• Fase Final dos JERNS 2018!

    Entre os dias 20 e 23 de outubro de 2018 no CAIC Lagoa Nova ser√° realizada a Fase Final da modalidade de xadrez dos JERN¬īs - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, uma competi√ß√£o promovida pela CODESP com realiza√ß√£o em parceria t√©cnica com Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, coordenada pelo MF M√°ximo Val√©rio Soares de Macedo.

    Em 2018 mais um recorde de classificados e inscritos foi quebrado, com uma histórica marca de 712 alunos-enxadristas!

    IMPORTANTE:

    "Senhores diretores, coordenadores e técnicos, será necessário credenciamento através da apresentação do CREF,  no início de cada turno da modalidade de xadrez do JERNS 2018. No entanto, o profissional estará liberado para dirigir-se à outra modalidade, desde que deixe um responsável, maior de idade,  acompanhando seu aluno e/ou equipe.

    As escolas que não possuem profissional com CREF, deverão providenciar e entrar em contato com a CODESP ( Prof João Pessoa ou Prof Roberto) para efetuarem o cadastro desse profissional com o CREF na ficha técnica da modalidade, o que deixará a escola apta a participar dessa competição."

    OBS:

    "Qualquer observação sobre os emparceiramento, nomes dos participantes, ratings etc deve ser realizada até as 17h do dia 19/10/2018. Após esse horário os emparceiramentos serão impressos e a 1a rodada será a publicada."

    Acompanhe através dos links:

    Site Oficial - CODESP

    Fotos - Facebook

    Categorias: Mirim Mas / Mirim Fem / Infantil Mas / Infantil Fem / Juvenil Mas / Juvenil Fem

    Leia mais...
  • Semifinal do Brasileiro 2018 - Manaus/AM

    A Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2018 ser√° realizada no Clube de Xadrez de Manaura em Manaus/AM nos dias 1, 2, 3 e 4 de novembro.

    A competição é uma promoção da Confederação Brasileira de Xadrez com realização da Federação Amazonense de Xadrez, distribuindo 4 vagas para a Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2018.

    Os classificados e interessados em solicitar vaga vip devem acessar o regulamento e seguir os precedimentos, conforme link a seguir

    Semifinal 2 do BRA

    Leia mais...
  • Firmo vence 4a Etapa do CPX 2018!

    A 4a etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2018 foi realizada na Sala de xadrez do Ginásio I da UFRN no dia 29 de setembro de 2018, com direção e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maice Macedo.

    A competição foi jogada no ritmo 10 minutos com 5 segundos de acréscimo, sendo válida para Rating FNX, distribuindo Pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2018, além de premiação em espécie e medalhas.

    O campe√£o foi o MN Vitor Firmo com os 6 pontos poss√≠veis. Em segundo lugar o MI Maximo Iack Macedo, com melhores crit√©rios que 3¬ļ Marcio Jord√£o e 4¬ļ Alan Lima, ambos com 5 pontos. Tamb√©m premiados no geral o 5¬ļ Jo√£o Paulo Morais, 6¬ļ MF M√°ximo Macedo, 7¬ļ Luis Eduardo Fiori, 8¬ļ Davi Alves, 9¬ļ Igor Fernandes e 10¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima.

    No feminino a campe√£ foi Maria cec√≠lia Pinto, seguida por 2¬ļ Isabele Soares e 3¬ļ Ana Paula Sallaberry.

    Ainda premiados nas categorias:

    Universit√°rio - 1¬ļ Vitor Firmo, 2¬ļ M√°rcio Jord√£o e 3¬ļ Alan Lima

    Sub18 - 1¬ļ Davi Alves, 2¬ļ Lussander Guilherme e 3¬ļ Alexandre Costa

    Sub14 - 1¬ļ Enzo Magalh√£es, 2¬ļ Jo√£o Vitor Rodrigues e 3¬ļ Isabele Soares

    Sub12 - 1¬ļ Giovanni Brand√£o, 2¬ļ Maria Cec√≠lia Pinto e 3¬ļ Vin√≠cius Mendes

    Sub10 - 1¬ļ Theo Magalh√£es de Lima, 2¬ļ Carlos Eduardo Oliveira e 3¬ļ Pedro Henrique da Costa

    Chess-Results / Facebook

    Leia mais...
  • Mundial Universit√°rio 2018 - Aracaj√ļ/SE

    O Hotel Orion na cidade de Aracaj√ļ/PE sediou de 12 a 18 de setembro de 2018 o Campeonato Mundial Universit√°rio de Xadrez, sob organiza√ß√£o da CBDU e FISU.

    Representando o Brasil, o potiguar MN Vitor Firmo (UFRN), fez história, assim como os 4 potiguares de categorias menores em 2017, ao participarem de um Campeonato Mundial da suas categorias, nesse caso Universitário!

    √Č com muito orgulho que a Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez acompanha os bons resultados de seus representantes, confirmando que o trabalho est√° em boa dire√ß√£o, estimulando o continuo aprimoramento de seus trabalhos.

    Os pontos combinados entre os naipes masculino e feminino levaram o Brasil ao bronze por Equipe, grande resultado para nosso representante. Destacaram-se na equipe brasileira a WIM Kathie Librelato na 2a coloca√ß√£o e a WFM J√ļlia Alboredo, fundamentais para a delega√ß√£o. Parab√©ns tamb√©m ao no representante que foi um vitorioso ao romper barreiras!!

    Acompanhe Chess-results

    Leia mais...
  • M√°rcio Jord√£o vence Zonal 2018!

    O jovem enxadrista potiguar Márcio Jordão venceu de maneira invicta o Zonal CBX-RN 2018 com 4,5 pontos em 5 possíveis. Com esse terceiro título em IRTs em 2018 e com grande performance neste, Jordão subiu 16 pontos no Rating Fide, ultrapassando a barreira dos 2.100 e se aproximando do título de Mestre Nacional.

    Na segunda colocação ficou o Mestre Nacional pernambucano, ex-campeão de seu estado, Rafael cabral com 4,0 pontos.

    Completou o p√≥dio na terceira posi√ß√£o o atual campe√£o estadual MN Vitor Firmo,¬† com melhores crit√©rios que os dois potiguares classificados para a Semifinal do Brasileiro em Manaus, 4¬ļ Paulo S√©rgio e Silva e 5¬ļ Davi Alves, ambos com 3,5 pontos.

    Tamb√©m premiados Feminino - 1¬™ √āngela Tavares, 2¬™ Isabele Soares, 3¬™ J√ļlia Freire e 4¬™ Mariel Rendon; Sub18 - 1¬ļ Davi Alves, 2¬ļ Guilherme Gama; Sub14 - 1¬ļ Enzo Magalh√£es, 2¬ļ Iago Rhanon; Sub10 -¬† Theo Magalh√£es.

    Leia mais...
News Highlights
Setembro 30, 2017

9ª Etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - São João do Sabugi

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

"Pensa! O pensamento tem poder.
Mas não adianta só pensar.
Você também tem que dizer! Diz!
Porque as palavras têm poder.
Mas não adianta só falar.
Você também tem que fazer!"

O #CircuitoPotiguar2017 fez mais uma festa nas calorentas terras seridoenses. S√£o Jo√£o do Sabugi/RN reuniu grandes xadrezeiros nesse s√°bado. E esse interc√Ęmbio tem feito muito bem ao nosso esporte. Obrigado a todos que prestigiaram o 2¬ļ Torneio Serra de Mulungu, em especial ao amigo Valter J√ļnior que esteve a frente da organiza√ß√£o e a Federa√ß√£o Norte Riograndense de Xadrez pela confian√ßa.¬† Frankly Andr√©

Aconteceu dia 30 de setembro na cidade de São João do Sabugi a 9a etapa do Circuito Potiguar de Xadrez sob organização da Academia Invictus e direção de Frankly André Azevedo.

O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um grande sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

Leia mais...
Última atualização em Sex, 03 de Novembro de 2017 15:37
 
Setembro 27, 2017

Aberto do Brasil Memorial Luiz Gentil - Fortaleza/CE

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Aconteceu em Fortaleza/CE de 22 a 24 de setembro no Hotel Beira Mar o Memorial Luiz Gentil, uma etapa do Circuito Nacional Aberto do Brasil. A competição homenageou um dos maiores nomes do xadrez cearense e de grande destaque no cenário nacional, vice-campeão brasileiro em 1951 e em 1960.

A prova foi uma promoção da Confederação Brasileira de Xadrez e da Federação Cearense de Xadrez sob organização de Ignácio Barreto e arbitragem de Cláudia Aquino, contanto com a presença vip do GM Henrique Mecking, o Mequinho, na Abertura.

Parabéns para a equipe organizadora pelo sucesso da competição, que teve excelente cobertura com transmissão ao vivo no Chess24 e resultados no chess-results.

O Rio Grande do Norte participou com David Frankental, 12o colocado com 4 pontos, e com Cleando Cortez, 14o com 3,5 pontos. Infelizmente por motivos de ordem superior a delega√ß√£o potiguar n√£o p√īde estar presente em maior n√ļmero, mas na edi√ß√£o de 2018 √© inten√ß√£o enviar grande quantitativo para essa merecida homenagem.

Acompanhe...
Última atualização em Qua, 27 de Setembro de 2017 06:22
 
Setembro 23, 2017

Copa do Mundo 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A Copa do Mundo de 2017 tem lugar na capital da Geórgia, Tbilisi, entre 2 e 28 de setembro. Como é de praxe sendo realizada no mesmo local da Olimpíada do ano seguinte. Assim como a Olimpíada de Baku, o principal patrocinador é a SOCAR, companhia petrolífera do Azerbaijão, que atua na Georgia também.
A sensa√ß√£o desse ano √© a participa√ß√£o do noruegu√™s Magnus Carlsen. √Č a primeira vez que um campe√£o mundial se exp√Ķem dessa maneira, entrando numa das etapas classificat√≥rias, mas j√° √© conhecida por todos a prefer√™ncia de Carlsen pelo sistema eliminat√≥rio, inclusive o que ser√° utilizado na Final do Brasileiro 2017.
O Brasil foi representado pelos Grandes Mestres Internacionais Alexandr Fier e Felipe El Debs, que enfrentaram respectivamente Etiene Bacrot (FRA) e Radoslaw Wojtaszek (POL).

23.09.2017

Copa do Mundo 2017 - Final: Aronian x Ding!

Acabou de iniciar a Final da Copa do Mundo 2017 entre o armênio Levon Aronian e o chinês Ding Liren.

Já que são dois enxadristas bastante combativos, esse encontro promete ser bem intenso. Muito embora o chinês tenha ampla vantagem em partidas clássicas, 3 vitórias e 3 empates, o armênio tem muito mais experiência em grandes eventos e já venceu essa competição em 2005, ou seja, será um show a parte. Agora vamos desfrutar...

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 23 de Setembro de 2017 08:30
 
Setembro 15, 2017

Jogos Escolares da Juventude 2017 - Curitiba

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Mais uma vez a profa. Adna Florêncio foi a técnica da delegação do Rio Grande do Norte nos Jogos Escolares da Juventude e em mais uma oportunidade trouxe medalha. Dessa vez foi em Curitiba na categoria 12 a 14 anos masculino com o poçobranquense João Gabriel Cassimiro. O potiguar fez 4 pontos, sendo 4 vitórias e 1 derrota apenas para o campeão.

A modalidade de xadrez foi realizada de 13 a 15 de setembro com organização da Confederação Brasileira de Xadrez sob coordenação geral do VP CBX Charles Moura Netto, coordenação local do MF Bolivar Gonzalez e coordenação de arbitragem da potiguar Maíce Macedo, com a excelente equipe de arbitragem encabeçada pelo AF Marcelo Konrath.

Acompanhe os resultados no Chess-results: Cl√°ssico Masculino / Cl√°ssico Feminino / Blitz Misto

Leia mais...
Última atualização em Sex, 15 de Setembro de 2017 16:38
 
Setembro 11, 2017

Aberto do RN - Semifinal do Estadual 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A Semifinal de 2017 sem d√ļvidas foi uma das mais surpreendentes dos √ļltimos anos tanto do ponto de vista de de resultados quanto no desenrolar das partidas. A competitividade esteve em alta durante todas as rodadas, tanto que muitas das partidas foram decididas com vit√≥ria devido devido ao arriscar dos favoritos em posi√ß√Ķes igualadas, o que gerou bastante emo√ß√£o em que assistiu, seja presencialmente seja pelas transmiss√Ķes ao vivo.

O √ļnico invicto da competi√ß√£o foi justamente o campe√£o, Jos√© Murilo Gomes, com 5 pontos, sendo quatro vit√≥rias e 2 empates, conquistando dessa maneira a 1a vaga pra Final do Estadual. O vice-campe√£o foi o jovem Lucas Ramonn, surpresa da competi√ß√£o com +104 no rating Fide, com os mesmo 5 pontos que o campe√£o mas pior crit√©rio, segurando a segunda vaga. Completou o p√≥dio o melhor de 4,5 pontos, o pernambucano Gabriel Victor. No entanto a 3a e 4a vagas pra Final ficaram com o 5o e 6o lugares Vitor √āngelo e Alcides Azevedo.

No feminino compuseram o p√≥dio 1¬ļ Ana Paula Sallaberry, 2¬ļ L√≠via Mara e 3¬ļ Karina Ingryd. Como Ana Paula e Karina j√° estavam classificadas para a Final, as 4 vagas ficaram respectivamente com L√≠via Mara, Maria Cec√≠lia, Luma Sabar e Ariana Hayelly.

As categorias estudantis premiadas tiveram os seguintes p√≥dios: Sub17 - 1o Pedro Guilherme (PE), 2¬ļ Alexandre Filho e 3o Lucas Matheus; Sub14 - 1o Karina Ingryd, 2o Maria Cec√≠lia e 3o Jo√£o Vitor.

As duas vagas pra Semifinal do Brasileiro, que ser√° realizada em Natal em novembro, foram conquistadas por Lucas Ramonn e Vitor √āngelo.

Destacaram-se também os jogadores que obtiveram rating fide, encabeçados por Arthur Leandro com 1720.

A competição aconteceu no Campus Natal Central do IFRN de 8 a 10 de setembro a Semifinal do Campeonato Estadual , evento válido para rating fide e classificatório para a Final do Estadual e para Semifinal do Brasileiro. A direção e arbitragem principal ficaram por conta do AI Maximo Igor Macedo, auxiliado por AR Maice Macedo, com coordenação local do AA Márcio Jordão. Registramos o apoio do IFRN, na pessoa do Coordenado Prof Dário Maia.

Leia mais...
Última atualização em Seg, 11 de Setembro de 2017 09:06
 
Setembro 09, 2017

Enzo e Theo brilham em Brasileiro Escolar em Blumenau!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Com o objetivo de fomentar a pr√°tica do xadrez no √Ęmbito escolar; promover o interc√Ęmbio entre alunos/atletas enxadristas e apontar os campe√Ķes brasileiros escolares, bem como as escolas campe√£s brasileiras de 2017 acontece em Blumenau/SC nos dias 7, 8 e 9 de setembro o tradicional Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2017.

Os irmãos Enzo e Theo Magalhães de Lima representaram o Colégio Marista e Rio Grande do Norte nessa competição e com excelente performance. Enzo jogando na categoria 4o ano fundamental foi o 5o lugar com 4,5 pontos nos 6 possíveis e Theo na 1o ano fundamental subiu ao pódio, assim como seu irmão em 2016. Parabéns aos dois e aos pais pela performance e imersão em xadrez, do mundial dia 21 de agosto ao brasileiro escolar hoje, 9 de setembro.

EM TEMPO - Theo campe√£o brasileiro escolar blitz e Enzo 6o lugar!

Veja como foi...

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 09 de Setembro de 2017 23:18
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 7 de 23
top