• 86¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2019

    A Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez e Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez est√£o realizando de 10 a 19 de janeiro de 2020, no Sal√£o de Eventos do Othon Suites Natal, a fase final do 86¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

    Esse campeonato é a principal competição do calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, reunindo os melhores enxadristas da temporada 2019, os quais disputaram em sistema eliminatório o título de Campeão Brasileiro de Xadrez e R$38.000,00 em premiação, um recorde.

    A competição está sendo acontecendo de maneira satisfatória reunindo no mesmo evento premiação recorde, bom local de jogos e organização e cobertura ao vivo, pela internet além claro, de muita emoção e disputa acirradíssima!

    Os Finalistas 2019:

    Quartas-de-finais: 1a rodada

    1. GM Supi x MF Tine

    2. MI Macedo x GM Diamant

    3. GM Lima x MN Labussiere

    4. MI Molina x GM Fier

    Leia mais...
  • Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro Absoluto 2019

    Na sua 86¬ļ edi√ß√£o, o evento acontece entre os dias 19 e 22 de dezembro, no Hotel Marante Executive, pr√≥ximo a praia de Boa Viagem, e classificar√° 4 atletas para a Final do LXXXVI Campeonato Brasileiro. Com organiza√ß√£o da CBX (Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez) , realiza√ß√£o do MN Rodrigo Yoshio, Patroc√≠nio do MF Marco Asfora e arbitragem do AR Avner Anjos, o torneio reuni alguns dos mais fortes jogadores da regi√£o Norte e Nordeste.

    O Rio Grande do Norte est√° representado por MN Vitor Firmo, MN M√°rcio Jord√£o, MN Alcides Azevedo e David Frankental.

    Confira:

    Regulamento: clique aqui

    Chess-Results: clique aqui

    Leia mais...
  • Potiguares no III Duchamp in Rio!

    Os potiguares MN Vitor Firmo e David Frankental tomaram parte do III Duchamp in Rio, um mega evento, que fez parte do GP da FIDE América, além de ser "fecho de gala" do Circuito de Abertos do Brasil, como frisou o GM Darcy Lima em recente entrevista.

    Firmo publicou texto sobre o evento, o qual ser√° transcrito abaixo:

    " Semana passada participei do III Open Internacional Duchamp in Rio. O torneio fez parte do GP FIDE America com a participação de 135 jogadores de mais de 15 países e muitos jogadores e mestres fortes.

    A competição foi vencida pelo Grande Mestre Peruano Jose Martinez Alcantara, seguido pelo também GM peruano Cristhian Cruz e em terceiro o Grande Mestre brasileiro André Diamante.

    Também destaque foi a participação feminina do torneio, com 41 enxadristas. As três melhores colocadas foram a MI russa Karina Ambartsumova, a MF brasileira Juliana Terao e a WGM argentina Claudia Amura.

    Foram 9 rodadas e terminei 40¬ļ com 5 pontos (04 vit√≥rias,02 empates e 03 derrotas). Foi muito boa a experi√™ncia em participar de uma competi√ß√£o desse n√≠vel e enfrentar jogadores e jogadoras muito fortes."

    Acrescenta-se que Frankental jogou uma boa competi√ß√£o, chegando a √ļltima rodada precisando de empate para obter o t√≠tulo de Mestre Nacional. Infelizmente n√£o foi dessa vez, mas demonstra que em breve esse objetivo ser√° alcan√ßado.

    Leia mais...
  • Governo do Estado - Entrega de Comendas

    Foi realizado em 18 de dezembro no Gin√°sio do DED, a entrega de Trof√©us e Comendas do JERNINHO¬īs, JUVERN¬īs e JERN¬īs.

    Na modalidade de xadrez o destaque 2019 foi o Colégio das Neves conquistando 5 troféus, sendo 2 no Jerninhos, 1 no Juverns e 2 no Jerns!

    Confira como foram as distribui√ß√Ķes dos trof√©us e comendas:

    Leia mais...
  • Campeonato Potiguar Blitz 2019 - Classificat√≥rios e Final

    O Campeonato Potiguar Blitz 2019 foi realizado com sucesso na Sala de Xadrez da UFRN de 9 a 15 de dezembro/19. A competição foi realizada em 2 fases: Classificatória e Final. De 9 a 13 de dezembro de 2019 foram em disputados 5 Torneios Classificatórios e no dia 15 de dezembro a Final Absoluto e Feminino 2019.

    A Final do feminino foi vencida através do playoff por Ana Paula Sallaberry depois empatar com a vice-campeã, Annyara Gomes, no torneio principal. Completou o pódio Maria Ruthiane Basílio.

    A Final do Absoluto foi uma verdadeira maratona jogada num round-robin com os 20 classificados. Numa disputa particular muito interessante, o MN Vitor Firmo sagrou-se campe√£o estadual blitz 2019 com 18 pts em 19 partidas, com vantagem m√≠nima para o vice-campe√£o, MN M√°rcio Jord√£o, que fez 17,5 pts. Completou o p√≥dio na 3a posi√ß√£o, Alan Lima, com 15,5 pontos e melhor crit√©rio de desempate que Luis Eduardo Fiori, que foi o 4o lugar. Destaque para o 5¬ļ lugar, Ronaldo Dias, que jogou seu primeiro torneio oficial, antes desses apenas escolares, estreando em excelente atua√ß√£o.

     

    Acompanhe:

    Canal Xadrez Potiguar no YouTube

    P√°gina Xadrez Potiguar no Facebook

    Chess-Results Absoluto - http://chess-results.com/tnr499153.aspx?lan=10

    Chess-Results Feminino - http://chess-results.com/tnr499143.aspx?lan=10

     

    Leia mais...
News Highlights
Novembro 21, 2018

MI M√°ximo Iack Macedo vence 7¬ļ Onofre Lopes!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Com recorde de inscritos, 232, a competi√ß√£o foi vencida pelo MI M√°ximo Iack Macedo com 6,5 pontos, seguido por um grupo de 4 enxadristas com 6 pts: 2¬ļ MN Vitor firmo, 3¬ļ Alan Lima, 4¬ļ M√°rcio Jord√£o e 5¬ļ David Frankental.

Tamb√©m premiadas as categorias Feminino (1¬™ Karina Ingryd Oliveira, 2¬™ √āngela Tavares e 3¬™ Ana Paula Sallaberry), Universit√°ria (1¬ļ Vitor Firmo, 2¬ļ Alan Lima e 3¬ļ M√°rcio Jord√£o/ 1¬™ √āngela Tavares e 3¬™ Jadiane Martiliano), Residentes UFRN (1¬ļ Fernando Igor / 1¬™ Jadiane Martiliano, 2¬™ Maria Ruthiane Bas√≠lio), Estudantil (Sub18 1¬ļ Enzo Magalh√£es, 2¬ļ Lucas Matheus, 3¬ļ Reinaldo Ara√ļjo / 1¬™ Karian Ingryd, 2¬™ Luma Sabar e 3¬™ Ediana Monick / Sub14 - 1¬ļ Jo√£o Vitor Rodrigues, 2¬ļ Pedro Pimenta e 3¬ļ Levi Tavares / 1¬™ Isabele Soares, 2¬™ J√ļlia Freire, 3¬™ Maria Monalisa / Sub12 - 1¬ļ Theo Magalh√£es, 2¬ļ Giovanni Brand√£o e 3¬ļ Carlos Eduardo Lacerda / 1¬™ Larissa Ang√©lia, 2¬™ Larissa de Medeiros e 3¬™ Giovana Ata√≠de / Sub10 - 1¬ļ Caio Henrique Cruz, 2¬ļ Rafael Magalh√£es e 3¬ļ Matheus Guilherme / 1¬™ √Člida Freire, 2¬™ J√ļlia Mariana e 3¬™ Sofia Macedo)

Como j√° √© tradicional, o calend√°rio da UFRN tem pelo s√©timo ano consecutivo seu fechamento com a realiza√ß√£o do Torneio de Xadrez Reitor Onofre Lopes, enxadrista e 1¬ļ reitor dessa renomada institui√ß√£o. A prova foi v√°lida para Rating FNX e contou pontos para o Circuito, sendo realizada no Gin√°sio I da UFRN no dia 21 de novembro.

Vale registro que a Abertura do evento contou com a presen√ßa da Magn√≠fica Reitora √āngela Maria Paiva Cruz e v√°rias autoridades da UFRN, todos homenageados, al√©m dos enxadristas homenageados M√°ximo Macedo e Vitor Firmo, √≠cones do xadrez universit√°rios. Ainda, na oportunidade, a FNX homenageou o Eng Carlos Siqueira, diretor da COESP UFRN.

A comiss√£o organizadora foi composta por Carlos Siqueira, Francisco Jean , Maximo Igor Macedo e Vitor Firmo.

 

Leia mais...
Última atualização em Sex, 19 de Abril de 2019 04:56
 
Novembro 05, 2018

Semifinal do Brasileiro 2018 - Manaus/AM

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2018 foi realizada no Clube de Xadrez de Manaura em Manaus/AM nos dias 1, 2, 3 e 4 de novembro.

A competição é uma promoção da Confederação Brasileira de Xadrez com realização da Federação Amazonense de Xadrez, distribuindo 4 vagas para a Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2018.

O RN foi representado pelo MN Vitor Firmo, David Frankental e Paulo Sérgio e Silva, além da arbitragem principal ser do AI Máximo Igor Macedo.

Semifinal 2 do BRA

Leia mais...
Última atualização em Qua, 26 de Dezembro de 2018 08:01
 
Outubro 27, 2018

M√°rcio Jord√£o vence Semifinal do Estadual 2018!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Aconteceu na Sala de Xadrez da UFRN de 30 de novembro a 2 de dezembro a Semifinal do Campeonato Estadual , evento válido para rating fide e classificatório para a Final do Estadual.

Com tr√≠plice empate no 1o posto, pelos crit√©rios de desempate o campe√£o foi M√°rcio Jord√£o, em 2¬ļ David Frankental e 3¬ļ MN Vitor Firmo, todos com 4 pontos.

Com esse resultado Márcio Jordão conquistou o título de campeão do Circuito 2018! No feminino a campeã foi Isabelle Soares.

Classificaram-se pela Semifinal para a Final do Campeonato Estadual Absoluto pela Semifinal - M√°rcio Jord√£o, David Frankental e Enzo Magalh√£es de Lima. E para a Final Feminino - Maria Cec√≠lia e J√ļlia Freire.

Pelo Circuito garantiram vaga no Absoluto - Alexandre Macedo, Davi Alves e Ant√īnio Ara√ļjo. E no Feminino - Elaine Macedo, √āngela Tavares, Lorenza Barraza e Jadiane Martiliano.

A direção do AI Maximo Igor Macedo, arbitragem principal do AN Máximo Valério Macedo, com adjunta AN Maice Macedo e arbitragem auxiliar de AA Lukremarte Pacheco de Melo.

Leia mais...
Última atualização em Ter, 25 de Dezembro de 2018 15:21
 
Outubro 26, 2018

Colégio das Neves, Campeã Geral dos JERNs 2018!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Miranda de Macedo   

Entre os dias 20 e 23 de outubro de 2018 no CAIC Lagoa Nova foi realizada a Fase Final da modalidade de xadrez dos JERN¬īs - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, uma competi√ß√£o promovida pela CODESP com realiza√ß√£o em parceria t√©cnica com Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, coordenada pelo MF M√°ximo Val√©rio Soares de Macedo.

Em 2018 mais um recorde de classificados e inscritos foi quebrado, com uma histórica marca de 712 alunos-enxadristas de 92 escolas!

Somadas as classifica√ß√Ķes de todas as categorias o Col√©gio das Neves - Natal, capitaneado pela Profa Ma√≠ce Macedo, obteve a 1a posi√ß√£o, repetindo o feito de 2015 e 2017.

Nas categorias terminaram no pódio as seguintes Escolas e Alunos:

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 27 de Outubro de 2018 10:31
 
Setembro 29, 2018

Firmo vence 4a Etapa do CPX 2018!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A 4a etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2018 foi realizada na Sala de xadrez do Ginásio I da UFRN no dia 29 de setembro de 2018, com direção e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maice Macedo.

A competição foi jogada no ritmo 10 minutos com 5 segundos de acréscimo, sendo válida para Rating FNX, distribuindo Pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2018, além de premiação em espécie e medalhas.

O campe√£o foi o MN Vitor Firmo com os 6 pontos poss√≠veis. Em segundo lugar o MI Maximo Iack Macedo, com melhores crit√©rios que 3¬ļ Marcio Jord√£o e 4¬ļ Alan Lima, ambos com 5 pontos. Tamb√©m premiados no geral o 5¬ļ Jo√£o Paulo Morais, 6¬ļ MF M√°ximo Macedo, 7¬ļ Luis Eduardo Fiori, 8¬ļ Davi Alves, 9¬ļ Igor Fernandes e 10¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima.

No feminino a campe√£ foi Maria cec√≠lia Pinto, seguida por 2¬ļ Isabele Soares e 3¬ļ Ana Paula Sallaberry.

Ainda premiados nas categorias:

Universit√°rio - 1¬ļ Vitor Firmo, 2¬ļ M√°rcio Jord√£o e 3¬ļ Alan Lima

Sub18 - 1¬ļ Davi Alves, 2¬ļ Lussander Guilherme e 3¬ļ Alexandre Costa

Sub14 - 1¬ļ Enzo Magalh√£es, 2¬ļ Jo√£o Vitor Rodrigues e 3¬ļ Isabele Soares

Sub12 - 1¬ļ Giovanni Brand√£o, 2¬ļ Maria Cec√≠lia Pinto e 3¬ļ Vin√≠cius Mendes

Sub10 - 1¬ļ Theo Magalh√£es de Lima, 2¬ļ Carlos Eduardo Oliveira e 3¬ļ Pedro Henrique da Costa

Chess-Results / Facebook

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 29 de Setembro de 2018 18:38
 
Setembro 23, 2018

Mundial Universit√°rio 2018 - Aracaj√ļ/SE

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Hotel Orion na cidade de Aracaj√ļ/PE sediou de 12 a 18 de setembro de 2018 o Campeonato Mundial Universit√°rio de Xadrez, sob organiza√ß√£o da CBDU e FISU.

Representando o Brasil, o potiguar MN Vitor Firmo (UFRN), fez história, assim como os 4 potiguares de categorias menores em 2017, ao participarem de um Campeonato Mundial da suas categorias, nesse caso Universitário!

√Č com muito orgulho que a Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez acompanha os bons resultados de seus representantes, confirmando que o trabalho est√° em boa dire√ß√£o, estimulando o continuo aprimoramento de seus trabalhos.

Os pontos combinados entre os naipes masculino e feminino levaram o Brasil ao bronze por Equipe, grande resultado para nosso representante. Destacaram-se na equipe brasileira a WIM Kathie Librelato na 2a coloca√ß√£o e a WFM J√ļlia Alboredo, fundamentais para a delega√ß√£o. Parab√©ns tamb√©m ao no representante que foi um vitorioso ao romper barreiras!!

Acompanhe Chess-results

Leia mais...
Última atualização em Seg, 24 de Setembro de 2018 23:13
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 8 de 12
top