• 86¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2019

    A Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez e Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez est√£o realizando de 10 a 19 de janeiro de 2020, no Sal√£o de Eventos do Othon Suites Natal, a fase final do 86¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

    Esse campeonato é a principal competição do calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, reunindo os melhores enxadristas da temporada 2019, os quais disputaram em sistema eliminatório o título de Campeão Brasileiro de Xadrez e R$38.000,00 em premiação, um recorde.

    A competição está sendo acontecendo de maneira satisfatória reunindo no mesmo evento premiação recorde, bom local de jogos e organização e cobertura ao vivo, pela internet além claro, de muita emoção e disputa acirradíssima!

    Os Finalistas 2019:

    Quartas-de-finais: 1a rodada

    1. GM Supi x MF Tine

    2. MI Macedo x GM Diamant

    3. GM Lima x MN Labussiere

    4. MI Molina x GM Fier

    Leia mais...
  • Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro Absoluto 2019

    Na sua 86¬ļ edi√ß√£o, o evento acontece entre os dias 19 e 22 de dezembro, no Hotel Marante Executive, pr√≥ximo a praia de Boa Viagem, e classificar√° 4 atletas para a Final do LXXXVI Campeonato Brasileiro. Com organiza√ß√£o da CBX (Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez) , realiza√ß√£o do MN Rodrigo Yoshio, Patroc√≠nio do MF Marco Asfora e arbitragem do AR Avner Anjos, o torneio reuni alguns dos mais fortes jogadores da regi√£o Norte e Nordeste.

    O Rio Grande do Norte est√° representado por MN Vitor Firmo, MN M√°rcio Jord√£o, MN Alcides Azevedo e David Frankental.

    Confira:

    Regulamento: clique aqui

    Chess-Results: clique aqui

    Leia mais...
  • Potiguares no III Duchamp in Rio!

    Os potiguares MN Vitor Firmo e David Frankental tomaram parte do III Duchamp in Rio, um mega evento, que fez parte do GP da FIDE América, além de ser "fecho de gala" do Circuito de Abertos do Brasil, como frisou o GM Darcy Lima em recente entrevista.

    Firmo publicou texto sobre o evento, o qual ser√° transcrito abaixo:

    " Semana passada participei do III Open Internacional Duchamp in Rio. O torneio fez parte do GP FIDE America com a participação de 135 jogadores de mais de 15 países e muitos jogadores e mestres fortes.

    A competição foi vencida pelo Grande Mestre Peruano Jose Martinez Alcantara, seguido pelo também GM peruano Cristhian Cruz e em terceiro o Grande Mestre brasileiro André Diamante.

    Também destaque foi a participação feminina do torneio, com 41 enxadristas. As três melhores colocadas foram a MI russa Karina Ambartsumova, a MF brasileira Juliana Terao e a WGM argentina Claudia Amura.

    Foram 9 rodadas e terminei 40¬ļ com 5 pontos (04 vit√≥rias,02 empates e 03 derrotas). Foi muito boa a experi√™ncia em participar de uma competi√ß√£o desse n√≠vel e enfrentar jogadores e jogadoras muito fortes."

    Acrescenta-se que Frankental jogou uma boa competi√ß√£o, chegando a √ļltima rodada precisando de empate para obter o t√≠tulo de Mestre Nacional. Infelizmente n√£o foi dessa vez, mas demonstra que em breve esse objetivo ser√° alcan√ßado.

    Leia mais...
  • Governo do Estado - Entrega de Comendas

    Foi realizado em 18 de dezembro no Gin√°sio do DED, a entrega de Trof√©us e Comendas do JERNINHO¬īs, JUVERN¬īs e JERN¬īs.

    Na modalidade de xadrez o destaque 2019 foi o Colégio das Neves conquistando 5 troféus, sendo 2 no Jerninhos, 1 no Juverns e 2 no Jerns!

    Confira como foram as distribui√ß√Ķes dos trof√©us e comendas:

    Leia mais...
  • Campeonato Potiguar Blitz 2019 - Classificat√≥rios e Final

    O Campeonato Potiguar Blitz 2019 foi realizado com sucesso na Sala de Xadrez da UFRN de 9 a 15 de dezembro/19. A competição foi realizada em 2 fases: Classificatória e Final. De 9 a 13 de dezembro de 2019 foram em disputados 5 Torneios Classificatórios e no dia 15 de dezembro a Final Absoluto e Feminino 2019.

    A Final do feminino foi vencida através do playoff por Ana Paula Sallaberry depois empatar com a vice-campeã, Annyara Gomes, no torneio principal. Completou o pódio Maria Ruthiane Basílio.

    A Final do Absoluto foi uma verdadeira maratona jogada num round-robin com os 20 classificados. Numa disputa particular muito interessante, o MN Vitor Firmo sagrou-se campe√£o estadual blitz 2019 com 18 pts em 19 partidas, com vantagem m√≠nima para o vice-campe√£o, MN M√°rcio Jord√£o, que fez 17,5 pts. Completou o p√≥dio na 3a posi√ß√£o, Alan Lima, com 15,5 pontos e melhor crit√©rio de desempate que Luis Eduardo Fiori, que foi o 4o lugar. Destaque para o 5¬ļ lugar, Ronaldo Dias, que jogou seu primeiro torneio oficial, antes desses apenas escolares, estreando em excelente atua√ß√£o.

     

    Acompanhe:

    Canal Xadrez Potiguar no YouTube

    P√°gina Xadrez Potiguar no Facebook

    Chess-Results Absoluto - http://chess-results.com/tnr499153.aspx?lan=10

    Chess-Results Feminino - http://chess-results.com/tnr499143.aspx?lan=10

     

    Leia mais...
News Highlights
Setembro 10, 2018

M√°rcio Jord√£o vence Zonal 2018!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O jovem enxadrista potiguar Márcio Jordão venceu de maneira invicta o Zonal CBX-RN 2018 com 4,5 pontos em 5 possíveis. Com esse terceiro título em IRTs em 2018 e com grande performance neste, Jordão subiu 16 pontos no Rating Fide, ultrapassando a barreira dos 2.100 e se aproximando do título de Mestre Nacional.

Na segunda colocação ficou o Mestre Nacional pernambucano, ex-campeão de seu estado, Rafael cabral com 4,0 pontos.

Completou o p√≥dio na terceira posi√ß√£o o atual campe√£o estadual MN Vitor Firmo,¬† com melhores crit√©rios que os dois potiguares classificados para a Semifinal do Brasileiro em Manaus, 4¬ļ Paulo S√©rgio e Silva e 5¬ļ Davi Alves, ambos com 3,5 pontos.

Tamb√©m premiados Feminino - 1¬™ √āngela Tavares, 2¬™ Isabele Soares, 3¬™ J√ļlia Freire e 4¬™ Mariel Rendon; Sub18 - 1¬ļ Davi Alves, 2¬ļ Guilherme Gama; Sub14 - 1¬ļ Enzo Magalh√£es, 2¬ļ Iago Rhanon; Sub10 -¬† Theo Magalh√£es.

Leia mais...
Última atualização em Ter, 25 de Dezembro de 2018 16:13
 
Setembro 03, 2018

JERNINHOS 2018

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Os JOGOS¬† DO¬† ENSINO FUNDAMENTAL,DO¬† 2¬ļ¬† AO¬† 5¬ļ¬† ANO ‚Äď JERNINHOS,tem¬† como¬† objetivo, oportunizar pr√°ticas¬† saud√°veis do esporte¬† e lazer para¬† promo√ß√£o¬† do¬† desenvolvimento s√≥cio¬† educacional, cooperativo e¬† intelectual¬† do¬† educando. √Č uma¬† promo√ß√£o do¬† governo¬† do¬† estado¬† atrav√©s¬† da¬† SEEC¬† organizados¬† e dirigidos¬† pela¬† CODESP¬† com¬† a¬† coopera√ß√£o¬† na modalidade de Xadrez com Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, com coordena√ß√£o do MF Maximo Val√©rio Macedo.

A modalidade de Xadrez foi realizada no Impacto Colegio e Curso nos dias 1 e 2 de setembro, com a inscrição de 245 enxadristas até 10 anos.

Na categoria II Masculino a Escola campeã foi o CEI - Romualdo Galvão, em 2ª Colégio das Neves e em 3ª Impacto Colégio e Curso. No individual a vitória foi de Felipe Gurgel Valadão, do CEI, com 6 pontos, seguido de Lukas Sanchez Moreira em segundo e Pedro Henrique de Medeiros Vieira, ambos do Colégio Over e com 5 pontos.

Na Categoria II Feminino o Col√©gio das Neves foi campe√£o, seguido de 2¬ļ Over Lagoa Nova e 3¬ļ Over Parnamirim. No individual Stella Correia, do Col√©gio das Neves, foi a campe√£ com 6 pontos. Em segundo lugar Fernanda Pinho Cortez, do CEI, e em 3¬ļ Karina Lima de Melo (EM Manoel Duarte - Maca√≠ba).

Na Categoria I, sub8, Masculino e Feminino, a competição é jogada em formato de festival com medalha de ouro para todos os participantes.

 

Leia mais...
Última atualização em Seg, 03 de Setembro de 2018 10:51
 
Agosto 16, 2018

JUVERNs 2018 - Fase Final

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A fase final da modalidade de Xadrez do JUVERNS 2018, sob coordenação do MF Maximo Macedo, foi realizada nos dias 10 e 11 de agosto de 2018 nas dependências da Escola de Governo em Natal/RN. A competição contou com a inscrição de 241 alunos.

Na oportunidade aproveitamos para parabenizar a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer pela excelente infraestrutura oferecida aos JUVERNS 2018, o que foi imprescindível para realizarmos uma competição com toda tranquilidade.

Os campe√Ķes e classificados √† Etapa Nacional foram Lucas Matheus de Oliveira (IFRN Natal) e Annyara Gomes (IFRN Jo√£o C√Ęmara) no 15 a 17 anos; e no 12 a 14 anos Jo√£o Vitor Rodrigues Santos (Contempor√Ęneo - Natal) e Karina Ingryd Oliveira (Contempor√Ęneo - Natal). As Escolas premiadas foram: 1¬™ IFRN Jo√£o C√Ęmara e 2¬™ IFRN Natal Central no 15 a 17 anos e 1¬™ Contempor√Ęneo - Natal e 2¬™ Col√©gio das Neves - Natal.

Leia mais...
Última atualização em Ter, 25 de Dezembro de 2018 16:21
 
Agosto 08, 2018

VI Aberto do Brasil - Taça Cidade de Teresina

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A 6a edição do Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina foi realizada nos dias 3, 4 e 5 de agosto no Executive Flat Hotel - Teresina/PI, distribuindo 8 mil reais em prêmios e 2 vagas para a Semifinal do Brasileiro, com a presença de 4 GMs - Rafael Leitão, Neuris Delgado, Krikor Mekhitarian e Evandro Barbosa. A direção esteve aos encargos de Luis Carlos Sales e arbitragem com AI Maximo Igor Macedo e AN Julio José da Silva Neto.

O campe√£o da competi√ß√£o foi o GM Neuris Delgado (SC) com melhor crit√©rio que o vice GM Evandro Barbosa (SP), ambos invictos com 5,5 pontos. Do 3¬ļ ao 6¬ļ colocados todos com 5 pontos: 3¬ļ GM Rafael Leit√£o (SC), 4¬ļ MN Vitor Firmo (RN), 5¬ļ MN Nicolau Leit√£o (MA) e 6¬ļ Alexsandro Barros (AL).

As vagas para a Semifinal ficaram com Nicolau Leitão e Thiago Alves (PI), uma vez que os enxadristas em colocação superior já estavam classificados.

Men√ß√£o honrosa para o representante potiguar Vitor Firmo, que em grande atua√ß√£o terminou em 4¬ļ lugar, com uma marcante primeira vit√≥ria contra um Grande Mestre.

Parabenizamos a Federação Piauiense de Xadrez por mais uma edição de sucesso!

Obtenha maiores informa√ß√Ķes no site oficial da Federa√ß√£o Piauiense de Xadrez

Leia mais...
Última atualização em Qua, 08 de Agosto de 2018 09:23
 
Agosto 08, 2018

JUVERN¬īS 2018 - Inter-regionais

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Durante os dias 3, 4 e 5 de agosto foi realizada a Fase Inter-regional do JUVERNS 2018.

Essa fase classificat√≥ria foi realizada em 3 munic√≠pios: Caic√≥ (3), Mossor√≥ (4) e Jo√£o C√Ęmara (5), numa promo√ß√£o da Secretaria de Esporte e Lazer do RN e realiza√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, sob coordena√ß√£o do MF Maximo Macedo e arbitragem dos AA M√°rcio Jord√£o e Lukremarte Pacheco, com o apoio dos representantes locais Frankly Azevedo, Diego Jata√≠ e Aedson Freitas.

Em Caicó no dia 3 de agosto, o Educandário Santa Teresinha sediou a competição,

No dia 4 de agosto no Colégio Diocesano Santa Luzia aconteceu a etapa de Mossoró.

Fechou as Inter-regionais a etapa de Jo√£o C√Ęmara no dia 5 de agosto no Espa√ßo Cultural Ananias Caetano.

Confira os alunos/atletas que obtiveram vaga com hospedagem na fase final em Natal/RN, programação e regulamento:

- Fotos das Inter-regionais

- Alunos/atletas com direito a hospedagem;

- Regulamento Específico da fase Final;

- Programação da Fase Final.

 

Leia mais...
Última atualização em Qua, 08 de Agosto de 2018 15:07
 
Agosto 04, 2018

Panamericano de Menores 2018 - Chile

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Entre os dias 22 e 28 de julho os irmãos Enzo e Theo Magalhães de Lima, juntamente com seus pais e incentivadores, estiveram em Santiago no Chile para representar o Brasil no Festival Panamericano de Menores 2018, evento oficial da Federação Internacional de Xadrez.

A participação dos jovens potiguares foi honrosa, terminando ambos com 5 pontos em 9 possíveis, mas jogando sempre nas primeiras mesas e com partidas duras contra os melhores enxadristas do Continente.

Parab√©ns aos nossos jovens Campe√Ķes!!

Site - http://chess-results.com/tnr364265.aspx?lan=10

Leia mais...

Última atualização em Sáb, 04 de Agosto de 2018 15:55
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 9 de 12
top