• 10¬™ Etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - Campeonato A√ßuense 2017

    Será realizado na Praça Jota Keully a 20a edição do Campeonato Açuense de Xadrez, evento válido para Rating CBX e FNX e 10a etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017.

    A competição acontecerá no dia 15 de outubro, às 9h, sob direção de Cleando Cortez e arbitragem de Helder Cavalcante.

    Saiba mais no Blog Oficial do evento - http://xadrezclube.blogspot.com.br/2017/10/20-campeonato-acuense-de-xadrez-torneio.html

     

    Leia mais...
  • Aberto do Brasil Memorial Luiz Gentil - Fortaleza/CE

    Aconteceu em Fortaleza/CE de 22 a 24 de setembro no Hotel Beira Mar o Memorial Luiz Gentil, uma etapa do Circuito Nacional Aberto do Brasil. A competição homenageou um dos maiores nomes do xadrez cearense e de grande destaque no cenário nacional, vice-campeão brasileiro em 1951 e em 1960.

    A prova foi uma promoção da Confederação Brasileira de Xadrez e da Federação Cearense de Xadrez sob organização de Ignácio Barreto e arbitragem de Cláudia Aquino, contanto com a presença vip do GM Henrique Mecking, o Mequinho, na Abertura.

    Parabéns para a equipe organizadora pelo sucesso da competição, que teve excelente cobertura com transmissão ao vivo no Chess24 e resultados no chess-results.

    O Rio Grande do Norte participou com David Frankental, 12o colocado com 4 pontos, e com Cleando Cortez, 14o com 3,5 pontos. Infelizmente por motivos de ordem superior a delega√ß√£o potiguar n√£o p√īde estar presente em maior n√ļmero, mas na edi√ß√£o de 2018 √© inten√ß√£o enviar grande quantitativo para essa merecida homenagem.

    Leia mais...
  • Copa do Mundo 2017

    A Copa do Mundo de 2017 tem lugar na capital da Geórgia, Tbilisi, entre 2 e 28 de setembro. Como é de praxe sendo realizada no mesmo local da Olimpíada do ano seguinte. Assim como a Olimpíada de Baku, o principal patrocinador é a SOCAR, companhia petrolífera do Azerbaijão, que atua na Georgia também.
    A sensa√ß√£o desse ano √© a participa√ß√£o do noruegu√™s Magnus Carlsen. √Č a primeira vez que um campe√£o mundial se exp√Ķem dessa maneira, entrando numa das etapas classificat√≥rias, mas j√° √© conhecida por todos a prefer√™ncia de Carlsen pelo sistema eliminat√≥rio, inclusive o que ser√° utilizado na Final do Brasileiro 2017.
    O Brasil foi representado pelos Grandes Mestres Internacionais Alexandr Fier e Felipe El Debs, que enfrentaram respectivamente Etiene Bacrot (FRA) e Radoslaw Wojtaszek (POL).

    23.09.2017

    Copa do Mundo 2017 - Final: Aronian x Ding!

    Acabou de iniciar a Final da Copa do Mundo 2017 entre o armênio Levon Aronian e o chinês Ding Liren.

    Já que são dois enxadristas bastante combativos, esse encontro promete ser bem intenso. Muito embora o chinês tenha ampla vantagem em partidas clássicas, 3 vitórias e 3 empates, o armênio tem muito mais experiência em grandes eventos e já venceu essa competição em 2005, ou seja, será um show a parte. Agora vamos desfrutar...

    Leia mais...
  • 9¬™ Etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - S√£o Jo√£o do Sabugi

    No próximo dia 30 de setembro a cidade de São João do Sabugi realizará a 9a etapa do Circuito Potiguar de Xadrez sob organização da Academia Invictus e direção de Frankly André Azevedo.

    O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um grande sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

    Leia mais...
  • Jogos Escolares da Juventude 2017 - Curitiba

    Mais uma vez a profa. Adna Florêncio foi a técnica da delegação do Rio Grande do Norte nos Jogos Escolares da Juventude e em mais uma oportunidade trouxe medalha. Dessa vez foi em Curitiba na categoria 12 a 14 anos masculino com o poçobranquense João Gabriel Cassimiro. O potiguar fez 4 pontos, sendo 4 vitórias e 1 derrota apenas para o campeão.

    A modalidade de xadrez foi realizada de 13 a 15 de setembro com organização da Confederação Brasileira de Xadrez sob coordenação geral do VP CBX Charles Moura Netto, coordenação local do MF Bolivar Gonzalez e coordenação de arbitragem da potiguar Maíce Macedo, com a excelente equipe de arbitragem encabeçada pelo AF Marcelo Konrath.

    Acompanhe os resultados no Chess-results: Cl√°ssico Masculino / Cl√°ssico Feminino / Blitz Misto

    Leia mais...
News Highlights
Abril 10, 2017

Festival Potiguar de Menores 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Foi realizado durante os dias 1 e 2 de abril no IFRN Parnamirim, a edi√ß√£o de 2017 do Festival que definiu os campe√Ķes estaduais de categorias menores e representante oficiais do RN nos Brasileiros de suas respectivas categorias.

O Campeonato √© oficializado junto a CBX, contando com a participa√ß√£o de 74 enxadristas de 9 munic√≠pios, sendo dividido nas categorias Sub18 (nascidos a partir de 1999), Sub16 (nascidos a partir de 2001), Sub14 (nascidos a partir de 2003), Sub12 (nascidos a partir de 2005), Sub10 (nascidos a partir de 2007) e Sub8 (nascidos a partir de 2009), absoluto e feminino, cujos campe√Ķes e campe√£s ter√£o direito a hospedagem no Campeonato Brasileiro de sua respectiva categoria.

O pódio foi o seguinte: Leia mais...

Última atualização em Seg, 10 de Abril de 2017 09:39
 
Março 22, 2017

VIII Memorial Bobby Fischer 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Do ponto de vista competitivo a oitava edição do Memorial Bobby Fischer foi uma das mais acirradas, tendo como protagonistas o Grande Mestre Internacional e os 3 Mestres Internacionais, uma vez que a disputa do pódio girou em torno desses, com destaque para a vitória do MI Yago Santiago sobre o GM Felipe El Debs e a vitória do MI Luis Coelho sobre Yago.

O Memorial terminou com vitória do MI Luis Coelho com excelente campanha após temporada afastado, apresentando um xadrez muito firme, sagrando-se campeão isolado e invicto com 5,5 pontos, a frente dos 4 com 5 pontos.

Na segunda posi√ß√£o ficou o MI Yago Santiago (PE), este que caminha com passos firmes para obten√ß√£o do t√≠tulo de GM, vencendo inclusive nas 2 √ļltimas competi√ß√Ķes no Nordeste o Felipe El Debs neste e em Propri√°/SE o Krikor Mekhitarian.

O mestre internacional potiguar Maximo Iack Macedo completou o p√≥dio e manteve seu hist√≥rico de bons resultados no Bobby Fischer, continuando como maior vencedor desse tradicional evento, j√° que foi campe√£o em 2012 e 2014, vice em 2013, e 3¬ļ lugar em 2016 e 2017!

Leia mais...
Última atualização em Qua, 22 de Março de 2017 13:50
 
Março 12, 2017

Yago, Benone e Firmo, campe√Ķes do fim de semana!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

O fim de semana de 11 e 12 de março foi bem movimentado na região nordeste, uma vez que os Estados de Sergipe, Pernambuco e Paraíba realizaram torneios rápidos.

O destaque foi para o V Torneio Propriaense Memorial Prof. M√°rio Roberto, realizado dia 11, que reuniu 123 enxadristas de 9 estados, dentre esses o GM Krikor Mekhitarian, ex-campe√£o brasileiro. No entanto o campe√£o foi o MI pernambucano Yago Santiago, invicto com 7,5 pontos, seguido do MF Paulo Jatob√° (BA) com 7 pontos e o do MF Luismar Brito (PB) com 6,5 pontos.

Em Recife, no I Torneio Associação Atlética Santos Dumont, o atual campeão pernambucano MN Benone Lopes venceu com 5 pontos e melhor critério que Christian Almeida; completando o pódio Marcelo Basílio com 4,5 pontos. O jovem David Frankental foi o representante potiguar, terminando com 3,5 pontos na 13ª posição.

Ainda no domingo, 12, Picu√≠/PB realizou seu primeiro aberto com destaque para a delega√ß√£o potiguar, com representantes dos munic√≠pios de Ass√ļ, Caic√≥ e Natal. Os potiguares levaram os tr√™s primeiros lugares com MN Vitor Firmo com os 6 pontos poss√≠veis, Francisco Biagione com 4,5 pontos e Arthur Leandro com 4 pontos.

Leia mais...
Última atualização em Dom, 12 de Março de 2017 19:35
 
Fevereiro 25, 2017

Finais do Brasileiro, um show à parte!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Finais foram sucesso e pr√≥ximas edi√ß√Ķes prometem muito mais!
As Finais do Campeonatos Brasileiros de Xadrez sempre causam um alvoro√ßo nos enxadristas espectadores, na ansiedade em saber quais ser√£o os pr√≥ximos campe√Ķes, no Absoluto e Feminino. Al√©m disso nos √ļltimos anos as transmiss√Ķes online t√™m sido um show √† parte, seja com a apresenta√ß√£o, an√°lises e coment√°rios de Grande Mestre e dos pr√≥prios participantes, seja pela transmiss√£o em tempo real nos melhores e mais conceituados sites do mundo.

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 25 de Fevereiro de 2017 11:24
 
Fevereiro 14, 2017

Dois potiguares na Final do Brasileiro 2016!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A prova m√°xima do calend√°rio nacional √© sem d√ļvidas a Final do Campeonato Brasileiro, j√° que reuni os classificados ao longo do ano para definir o Campe√£o Nacional, aquele que ficar√° eternizado na hist√≥ria.

A competição reuniu em 2017 doze enxadristas, que disputaram além do título nacional, 20 mil reais, recorde em premiação.

O campeão com muito mérito foi Everaldo Matsuura, conquistando seu segundo título, após 26 anos, de maneira invicta com 8,5 pontos e melhores critérios que o vice-campeão, Alexandr Fier. Completou o pódio Felipe El Debs com 8 pontos.

Leia mais...
Última atualização em Ter, 14 de Fevereiro de 2017 23:27
 
Fevereiro 11, 2017

Campanha em prol do amigo Ibernon

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Como a maior parte da comunidade enxadristica j√° tomou conhecimento o nosso amigo Ibernon Luiz encontra-se acometido de um Glioma, grau 4, que √© um c√Ęncer no c√©rebro.

Ibernon encontra-se em São Paulo em tratamento de custo muito elevado. Atualmente é necessário adquirir uma cadeira de rodas que custa R$3.500,00. Pedimos a colaboração de toda comunidade enxadristica, ajudando da maneira que for possível, seguem abaixo dados bancários para contribuição:

Caixa Econ√īmica Federal ¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†
Ag 0560             Op 001                c/c  22.680.0
Ibernon Luiz da Silva Filho.
Cpf: 069.570.994-15.

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 11 de Fevereiro de 2017 22:29
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 7 de 18
top