas restri√ß√Ķes ao livre deslocamento das pessoas, com distanciamentos m√≠nimos exigidos por lei, o que impossibilita a pr√°tica do xadrez presencial.

    (N√£o h√° como se jogar partidas ao vivo com 1,5m de dist√Ęncia entre os jogadores)

    Além disso, há muitos voos sendo cancelados em cima da hora, o que causaria um transtorno enorme aos participantes de outros estados.

    Assim, decidimos realizar um Festival Norte-Nordeste de Xadrez ainda maior, aproveitando o feriado de Tiradentes, entre 17 e 25 de abril de 2021.

    Leia mais...
  • Calend√°rio FNX 2020 - 2o Semestre Adaptado

    Prezada Comunidade Enxadrística Potiguar,

    Tendo em vista que a pandemia do Corona V√≠rus impediu a realiza√ß√£o de boa parte do Calend√°rio FNX presencial 2020, vem essa Federa√ß√£o adaptar o calend√°rio do 2¬ļ Semestre.

    Inicialmente parabenizamos a Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez por promover e incentivar a realiza√ß√£o de torneios on-line, bem como padronizar e regulamentar essa modalidade, que antes da pandemia tinha apenas uma fun√ß√£o recreativa, de participa√ß√£o, e que agora ap√≥s as interven√ß√Ķes da entidade m√°xima do xadrez mundial - FIDE - e brasileira - CBX conseguiu um espa√ßo de destaque, buscando mais credibilidade e seguran√ßa com rela√ß√£o aos resultados.

    √Č mister destacar a participa√ß√£o honrosa da nossa Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez nos eventos por equipes e individuais oficiais da CBX, conseguindo sempre boas posi√ß√Ķes, em especial os t√≠tulos brasileiros de duplas U1800 com a Equipe Xadrez Potiguar, composta por Enzo Magalh√£es de Lima e Davi Alves do Nascimento, e o tetra-campeonato escolar brasileiro com Theo Magalh√£es de Lima no 4¬ļ ano do fundamental, desta maneira os 3 conquistaram o t√≠tulo de Mestre Nacional, refor√ßando assim a esquadra norteriograndense. Al√©m dos 3, destaque para o MN M√°rcio Jord√£o Barbosa, que ocupou o 2¬ļ lugar no tabuleiro no. 1 do Brasileiro por Equipes e 3¬ļ lugar no Brasileiro de Duplas U2200; e tamb√©m Jo√£o Vitor Rodrigues Santos pelo melhor 1o tabuleiro no Brasileiro de Duplas U1400.

    Frisamos ainda que em 2016 a Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez em parceria com a Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez foi pioneira em realizar campeonato estadual on-line, cujo campe√£o foi M√°rcio Jord√£o. vice David Frankental e 3¬ļ M√°ximo Macedo.

    As provas do Calend√°rio oficial da FNX, atrav√©s do Regulamento Geral FNX 2020, que ainda n√£o foram realizadas, principalmente as do 2¬ļ semestre est√£o algumas sendo adaptadas para o online nas provas r√°pidas e blitz, enquanto os protocolos presenciais est√£o prontos, aguardando as determina√ß√Ķes oficiais para que as datas possam ser marcadas. A medida que as datas forem sendo fechadas, os folders com maiores detalhes ser√£o publicados nesse site xadrezpotiguar.com.br .

    Leia mais...
  • Comunicado FNX 20.04.2020

    Comunicado FNX 20/04/2020:

    A Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez alinhada com o comunicado n¬ļ 15/2020 da Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez informa que os dois pr√≥ximos eventos j√° divulgados, Campeonato Interiorano Potiguar de Xadrez 2020 (Santa Cruz) e Aberto do Brasil Xadrez Potiguar¬† 2020 (Natal), est√£o adiados, com data a ser publicada posteriormente. Tamb√©m o Calend√°rio Oficial da Federa√ß√£o Norteriorangrandense de Xadrez para o 2¬ļ semestre est√° em suspens√£o at√© que seja poss√≠vel redefini-lo.

    Diretoria FNX

     

    Leia mais...
  • Festival Potiguar de Categorias 2020

    O Festival Potiguar de Menores de Xadrez 2020 foi realizado pela Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves, Natal/RN, no dia 14 de mar√ßo.

    Essa competi√ß√£o al√©m da movimenta√ß√£o do Xadrez no Rio Grande do Norte, interc√Ęmbio entre jovens de diversos munic√≠pios e escolas, tamb√©m definir os campe√Ķes estaduais das categorias sub6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20, que ser√£o os representantes oficiais do Rio Grande do Norte no FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa (sub8, 10, 12 e 14), FENAJ - Festival Nacional da Juventude (sub16 e 18) e Brasileiro Juvenil (Sub20) - Campeonatos Brasileiros dessas categorias.

    A competição contou com a participação de mais de 100 jovens enxadristas potiguares em disputa saudável pelo título de Campeão Estadual 2020, representante oficial do RN nos Campeonatos Brasileiros de cada categoria.

    Os campe√Ķes foram:

    Leia mais...
News Highlights
Agosto 08, 2018

VI Aberto do Brasil - Taça Cidade de Teresina

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A 6a edição do Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina foi realizada nos dias 3, 4 e 5 de agosto no Executive Flat Hotel - Teresina/PI, distribuindo 8 mil reais em prêmios e 2 vagas para a Semifinal do Brasileiro, com a presença de 4 GMs - Rafael Leitão, Neuris Delgado, Krikor Mekhitarian e Evandro Barbosa. A direção esteve aos encargos de Luis Carlos Sales e arbitragem com AI Maximo Igor Macedo e AN Julio José da Silva Neto.

O campe√£o da competi√ß√£o foi o GM Neuris Delgado (SC) com melhor crit√©rio que o vice GM Evandro Barbosa (SP), ambos invictos com 5,5 pontos. Do 3¬ļ ao 6¬ļ colocados todos com 5 pontos: 3¬ļ GM Rafael Leit√£o (SC), 4¬ļ MN Vitor Firmo (RN), 5¬ļ MN Nicolau Leit√£o (MA) e 6¬ļ Alexsandro Barros (AL).

As vagas para a Semifinal ficaram com Nicolau Leitão e Thiago Alves (PI), uma vez que os enxadristas em colocação superior já estavam classificados.

Men√ß√£o honrosa para o representante potiguar Vitor Firmo, que em grande atua√ß√£o terminou em 4¬ļ lugar, com uma marcante primeira vit√≥ria contra um Grande Mestre.

Parabenizamos a Federação Piauiense de Xadrez por mais uma edição de sucesso!

Obtenha maiores informa√ß√Ķes no site oficial da Federa√ß√£o Piauiense de Xadrez

Leia mais...
Última atualização em Qua, 08 de Agosto de 2018 09:23
 
Agosto 08, 2018

JUVERN¬īS 2018 - Inter-regionais

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Durante os dias 3, 4 e 5 de agosto foi realizada a Fase Inter-regional do JUVERNS 2018.

Essa fase classificat√≥ria foi realizada em 3 munic√≠pios: Caic√≥ (3), Mossor√≥ (4) e Jo√£o C√Ęmara (5), numa promo√ß√£o da Secretaria de Esporte e Lazer do RN e realiza√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, sob coordena√ß√£o do MF Maximo Macedo e arbitragem dos AA M√°rcio Jord√£o e Lukremarte Pacheco, com o apoio dos representantes locais Frankly Azevedo, Diego Jata√≠ e Aedson Freitas.

Em Caicó no dia 3 de agosto, o Educandário Santa Teresinha sediou a competição,

No dia 4 de agosto no Colégio Diocesano Santa Luzia aconteceu a etapa de Mossoró.

Fechou as Inter-regionais a etapa de Jo√£o C√Ęmara no dia 5 de agosto no Espa√ßo Cultural Ananias Caetano.

Confira os alunos/atletas que obtiveram vaga com hospedagem na fase final em Natal/RN, programação e regulamento:

- Fotos das Inter-regionais

- Alunos/atletas com direito a hospedagem;

- Regulamento Específico da fase Final;

- Programação da Fase Final.

 

Leia mais...
Última atualização em Qua, 08 de Agosto de 2018 15:07
 
Agosto 04, 2018

Panamericano de Menores 2018 - Chile

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Entre os dias 22 e 28 de julho os irmãos Enzo e Theo Magalhães de Lima, juntamente com seus pais e incentivadores, estiveram em Santiago no Chile para representar o Brasil no Festival Panamericano de Menores 2018, evento oficial da Federação Internacional de Xadrez.

A participação dos jovens potiguares foi honrosa, terminando ambos com 5 pontos em 9 possíveis, mas jogando sempre nas primeiras mesas e com partidas duras contra os melhores enxadristas do Continente.

Parab√©ns aos nossos jovens Campe√Ķes!!

Site - http://chess-results.com/tnr364265.aspx?lan=10

Leia mais...

Última atualização em Sáb, 04 de Agosto de 2018 15:55
 
Agosto 04, 2018

XI Memorial Gov Miguel Arraes - Nordest√£o 2018

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A XI Edição do Memorial Governador Miguel Arraes foi realizada nos dias 27, 28 e 29 de julho no Hotel Jangadeiro em Recife/PE distribuindo R$5.000,00 reais e uma vaga para a Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2018 e ainda mais 4 vagas para a Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro. A direção esteve aos encargos do MF Marco Asfora, com organização do MN Yoshio

O vencedor da competição foi o MF Daniel Rangel (RJ) com 5,5 pontos, no entanto por representar a região sudeste não concorre a vaga da região nordeste.Hiramine e AA Avner dos Anjos, com arbitragem principal do AI Maximo Igor Macedo.

O campe√£o do Nordeste e classificado para a Final do Brasileiro foi o MF Luismar Brito com 5 pontos.

O vice-campeão com piores critérios foi o MI potiguar Maximo Iack Macedo.

Como Iack j√° est√° classificado para a Semifinal do Brasileiro, as¬† quatro vagas para a Semifinal ficaram com: 3¬ļ MN Marcelo Bouwman (PE), 4¬ļ MF Vin√≠cius Tin√© (PE), 5¬ļ Alexsandro Barros (AL) e 6¬ļ Jos√© Ricardo Santana (PE).

Destaque também para o título de campeão do Nordeste Veterano do potiguar MF Maximo Macedo.

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 04 de Agosto de 2018 15:17
 
Agosto 04, 2018

Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018 - Etapa 2

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Entre os dias 20 e 22 de julho foi realizada no CLUBE DOS OFICIAIS DA PM, a segunda etapa do Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018, mais uma vez com o objetivo de manter os enxadrista ativos e com seus ratings fide movimentados.

O objetivo específico desta 2a etapa foi também treinamento para o Campeonato do Nordeste!

O grupo A2 foi disputado pelo Sistema Round Robin com 6 enxadristas. O MN Vitor Firmo obteve uma vit√≥ria convincente, 5 vit√≥rias em 5 partidas! O 2o lugar ficou com Israel Smith ap√≥s vit√≥ria no armagedom sobre o 3¬ļ Marcio Jord√£o, uma vez que os dois terminaram empatados com 3,5 pontos e em todos os crit√©rios de desempate. Destaque tamb√©m para a campe√£ estadual Ana Paula Sallaberry pela honrosa 4a coloca√ß√£o, subindo mais de 20 pontos no rating fide.

No grupo B o veterano Ant√īnio Ara√ļjo venceu invicto com 4,5 pontos em 5 rodadas, continuando em grande fase depois do 3o lugar no interiorano 2018. Em segundo lugar pelos crit√©rios de desempate ficou Guilherme Gama com 3,5 pontos; com mesma pontua√ß√£o o 3o lugar Thales Ananias.

Essa competição é uma promoção do XadrezPotiguar.com.br , apoiado pela Federação Norteriograndense de Xadrez, Clube dos Oficiais da PM e Academia Potiguar de Xadrez.

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 04 de Agosto de 2018 12:35
 
Julho 02, 2018

José Murilo Gomes, bicampeão Interiorano!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Mais uma vez o aconchegante munic√≠pio de Santa Cruz recebeu uma competi√ß√£o oficial, neste ano outra edi√ß√£o do Campeonato Potiguar Interiorano. Uma vez que sua economia √© voltada ao Turismo Religioso, principalmente por abrigar a maior est√°tua religiosa da America Latina, Santa Rita de C√°ssia, √© repleto de op√ß√Ķes de hospedagem e alimenta√ß√£o. Por isso os torneios l√° realizados s√£o sempre uma grande festa, com boas partidas e confraterniza√ß√Ķes nas noites de clima agrad√°vel.

A competi√ß√£o contou com diversos fortes enxadristas e ex-campe√Ķes interioranos, mas ao final das 5 rodadas apenas o representante de Santo Ant√īnio, Jos√© Murilo Gomes, chegou aos 4,5 pontos, sagrando-se bicampe√£o do Interior, classificando-se mais uma vez para a fase Final do Campeonato Estadual Absoluto.

Com 4 pontos terminaram 4 enxadristas, sagrando-se vice-campe√£o o representante de Maca√≠ba, Fl√°vio Bezerra; 3¬ļ colocado David Frankental (Natal), 4¬ļ MN Vitor Firmo (Natal) e 5¬ļ Ant√īnio Ara√ļjo (Parnamirim), este 3¬ļ lugar no Interiorano.

No Feminino a campe√£ e finalista do Campeonato Estadual Feminino foi Isabele Soares Branco, seguida de 2¬ļ Giovana Barichello e 3¬ļ Maria Cec√≠lia Pinto.

Também premiados nas categorias: Enzo Magalhães de Lima, João Vitor Rodrigues, Arthur Antonny Romão (Currais Novos), Theo Magalhães de Lima e Luis Guilherme de Oliveira (Mossoró).

O Campeonato Interiorano 2018 foi realizado no IFRN em Santa Cruz entre 29 de junho e 1 de julho de 2018, mais uma vez será válido para Rating Fide, distribuindo troféus, medalhas e R$ 1.200,00 em espécie, com promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez, apoio de XadrezPotiguar.com.br e do IFRN Santa Cruz. A direção será do AI Maximo Igor Macedo e coordenação local do Prof João Batista.

Leia mais...
Última atualização em Seg, 02 de Julho de 2018 10:32
 


<< Início < Anterior 11 12 13 Próximo > Fim >>

P√°gina 11 de 13
top