• Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018 - Etapas A1 e B1

    Entre os dias 13 e 22 de abril foi realizada no Col√©gio das Neves a primeira etapa do Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018.¬†Nessa etapa inaugural foram abertos dois grupos com o objetivo de promover a atividade e movimenta√ß√£o de rating FIDE, al√©m de especificamente o grupo A promover o interc√Ęmbio entre os estados vizinhos e o grupo B um encontro de gera√ß√Ķes.

    Os torneios foram disputados pelo Sistema Round Robin com 10 enxadristas, com promoção do XadrezPotiguar.com.br , apoiado pela Federação Norteriograndense de Xadrez e Academia Potiguar de Xadrez, sob direção do MI Maximo Iack Macedo e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maíce Macedo.

    A competição foi corada com êxito, tendo em vista toda disputa e congraçamento envolvido e alcance dos objetivos principais: manter os enxadrista ativos e com seus ratings fide movimentados.

    Leia mais...
  • Festival Potiguar da Crian√ßa - Seletiva FENAC

    O Festival Potiguar da Crian√ßa 2018, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, foi realizado no dia 7 de abril nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves com a participa√ß√£o de 88 jovens enxadristas.

    Foi muito gratificante ver um n√ļmero expressivo de jovens talentos do xadrez potiguar divertindo-se e competindo enquanto exercitavam suas mentes, atrav√©s da concentra√ß√£o e tomadas de decis√Ķes baseadas em racioc√≠nio l√≥gico e c√°lculo, cada qual de acordo com seu n√≠vel t√©cnico, mas de toda maneira extremamente proveitoso.

    Sagraram-se campe√Ķes e representantes oficiais do RN nos Brasileiros: Theo Magalh√£es de Lima (Sub8), Larissa Angelia dos Reis Paula (Sub8), Luis Guilherme Ara√ļjo de Oliveira (Sub10), Fernanda Pinho de Aquino Cortez (Sub10), Enzo Magalh√£es de Lima (Sub12), Let√≠cia de Medeiros Chaves (Sub12), Jo√£o Vitor Rodrigues Santos (Sub14) e Karina Ingryd Oliveira da Silva (Sub14).

    Vale registro da tranquilidade com a qual a competição foi desenvolvida, tendo em vista que alunos, professores, pais e equipe organizadora, além de uma excelente infraestrutura da escola, estavam alinhados para o sucesso do Festival, que foi o que ocorreu!

    Confiram as classifica√ß√Ķes finais:

    Chess-results - Sub8A - Sub8F - Sub10A - Sub10F - Sub12A - Sub12F - Sub14A - Sub14F

    Fotos - Facebook

    Leia mais...
  • Circuito Potiguar de Xadrez 2018

    O Circuito Potiguar de Xadrez 2018 e Final do Campeonato Potiguar Absoluto e Feminino de Xadrez 2018, uma promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez em parceria com XadrezPotiguar.com.br, chega a sua 6a. edição em 2018 depois do êxito do ano anterior.

    Alguns pequenos ajustes foram efetuados na contagem de pontos e também a novidade que o maior pontuador levando-se em conta apenas as etapas de xadrez rápido, será proclamado campeão estadual.

     

    Leia mais...
  • Campeonato Potiguar Interiorano 2018

    O Aberto do RN - Campeonato Interiorano 2018 será realizado no IFRN em Santa Cruz nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2018 e mais uma vez será válido para Rating Fide, distribuindo troféus, medalhas e R$ 1.200,00 em espécie, com promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez, apoio de XadrezPotiguar.com.br e do IFRN Santa Cruz. A direção será do AI Maximo Igor Macedo e coordenação local do Prof João Batista.

     

    Leia mais...
  • IX Aberto do Brasil Memorial Bobby Fischer

    Foi realizado com sucesso, em João Pessoa/PB, o tradicional Aberto do Brasil Memorial Bobby Fischer que chegou em 2018 a sua 9ª edição, nesta distribuindo R$6.000,00 e 3 vagas para a Semifinal do Brasileiro, contando com a expressiva participação de 118 participantes, dentre os quais 3 GMs.

    O campeão isolado foi o mais novo Grande Mestre brasileiro, Luis Supi, com 5,5 pontos em 6 possíveis. Os demais lugares do pódio foram ocupados também pelos GMs, respectivamente Neuris Delgado (PAR) e Darcy Lima.

    Classificaram-se para a Semifinal do Brasileiro do 4¬ļ ao 6¬ļ lugares - MF Francisco Cavalcanti (PB), Fl√°vio Bezerra (RN) e CM Luciano Zallio (BA), todos com 5 pontos.

    Vale registro da participa√ß√£o potiguar com 27 representantes, com destaque, al√©m de Fl√°vio na 5¬™ posi√ß√£o, tamb√©m MN Vitor Firmo, que jogou a √ļltima rodada na mesa 2, e M√°rcio Jord√£o com 4,5 pontos.

    Como já é tradicional, a competição foi realizada, com total êxito,  no Littoral Hotel no mês de março, em alusão ao aniversário de nascimento do lendário ex-campeão mundial Bobby Fischer! A direção ficou aos encargos de AR Fernando Sá, com arbitragem do AI Maximo Igor Macedo, auxiliado por AR Ivanilson Pereira, AA David Frankental e AA Lukremarte Melo.

    Registrou-se a presen√ßa do presidente da Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez, o GM Darcy Lima, que al√©m de participar como jogador p√īde tamb√©m reunir-se com o presidente da Federa√ß√£o Paraibana de Xadrez, Fernando Melo, sua diretoria e lideran√ßas do Estado.

    Todas as informa√ß√Ķes no Blog oficial - Reino de Ca√≠ssa

    Leia mais...
News Highlights
Abril 10, 2017

I IRT Universit√°rio - Etapa do Circuito 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

I IRT Universitário - Circuito Potiguar de Xadrez 2017 foi realizado na Sala de xadrez e na Sala VIP do Ginásio I da UFRN de 7 a 9 de abril de 2017, com direção e arbitragem do AF Maximo Igor Macedo.

A competição foi válida para Rating Fide/CBX/FNX, distribuindo Pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2017 além de troféu e medalhas.

O campe√£o foi Jos√© Murilo Gomes invicto com 4,5 pontos, sagrando-se al√©m de campe√£o da 3a etapa, tamb√©m campe√£o estadual jovem (Sub25), acumulando ainda 16 pontos no Elo Fide, ultrapassando a barreira dos 2000. O vice tamb√©m invito com 4,5 pontos mas piores crit√©rios de desempate foi o MN Vitor Firmo, somando mais 3 pontos do rating fide, o que o colocar√° em sua melhor marca - 2.189. Em 3¬ļ o melhor com 4 pontos, Marcio Jord√£o, tamb√©m positivo com +11 no Fide. Leia mais...

Última atualização em Seg, 10 de Abril de 2017 09:57
 
Abril 10, 2017

Festival Potiguar de Menores 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Foi realizado durante os dias 1 e 2 de abril no IFRN Parnamirim, a edi√ß√£o de 2017 do Festival que definiu os campe√Ķes estaduais de categorias menores e representante oficiais do RN nos Brasileiros de suas respectivas categorias.

O Campeonato √© oficializado junto a CBX, contando com a participa√ß√£o de 74 enxadristas de 9 munic√≠pios, sendo dividido nas categorias Sub18 (nascidos a partir de 1999), Sub16 (nascidos a partir de 2001), Sub14 (nascidos a partir de 2003), Sub12 (nascidos a partir de 2005), Sub10 (nascidos a partir de 2007) e Sub8 (nascidos a partir de 2009), absoluto e feminino, cujos campe√Ķes e campe√£s ter√£o direito a hospedagem no Campeonato Brasileiro de sua respectiva categoria.

O pódio foi o seguinte: Leia mais...

Última atualização em Seg, 10 de Abril de 2017 09:39
 
Março 22, 2017

VIII Memorial Bobby Fischer 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Do ponto de vista competitivo a oitava edição do Memorial Bobby Fischer foi uma das mais acirradas, tendo como protagonistas o Grande Mestre Internacional e os 3 Mestres Internacionais, uma vez que a disputa do pódio girou em torno desses, com destaque para a vitória do MI Yago Santiago sobre o GM Felipe El Debs e a vitória do MI Luis Coelho sobre Yago.

O Memorial terminou com vitória do MI Luis Coelho com excelente campanha após temporada afastado, apresentando um xadrez muito firme, sagrando-se campeão isolado e invicto com 5,5 pontos, a frente dos 4 com 5 pontos.

Na segunda posi√ß√£o ficou o MI Yago Santiago (PE), este que caminha com passos firmes para obten√ß√£o do t√≠tulo de GM, vencendo inclusive nas 2 √ļltimas competi√ß√Ķes no Nordeste o Felipe El Debs neste e em Propri√°/SE o Krikor Mekhitarian.

O mestre internacional potiguar Maximo Iack Macedo completou o p√≥dio e manteve seu hist√≥rico de bons resultados no Bobby Fischer, continuando como maior vencedor desse tradicional evento, j√° que foi campe√£o em 2012 e 2014, vice em 2013, e 3¬ļ lugar em 2016 e 2017!

Leia mais...
Última atualização em Qua, 22 de Março de 2017 13:50
 
Março 12, 2017

Yago, Benone e Firmo, campe√Ķes do fim de semana!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

O fim de semana de 11 e 12 de março foi bem movimentado na região nordeste, uma vez que os Estados de Sergipe, Pernambuco e Paraíba realizaram torneios rápidos.

O destaque foi para o V Torneio Propriaense Memorial Prof. M√°rio Roberto, realizado dia 11, que reuniu 123 enxadristas de 9 estados, dentre esses o GM Krikor Mekhitarian, ex-campe√£o brasileiro. No entanto o campe√£o foi o MI pernambucano Yago Santiago, invicto com 7,5 pontos, seguido do MF Paulo Jatob√° (BA) com 7 pontos e o do MF Luismar Brito (PB) com 6,5 pontos.

Em Recife, no I Torneio Associação Atlética Santos Dumont, o atual campeão pernambucano MN Benone Lopes venceu com 5 pontos e melhor critério que Christian Almeida; completando o pódio Marcelo Basílio com 4,5 pontos. O jovem David Frankental foi o representante potiguar, terminando com 3,5 pontos na 13ª posição.

Ainda no domingo, 12, Picu√≠/PB realizou seu primeiro aberto com destaque para a delega√ß√£o potiguar, com representantes dos munic√≠pios de Ass√ļ, Caic√≥ e Natal. Os potiguares levaram os tr√™s primeiros lugares com MN Vitor Firmo com os 6 pontos poss√≠veis, Francisco Biagione com 4,5 pontos e Arthur Leandro com 4 pontos.

Leia mais...
Última atualização em Dom, 12 de Março de 2017 19:35
 
Fevereiro 25, 2017

Finais do Brasileiro, um show à parte!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Finais foram sucesso e pr√≥ximas edi√ß√Ķes prometem muito mais!
As Finais do Campeonatos Brasileiros de Xadrez sempre causam um alvoro√ßo nos enxadristas espectadores, na ansiedade em saber quais ser√£o os pr√≥ximos campe√Ķes, no Absoluto e Feminino. Al√©m disso nos √ļltimos anos as transmiss√Ķes online t√™m sido um show √† parte, seja com a apresenta√ß√£o, an√°lises e coment√°rios de Grande Mestre e dos pr√≥prios participantes, seja pela transmiss√£o em tempo real nos melhores e mais conceituados sites do mundo.

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 25 de Fevereiro de 2017 11:24
 
Fevereiro 14, 2017

Dois potiguares na Final do Brasileiro 2016!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A prova m√°xima do calend√°rio nacional √© sem d√ļvidas a Final do Campeonato Brasileiro, j√° que reuni os classificados ao longo do ano para definir o Campe√£o Nacional, aquele que ficar√° eternizado na hist√≥ria.

A competição reuniu em 2017 doze enxadristas, que disputaram além do título nacional, 20 mil reais, recorde em premiação.

O campeão com muito mérito foi Everaldo Matsuura, conquistando seu segundo título, após 26 anos, de maneira invicta com 8,5 pontos e melhores critérios que o vice-campeão, Alexandr Fier. Completou o pódio Felipe El Debs com 8 pontos.

Leia mais...
Última atualização em Ter, 14 de Fevereiro de 2017 23:27
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 9 de 20
top