• 10¬™ Etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - Campeonato A√ßuense 2017

    Será realizado na Praça Jota Keully a 20a edição do Campeonato Açuense de Xadrez, evento válido para Rating CBX e FNX e 10a etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017.

    A competição acontecerá no dia 15 de outubro, às 9h, sob direção de Cleando Cortez e arbitragem de Helder Cavalcante.

    Saiba mais no Blog Oficial do evento - http://xadrezclube.blogspot.com.br/2017/10/20-campeonato-acuense-de-xadrez-torneio.html

     

    Leia mais...
  • Aberto do Brasil Memorial Luiz Gentil - Fortaleza/CE

    Aconteceu em Fortaleza/CE de 22 a 24 de setembro no Hotel Beira Mar o Memorial Luiz Gentil, uma etapa do Circuito Nacional Aberto do Brasil. A competição homenageou um dos maiores nomes do xadrez cearense e de grande destaque no cenário nacional, vice-campeão brasileiro em 1951 e em 1960.

    A prova foi uma promoção da Confederação Brasileira de Xadrez e da Federação Cearense de Xadrez sob organização de Ignácio Barreto e arbitragem de Cláudia Aquino, contanto com a presença vip do GM Henrique Mecking, o Mequinho, na Abertura.

    Parabéns para a equipe organizadora pelo sucesso da competição, que teve excelente cobertura com transmissão ao vivo no Chess24 e resultados no chess-results.

    O Rio Grande do Norte participou com David Frankental, 12o colocado com 4 pontos, e com Cleando Cortez, 14o com 3,5 pontos. Infelizmente por motivos de ordem superior a delega√ß√£o potiguar n√£o p√īde estar presente em maior n√ļmero, mas na edi√ß√£o de 2018 √© inten√ß√£o enviar grande quantitativo para essa merecida homenagem.

    Leia mais...
  • Copa do Mundo 2017

    A Copa do Mundo de 2017 tem lugar na capital da Geórgia, Tbilisi, entre 2 e 28 de setembro. Como é de praxe sendo realizada no mesmo local da Olimpíada do ano seguinte. Assim como a Olimpíada de Baku, o principal patrocinador é a SOCAR, companhia petrolífera do Azerbaijão, que atua na Georgia também.
    A sensa√ß√£o desse ano √© a participa√ß√£o do noruegu√™s Magnus Carlsen. √Č a primeira vez que um campe√£o mundial se exp√Ķem dessa maneira, entrando numa das etapas classificat√≥rias, mas j√° √© conhecida por todos a prefer√™ncia de Carlsen pelo sistema eliminat√≥rio, inclusive o que ser√° utilizado na Final do Brasileiro 2017.
    O Brasil foi representado pelos Grandes Mestres Internacionais Alexandr Fier e Felipe El Debs, que enfrentaram respectivamente Etiene Bacrot (FRA) e Radoslaw Wojtaszek (POL).

    23.09.2017

    Copa do Mundo 2017 - Final: Aronian x Ding!

    Acabou de iniciar a Final da Copa do Mundo 2017 entre o armênio Levon Aronian e o chinês Ding Liren.

    Já que são dois enxadristas bastante combativos, esse encontro promete ser bem intenso. Muito embora o chinês tenha ampla vantagem em partidas clássicas, 3 vitórias e 3 empates, o armênio tem muito mais experiência em grandes eventos e já venceu essa competição em 2005, ou seja, será um show a parte. Agora vamos desfrutar...

    Leia mais...
  • 9¬™ Etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - S√£o Jo√£o do Sabugi

    No próximo dia 30 de setembro a cidade de São João do Sabugi realizará a 9a etapa do Circuito Potiguar de Xadrez sob organização da Academia Invictus e direção de Frankly André Azevedo.

    O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um grande sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

    Leia mais...
  • Jogos Escolares da Juventude 2017 - Curitiba

    Mais uma vez a profa. Adna Florêncio foi a técnica da delegação do Rio Grande do Norte nos Jogos Escolares da Juventude e em mais uma oportunidade trouxe medalha. Dessa vez foi em Curitiba na categoria 12 a 14 anos masculino com o poçobranquense João Gabriel Cassimiro. O potiguar fez 4 pontos, sendo 4 vitórias e 1 derrota apenas para o campeão.

    A modalidade de xadrez foi realizada de 13 a 15 de setembro com organização da Confederação Brasileira de Xadrez sob coordenação geral do VP CBX Charles Moura Netto, coordenação local do MF Bolivar Gonzalez e coordenação de arbitragem da potiguar Maíce Macedo, com a excelente equipe de arbitragem encabeçada pelo AF Marcelo Konrath.

    Acompanhe os resultados no Chess-results: Cl√°ssico Masculino / Cl√°ssico Feminino / Blitz Misto

    Leia mais...
News Highlights
Fevereiro 06, 2017

MN Vitor Firmo vence III IRT Recife!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Durante os dias 3, 4 e 5 de fevereiro foi realizado no IFPE da capital pernambucana o III IRT Recife, sob dire√ß√£o do MN Yoshio Hiramine. A prova reuniu diversos enxadristas locais mais o quarteto potiguar, o que proporcionou um interc√Ęmbio importante.
Com 5 pontos e invictos, compartilharam o primeiro posto os MNs Vitor Firmo (RN) e Rafael Cabral (PE ), com melhores critérios para o potiguar, levando o troféu de campeão e 24 pontos de Elo. O terceiro colocado com 4,5 pontos foi o fortíssimo MF Vinicius Tine, abrilhantando a competição com sua participação.
Além do campeão, destacou-se da delegação potiguar Davidfrankental Frankental com +50 no Elo e 5o colocado. Márcio Jordão foi o 6o e José Murilo o 11o. Leia mais...

 
Fevereiro 05, 2017

Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - Parcial 2a Etapa

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

Transcorridas 2 Etapas do da edi√ß√£o de 2017, realizadas nos munic√≠pios de Governador Dix-sept Rosado e Jo√£o C√Ęmara, 61 enxadristas, de 12 munic√≠pios, tomaram parte.

Os líderes tanto da disputa para a Final do Estadual quanto para o título do Estadual Rápido são: MN Maximo Igor Macedo com 10,5 pontos e Ana Paula Sallaberry com 6 pontos. Segue Tabela com classificação parcial:

Leia mais...
Última atualização em Dom, 05 de Fevereiro de 2017 08:47
 
Fevereiro 05, 2017

Francisco Quaranta vence em Jo√£o C√Ęmara!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

No dia 4 de fevereiro, sábado, foi realizado o III Torneio de Xadrez AABB - 43 anos, competição válida para o Circuito Potiguar de Xadrez 2017 e para cálculo de Rating FNX.

Novamente nessa etapa reuniram-se 5 finalistas do campeonato estadual 2016 - MF Maximo Macedo, Francisco Quaranta, Lucas Ramonn, Ricardo Fagner e Francisco Biagionne, em meio aos 43 participantes de 7 municípios, com destaque para a maior delegação visitante - Poço Branco, capitaneada pela Profa Adna Florêncio.

A competi√ß√£o teve tr√≠plice empate no primeiro posto, sagrando-se campe√£o com melhores crit√©rios Francisco Quaranta, 2¬ļ Igor Fernandes e 3¬ļ MN Maximo Igor Macedo, ambos com 5 pontos. Tamb√©m premiados a melhor feminino, Annyara Gomes, e o melhor infantil Jo√£o Gabriel Cassimiro.

Leia mais...
Última atualização em Dom, 05 de Fevereiro de 2017 08:39
 
Janeiro 29, 2017

MN Maximo Igor Macedo vence S√£o Sebasti√£o 2017!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Por mais um ano o Circuito Potiguar de Xadrez foi inaugurado no município de Governador Dix-sept Rosado com o Torneio São Sebastião, que chegou a sua 2a. edição e promete pelo entusiasmo do diretor Carlos Eduardo Andrade se tornar tradicional no calendário do município e do Estado.

A competição foi realizada no dia 28 de janeiro sendo uma parceria entre o Clube de Xadrez Dix-septiense e Federação Norteriograndense de Xadrez, contando pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2017 e Rating FNX. Com arbitragem do AA Francisco Helder Cavalcante.

Em 2017 a competição contou com a participação de 5 finalistas do Campeonato Estadual Absoluto 2016 - MN Vitor Firmo, José Murilo Gomes, Hélio Viana, David Frankental e Francisco Biagioni, além da atual Campeã Estadual, Ana Paula Sallaberry.

A competi√ß√£o foi vencida pelo autor deste artigo, MN Maximo Igor Macedo, com 5,5 pontos em 6 rodadas. Fui para Governador como presidente da Federa√ß√£o e como √°rbitro, para cumprir minhas fun√ß√Ķes administrativas, no entanto fui "intimado" por Ana Paula e M√°rcio a jogar, combinado com a vontade de disputar alguns torneios que j√° vinha me sondando, ent√£o resolvi participar depois de 8 anos afastado, terminei jogando boas partidas e vencendo a prova.

Leia mais...
Última atualização em Dom, 29 de Janeiro de 2017 14:18
 
Janeiro 26, 2017

Floripa Open 2017 - Enzo, bronze no Sub10!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A cidade de Florian√≥polis sediou de 20 a 26 de janeiro de 2017 a 3a edi√ß√£o do Floripa Open, megaevento que contou com a presen√ßa de mais de 400 enxadristas de 14 pa√≠ses, um n√ļmero bastante expressivo, sendo 13 Grandes Mestres, distribuindo R$22.000,00 em pr√™mios, tendo como grande atra√ß√£o o GM let√£o Alexei Shirov.

Ter tantos grandes mestres juntos √© uma grande motiva√ß√£o para todos os participantes e organizadores, que deixa um legado onde se realiza. O Rio Grande do Norte teve a honra de sediar evento de grande porte o Campeonato Continental a pouco mais de 2 anos na Praia de Pipa, tamb√©m um sucesso com 50 mil reais em pr√™mios, 200 jogadores¬† de 11 pa√≠ses, sendo 19 Grandes Mestres. √Č inesquec√≠vel para quem toma parte, um aprendizado sem tamanho.

Al√©m do grande aprendizado o representante potiguar Enzo Magalh√£es de Lima, 9 anos, foi medalhista de bronze em sua categoria, conseguindo 3,5 pontos e +63 no Elo Fide, sem d√ļvidas o destaque da delega√ß√£o potiguar.

Leia mais...
Última atualização em Qui, 26 de Janeiro de 2017 15:54
 
Janeiro 24, 2017

Paula Sallaberry, Campe√£ Estadual 2016!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Sem sombra de d√ļvidas a Final 2016 foi o Campeonato Estadual Feminino mais disputado e emocionante da hist√≥ria, por exemplo na √ļltima rodada 5 das 10 competidoras poderiam sair com a Ta√ßa de Campe√£.

No entanto o t√≠tulo de 2016 ficou com Ana Paula Sallaberry coroando um excelente ano desta universit√°ria que visivelmente amadureceu bastante enxadristicamente, sabendo resistir em posi√ß√Ķes dif√≠ceis e reagir ap√≥s resultados adversos como foi o caso da √ļltima rodada deste, quando precisou vencer para levar seu primeiro t√≠tulo estadual e escrever seu nome da hist√≥ria do xadrez potiguar. Muito significativo tamb√©m a clareza que a campe√£ tem sobre o jogo de xadrez, dizendo numa postagem em seu facebook: "Campe√£ estadual! Sei que ainda h√° muito a se percorrer, mas o importante √© o aprendizado constante e a alegria de ter esse esporte em minha vida".

Leia mais...
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 8 de 18
top