• 10¬™ Etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - Campeonato A√ßuense 2017

    Será realizado na Praça Jota Keully a 20a edição do Campeonato Açuense de Xadrez, evento válido para Rating CBX e FNX e 10a etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017.

    A competição acontecerá no dia 15 de outubro, às 9h, sob direção de Cleando Cortez e arbitragem de Helder Cavalcante.

    Saiba mais no Blog Oficial do evento - http://xadrezclube.blogspot.com.br/2017/10/20-campeonato-acuense-de-xadrez-torneio.html

     

    Leia mais...
  • Aberto do Brasil Memorial Luiz Gentil - Fortaleza/CE

    Aconteceu em Fortaleza/CE de 22 a 24 de setembro no Hotel Beira Mar o Memorial Luiz Gentil, uma etapa do Circuito Nacional Aberto do Brasil. A competição homenageou um dos maiores nomes do xadrez cearense e de grande destaque no cenário nacional, vice-campeão brasileiro em 1951 e em 1960.

    A prova foi uma promoção da Confederação Brasileira de Xadrez e da Federação Cearense de Xadrez sob organização de Ignácio Barreto e arbitragem de Cláudia Aquino, contanto com a presença vip do GM Henrique Mecking, o Mequinho, na Abertura.

    Parabéns para a equipe organizadora pelo sucesso da competição, que teve excelente cobertura com transmissão ao vivo no Chess24 e resultados no chess-results.

    O Rio Grande do Norte participou com David Frankental, 12o colocado com 4 pontos, e com Cleando Cortez, 14o com 3,5 pontos. Infelizmente por motivos de ordem superior a delega√ß√£o potiguar n√£o p√īde estar presente em maior n√ļmero, mas na edi√ß√£o de 2018 √© inten√ß√£o enviar grande quantitativo para essa merecida homenagem.

    Leia mais...
  • Copa do Mundo 2017

    A Copa do Mundo de 2017 tem lugar na capital da Geórgia, Tbilisi, entre 2 e 28 de setembro. Como é de praxe sendo realizada no mesmo local da Olimpíada do ano seguinte. Assim como a Olimpíada de Baku, o principal patrocinador é a SOCAR, companhia petrolífera do Azerbaijão, que atua na Georgia também.
    A sensa√ß√£o desse ano √© a participa√ß√£o do noruegu√™s Magnus Carlsen. √Č a primeira vez que um campe√£o mundial se exp√Ķem dessa maneira, entrando numa das etapas classificat√≥rias, mas j√° √© conhecida por todos a prefer√™ncia de Carlsen pelo sistema eliminat√≥rio, inclusive o que ser√° utilizado na Final do Brasileiro 2017.
    O Brasil foi representado pelos Grandes Mestres Internacionais Alexandr Fier e Felipe El Debs, que enfrentaram respectivamente Etiene Bacrot (FRA) e Radoslaw Wojtaszek (POL).

    23.09.2017

    Copa do Mundo 2017 - Final: Aronian x Ding!

    Acabou de iniciar a Final da Copa do Mundo 2017 entre o armênio Levon Aronian e o chinês Ding Liren.

    Já que são dois enxadristas bastante combativos, esse encontro promete ser bem intenso. Muito embora o chinês tenha ampla vantagem em partidas clássicas, 3 vitórias e 3 empates, o armênio tem muito mais experiência em grandes eventos e já venceu essa competição em 2005, ou seja, será um show a parte. Agora vamos desfrutar...

    Leia mais...
  • 9¬™ Etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - S√£o Jo√£o do Sabugi

    No próximo dia 30 de setembro a cidade de São João do Sabugi realizará a 9a etapa do Circuito Potiguar de Xadrez sob organização da Academia Invictus e direção de Frankly André Azevedo.

    O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um grande sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

    Leia mais...
  • Jogos Escolares da Juventude 2017 - Curitiba

    Mais uma vez a profa. Adna Florêncio foi a técnica da delegação do Rio Grande do Norte nos Jogos Escolares da Juventude e em mais uma oportunidade trouxe medalha. Dessa vez foi em Curitiba na categoria 12 a 14 anos masculino com o poçobranquense João Gabriel Cassimiro. O potiguar fez 4 pontos, sendo 4 vitórias e 1 derrota apenas para o campeão.

    A modalidade de xadrez foi realizada de 13 a 15 de setembro com organização da Confederação Brasileira de Xadrez sob coordenação geral do VP CBX Charles Moura Netto, coordenação local do MF Bolivar Gonzalez e coordenação de arbitragem da potiguar Maíce Macedo, com a excelente equipe de arbitragem encabeçada pelo AF Marcelo Konrath.

    Acompanhe os resultados no Chess-results: Cl√°ssico Masculino / Cl√°ssico Feminino / Blitz Misto

    Leia mais...
News Highlights
Dezembro 11, 2016

Barbosa vence 5¬ļ Onofre Lopes!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Como j√° √© tradicional, o calend√°rio da UFRN tem pelo quinto ano consecutivo seu fechamento com a realiza√ß√£o do Torneio de Xadrez Reitor Onofre Lopes, enxadrista e 1¬ļ reitor dessa renomada institui√ß√£o. A prova foi v√°lida para Rating FNX e contou pontos para o Circuito, realizada no Gin√°sio II da UFRN.

Nessa edi√ß√£o quebrou-se a sequencia de alunos da UFRN vencerem a competi√ß√£o, como aconteceu nas 4 outras. O representante de Barcelona/RN, Ant√īnio Atenilson Barbosa, com 5,5 pontos em 6 poss√≠veis sagrou-se campe√£o em 2016. Em 2¬ļ lugar geral e 1¬ļ juvenil foi a revela√ß√£o da competi√ß√£o, Jo√£o Vinicius, pr√©-ranqueado 52, com 5 pontos e melhor crit√©rios de desempate que: 3¬ļ Lucas Matheus (2¬ļ juvenil), 4¬ļ Izael Brasilino (Campe√£o UFRN), 5¬ļ Alexandre Macedo, 6¬ļ David Luan (2¬ļ UFRN) e 7¬ļ Caique Borges (3¬ļ UFRN).

Leia mais...
Última atualização em Dom, 11 de Dezembro de 2016 13:10
 
Novembro 26, 2016

Mundial: Carlsen x Karjakin

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Escrevi essa nota para o Xadrez Potiguar em 29 de março, quando o ucraniano-russo venceu a Copa do Mundo.

"Sergey Karjakin vence Torneio de Candidatos 2016, conquistando o direito de desafiar o campe√£o mundial Magnus Carlsen.
Será uma luta de prodígios, Karjakin grande mestre aos 12 anos, Carlsen GM aos 13.
Carlsen entretanto teve uma carreira mais objetiva e mete√≥rica chegando a n¬ļ 1 do mundo aos 18 anos e campe√£o mundial aos 22. Karjakin por sua vez continuou crescendo mas teve uma vida pessoal mais movimentada, como 2 casamentos, mudan√ßa de nacionalidade e um filho.
Ser√° um confronto interessante para o xadrez atual, bem mais empolgante, esperasse, que os matchs contra Anand."

Já esperava um match muito duro, principalmente pelo fator emocional, uma vez que os dois são rivais de longas datas e além disso Karjakin era o adversário a ser batido por Carlsen durante muito tempo, óbvio que uma rivalidade assim deixa marcas.

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 26 de Novembro de 2016 05:57
 
Novembro 26, 2016

Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho 2016

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Durante os dias 20 e 25 de novembro, Natal sediou a edição de 2016 da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho, evento que chega a sua 16ª edição, reunindo atletas de todo país em 19 modalidades.

A modalidade de xadrez foi realizada no Praia Mar Hotel com parceria com a Federação Norteriograndense de Xadrez, sob coordenação do AF Maximo Igor Macedo, arbitragem principal do AN Maximo Valério Macedo, auxiliado pelos AA David Frankental e Márcio Jordão.

A prova individual foi vencida com 100% pelo MF Jos√© Eduardo Maia (TRT1 - RJ) com 5 pontos, desta maneira sagrando-se campe√£o nacional da categoria. Os demais representantes do p√≥dio foram tamb√©m representantes do TRT1 - RJ, respectivamente 2¬ļ Rodrigo Alencar e 3¬ļ Eduardo Vin√≠cius da Silva, ambos com 4 pontos e melhor crit√©rio que o 4¬ļ Rog√©rio Soares (TRT10 - DF/TO). O melhor potiguar foi Jos√© M√°rio Costa na 5¬™ posi√ß√£o com 3,5 pontos.

Na prova por Equipes tamb√©m prevaleceu o TRT1 - RJ, vencendo com folga com 13 pontos. Em segundo lugar o TRT13 - PB com 8 pontos e completando o p√≥dio o TRT-CE com os mesmos 8 pontos mas piores crit√©rios. O TRT21 - RN foi o 4¬ļ lugar com 7,5 pontos. Leia mais...

 
Novembro 26, 2016

Semifinal do Brasileiro 2016 - Natal/RN

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Iigor Macedo   

Muita competição e emoção! Essas foram as marcas da Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro de Xadrez.

Com exce√ß√£o ao MI potiguar Maximo Iack Macedo, que classificou-se na 6¬™ rodada, quando chegou a 5,5 pontos, outros 16 enxadristas entraram na √ļltima rodada com alguma chance de classifica√ß√£o ou ao menos de chegar no desempate.

No entanto na prática nas 5 primeiras mesas é que as 3 vagas estavam em disputa. A situação mais dramática da competição foi a do MF Paulo Jatobá (BA) que começou com 0,5 em 2, mas mesmo assim conseguiu chegar na rodada decisiva na mesa 1, no entanto tendo que vencer o líder. Não deu outra, marcou o ponto, chegando a 5 pontos, mas sua peleja ainda não tinha cessado, ainda tinha o desempate pela frente. Enquanto isso as outras mesas pegavam fogo, refletindo toda essa vontade de vencer nos resultados, uma vez que das 9 mesas decisivas 8 terminaram com vitória, um percentual muito alto.

Depois dos resultados da √ļltima rodada o paraense MN Nelson Moraes com 6 pontos levou o trof√©u de campe√£o e a 2¬™ vaga pra Final, isolado com 6 pontos. Com 5,5 pontos os potiguares 2¬ļ MI Maximo Iack Macedo e o 3¬ļ MF Carlos Henrique Pinto, este voltando a excelente forma, jogou todas as partidas com firmeza, chegando com muito m√©rito a uma Final de Brasileiro ap√≥s 13 anos.

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 26 de Novembro de 2016 05:46
 
Novembro 25, 2016

JEJ¬īS 15 A 17 ANOS 2016 - Jo√£o Pessoa

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

O potiguar Vitor √āngelo Ara√ļjo foi a grande sensa√ß√£o dos Jogos Escolares da Juventude 15 a 17 anos ao conquistar duas medalhas, sendo uma de ouro na prova de Blitz e uma de prata na prova de xadrez convencional. Na categoria 12 a 14 anos Vitor j√° foi campe√£o, disputando inclusive o Sulamericano na Argentina.

No feminino Kyvia Dantas foi a 4ª colocada, um ótimo resultado, uma vez que este é seu ano de estreia nessa categoria, muitas conquistas a aguardam.

A técnica do RN em mais essa conquista foi a poçobranquense Adna Florêncio, também atuando nessa função quando da conquista do ouro de Vitor e também representante do Brasil no Sulamericano.

Leia mais...
Última atualização em Sex, 15 de Setembro de 2017 15:45
 
Novembro 25, 2016

JUB¬īs 2016 - UFRN vice-campe√£!!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Mais uma vez a UFRN conseguiu local de destaque nos Jogos Universitários Brasileiros, maior competição universitária nacional, sagrou-se vice-campeã no masculino por equipe.

O masculino dividiu a primeira colocação com a UnB mas teve pior critério de desempate; a equipe foi composta pelo MN Vitor Firmo, Israel Smith e José Murilo Gomes.

O feminino, que está em fase de renovação, alternou bons e maus momentos durante a prova, mas muito valioso foi o aprendizado, com certeza essa equipe brilhará nos anos seguintes - Ana Paula Sallaberry, Bruna Borges e Bianca Lopes.

A delega√ß√£o de xadrez foi capitaneada pelo t√©cnico Maximo Igor Macedo. Na foto as delega√ß√Ķes do RN e CE, premiadas.

Leia mais...
Última atualização em Sex, 25 de Novembro de 2016 10:49
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 10 de 18
top