• JUBs 2018 - UFRN campe√£!

    Mais uma vez a UFRN conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Brasileiros Universitários - JUBs, sagrando-se campeã no masculino por equipe e o Rio Grande do Norte Campeão do Troféu Eficiência que leva em consideração os dois naipes.

    No individual masculino conseguiu mais uma vez pódio, desta vez com o MN Vitor Firmo, além desse grande feito, ainda a classificação para o mundial universitário, com Firmo e Israel Smith, este que foi o 4o lugar.

    O masculino conquistou a primeira colocação de maneira isolada com 10 pontos, meio ponto a mais que a UFG, vice-campeã e 1 ponto a mais que a UnB, 3a colocada.

    O feminino, que est√° em fase de renova√ß√£o, alternou bons e maus momentos durante a prova, mas muito valioso foi o aprendizado, com certeza essa equipe brilhar√° nos anos seguintes, uma vez que j√° nessa edi√ß√£o disputou p√≥dio na √ļltima rodada.

    A delega√ß√£o de xadrez foi capitaneada pelo t√©cnico Maximo Igor Macedo e composta por Vitor Firmo, Israel Smith, Jos√© Murilo Gomes, ¬īM√°rcio Jord√£o, David Frankental, Livia Mara Figueiredo, Irene Ginani, Jadiane Martiliano, Kauani Georg e Maria Ruthiane Bas√≠lio. Na foto a delega√ß√£o potiguar recebendo o trof√©u de campe√£.

    Leia mais...
  • Aberto do RN - Campeonato Potiguar Interiorano 2018

    O Aberto do RN - Campeonato Interiorano 2018 será realizado no IFRN em Santa Cruz entre 29 de junho e 1 de julho de 2018, mais uma vez será válido para Rating Fide, distribuindo troféus, medalhas e R$ 1.200,00 em espécie, com promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez, apoio de XadrezPotiguar.com.br e do IFRN Santa Cruz. A direção será do AI Maximo Igor Macedo e coordenação local do Prof João Batista.

    Programe-se, existem diversas pousadas com valores diversos, no entanto seguem Hotéis sugeridos:

    Hotel Nova Aliança:

    Endereço: Praça Tequinha Faria, 22 - Centro, Santa Cruz - RN, 59200-000 - Telefone: (84) 3291-4464

    Hotel Riviera:

    Endereço: R. Profa. Palmira Barbosa, 19, Santa Cruz - RN, 59200-000 - Telefone: (84) 3291-3124

    Leia mais...
  • II IRT Universit√°rio - Etapa do Circuito Potiguar 2018

    II IRT Universitário, etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2018, foi realizado na Sala de xadrez do Ginásio I da UFRN no dia 16 de junho de 2018, com direção e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maice Macedo.

    A competição que teve 42 inscritos foi jogada no ritmo 10 minutos com 5 segundos de acréscimo, sendo válida para Rating Fide Rápido, Rating CBX Rápido e Rating FNX, distribuindo Pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2018, além de premiação em espécie e medalhas.

    O campeão invicto foi Márcio Jordão com 5,5 pontos, que em grande forma vem se firmando no primeiro time do Estado e avança em ritmo acelerado para destacar-se a nível Regional também! Com esse resultado Márcio lidera o circuito.

    Apesar do excelente resultado do campeão, mas o destaque da competição foi o talentosíssimo Enzo Magalhães de Lima, de apenas 10 anos, que sagrou-se vice-campeão com 5 pontos, conquistando dessa maneira pela primeira vez o pódio numa prova absoluta.

    Tamb√©m receberam premia√ß√£o em esp√©cie o 3¬ļ MI Maximo Iack Macedo, 4¬ļ MF Maximo Val√©rio Macedo e 5¬ļ Luis Eduardo Fiori.

    Também premiados nas categorias:

    Leia mais...
  • Calend√°rio 2018 Atualizado

    O Calend√°rio 2018 contempla todas as provas oficiais e oficializadas pela FNX. √Č din√Ęmico podendo ser adaptado de acordo com a conveni√™ncia da diretoria e parceiros. De maneira geral ser√£o mantidas as datas publicadas, no entanto apenas ser√£o oficializadas ap√≥s publica√ß√£o do Folder.

    Leia mais...
  • JURNs 2018

    Durante os dias 18 e 20 de maio de 2018, foi realizado na sala de xadrez da UFRN, a modalidade de xadrez dos JURN¬īs - Jogos Universit√°rios do Rio Grande do Norte, seletiva para os Jogos Universit√°rios Brasileiros.

    A competição teve um alto índice técnico, uma vez que diversos enxadristas com rating fide tomaram parte, abrilhantando dessa maneira a prova.

    No masculino o campe√£o foi Israel Smith (UFRN) isolado com 5 pontos. O vice-campe√£o com 4,5 pontos e melhor crit√©rio de desempate foi Matheus Erick Queiroz (IFRN), seguido do 3¬ļ lugar Jos√© Murilo Gomes (UFRN).

    No Feminino a campeã foi Carolina Alves (UNIFACEX) invicta com 5,5 pontos, retornando em grande estilo aos tabuleiros após 2 anos afastada. A vice-campeã foi Ana Paula Sallaberry (UFRN) com 4 pontos e melhores critérios que Irene Ginani (UFRN), a 3a colocada.

    Classifica√ß√Ķes Finais

    Masculino / Feminino

     

    Leia mais...
News Highlights
Agosto 02, 2017

Regional Nordeste Escolar 2017 - Aracaj√ļ/SE

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Kildere Lima   

Aconteceu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Aracaju/SE, o Regional Nordeste de Xadrez Escolar, competição oficial da Confederação Brasileira de Xadrez. O campeonato contou com a participação de aproximadamente 150 enxadristas de, praticamente, todos os estados da Região.

O Rio Grande do Norte foi representado em duas categorias pelos irmãos Enzo Magalhães de Lima e Théo Magalhães de Lima, alunos do Colégio Marista de Natal.

Enzo, bicampe√£o estadual, tornou-se campe√£o nordestino vencendo as cinco partidas disputadas na categoria quarto ano do ensino fundamental.

Com o mesmo sucesso, Théo, aluno do primeiro ano do ensino fundamental e também já campeão do RN,  mesmo competindo contra estudantes um ano escolar acima, obteve também invicto o título regional, coroando a participação potiguar. Leia mais...

 
Agosto 02, 2017

JUVERNS 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A modalidade de Xadrez do JUVERNS 2017 foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2017 nas dependências da Escola de Governo em Natal/RN. A competição contou com a inscrição de 261 alunos, sendo o recorde da modalidade.

Na oportunidade aproveitamos para parabenizar o Secret√°rio de Estado do Esporte e Lazer, Francisco Canind√© de Fran√ßa, e toda sua equipe pela excelente infraestrura oferecida aos JUVERNS 2017, o que foi imprescind√≠vel para realizarmos uma competi√ß√£o no padr√£o da Etapa Nacional. Sem sobra de d√ļvidas o JUVERNS 2017 foi um marco na hist√≥ria do desporto potiguar.

Os campe√Ķes e classificados √† Etapa Nacional foram Lucas Matheus de Oliveira (IFRN Natal) e Annyara Gomes (IFRN Jo√£o C√Ęmara) no 15 a 17 anos, com o t√©cnico Francisco Quaranta; e no 12 a 14 anos Jo√£o Gabriel Cassimiro (EM Alu√≠zio Alves - Po√ßo Branco) e N√°dia Beatriz Damasceno (Col√©gio Potencial - Natal), com a t√©cnica Adna Flor√™ncio. As Escolas campe√£s foram: IFRN Jo√£o C√Ęmara no 15 a 17 anos e EM Alu√≠zio Alves de Po√ßo Branco, ambas da Regi√£o do Mato Grande,¬†parab√©ns! Leia mais...

Última atualização em Qua, 02 de Agosto de 2017 09:50
 
Julho 23, 2017

Trof√©u Caic√≥ 40¬ļ - 7a. Etapa do Circuito Potiguar 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Frankly Azevedo   

Foi at√≠pico o Trof√©u Caic√≥ 40¬ļ, a s√©tima etapa do Circuito Potiguar de Xadrez, pois nem teve trof√©u nem fez 40 graus na agrad√°vel tarde de s√°bado no Clube de Xadrez Machado de Assis da UFRN. Mas brincadeiras √† parte, foi um evento coroado com grande participa√ß√£o dos amigos, surpresas boas e √≥timas partidas.

A prova contou com 54 participantes divididos em duas categorias. No final foram destacados Gabriel Almeida (Bara√ļna/PB), Rafael √ćcaro, Mannoel Mafra (ambos de Caic√≥/RN) e Eduardo Costa (Patos/PB) na categoria dos Fraudinhas que ganhou especial aten√ß√£o, visando a garantir o futuro do nosso esporte. Al√©m de Artur Leandro (Caic√≥), Enzo Magalh√£es (Natal/RN, com apenas 9 anos de idade), √Čric Vieira (S√£o Jos√© de Espinharas/PB): os campe√Ķes Juvenis (Sub18); Sara Medeiros (V√°rzea/PB), Em√≠lia Pereira (Caic√≥), Yasmin Medeiros (V√°rzea): campe√£s no Feminino; e David Frankental (Natal), MN Vitor Firmo (Natal), Robson Kl√©bson (Bara√ļnas/PB) campe√Ķes absolutos da prova.

A organização do evento agradece a todos os amigos que atenderam ao convite bem como a todos que contribuíram para o sucesso da prova. Em Caicó é assim: xadrez e descontração nas doses certas. Que o diga David Frankental, grande campeão da peleja: aclamado como o Guerreiro do Sol!

 

Leia mais...
Última atualização em Qui, 10 de Agosto de 2017 22:24
 
Julho 16, 2017

Nota de Falecimento - Coronel Eider Mendes

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

√Č com imenso pesar que comunicamos o falecimento do enxadrista Coronel Eider Nogueira Mendes, nessa √ļltima sexta-feira 14 de julho.

Cel. Eider foi o primeiro Campeão Estadual de Xadrez em 1955 e ex-presidente da Federação Norteriograndense de Xadrez, sendo um grande incentivador de nossa modalidade no Estado do Rio Grande do Norte!

Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda.

 

M√°ximo Igor Miranda de Macedo

Presidente da Federação Norteriograndense de Xadrez

Leia mais...

 
Julho 15, 2017

GM Yago Santiago!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Temos a satisfa√ß√£o de noticiar a ascens√£o √† Grande Mestre Internacional por parte do pernambucano Yago De Moura Santiago! Tornando-se dessa maneira o 13¬ļ brasileiro a obter tal honraria! Parab√©ns!!

Na foto recebendo o trof√©u de campe√£o da 10a edi√ß√£o do Aberto Xadrez Potiguar, m√™s passado! Como comentou Roberto Calheiros, foto emblem√°tica! Prel√ļdio da conquista m√°xima de sua carreira!

Leia mais...

 
Julho 12, 2017

Aberto do Brasil - I Memorial Luis Tavares & Eduardo Asfora

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Em 7 a 9 de julho o Jangadeiro Hotel recebeu mais uma vez um grande evento, desta vez uma etapa do Aberto do Brasil em homenagem a dois grandes enxadristas pernambucanos, Luis Tavares e Eduardo Asfora.

A competi√ß√£o foi coroada com √™xito sob dire√ß√£o do MF Marco Asfora, com organiza√ß√£o do MN Yoshio Hiramine e arbitragem do Internacional Ant√īnio Bento, auxiliado por Avner dos Anjos e Carlos Viana.

O título ficou com o MI potiguar Máximo Iack Macedo, com escore perfeito numa campanha com excelentes partidas, terminando com os 6 pontos possíveis! O pódio foi completado com os melhores do grupo de 5 pontos; em segundo lugar o MF baiano Paulo Jatobá e em terceiro o MF pernambucano Vinícius Tiné.

O Rio Grande do Norte foi representado por 13 enxadristas. Al√©m de Iack que foi o campe√£o, tamb√©m premiados: 6¬ļ MF Carlos Henrique Pinto (4,5), 8¬ļ MN M√°ximo Igor Macedo (4,5) e melhor s√™nior MF Maximo Val√©rio Macedo (3,5).

Tamb√©m tomaram parte: 4 pts M√°rcio Jord√£o; 3,5 pts MN Vitor Firmo, Jos√© Arruda, Jos√© Murilo Gomes; 3 pts Alexandre Macedo; 2,5 pts Francisco Biagione; 2 pts Ana Paula Sallaberry (2¬ļ feminino), Lukas Maximo e Thales Rodrigo Ananias.

Leia mais...
Última atualização em Qua, 12 de Julho de 2017 00:02
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 7 de 22
top