• Aberto do Brasil Xadrez Potiguar 2019

    De 7 a 9 de junho de 2019 no Hotel Othon Suites Natal será realizada a 11ª edição do Aberto do Brasil Xadrez Potiguar!

    Essa tradicional competição é uma etapa do Circuito Nacional de Abertos do Brasil e por isso classificará 2 enxadristas para a Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2019, além de distribuir muitos pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2019!

    Venha jogar um bom torneio e se divertir nas praias de Natal!

    Leia mais...
  • Aberto do Brasil - X Memorial Bobby Fischer

    O tradicional Aberto do Brasil em homenagem ao lendário enxadrista norte-americano Bobby Fischer chegou em 2019, a sua 10ª edição! O seu idealizador Fernando Melo é um fã incondicional de Bobby Fischer e o homenageia realizando esse memorial com todo o capricho.

    O Aberto aconteceu de 29 a 31 de março no Hotel Litoral em Cabo Branco com premiação de 6 mil reais e vaga para a Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2019!

    O campe√£o foi o GM Darcy Lima invicto com 5,5 pontos em 6 rodadas e com melhor crit√©rio que o 2¬ļ e 3¬ļ, respectivamente MI Eduardo Limp e Pedro Laje.

    Os melhores potiguares fizeram 4,5 pontos, foram MN M√°rcio Jord√£o, 12¬ļ sendo premiado no geral; 13¬ļ MN Vitor Firmo; 16¬ļ MF Carlos Henrique Pinto. Al√©m de M√°rcio foram premiados Ana Paula Sallaberry, melhor U1800; Pedro Lews, melhor sem rating; e Enzo Magalh√£es de Lima, melhor sub16.

    Maiores informa√ß√Ķes no Blog Reino de Ca√≠ssa e no Chess-results!

    Leia mais...
  • Festival Potiguar de Menores 2019

    O Festival Potiguar de Menores de Xadrez 2019 foi realizado com sucesso nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves no dia 23 de mar√ßo de 2019, definindo os campe√Ķes estaduais de xadrez nas categorias menores.

    Essa competi√ß√£o al√©m de definir os campe√Ķes estaduais das categorias sub8, 10, 12, 14, 16 e 18, tamb√©m definiu os representantes oficiais do Rio Grande do Norte no FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa (sub8, 10, 12 e 14) e FENAJ - Festival Nacional da Juventude (sub16 e 18) - Campeonatos Brasileiros dessas categorias. No entanto vale ressaltar que todos os enxadristas podem tomar parte nos Brasileiros.

    Os medalhistas de 2019 foram:

    Sub18 absoluto - 1¬ļ Hartur Souza (Parnamirim), 2¬ļ Davi Alves (Parnamirim), 3¬ļ Pedro Saraiva (Natal);

    Sub16 absoluto - 1¬ļ Emanuel Tavares (S√£o Gon√ßalo), 2¬ļ Luis Felipe de Souza (Jo√£o C√Ęmara), 3¬ļ Pedro Pimenta (Natal)

    Sub16 feminino - 1¬™ Karina Ingryd (Natal), 2¬™ Ana Luisa Maciel (Natal), 3¬™ Aurea Stella (Jo√£o C√Ęmara)

    Sub14 absoluto - 1¬ļ Miguel Segundo (Natal), 2¬ļ Thales Roberto (Natal), 3¬ļ Brenno Gutemberg (Natal)

    Sub14 feminino - 1¬™ Maria Cec√≠lia Pinto (Natal), 2¬ļ Isabele Branco (Natal), 3¬ļ Mariel Macedo (Natal)

    Sub12 absoluto - 1¬ļ Giovanni Brand√£o (S√£o Gon√ßalo), 2¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima (Natal), 3¬ļ Gabriel Greg√≥rio (Natal)

    Sub12 feminino - 1ª Letícia de Melo (Natal), 2ª Fernanda Maux (Natal), 3ª Sara Cunha (Natal)

    Sub10 absoluto - 1¬ļ Davi Jales (Natal), 2¬ļ Rafael Magalh√£es (Natal), 3¬ļ Bruno de Freitas (Natal)

    Sub10 feminino - 1ª Fernanda Pinho (Natal), 2ª Stella de Alcantara (Natal), 3ª Larissa Paula (Natal)

    Sub8 absoluto - 1¬ļ Theo Magalh√£es de Lima (Natal), 2¬ļ Davi Capistrano (Natal), 3¬ļ Bernardo Amorim (Natal)

    Sub8 feminino - 1ª Talita freire (Natal), 2ª Maria Lourdes Nascimento (Natal), 3ª Cecília Ataliba (Natal)

     

    Leia mais...
  • 85¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez - Final

    A Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez e Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez realizaram de 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2019, no Sal√£o de Eventos do Othon Suites Natal, a fase final do 85¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

    Esse campeonato é a principal competição do calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, reunindo os melhores enxadristas da temporada 2018, os quais disputaram em sistema eliminatório o título de Campeão Brasileiro de Xadrez e R$36.000,00 em premiação.

    A competição foi considerada pela CBX a melhor da história, uma vez que reuniu no mesmo evento premiação recorde, bom local de jogos e organização e cobertura ao vivo, pela internet, com recorde de audiência, além claro, de muita emoção e disputa acirradíssima!

    O campe√£o do 85¬ļ Campeonato Brasileiro de Xadrez foi o mineiro, representando o Acre, MI Roberto Molina, depois de vencer na Final o GM Krikor MeKhitarian (SP) por 3,5 a 2,5!

    Dividiram o 3¬ļ lugar o GM Darcy Lima (RJ) e o MF Diogo Duarte (BA).

    Dividiram o 5¬ļ lugar o GM Alexandr Fier (PR), GM Evandro Barbosa (SP), MF Paulo Jatob√° (BA) e CM Luciano Zallio (BA).

    Dividiram a 9ª posição o MI Máximo Iack Macedo (RN), MF Luismar Brito (PB), MF Charles Gauche (SC), MN Vitor Firmo (RN), MF Carlos Henrique Pinto (RN), Thiago Dobouchak (SC), MN Carlos Viana (SE) e Mikhail da Silva (AM).

    Leia mais...
  • Campeonato Norte-Nordeste Amador 2019

    De 26 a 28 de abril de 2019 com promoção da Confederação Brasileira de Xadrez e Federação Cearense de Xadrez e organização de Ignácio Barreto, acontecerá no Hotel Beira Mar em Fortaleza a 1a edição do Campeonato Norte-Nordeste Amador.

    Assim como o Campeonato Brasileiro Amador que já está consolidado como um evento de sucesso, vem a CBX com mais uma iniciativa promissora. O Norte-Nordeste Amador distribuirá títulos de Campeão e de MN, além de premiação para diversas faixas de rating e validade para Rating CBX e FIDE.

    Maiores informa√ß√Ķes podem ser obtidas atrav√©s do Blog oficial - Campeonato Norte-Nordeste Amador de Xadrez 2019 ou pelo e-mail do organizador igbarrosbarreto@gmail.com

    Leia mais...
News Highlights
Maio 05, 2018

Ranking FNX Maio/18

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Ranking FNX de maio teve sua movimenta√ß√£o com as varia√ß√Ķes do Rating FIDE, CBX e FNX em diversos torneios. Em especial no Rating Fide com os Grupos A e B do Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018.

Os destaques dessa listagem foram:

No Rating Fide - Lucas Matheus +93, Maria Cecilia Pinto, +58, Jo√£o Vitor Rodrigues +55, M√°rcio Jord√£o Barbosa +46 e Alexandre Macedo +26, al√©m de Fabiano de Ara√ļjo e Isabele Soares, que entraram para o ranking da FIDE.

Confira Top100 FNX: Leia mais...

Última atualização em Sáb, 05 de Maio de 2018 12:09
 
Maio 04, 2018

Potiguares no FENAC 2018!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Rio Grande do Norte participou com 8 jovens enxadristas entre 28 de abril e 1 de maio do FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa, um n√ļmero muito expressivo levando-se em conta que a competi√ß√£o foi realizada em Florian√≥polis/SC!

O potiguar Theo Magalhães de Lima foi  grande destaque da competição, uma vez que sagrou-se Campeão Brasileiro Sub8 no ritmo clássico e vice-campeão no blitz, além de classificar-se mais uma vez para o Campeonato Mundial de Cadetes! Foi um resultado que muito orgulha a Federação Norteriograndense de Xadrez, já que tem investido nessas categorias, a exemplo da Seletiva para o Mundial Cadetes, realizada em 2017 em Natal. Parabéns aos pais Kildere e Alissandra por todo investimento na vida esportiva e cultural de seus filhos e ainda ao treinador MI Maximo Iack.

Parabéns também à todos os pais da delegação potiguar, grandes incentivadores e apoiadores dos seus filhos. Leia mais...

Última atualização em Sex, 04 de Maio de 2018 09:27
 
Abril 18, 2018

Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018 - Etapas A1 e B1

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Entre os dias 13 e 22 de abril foi realizada no Col√©gio das Neves a primeira etapa do Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018.¬†Nessa etapa inaugural foram abertos dois grupos com o objetivo de promover a atividade e movimenta√ß√£o de rating FIDE, al√©m de especificamente o grupo A promover o interc√Ęmbio entre os estados vizinhos e o grupo B um encontro de gera√ß√Ķes.

Os torneios foram disputados pelo Sistema Round Robin com 10 enxadristas, com promoção do XadrezPotiguar.com.br , apoiado pela Federação Norteriograndense de Xadrez e Academia Potiguar de Xadrez, sob direção do MI Maximo Iack Macedo e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maíce Macedo.

A competição foi corada com êxito, tendo em vista toda disputa e congraçamento envolvido e alcance dos objetivos principais: manter os enxadrista ativos e com seus ratings fide movimentados. Leia mais...

Última atualização em Dom, 22 de Abril de 2018 14:44
 
Abril 08, 2018

Festival Potiguar da Criança - Seletiva FENAC

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi muito gratificante ver um n√ļmero expressivo de jovens talentos do xadrez potiguar divertindo-se e competindo enquanto exercitavam suas mentes, atrav√©s da concentra√ß√£o e tomadas de decis√Ķes baseadas em racioc√≠nio l√≥gico e c√°lculo, cada qual de acordo com seu n√≠vel t√©cnico, mas de toda maneira extremamente proveitoso.

Sagraram-se campe√Ķes e representantes oficiais do RN nos Brasileiros: Theo Magalh√£es de Lima (Sub8), Larissa Angelia dos Reis Paula (Sub8), Luis Guilherme Ara√ļjo de Oliveira (Sub10), Fernanda Pinho de Aquino Cortez (Sub10), Enzo Magalh√£es de Lima (Sub12), Let√≠cia de Medeiros Chaves (Sub12), Jo√£o Vitor Rodrigues Santos (Sub14) e Karina Ingryd Oliveira da Silva (Sub14).

Vale registro da tranquilidade com a qual a competição foi desenvolvida, tendo em vista que alunos, professores, pais e equipe organizadora, além de uma excelente infraestrutura da escola, estavam alinhados para o sucesso do Festival, que foi o que ocorreu!

Confiram as classifica√ß√Ķes finais:

Chess-results - Sub8A - Sub8F - Sub10A - Sub10F - Sub12A - Sub12F - Sub14A - Sub14F

Fotos - Facebook

Leia mais...
Última atualização em Sex, 28 de Dezembro de 2018 09:38
 
Março 23, 2018

IX Aberto do Brasil Memorial Bobby Fischer

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi realizado com sucesso, em João Pessoa/PB, o tradicional Aberto do Brasil Memorial Bobby Fischer que chegou em 2018 a sua 9ª edição, nesta distribuindo R$6.000,00 e 3 vagas para a Semifinal do Brasileiro, contando com a expressiva participação de 118 participantes, dentre os quais 3 GMs.

O campeão isolado foi o mais novo Grande Mestre brasileiro, Luis Supi, com 5,5 pontos em 6 possíveis. Os demais lugares do pódio foram ocupados também pelos GMs, respectivamente Neuris Delgado (PAR) e Darcy Lima.

Classificaram-se para a Semifinal do Brasileiro do 4¬ļ ao 6¬ļ lugares - MF Francisco Cavalcanti (PB), Fl√°vio Bezerra (RN) e CM Luciano Zallio (BA), todos com 5 pontos.

Vale registro da participa√ß√£o potiguar com 27 representantes, com destaque, al√©m de Fl√°vio na 5¬™ posi√ß√£o, tamb√©m MN Vitor Firmo, que jogou a √ļltima rodada na mesa 2, e M√°rcio Jord√£o com 4,5 pontos.

Como já é tradicional, a competição foi realizada, com total êxito,  no Littoral Hotel no mês de março, em alusão ao aniversário de nascimento do lendário ex-campeão mundial Bobby Fischer! A direção ficou aos encargos de AR Fernando Sá, com arbitragem do AI Maximo Igor Macedo, auxiliado por AR Ivanilson Pereira, AA David Frankental e AA Lukremarte Melo.

Registrou-se a presen√ßa do presidente da Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez, o GM Darcy Lima, que al√©m de participar como jogador p√īde tamb√©m reunir-se com o presidente da Federa√ß√£o Paraibana de Xadrez, Fernando Melo, sua diretoria e lideran√ßas do Estado.

Todas as informa√ß√Ķes no Blog oficial - Reino de Ca√≠ssa

Leia mais...
Última atualização em Sex, 23 de Março de 2018 18:43
 
Fevereiro 25, 2018

Festival Potiguar da Juventude e Seletiva FENAJ e Gymnasiade

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Festival Potiguar da Juventude foi realizado nos dias 3 e 4 de março no IFRN Parnamirim.

A competi√ß√£o definiu os campe√Ķes estaduais das categorias sub16 e sub18, que ser√£o os representantes oficiais do RN, com direito a hospedagem, no FENAJ - Campeonatos Brasileiros; como tamb√©m os representantes da FNDE na seletiva nacional para a Gymnasiade.

No sub18 absoluto Lucas Matheus Oliveira confirmou o favoritismo e sagrou-se campe√£o estadual com total aproveitamento. O vice foi Guilherme Gama e 3¬ļ lugar Lussander Guilherme. A campe√£ no sub18 foi Raissa Crispim.

O destaque do evento foi sem d√ļvidas Enzo Magalh√£es de Lima, de apenas 10 anos, ao vencer com 100% a categoria sub16, sendo dessa maneira o representante oficial no FENAJ. O vice-campe√£o foi Jo√£o Gabriel Cassimiro, 3¬ļ na etapa nacional do sub14 do JEJs. Em 3¬ļ Davi Alves.

A campe√£o sub16 foi Isabele Soares, seguida de J√ļlia Freire.

Leia mais...
Última atualização em Sex, 23 de Março de 2018 18:46
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Próximo > Fim >>

P√°gina 6 de 7
top