• Comunicado FNX 20.04.2020

    Comunicado FNX 20/04/2020:

    A Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez alinhada com o comunicado n¬ļ 15/2020 da Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez informa que os dois pr√≥ximos eventos j√° divulgados, Campeonato Interiorano Potiguar de Xadrez 2020 (Santa Cruz) e Aberto do Brasil Xadrez Potiguar¬† 2020 (Natal), est√£o adiados, com data a ser publicada posteriormente. Tamb√©m o Calend√°rio Oficial da Federa√ß√£o Norteriorangrandense de Xadrez para o 2¬ļ semestre est√° em suspens√£o at√© que seja poss√≠vel redefini-lo.

    Diretoria FNX

     

    Leia mais...
  • Festival Norte-Nordeste Amador de Xadrez 2020

    Nota do Presidente da FCX, Ign√°cio Barreto:

    Caros enxadristas,

    Em virtude da situa√ß√£o emergencial em que se encontra nosso pa√≠s, fomos obrigados a fazer modifica√ß√Ķes no nosso calend√°rio.

    Assim, passamos a informar as novas datas dos torneios de √Ęmbito interestadual confirmados para o segundo semestre:

    1) Campeonato Regional Nordeste de Xadrez ‚Äď 2020

    II Memorial Achilles Gadelha

    De 04 de setembro a 07 de setembro de 2020, em Fortaleza ‚Äď Cear√°

    (R$ 7.000 em prêmios)

    Leia mais...
  • Festival Potiguar de Categorias 2020

    O Festival Potiguar de Menores de Xadrez 2020 foi realizado pela Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves, Natal/RN, no dia 14 de mar√ßo.

    Essa competi√ß√£o al√©m da movimenta√ß√£o do Xadrez no Rio Grande do Norte, interc√Ęmbio entre jovens de diversos munic√≠pios e escolas, tamb√©m definir os campe√Ķes estaduais das categorias sub6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20, que ser√£o os representantes oficiais do Rio Grande do Norte no FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa (sub8, 10, 12 e 14), FENAJ - Festival Nacional da Juventude (sub16 e 18) e Brasileiro Juvenil (Sub20) - Campeonatos Brasileiros dessas categorias.

    A competição contou com a participação de mais de 100 jovens enxadristas potiguares em disputa saudável pelo título de Campeão Estadual 2020, representante oficial do RN nos Campeonatos Brasileiros de cada categoria.

    Os campe√Ķes foram:

    Leia mais...
  • Aberto do Brasil - XI Memorial Bobby Fischer

    Em raz√£o da pandemia do coronav√≠rus que preocupa o mundo e agora o Brasil, medidas t√™m sido tomadas, como cancelamentos ou adiamentos de eventos empresariais governamentais, esportivos e culturais, para que se evite, o m√°ximo poss√≠vel, a aglomera√ß√£o de pessoas, num esfor√ßo global para a conten√ß√£o dessa pandemia, sob pena de colapso do sistema de sa√ļde e, por conseguinte, do aumento de v√≠timas fatais do coronav√≠rus.

    A nova data do evento está pré-agendada para os dias 13, 14 e 15 de novembro deste ano, em data em que se pleiteava a realização da 2ª edição do Aberto do Brasil, Memorial Machado de Assis (que, a princípio não ocorrerá neste ano) restando apenas a confirmação do Littoral Hotel, quanto à reserva dessa data, o que deve ocorrer nos próximos dias e será divulgado aqui, no blog Reino de Caíssa.

    O tradicional Aberto do Brasil em memória do lendário enxadrista norte-americano Bobby Fischer chegará em 2020 em sua 11ª edição! O idealizador jornalista Fernando Melo é um fã incondicional de Bobby Fischer e o homenageia realizando anualmente esse evento.

    O Aberto acontecerá de 27 a 29 de março no Hotel Litoral em Cabo Branco com premiação de 7 mil e duzentos reais e 2 vagas para a Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2020!

    Já confirmada a participação do GM Darcy Lima.

    Maiores informa√ß√Ķes no Blog Reino de Ca√≠ssa e no Chess-results!

    Leia mais...
  • Cl√°ssico Campe√Ķes Mundias - Alexander Alekhine - Mossor√≥/RN

    De 13 a 15 de mar√ßo de 2020 foi realizado em Mossor√≥ o Cl√°ssico "Campe√Ķes do Mundo" Alexander Alekhine. A competi√ß√£o, com car√°ter interno, foi v√°lida para Rating FNX, CBX e FIDE e aberta para jogadores com menos que 2.200 de Rating FIDE, sob dire√ß√£o e arbitragem do AA H√©lder Cavalcante e apoio da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez.

    Confira os resultados no Site oficial - Xadrez Social Clube

     

    Leia mais...
News Highlights
Abril 29, 2019

Campeonato Norte-Nordeste Amador 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

De 26 a 28 de abril de 2019 com promoção da Confederação Brasileira de Xadrez e Federação Cearense de Xadrez e organização de Ignácio Barreto, aconteceu no Hotel Beira Mar em Fortaleza a 1a edição do Campeonato Norte-Nordeste Amador.

Assim como o Campeonato Brasileiro Amador que já está consolidado como um evento de sucesso, veio a CBX com mais uma iniciativa promissora. O Norte-Nordeste Amador distribuiu títulos de Campeão e de MN, além de premiação para diversas faixas de rating e validade para Rating CBX e FIDE.

O Rio Grande do Norte tomou parte com diversos representantes, com destaque para o jovem Davi Alves ocupando a 4a posição.

Maiores informa√ß√Ķes podem ser obtidas atrav√©s do Blog oficial - Campeonato Norte-Nordeste Amador de Xadrez 2019 ou pelo e-mail do organizador igbarrosbarreto@gmail.com

Leia mais...
Última atualização em Seg, 20 de Maio de 2019 06:40
 
Abril 01, 2019

Aberto do Brasil - X Memorial Bobby Fischer

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O tradicional Aberto do Brasil em homenagem ao lendário enxadrista norte-americano Bobby Fischer chegou em 2019, a sua 10ª edição! O seu idealizador Fernando Melo é um fã incondicional de Bobby Fischer e o homenageia realizando esse memorial com todo o capricho.

O Aberto aconteceu de 29 a 31 de março no Hotel Litoral em Cabo Branco com premiação de 6 mil reais e vaga para a Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2019!

O campe√£o foi o GM Darcy Lima invicto com 5,5 pontos em 6 rodadas e com melhor crit√©rio que o 2¬ļ e 3¬ļ, respectivamente MI Eduardo Limp e Pedro Laje.

Os melhores potiguares fizeram 4,5 pontos, foram MN M√°rcio Jord√£o, 12¬ļ sendo premiado no geral; 13¬ļ MN Vitor Firmo; 16¬ļ MF Carlos Henrique Pinto. Al√©m de M√°rcio foram premiados Ana Paula Sallaberry, melhor U1800; Pedro Lews, melhor sem rating; e Enzo Magalh√£es de Lima, melhor sub16.

Maiores informa√ß√Ķes no Blog Reino de Ca√≠ssa e no Chess-results!

Leia mais...
Última atualização em Dom, 07 de Abril de 2019 20:05
 
Março 25, 2019

Festival Potiguar de Menores 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Festival Potiguar de Menores de Xadrez 2019 foi realizado com sucesso nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves no dia 23 de mar√ßo de 2019, definindo os campe√Ķes estaduais de xadrez nas categorias menores.

Essa competi√ß√£o al√©m de definir os campe√Ķes estaduais das categorias sub8, 10, 12, 14, 16 e 18, tamb√©m definiu os representantes oficiais do Rio Grande do Norte no FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa (sub8, 10, 12 e 14) e FENAJ - Festival Nacional da Juventude (sub16 e 18) - Campeonatos Brasileiros dessas categorias. No entanto vale ressaltar que todos os enxadristas podem tomar parte nos Brasileiros.

Os medalhistas de 2019 foram:

Sub18 absoluto - 1¬ļ Hartur Souza (Parnamirim), 2¬ļ Davi Alves (Parnamirim), 3¬ļ Pedro Saraiva (Natal);

Sub16 absoluto - 1¬ļ Emanuel Tavares (S√£o Gon√ßalo), 2¬ļ Luis Felipe de Souza (Jo√£o C√Ęmara), 3¬ļ Pedro Pimenta (Natal)

Sub16 feminino - 1¬™ Karina Ingryd (Natal), 2¬™ Ana Luisa Maciel (Natal), 3¬™ Aurea Stella (Jo√£o C√Ęmara)

Sub14 absoluto - 1¬ļ Miguel Segundo (Natal), 2¬ļ Thales Roberto (Natal), 3¬ļ Brenno Gutemberg (Natal)

Sub14 feminino - 1¬™ Maria Cec√≠lia Pinto (Natal), 2¬ļ Isabele Branco (Natal), 3¬ļ Mariel Macedo (Natal)

Sub12 absoluto - 1¬ļ Giovanni Brand√£o (S√£o Gon√ßalo), 2¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima (Natal), 3¬ļ Gabriel Greg√≥rio (Natal)

Sub12 feminino - 1ª Letícia de Melo (Natal), 2ª Fernanda Maux (Natal), 3ª Sara Cunha (Natal)

Sub10 absoluto - 1¬ļ Davi Jales (Natal), 2¬ļ Rafael Magalh√£es (Natal), 3¬ļ Bruno de Freitas (Natal)

Sub10 feminino - 1ª Fernanda Pinho (Natal), 2ª Stella de Alcantara (Natal), 3ª Larissa Paula (Natal)

Sub8 absoluto - 1¬ļ Theo Magalh√£es de Lima (Natal), 2¬ļ Davi Capistrano (Natal), 3¬ļ Bernardo Amorim (Natal)

Sub8 feminino - 1ª Talita freire (Natal), 2ª Maria Lourdes Nascimento (Natal), 3ª Cecília Ataliba (Natal)

 

Leia mais...
Última atualização em Ter, 26 de Março de 2019 07:45
 
Fevereiro 18, 2019

85¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez - Final

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez e Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez realizaram de 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2019, no Sal√£o de Eventos do Othon Suites Natal, a fase final do 85¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

Esse campeonato é a principal competição do calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, reunindo os melhores enxadristas da temporada 2018, os quais disputaram em sistema eliminatório o título de Campeão Brasileiro de Xadrez e R$36.000,00 em premiação.

A competição foi considerada pela CBX a melhor da história, uma vez que reuniu no mesmo evento premiação recorde, bom local de jogos e organização e cobertura ao vivo, pela internet, com recorde de audiência, além claro, de muita emoção e disputa acirradíssima!

O campe√£o do 85¬ļ Campeonato Brasileiro de Xadrez foi o mineiro, representando o Acre, MI Roberto Molina, depois de vencer na Final o GM Krikor MeKhitarian (SP) por 3,5 a 2,5!

Dividiram o 3¬ļ lugar o GM Darcy Lima (RJ) e o MF Diogo Duarte (BA).

Dividiram o 5¬ļ lugar o GM Alexandr Fier (PR), GM Evandro Barbosa (SP), MF Paulo Jatob√° (BA) e CM Luciano Zallio (BA).

Dividiram a 9ª posição o MI Máximo Iack Macedo (RN), MF Luismar Brito (PB), MF Charles Gauche (SC), MN Vitor Firmo (RN), MF Carlos Henrique Pinto (RN), Thiago Dobouchak (SC), MN Carlos Viana (SE) e Mikhail da Silva (AM).

Leia mais...
Última atualização em Seg, 18 de Fevereiro de 2019 20:08
 
Janeiro 01, 2019

Ranking FNX Janeiro/19!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Ranking FNX leva em consideração os enxadristas que estão ativos, classificando-os por Rating Fide, CBX e FNX!

S√£o 5.002 enxadristas com rating, seja FIDE, CBX e FNX, destes 1.416 em atividade!

O MI Maximo Iack Macedo lidera, seguido do MN Vitor Firmo, MF Carlos Henrique Pinto e M√°rcio Jord√£o.

Na listagem de janeiro de 2019 da FIDE o RN computou 3 eventos - Semifinal Campeonato do Estadual, Final do Campeonato Estadual Absoluto e Final do Campeonato Estadual Feminino, conquistando mais 6 enxadristas na listagem internacional - Maicom Douglas, Fernando Igor, Adriano Costa, Miguel Segundo, Giovanni Brand√£o e Giovanna Arend.

Confira os 1.416 enxadristas potiguares ativos!

Leia mais...
Última atualização em Ter, 01 de Janeiro de 2019 20:37
 
Dezembro 26, 2018

Retrospectiva FNX 2018

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Fazendo uma retrospectiva do ano de 2018 foram notórias as conquistas para a Federação Norteriograndense de Xadrez.

Esse ano que j√° est√° encerrando foi marcado pela volta do Circuito fechado de IRTs em parceria com XadrezPotiguar.com.br, important√≠ssimos para o aprimoramento t√©cnico e movimenta√ß√£o de Rating Fide cl√°ssico. O interc√Ęmbio entre Estados e faixas et√°rias fez com que os participantes desses torneios obtivessem ritmo de jogo e bastante experi√™ncia para os mais jovens.

As participa√ß√Ķes do Rio Grande do Norte no cen√°rio nacional e internacional foram hist√≥ricas, com destaque para os irm√£os Theo e Enzo Magalh√£es de Lima. Theo colocou o RN no lugar mais alto do p√≥dio em duas grandes competi√ß√Ķes: Campeonato Brasileiro Sub8 e Sulamericano Escolar sub7, feitos in√©ditos! Enzo por sua vez tamb√©m fez bonito ficando entre os melhores nessas competi√ß√Ķes em sua categoria, respectivamente 5¬ļ e 4¬ļ lugares.

Tamb√©m hist√≥rico o 3¬ļ lugar por Equipe obtido pelo Brasil no Campeonato Mundial Universit√°rio, com a in√©dita presen√ßa potiguar com o MN Vitor Firmo. Ainda no √Ęmbito Universit√°rio a UFRN conquistou mais uma vez Trof√©u de Campe√£ nos Jogos Brasileiros Universit√°rios - JUBs com a equipe: Vitor Firmo, Israel Smith, M√°rcio Jord√£o, Jos√© Murilo e David Frankental, sendo mais uma vez a melhor universidade no trof√©u efici√™ncia de nossa modalidade! Tamb√©m destaque para a equipe feminino, toda renovada, com L√≠via Mara, Irene Ginani, Jadiane Martiliano, Kauani Georg e Maria Ruthiane.

Leia mais...
Última atualização em Qua, 26 de Dezembro de 2018 12:15
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 8 de 13
top