• 86¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2019

    A Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez e Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez est√£o realizando de 10 a 19 de janeiro de 2020, no Sal√£o de Eventos do Othon Suites Natal, a fase final do 86¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

    Esse campeonato é a principal competição do calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, reunindo os melhores enxadristas da temporada 2019, os quais disputaram em sistema eliminatório o título de Campeão Brasileiro de Xadrez e R$38.000,00 em premiação, um recorde.

    A competição está sendo acontecendo de maneira satisfatória reunindo no mesmo evento premiação recorde, bom local de jogos e organização e cobertura ao vivo, pela internet além claro, de muita emoção e disputa acirradíssima!

    Os Finalistas 2019:

    Quartas-de-finais: 1a rodada

    1. GM Supi x MF Tine

    2. MI Macedo x GM Diamant

    3. GM Lima x MN Labussiere

    4. MI Molina x GM Fier

    Leia mais...
  • Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro Absoluto 2019

    Na sua 86¬ļ edi√ß√£o, o evento acontece entre os dias 19 e 22 de dezembro, no Hotel Marante Executive, pr√≥ximo a praia de Boa Viagem, e classificar√° 4 atletas para a Final do LXXXVI Campeonato Brasileiro. Com organiza√ß√£o da CBX (Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez) , realiza√ß√£o do MN Rodrigo Yoshio, Patroc√≠nio do MF Marco Asfora e arbitragem do AR Avner Anjos, o torneio reuni alguns dos mais fortes jogadores da regi√£o Norte e Nordeste.

    O Rio Grande do Norte est√° representado por MN Vitor Firmo, MN M√°rcio Jord√£o, MN Alcides Azevedo e David Frankental.

    Confira:

    Regulamento: clique aqui

    Chess-Results: clique aqui

    Leia mais...
  • Potiguares no III Duchamp in Rio!

    Os potiguares MN Vitor Firmo e David Frankental tomaram parte do III Duchamp in Rio, um mega evento, que fez parte do GP da FIDE América, além de ser "fecho de gala" do Circuito de Abertos do Brasil, como frisou o GM Darcy Lima em recente entrevista.

    Firmo publicou texto sobre o evento, o qual ser√° transcrito abaixo:

    " Semana passada participei do III Open Internacional Duchamp in Rio. O torneio fez parte do GP FIDE America com a participação de 135 jogadores de mais de 15 países e muitos jogadores e mestres fortes.

    A competição foi vencida pelo Grande Mestre Peruano Jose Martinez Alcantara, seguido pelo também GM peruano Cristhian Cruz e em terceiro o Grande Mestre brasileiro André Diamante.

    Também destaque foi a participação feminina do torneio, com 41 enxadristas. As três melhores colocadas foram a MI russa Karina Ambartsumova, a MF brasileira Juliana Terao e a WGM argentina Claudia Amura.

    Foram 9 rodadas e terminei 40¬ļ com 5 pontos (04 vit√≥rias,02 empates e 03 derrotas). Foi muito boa a experi√™ncia em participar de uma competi√ß√£o desse n√≠vel e enfrentar jogadores e jogadoras muito fortes."

    Acrescenta-se que Frankental jogou uma boa competi√ß√£o, chegando a √ļltima rodada precisando de empate para obter o t√≠tulo de Mestre Nacional. Infelizmente n√£o foi dessa vez, mas demonstra que em breve esse objetivo ser√° alcan√ßado.

    Leia mais...
  • Governo do Estado - Entrega de Comendas

    Foi realizado em 18 de dezembro no Gin√°sio do DED, a entrega de Trof√©us e Comendas do JERNINHO¬īs, JUVERN¬īs e JERN¬īs.

    Na modalidade de xadrez o destaque 2019 foi o Colégio das Neves conquistando 5 troféus, sendo 2 no Jerninhos, 1 no Juverns e 2 no Jerns!

    Confira como foram as distribui√ß√Ķes dos trof√©us e comendas:

    Leia mais...
  • Campeonato Potiguar Blitz 2019 - Classificat√≥rios e Final

    O Campeonato Potiguar Blitz 2019 foi realizado com sucesso na Sala de Xadrez da UFRN de 9 a 15 de dezembro/19. A competição foi realizada em 2 fases: Classificatória e Final. De 9 a 13 de dezembro de 2019 foram em disputados 5 Torneios Classificatórios e no dia 15 de dezembro a Final Absoluto e Feminino 2019.

    A Final do feminino foi vencida através do playoff por Ana Paula Sallaberry depois empatar com a vice-campeã, Annyara Gomes, no torneio principal. Completou o pódio Maria Ruthiane Basílio.

    A Final do Absoluto foi uma verdadeira maratona jogada num round-robin com os 20 classificados. Numa disputa particular muito interessante, o MN Vitor Firmo sagrou-se campe√£o estadual blitz 2019 com 18 pts em 19 partidas, com vantagem m√≠nima para o vice-campe√£o, MN M√°rcio Jord√£o, que fez 17,5 pts. Completou o p√≥dio na 3a posi√ß√£o, Alan Lima, com 15,5 pontos e melhor crit√©rio de desempate que Luis Eduardo Fiori, que foi o 4o lugar. Destaque para o 5¬ļ lugar, Ronaldo Dias, que jogou seu primeiro torneio oficial, antes desses apenas escolares, estreando em excelente atua√ß√£o.

     

    Acompanhe:

    Canal Xadrez Potiguar no YouTube

    P√°gina Xadrez Potiguar no Facebook

    Chess-Results Absoluto - http://chess-results.com/tnr499153.aspx?lan=10

    Chess-Results Feminino - http://chess-results.com/tnr499143.aspx?lan=10

     

    Leia mais...
News Highlights
Março 25, 2019

Festival Potiguar de Menores 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Festival Potiguar de Menores de Xadrez 2019 foi realizado com sucesso nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves no dia 23 de mar√ßo de 2019, definindo os campe√Ķes estaduais de xadrez nas categorias menores.

Essa competi√ß√£o al√©m de definir os campe√Ķes estaduais das categorias sub8, 10, 12, 14, 16 e 18, tamb√©m definiu os representantes oficiais do Rio Grande do Norte no FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa (sub8, 10, 12 e 14) e FENAJ - Festival Nacional da Juventude (sub16 e 18) - Campeonatos Brasileiros dessas categorias. No entanto vale ressaltar que todos os enxadristas podem tomar parte nos Brasileiros.

Os medalhistas de 2019 foram:

Sub18 absoluto - 1¬ļ Hartur Souza (Parnamirim), 2¬ļ Davi Alves (Parnamirim), 3¬ļ Pedro Saraiva (Natal);

Sub16 absoluto - 1¬ļ Emanuel Tavares (S√£o Gon√ßalo), 2¬ļ Luis Felipe de Souza (Jo√£o C√Ęmara), 3¬ļ Pedro Pimenta (Natal)

Sub16 feminino - 1¬™ Karina Ingryd (Natal), 2¬™ Ana Luisa Maciel (Natal), 3¬™ Aurea Stella (Jo√£o C√Ęmara)

Sub14 absoluto - 1¬ļ Miguel Segundo (Natal), 2¬ļ Thales Roberto (Natal), 3¬ļ Brenno Gutemberg (Natal)

Sub14 feminino - 1¬™ Maria Cec√≠lia Pinto (Natal), 2¬ļ Isabele Branco (Natal), 3¬ļ Mariel Macedo (Natal)

Sub12 absoluto - 1¬ļ Giovanni Brand√£o (S√£o Gon√ßalo), 2¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima (Natal), 3¬ļ Gabriel Greg√≥rio (Natal)

Sub12 feminino - 1ª Letícia de Melo (Natal), 2ª Fernanda Maux (Natal), 3ª Sara Cunha (Natal)

Sub10 absoluto - 1¬ļ Davi Jales (Natal), 2¬ļ Rafael Magalh√£es (Natal), 3¬ļ Bruno de Freitas (Natal)

Sub10 feminino - 1ª Fernanda Pinho (Natal), 2ª Stella de Alcantara (Natal), 3ª Larissa Paula (Natal)

Sub8 absoluto - 1¬ļ Theo Magalh√£es de Lima (Natal), 2¬ļ Davi Capistrano (Natal), 3¬ļ Bernardo Amorim (Natal)

Sub8 feminino - 1ª Talita freire (Natal), 2ª Maria Lourdes Nascimento (Natal), 3ª Cecília Ataliba (Natal)

 

Leia mais...
Última atualização em Ter, 26 de Março de 2019 07:45
 
Fevereiro 18, 2019

85¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez - Final

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez e Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez realizaram de 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2019, no Sal√£o de Eventos do Othon Suites Natal, a fase final do 85¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

Esse campeonato é a principal competição do calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, reunindo os melhores enxadristas da temporada 2018, os quais disputaram em sistema eliminatório o título de Campeão Brasileiro de Xadrez e R$36.000,00 em premiação.

A competição foi considerada pela CBX a melhor da história, uma vez que reuniu no mesmo evento premiação recorde, bom local de jogos e organização e cobertura ao vivo, pela internet, com recorde de audiência, além claro, de muita emoção e disputa acirradíssima!

O campe√£o do 85¬ļ Campeonato Brasileiro de Xadrez foi o mineiro, representando o Acre, MI Roberto Molina, depois de vencer na Final o GM Krikor MeKhitarian (SP) por 3,5 a 2,5!

Dividiram o 3¬ļ lugar o GM Darcy Lima (RJ) e o MF Diogo Duarte (BA).

Dividiram o 5¬ļ lugar o GM Alexandr Fier (PR), GM Evandro Barbosa (SP), MF Paulo Jatob√° (BA) e CM Luciano Zallio (BA).

Dividiram a 9ª posição o MI Máximo Iack Macedo (RN), MF Luismar Brito (PB), MF Charles Gauche (SC), MN Vitor Firmo (RN), MF Carlos Henrique Pinto (RN), Thiago Dobouchak (SC), MN Carlos Viana (SE) e Mikhail da Silva (AM).

Leia mais...
Última atualização em Seg, 18 de Fevereiro de 2019 20:08
 
Janeiro 01, 2019

Ranking FNX Janeiro/19!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Ranking FNX leva em consideração os enxadristas que estão ativos, classificando-os por Rating Fide, CBX e FNX!

S√£o 5.002 enxadristas com rating, seja FIDE, CBX e FNX, destes 1.416 em atividade!

O MI Maximo Iack Macedo lidera, seguido do MN Vitor Firmo, MF Carlos Henrique Pinto e M√°rcio Jord√£o.

Na listagem de janeiro de 2019 da FIDE o RN computou 3 eventos - Semifinal Campeonato do Estadual, Final do Campeonato Estadual Absoluto e Final do Campeonato Estadual Feminino, conquistando mais 6 enxadristas na listagem internacional - Maicom Douglas, Fernando Igor, Adriano Costa, Miguel Segundo, Giovanni Brand√£o e Giovanna Arend.

Confira os 1.416 enxadristas potiguares ativos!

Leia mais...
Última atualização em Ter, 01 de Janeiro de 2019 20:37
 
Dezembro 26, 2018

Retrospectiva FNX 2018

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Fazendo uma retrospectiva do ano de 2018 foram notórias as conquistas para a Federação Norteriograndense de Xadrez.

Esse ano que j√° est√° encerrando foi marcado pela volta do Circuito fechado de IRTs em parceria com XadrezPotiguar.com.br, important√≠ssimos para o aprimoramento t√©cnico e movimenta√ß√£o de Rating Fide cl√°ssico. O interc√Ęmbio entre Estados e faixas et√°rias fez com que os participantes desses torneios obtivessem ritmo de jogo e bastante experi√™ncia para os mais jovens.

As participa√ß√Ķes do Rio Grande do Norte no cen√°rio nacional e internacional foram hist√≥ricas, com destaque para os irm√£os Theo e Enzo Magalh√£es de Lima. Theo colocou o RN no lugar mais alto do p√≥dio em duas grandes competi√ß√Ķes: Campeonato Brasileiro Sub8 e Sulamericano Escolar sub7, feitos in√©ditos! Enzo por sua vez tamb√©m fez bonito ficando entre os melhores nessas competi√ß√Ķes em sua categoria, respectivamente 5¬ļ e 4¬ļ lugares.

Tamb√©m hist√≥rico o 3¬ļ lugar por Equipe obtido pelo Brasil no Campeonato Mundial Universit√°rio, com a in√©dita presen√ßa potiguar com o MN Vitor Firmo. Ainda no √Ęmbito Universit√°rio a UFRN conquistou mais uma vez Trof√©u de Campe√£ nos Jogos Brasileiros Universit√°rios - JUBs com a equipe: Vitor Firmo, Israel Smith, M√°rcio Jord√£o, Jos√© Murilo e David Frankental, sendo mais uma vez a melhor universidade no trof√©u efici√™ncia de nossa modalidade! Tamb√©m destaque para a equipe feminino, toda renovada, com L√≠via Mara, Irene Ginani, Jadiane Martiliano, Kauani Georg e Maria Ruthiane.

Leia mais...
Última atualização em Qua, 26 de Dezembro de 2018 12:15
 
Dezembro 20, 2018

Ana Paula Sallaberry, Tricampe√£ Estadual Feminino!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Depois de uma competi√ß√£o muito intensa, na qual as tr√™s primeiras lutaram palmo a palmo pela lideran√ßa, a universit√°ria Ana Paula Sallaberry sagrou-se Tricampe√£ Estadual, depois de vencer no desempate a Vice, a jovem Karina Ingryd. Em terceiro √āngela Tavares!

Ana Paula com o terceiro título igualou o recorde de Carolina Alves e já é a maior vencedora de Estaduais!

Destaque para a grande renovação do xadrez feminino potiguar, uma vez que 4 das 8 finalistas são da categoria Sub14tos!

A Final do Campeonato Potiguar Absoluto de Xadrez 2018 foi realizada de 6 a 12 de dezembro na sala de xadrez da UFRN em Natal/RN sob direção do AI Maximo Igor Macedo e arbitragem da AN Maíce Macedo, AN Maximo Macedo e AA Márcio Jordão. Leia mais...

 
Dezembro 13, 2018

MI M√°ximo Iack Macedo sagrou-se Octacampe√£o Estadual!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Os três primeiros travaram uma grande disputa pelo título estadual, da 1a a 9a rodada, trazendo muita emoção para quem acompanhou, cada partida foi uma decisão! Para fechar com chave de ouro o Campeonato foi decidido com o desempate com partidas rápidas, terminando com apertada vitória 1,5-0,5 do MI Maximo Iack Macedo, vice MN Vitor Firmo! Parabéns aos competidores, foi um grande espetáculo: 1o MI Maximo Iack Macedo 8 pts, 2o MN Vitor Firmo 8 pts e 3o Marcio Jordao (proximo MN potiguar) 7.5 pontos!

Com esse resultado o MI M√°ximo Iack Macedo sagrou-se Octacampe√£o Estadual Absoluto!

Destaque para a participação do jovem Enzo Magalhães de Lima, 11 anos, terminando na 6ª posição com 4,5 pontos!

A Final do Campeonato Potiguar Absoluto de Xadrez 2018 foi realizada de 6 a 12 de dezembro na sala de xadrez da UFRN em Natal/RN sob direção e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maíce Macedo.

Leia mais...
Última atualização em Qua, 26 de Dezembro de 2018 07:59
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 7 de 12
top