• Aberto do Brasil Memorial Luiz Gentil - Fortaleza/CE

    Será realizado em Fortaleza/CE de 22 a 24 de setembro no Hotel Beira Mar o Memorial Luiz Gentil, uma etapa do Circuito Nacional Aberto do Brasil. A competição homenageará um dos maiores nomes do xadrez cearense e de grande destaque no cenário nacional, uma vez que Luiz Gentil foi vice-campeão brasileiro em 1951, repetindo o feito em 1960.

    Com promoção da Confederação Brasileira de Xadrez e da Federação Cearense de Xadrez sob organização de Ignácio Barreto, o Memorial contará com a presença do GM Henrique Mecking, o Mequinho, na Abertura.

    Blog oficial - http://abertobrasilcbx.blogspot.com.br/

     

    Leia mais...
  • Aberto do RN - Semifinal do Estadual 2017

    Será realizado de 8 a 10 de setembro o Aberto do RN 2017, evento válido como Semifinal do Campeonato Potiguar Absoluto e feminino de Xadrez,  aberto a todos os enxadristas inclusive de outros estados.

    Classificar√° 4 enxadristas no Absoluto e 4 no Feminino para a Final do Campeonato Potiguar Absoluto e para a Final do Campeonato Potiguar Feminino de 2017.

    Também classificará 2 enxadristas para a Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto 2017.

    O Circuito Potiguar continua e classificar√° mais 3 enxadristas, assim como o Interiorano com mais 1. A final acontece em janeiro.

    Leia mais...
  • V Aberto do Brasil - Ta√ßa Cidade de Teresina

    A 5a edição do Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina foi realizada nos dias 4, 5 e 6 de agosto no Executive Flat Hotel, distribuindo 7 mil reais em prêmios e 2 vagas para a Semifinal do Brasileiro, com a presença especial de 2 GMs - Rafael Leitão e Evandro Barbosa e 2 MIs - Leandro Perdomo e Máximo Iack Macedo.

    Tive a oportunidade de trabalhar na arbitragem e acompanhar de perto a impecável organização da Federação Piauiense de Xadrez, parabéns ao presidente e diretor da competição Luis Carlos Sales e toda equipe de arbitragem.

    O GM Rafael Leit√£o confirmou o favoritismo ao vencer invicto e isolado com 5,5 pontos. Na segunda e terceira posi√ß√Ķes com 5 pontos, respectivamente GM Evandro Barbosa e MI Leandro Perdomo. Com 4,5 pontos as revela√ß√Ķes da competi√ß√£o 4¬ļ lugar Kathie Goulart e 5¬ļ MN Vitor Firmo, bem como os 2 classificados para a Semifinal do Brasileiro, 6¬ļ CM Severino Janu√°rio e 7¬ļ MN Rafael Cabral.

    Registramos a grande atuação de Firmo na competição, com destaque para o empate com o GM Evandro Barbosa e +16 no Rating Internacional. Também com boa atuação David Frankental com +11 no Elo Fide.

    Parabenizamos os representantes potiguares, que nos 4 Abertos do Brasil na Regi√£o Nordeste em 2017 obtiveram lugar de destaque.

    Acompanhe todas as informa√ß√Ķes pelo site oficial da Federa√ß√£o Piauiense de Xadrez e Chess-results

    Leia mais...
  • Regional Nordeste Escolar 2017 - Aracaj√ļ/SE

    Aconteceu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Aracaju/SE, o Regional Nordeste de Xadrez Escolar, competição oficial da Confederação Brasileira de Xadrez. O campeonato contou com a participação de aproximadamente 150 enxadristas de, praticamente, todos os estados da Região.

    O Rio Grande do Norte foi representado em duas categorias pelos irmãos Enzo Magalhães de Lima e Théo Magalhães de Lima, alunos do Colégio Marista de Natal.

    Enzo, bicampe√£o estadual, tornou-se campe√£o nordestino vencendo as cinco partidas disputadas na categoria quarto ano do ensino fundamental.

    Com o mesmo sucesso, Théo, aluno do primeiro ano do ensino fundamental e também já campeão do RN,  mesmo competindo contra estudantes um ano escolar acima, obteve também invicto o título regional, coroando a participação potiguar.

    Leia mais...
  • JUVERNS 2017

    A modalidade de Xadrez do JUVERNS 2017 foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2017 nas dependências da Escola de Governo em Natal/RN. A competição contou com a inscrição de 261 alunos, sendo o recorde da modalidade.

    Na oportunidade aproveitamos para parabenizar o Secret√°rio de Estado do Esporte e Lazer, Francisco Canind√© de Fran√ßa, e toda sua equipe pela excelente infraestrura oferecida aos JUVERNS 2017, o que foi imprescind√≠vel para realizarmos uma competi√ß√£o no padr√£o da Etapa Nacional. Sem sobra de d√ļvidas o JUVERNS 2017 foi um marco na hist√≥ria do desporto potiguar.

    Os campe√Ķes e classificados √† Etapa Nacional foram Lucas Matheus de Oliveira (IFRN Natal) e Annyara Gomes (IFRN Jo√£o C√Ęmara) no 15 a 17 anos, com o t√©cnico Francisco Quaranta; e no 12 a 14 anos Jo√£o Gabriel Cassimiro (EM Alu√≠zio Alves - Po√ßo Branco) e N√°dia Beatriz Damasceno (Col√©gio Potencial - Natal), com a t√©cnica Adna Flor√™ncio. As Escolas campe√£s foram: IFRN Jo√£o C√Ęmara no 15 a 17 anos e EM Alu√≠zio Alves de Po√ßo Branco, ambas da Regi√£o do Mato Grande,¬†parab√©ns!

    Leia mais...
News Highlights
Fevereiro 11, 2017

Campanha em prol do amigo Ibernon

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Como a maior parte da comunidade enxadristica j√° tomou conhecimento o nosso amigo Ibernon Luiz encontra-se acometido de um Glioma, grau 4, que √© um c√Ęncer no c√©rebro.

Ibernon encontra-se em São Paulo em tratamento de custo muito elevado. Atualmente é necessário adquirir uma cadeira de rodas que custa R$3.500,00. Pedimos a colaboração de toda comunidade enxadristica, ajudando da maneira que for possível, seguem abaixo dados bancários para contribuição:

Caixa Econ√īmica Federal ¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†
Ag 0560             Op 001                c/c  22.680.0
Ibernon Luiz da Silva Filho.
Cpf: 069.570.994-15.

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 11 de Fevereiro de 2017 22:29
 
Fevereiro 06, 2017

MN Vitor Firmo vence III IRT Recife!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Durante os dias 3, 4 e 5 de fevereiro foi realizado no IFPE da capital pernambucana o III IRT Recife, sob dire√ß√£o do MN Yoshio Hiramine. A prova reuniu diversos enxadristas locais mais o quarteto potiguar, o que proporcionou um interc√Ęmbio importante.
Com 5 pontos e invictos, compartilharam o primeiro posto os MNs Vitor Firmo (RN) e Rafael Cabral (PE ), com melhores critérios para o potiguar, levando o troféu de campeão e 24 pontos de Elo. O terceiro colocado com 4,5 pontos foi o fortíssimo MF Vinicius Tine, abrilhantando a competição com sua participação.
Além do campeão, destacou-se da delegação potiguar Davidfrankental Frankental com +50 no Elo e 5o colocado. Márcio Jordão foi o 6o e José Murilo o 11o. Leia mais...

 
Fevereiro 05, 2017

Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - Parcial 2a Etapa

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

Transcorridas 2 Etapas do da edi√ß√£o de 2017, realizadas nos munic√≠pios de Governador Dix-sept Rosado e Jo√£o C√Ęmara, 61 enxadristas, de 12 munic√≠pios, tomaram parte.

Os líderes tanto da disputa para a Final do Estadual quanto para o título do Estadual Rápido são: MN Maximo Igor Macedo com 10,5 pontos e Ana Paula Sallaberry com 6 pontos. Segue Tabela com classificação parcial:

Leia mais...
Última atualização em Dom, 05 de Fevereiro de 2017 08:47
 
Fevereiro 05, 2017

Francisco Quaranta vence em Jo√£o C√Ęmara!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

No dia 4 de fevereiro, sábado, foi realizado o III Torneio de Xadrez AABB - 43 anos, competição válida para o Circuito Potiguar de Xadrez 2017 e para cálculo de Rating FNX.

Novamente nessa etapa reuniram-se 5 finalistas do campeonato estadual 2016 - MF Maximo Macedo, Francisco Quaranta, Lucas Ramonn, Ricardo Fagner e Francisco Biagionne, em meio aos 43 participantes de 7 municípios, com destaque para a maior delegação visitante - Poço Branco, capitaneada pela Profa Adna Florêncio.

A competi√ß√£o teve tr√≠plice empate no primeiro posto, sagrando-se campe√£o com melhores crit√©rios Francisco Quaranta, 2¬ļ Igor Fernandes e 3¬ļ MN Maximo Igor Macedo, ambos com 5 pontos. Tamb√©m premiados a melhor feminino, Annyara Gomes, e o melhor infantil Jo√£o Gabriel Cassimiro.

Leia mais...
Última atualização em Dom, 05 de Fevereiro de 2017 08:39
 
Janeiro 29, 2017

MN Maximo Igor Macedo vence S√£o Sebasti√£o 2017!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Por mais um ano o Circuito Potiguar de Xadrez foi inaugurado no município de Governador Dix-sept Rosado com o Torneio São Sebastião, que chegou a sua 2a. edição e promete pelo entusiasmo do diretor Carlos Eduardo Andrade se tornar tradicional no calendário do município e do Estado.

A competição foi realizada no dia 28 de janeiro sendo uma parceria entre o Clube de Xadrez Dix-septiense e Federação Norteriograndense de Xadrez, contando pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2017 e Rating FNX. Com arbitragem do AA Francisco Helder Cavalcante.

Em 2017 a competição contou com a participação de 5 finalistas do Campeonato Estadual Absoluto 2016 - MN Vitor Firmo, José Murilo Gomes, Hélio Viana, David Frankental e Francisco Biagioni, além da atual Campeã Estadual, Ana Paula Sallaberry.

A competi√ß√£o foi vencida pelo autor deste artigo, MN Maximo Igor Macedo, com 5,5 pontos em 6 rodadas. Fui para Governador como presidente da Federa√ß√£o e como √°rbitro, para cumprir minhas fun√ß√Ķes administrativas, no entanto fui "intimado" por Ana Paula e M√°rcio a jogar, combinado com a vontade de disputar alguns torneios que j√° vinha me sondando, ent√£o resolvi participar depois de 8 anos afastado, terminei jogando boas partidas e vencendo a prova.

Leia mais...
Última atualização em Dom, 29 de Janeiro de 2017 14:18
 
Janeiro 26, 2017

Floripa Open 2017 - Enzo, bronze no Sub10!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A cidade de Florian√≥polis sediou de 20 a 26 de janeiro de 2017 a 3a edi√ß√£o do Floripa Open, megaevento que contou com a presen√ßa de mais de 400 enxadristas de 14 pa√≠ses, um n√ļmero bastante expressivo, sendo 13 Grandes Mestres, distribuindo R$22.000,00 em pr√™mios, tendo como grande atra√ß√£o o GM let√£o Alexei Shirov.

Ter tantos grandes mestres juntos √© uma grande motiva√ß√£o para todos os participantes e organizadores, que deixa um legado onde se realiza. O Rio Grande do Norte teve a honra de sediar evento de grande porte o Campeonato Continental a pouco mais de 2 anos na Praia de Pipa, tamb√©m um sucesso com 50 mil reais em pr√™mios, 200 jogadores¬† de 11 pa√≠ses, sendo 19 Grandes Mestres. √Č inesquec√≠vel para quem toma parte, um aprendizado sem tamanho.

Al√©m do grande aprendizado o representante potiguar Enzo Magalh√£es de Lima, 9 anos, foi medalhista de bronze em sua categoria, conseguindo 3,5 pontos e +63 no Elo Fide, sem d√ļvidas o destaque da delega√ß√£o potiguar.

Leia mais...
Última atualização em Qui, 26 de Janeiro de 2017 15:54
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 6 de 16
top