• Aberto do Brasil Xadrez Potiguar 2019

    De 7 a 9 de junho de 2019 no Hotel Othon Suites Natal será realizada a 11ª edição do Aberto do Brasil Xadrez Potiguar!

    Essa tradicional competição é uma etapa do Circuito Nacional de Abertos do Brasil e por isso classificará 2 enxadristas para a Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2019, além de distribuir muitos pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2019!

    Venha jogar um bom torneio e se divertir nas praias de Natal!

    Leia mais...
  • Aberto do Brasil - X Memorial Bobby Fischer

    O tradicional Aberto do Brasil em homenagem ao lendário enxadrista norte-americano Bobby Fischer chegou em 2019, a sua 10ª edição! O seu idealizador Fernando Melo é um fã incondicional de Bobby Fischer e o homenageia realizando esse memorial com todo o capricho.

    O Aberto aconteceu de 29 a 31 de março no Hotel Litoral em Cabo Branco com premiação de 6 mil reais e vaga para a Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2019!

    O campe√£o foi o GM Darcy Lima invicto com 5,5 pontos em 6 rodadas e com melhor crit√©rio que o 2¬ļ e 3¬ļ, respectivamente MI Eduardo Limp e Pedro Laje.

    Os melhores potiguares fizeram 4,5 pontos, foram MN M√°rcio Jord√£o, 12¬ļ sendo premiado no geral; 13¬ļ MN Vitor Firmo; 16¬ļ MF Carlos Henrique Pinto. Al√©m de M√°rcio foram premiados Ana Paula Sallaberry, melhor U1800; Pedro Lews, melhor sem rating; e Enzo Magalh√£es de Lima, melhor sub16.

    Maiores informa√ß√Ķes no Blog Reino de Ca√≠ssa e no Chess-results!

    Leia mais...
  • Festival Potiguar de Menores 2019

    O Festival Potiguar de Menores de Xadrez 2019 foi realizado com sucesso nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves no dia 23 de mar√ßo de 2019, definindo os campe√Ķes estaduais de xadrez nas categorias menores.

    Essa competi√ß√£o al√©m de definir os campe√Ķes estaduais das categorias sub8, 10, 12, 14, 16 e 18, tamb√©m definiu os representantes oficiais do Rio Grande do Norte no FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa (sub8, 10, 12 e 14) e FENAJ - Festival Nacional da Juventude (sub16 e 18) - Campeonatos Brasileiros dessas categorias. No entanto vale ressaltar que todos os enxadristas podem tomar parte nos Brasileiros.

    Os medalhistas de 2019 foram:

    Sub18 absoluto - 1¬ļ Hartur Souza (Parnamirim), 2¬ļ Davi Alves (Parnamirim), 3¬ļ Pedro Saraiva (Natal);

    Sub16 absoluto - 1¬ļ Emanuel Tavares (S√£o Gon√ßalo), 2¬ļ Luis Felipe de Souza (Jo√£o C√Ęmara), 3¬ļ Pedro Pimenta (Natal)

    Sub16 feminino - 1¬™ Karina Ingryd (Natal), 2¬™ Ana Luisa Maciel (Natal), 3¬™ Aurea Stella (Jo√£o C√Ęmara)

    Sub14 absoluto - 1¬ļ Miguel Segundo (Natal), 2¬ļ Thales Roberto (Natal), 3¬ļ Brenno Gutemberg (Natal)

    Sub14 feminino - 1¬™ Maria Cec√≠lia Pinto (Natal), 2¬ļ Isabele Branco (Natal), 3¬ļ Mariel Macedo (Natal)

    Sub12 absoluto - 1¬ļ Giovanni Brand√£o (S√£o Gon√ßalo), 2¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima (Natal), 3¬ļ Gabriel Greg√≥rio (Natal)

    Sub12 feminino - 1ª Letícia de Melo (Natal), 2ª Fernanda Maux (Natal), 3ª Sara Cunha (Natal)

    Sub10 absoluto - 1¬ļ Davi Jales (Natal), 2¬ļ Rafael Magalh√£es (Natal), 3¬ļ Bruno de Freitas (Natal)

    Sub10 feminino - 1ª Fernanda Pinho (Natal), 2ª Stella de Alcantara (Natal), 3ª Larissa Paula (Natal)

    Sub8 absoluto - 1¬ļ Theo Magalh√£es de Lima (Natal), 2¬ļ Davi Capistrano (Natal), 3¬ļ Bernardo Amorim (Natal)

    Sub8 feminino - 1ª Talita freire (Natal), 2ª Maria Lourdes Nascimento (Natal), 3ª Cecília Ataliba (Natal)

     

    Leia mais...
  • 85¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez - Final

    A Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez e Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez realizaram de 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2019, no Sal√£o de Eventos do Othon Suites Natal, a fase final do 85¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

    Esse campeonato é a principal competição do calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, reunindo os melhores enxadristas da temporada 2018, os quais disputaram em sistema eliminatório o título de Campeão Brasileiro de Xadrez e R$36.000,00 em premiação.

    A competição foi considerada pela CBX a melhor da história, uma vez que reuniu no mesmo evento premiação recorde, bom local de jogos e organização e cobertura ao vivo, pela internet, com recorde de audiência, além claro, de muita emoção e disputa acirradíssima!

    O campe√£o do 85¬ļ Campeonato Brasileiro de Xadrez foi o mineiro, representando o Acre, MI Roberto Molina, depois de vencer na Final o GM Krikor MeKhitarian (SP) por 3,5 a 2,5!

    Dividiram o 3¬ļ lugar o GM Darcy Lima (RJ) e o MF Diogo Duarte (BA).

    Dividiram o 5¬ļ lugar o GM Alexandr Fier (PR), GM Evandro Barbosa (SP), MF Paulo Jatob√° (BA) e CM Luciano Zallio (BA).

    Dividiram a 9ª posição o MI Máximo Iack Macedo (RN), MF Luismar Brito (PB), MF Charles Gauche (SC), MN Vitor Firmo (RN), MF Carlos Henrique Pinto (RN), Thiago Dobouchak (SC), MN Carlos Viana (SE) e Mikhail da Silva (AM).

    Leia mais...
  • Campeonato Norte-Nordeste Amador 2019

    De 26 a 28 de abril de 2019 com promoção da Confederação Brasileira de Xadrez e Federação Cearense de Xadrez e organização de Ignácio Barreto, acontecerá no Hotel Beira Mar em Fortaleza a 1a edição do Campeonato Norte-Nordeste Amador.

    Assim como o Campeonato Brasileiro Amador que já está consolidado como um evento de sucesso, vem a CBX com mais uma iniciativa promissora. O Norte-Nordeste Amador distribuirá títulos de Campeão e de MN, além de premiação para diversas faixas de rating e validade para Rating CBX e FIDE.

    Maiores informa√ß√Ķes podem ser obtidas atrav√©s do Blog oficial - Campeonato Norte-Nordeste Amador de Xadrez 2019 ou pelo e-mail do organizador igbarrosbarreto@gmail.com

    Leia mais...
News Highlights
Fevereiro 14, 2018

Potiguares participaram de mais uma Final de Brasileiro!!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A competição máxima do calendário enxadrístico brasileiro, Final do Campeonato Brasileiro, acontece no tradicional Clube de Xadrez de Guanabara, no Rio de Janeiro/RJ.

Todo início de ano é um entretenimento a parte assistir essa emocionante contenda entre esse grupo selecionado, que representando todo país luta com "unhas e dentes" pelo lugar mais alto do pódio, o que dará direito a um importante espaço na história do Xadrez Nacional!

Essa final tem um modelo bastante interessante, o Eliminatório, nos moldes da Copa do Mundo, o que na opinião desse autor dá mais emoção, visibilidade e combatividade a competição, uma vez que comparado ao sistema round-robin, gera embates decisivos em todas as partidas e uma tensão, que para os espectadores é um forte motivo de atração.

A grande sensação da prova é a participação do melhor jogador brasileiro de todos os tempos, o GM Henrique Mecking, o "Mequinho". Como também o bastante cotado GM Alexandr Fier, pela sua força e sua combatividade com estilo empreendedor. Ainda como naturais favoritos os GMs Luis Supi, Krikor Mekhitarian e Everaldo Matsuura.

O Rio Grande do Norte por mais um ano esteve presente, nesta com o MI Maximo Iack Macedo, em sua 8a participação, e com o MN Vitor Firmo, estreante em Finais, atualmente os dois mais fortes enxadristas potiguares. Infelizmente ambos foram eliminados nas oitavas-de-finais mas foram motivo de orgulho para nossa Federação, uma vez que chegar na fase Final já é uma vitória e uma honra para qualquer enxadrista.

Maximo Iack enfrentou o MI Cristian Toth, empatando em 1 a 1 nas cl√°ssicas e perdendo por 2 a 0 o desempate de r√°pidas, num match bem agressivo e de posi√ß√Ķes de risco. E Vitor Firmo foi eliminado pelo GM Luis Supi por 2 a 0 mas dando sempre o seu melhor, n√£o se intimidando com o favoritismo de seu oponente, que por sinal √© um dos favoritos ao t√≠tulo.

A competição tem cobertura de diversos sites, dentre eles o Chess24 - Chess-results

Abaixo cobertura:

14.02.2018 - Finais 2a partida

Atr√°s no marcador o GM Krikor Mekhitarian resolveu jogar de maneira mais din√Ęmica e ousada, o que foi a princ√≠pio uma boa escolha, j√° que obteve uma posi√ß√£o promissora. No entanto as posi√ß√Ķes complicadas e de risco escolhidas pelo seu advers√°rio, juntamente com o apuro de tempo fizeram com que Krikor cometesse imprecis√Ķes, o que culminou numa segunda e preocupante derrota.

Em contraste ao seu oponente, com o placar de 2 a 0 a seu favor, o GM Alexandr Fier colocou a mão na taça, bastando apenas um empate nas duas partidas clássicas restantes.

Logo mais às 14h no horário de Brasília teremos o 3o jogo, que promete muita emoção, já que para Krikor será o jogo dos desesperados, necessitando arrancar o ponto a todo custo, enquanto Fier pode usar isso a seu favor e aguardar, dessa maneira talvez conseguir inclusive uma 3a vitória!

Krikor Mekhitarian 0x2 Alexandr Fier

Leia mais...
Última atualização em Qua, 14 de Fevereiro de 2018 11:54
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Próximo > Fim >>

P√°gina 7 de 7
top