• Aberto do Brasil Xadrez Potiguar 2017

    Vem aí a 10ª edição do Aberto do Brasil Xadrez Potiguar! R$4.500,00 em prêmios e 2 vagas para a Semifinal do Brasileiro!

    Serão premiadas as Categorias Geral, Feminino, Veteranos, Seniors, U2000, U1800, U1600, Universitária, Estudantil! Premiação acumulativa!!

    Ser√° realizado no D Beach Resort na beira mar em Ponta Negra, situado a 200 metros do morro do careca na Rua da Praia, 150 A - Ponta Negra - Natal, RN, entre os dias 2 e 4 de junho de 2017.

    Leia mais...
  • VI Torneio Aberto de Jo√£o C√Ęmara - 6a. Etapa do Circuito Potiguar 2017!

    O campus Jo√£o C√Ęmara do IFRN sediar√° no s√°bado, dia 17 de junho, o¬† 6¬ļ Torneio Aberto de Jo√£o C√Ęmara, v√°lido como 6a. Etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017 e v√°lida para c√°lculo de Rating FNX. A competi√ß√£o √© aberta a qualquer enxadrista, mas com foco no desenvolvimento do xadrez praticado na cidade e na regi√£o do Mato Grande.

    A organiza√ß√£o ficar√° a cargo da equipe de xadrez do IFRN-JC com tempo de reflex√£o jogo ser√° de 20 minutos para cada jogador por partida num total de 6 rodadas. Come√ßar√° √†s 13h do dia 17/06/2017 nas depend√™ncias do IFRN do campus Jo√£o C√Ęmara. A previs√£o de t√©rmino √© por volta das 18h.

    A premiação contará com R$260,00, 2 troféus (um para cada campeão dos grupo absoluto e estudantil), livros de xadrez e medalhas para as diversas categorias.

    Leia mais...
  • Jogos Gerais UFRN 2017 - Allysson e Ana Paula vencem!

    O campe√£o foi o representante do CT e do curso de Engenharia Civil - Francisco Allysson Muniz invicto com 4,5 pontos. Com 4 pontos, o 2¬ļ e 3¬ļ respectivamente Jos√© Murilo Gomes (Eng Mec√Ęnica) e Vitor Firmo (Direito), e o 4¬ļ Caique Borges (Eng Civil) com 3,5. A campe√£ feminino foi Ana Paula Sallaberry (Eng Civil) e 2¬ļ Angela Tavares (Eng Qu√≠mica). Os melhores Cursos foram: 1¬ļ Eng Civil, 2¬ļ Tec de Informa√ß√£o e 3¬ļ Ci√™ncia e Tecnologia. O melhores Centros: 1¬ļ CT, 2¬ļ ETC e 3¬ļ IMD.

    A competição foi um sucesso, uma vez que reuniu fortíssimos e talentosos enxadristas, mostrando clara evolução quanto ao nível médio e qualidades das partidas. A direção e arbitragem couberam ao AI Maximo Igor Macedo, técnico de xadrez da UFRN.

    Leia mais...
  • Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - Parcial 4a Etapa

    O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

    Transcorridas 4 Etapas do da edi√ß√£o de 2017, realizadas nos munic√≠pios de Governador Dix-sept Rosado, Jo√£o C√Ęmara, UFRN em Natal e Santa Cruz, 88 enxadristas, de 16 munic√≠pios, tomaram parte.

    Leia mais...
  • Zonal CBX RN 2017 - Santa Cruz

    O Zonal CBX-RN 2017 foi realizado no IFRN Santa Cruz de 05 a 07 de maio de 2017, com direção e arbitragem do AF Maximo Igor Macedo.

    Mais uma vez a receptiva cidade de Santa Cruz sediou uma etapa do Circuito Potiguar de Xadrez, e em mais uma ocasi√£o cativou os participantes, tanto pelas excelentes instala√ß√Ķes do Campus do IFRN desse munic√≠pio, atrav√©s do Prof¬ļ Jo√£o Batista Amaral, coordenador local, quanto pelos entretenimentos da cidade em si. Em suma, foi uma verdadeira festa.

    No campo enxadrístico também foi um espetáculo com várias partidas bastante duras em todas as rodadas.

    Coroando a excelente forma, o Mestre Nacional potiguar Vitor Firmo venceu o Zonal com melhor critério que os outros 2 com 5 pontos, avançando mais 10 pontos no Elo Fide, chegando no live a 2210, caminhando com passos firmes em direção ao título de Mestre Fide.

    Como o campeão já estava classificado para a Semifinal do Brasileiro pelo Campeonato Estadual, as duas vagas ficaram com o 2o e 3o colocados, respectivamente José Murilo Gomes e Alexandre Macedo, ambos também em grande fase, refletida na constante subida de seus elos fide.

    Leia mais...
News Highlights
Dezembro 28, 2016

Retrospectiva 2016!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Esse foi mais um ano de sucesso para o Xadrez Potiguar, tendo em vista as parcerias firmadas, grande quantidade de bons eventos realizados e muitas conquistas obtidas por nossos representantes! Nossos agradecimentos a todos os parceiros e colaboradores e os parab√©ns √† Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez, em nome de seu presidente GM Darcy Lima, pelo excelente trabalho realizado em todo territ√≥rio nacional! Para 2017 a diretoria da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez deseja muita sa√ļde, prosperidade e muito mais xadrez claro!

Nosso 2016 foi assim:

Leia mais...
Última atualização em Qua, 28 de Dezembro de 2016 10:05
 
Dezembro 19, 2016

Firmo e Raissa vencem Circuito 2016!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Sucesso total no 4¬ļ Circuito Potiguar de Xadrez!

Foram 14 etapas com 228 participantes do Rio Grande do Norte, representantes de 25 municípios.

O campe√£o com muito m√©rito foi o MN Vitor Firmo com 220 pontos, sendo o √ļnico enxadrista a participar de todas as etapas, entrando dessa maneira para o rol de campe√Ķes do Circuito. O vice-campe√£o foi M√°rcio Jord√£o com 168 pontos e 3¬ļ David Frankental com 167,5, completando o p√≥dio.

Retirados os classificados as vagas para a Final do Estadual ficaram com David Frankental 167,5; Francisco Quaranta 161,5; Francisco Biagione 117,5.

No Feminno a campe√£ do Circuito foi Raissa Crispim, fechando com chave de ouro, da mesma maneira que seu namorado, o vencedor do absoluto. A vice-campe√£ foi Karina Ingryd e em 3¬ļ Alice Gon√ßalves. Como as 3 j√° estavam classificadas as 3 vagas para a Final ficaram com Ariana Hayelly, Raquel Martins e Ana Paula Sallaberry.

 

Leia mais...
Última atualização em Seg, 19 de Dezembro de 2016 21:36
 
Dezembro 19, 2016

Murilo e Annyara, Campe√Ķes Interiorano!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Jos√© Murilo Gomes teve um ano muito positivo firmando-se como jogador do primeiro time potiguar, coroando 2016 com o t√≠tulo de Campe√£o Interiorano, colocando seu munic√≠pio, Santo Ant√īnio, no lugar mais alto do p√≥dio. O p√≥dio foi completado pelos campe√Ķes de seus munic√≠pios: 2¬ļ H√©lio Fernandes (Mossor√≥), classificado para Final, e 3¬ļ Francisco Quaranta (Jo√£o C√Ęmara).

O t√≠tulo de Campe√£ Interiorano e a vaga para a Final do Potiguar Feminino ficaram com a talentos√≠ssima Annyara Gomes, representante de Jo√£o C√Ęmara; assim como a campe√£, a 2¬™ e 3¬™ colocadas tamb√©m s√£o deste munic√≠pio, respectivamente, Alice Gon√ßalves e L√≠via Mara.

No Aberto o MN Vitor Firmo venceu isolado com total aproveitamento, fechando com chave de ouro o Circuito Potiguar 2016, tornando-se o 4¬ļ campe√£o. O segundo lugar ficou com o pernambucano Lucas Cilento com 4,5 pontos, tamb√©m isolado. Com 4 pontos e premiados: 3¬ļ M√°rcio Jord√£o, 4¬ļ MN Yoshio Hiramine (PE) e 5¬ļ David Frankental. Acumulou o t√≠tulo no Aberto Feminnio Annyara Gomes, 2¬ļ Ana Paula Sallaberry e 3¬ļ Alice Gon√ßalves.

Também válido como campeonato municipal de Santa Cruz, o campeão foi João Batista Amaral e vice Herly Sérgio.

Durante a entrega de premiação do Absoluto foram feitas algumas homenagens, através de simbólicas medalhas. Foram homenageados: o chefe de delegação da maior equipe do Interiorano - Francisco Quaranta; o coordenador local João Batista; e por fim ao amigo Ibernon Luiz, que mesmo em tratamento enfrentou um longa viagem, vindo do interior do pernambuco, não medindo esforços para tomar parte e prestigiar o evento e rever os amigos.

Leia mais...
Última atualização em Qui, 13 de Abril de 2017 07:16
 
Dezembro 11, 2016

Barbosa vence 5¬ļ Onofre Lopes!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Como j√° √© tradicional, o calend√°rio da UFRN tem pelo quinto ano consecutivo seu fechamento com a realiza√ß√£o do Torneio de Xadrez Reitor Onofre Lopes, enxadrista e 1¬ļ reitor dessa renomada institui√ß√£o. A prova foi v√°lida para Rating FNX e contou pontos para o Circuito, realizada no Gin√°sio II da UFRN.

Nessa edi√ß√£o quebrou-se a sequencia de alunos da UFRN vencerem a competi√ß√£o, como aconteceu nas 4 outras. O representante de Barcelona/RN, Ant√īnio Atenilson Barbosa, com 5,5 pontos em 6 poss√≠veis sagrou-se campe√£o em 2016. Em 2¬ļ lugar geral e 1¬ļ juvenil foi a revela√ß√£o da competi√ß√£o, Jo√£o Vinicius, pr√©-ranqueado 52, com 5 pontos e melhor crit√©rios de desempate que: 3¬ļ Lucas Matheus (2¬ļ juvenil), 4¬ļ Izael Brasilino (Campe√£o UFRN), 5¬ļ Alexandre Macedo, 6¬ļ David Luan (2¬ļ UFRN) e 7¬ļ Caique Borges (3¬ļ UFRN).

Leia mais...
Última atualização em Dom, 11 de Dezembro de 2016 13:10
 
Novembro 26, 2016

Mundial: Carlsen x Karjakin

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Escrevi essa nota para o Xadrez Potiguar em 29 de março, quando o ucraniano-russo venceu a Copa do Mundo.

"Sergey Karjakin vence Torneio de Candidatos 2016, conquistando o direito de desafiar o campe√£o mundial Magnus Carlsen.
Será uma luta de prodígios, Karjakin grande mestre aos 12 anos, Carlsen GM aos 13.
Carlsen entretanto teve uma carreira mais objetiva e mete√≥rica chegando a n¬ļ 1 do mundo aos 18 anos e campe√£o mundial aos 22. Karjakin por sua vez continuou crescendo mas teve uma vida pessoal mais movimentada, como 2 casamentos, mudan√ßa de nacionalidade e um filho.
Ser√° um confronto interessante para o xadrez atual, bem mais empolgante, esperasse, que os matchs contra Anand."

Já esperava um match muito duro, principalmente pelo fator emocional, uma vez que os dois são rivais de longas datas e além disso Karjakin era o adversário a ser batido por Carlsen durante muito tempo, óbvio que uma rivalidade assim deixa marcas.

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 26 de Novembro de 2016 05:57
 
Novembro 26, 2016

Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho 2016

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Durante os dias 20 e 25 de novembro, Natal sediou a edição de 2016 da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho, evento que chega a sua 16ª edição, reunindo atletas de todo país em 19 modalidades.

A modalidade de xadrez foi realizada no Praia Mar Hotel com parceria com a Federação Norteriograndense de Xadrez, sob coordenação do AF Maximo Igor Macedo, arbitragem principal do AN Maximo Valério Macedo, auxiliado pelos AA David Frankental e Márcio Jordão.

A prova individual foi vencida com 100% pelo MF Jos√© Eduardo Maia (TRT1 - RJ) com 5 pontos, desta maneira sagrando-se campe√£o nacional da categoria. Os demais representantes do p√≥dio foram tamb√©m representantes do TRT1 - RJ, respectivamente 2¬ļ Rodrigo Alencar e 3¬ļ Eduardo Vin√≠cius da Silva, ambos com 4 pontos e melhor crit√©rio que o 4¬ļ Rog√©rio Soares (TRT10 - DF/TO). O melhor potiguar foi Jos√© M√°rio Costa na 5¬™ posi√ß√£o com 3,5 pontos.

Na prova por Equipes tamb√©m prevaleceu o TRT1 - RJ, vencendo com folga com 13 pontos. Em segundo lugar o TRT13 - PB com 8 pontos e completando o p√≥dio o TRT-CE com os mesmos 8 pontos mas piores crit√©rios. O TRT21 - RN foi o 4¬ļ lugar com 7,5 pontos. Leia mais...

 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 6 de 15
top