• Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018 - Etapas A1 e B1

    Entre os dias 13 e 22 de abril foi realizada no Col√©gio das Neves a primeira etapa do Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018.¬†Nessa etapa inaugural foram abertos dois grupos com o objetivo de promover a atividade e movimenta√ß√£o de rating FIDE, al√©m de especificamente o grupo A promover o interc√Ęmbio entre os estados vizinhos e o grupo B um encontro de gera√ß√Ķes.

    Os torneios foram disputados pelo Sistema Round Robin com 10 enxadristas, com promoção do XadrezPotiguar.com.br , apoiado pela Federação Norteriograndense de Xadrez e Academia Potiguar de Xadrez, sob direção do MI Maximo Iack Macedo e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maíce Macedo.

    A competição foi corada com êxito, tendo em vista toda disputa e congraçamento envolvido e alcance dos objetivos principais: manter os enxadrista ativos e com seus ratings fide movimentados.

    Leia mais...
  • Festival Potiguar da Crian√ßa - Seletiva FENAC

    O Festival Potiguar da Crian√ßa 2018, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, foi realizado no dia 7 de abril nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves com a participa√ß√£o de 88 jovens enxadristas.

    Foi muito gratificante ver um n√ļmero expressivo de jovens talentos do xadrez potiguar divertindo-se e competindo enquanto exercitavam suas mentes, atrav√©s da concentra√ß√£o e tomadas de decis√Ķes baseadas em racioc√≠nio l√≥gico e c√°lculo, cada qual de acordo com seu n√≠vel t√©cnico, mas de toda maneira extremamente proveitoso.

    Sagraram-se campe√Ķes e representantes oficiais do RN nos Brasileiros: Theo Magalh√£es de Lima (Sub8), Larissa Angelia dos Reis Paula (Sub8), Luis Guilherme Ara√ļjo de Oliveira (Sub10), Fernanda Pinho de Aquino Cortez (Sub10), Enzo Magalh√£es de Lima (Sub12), Let√≠cia de Medeiros Chaves (Sub12), Jo√£o Vitor Rodrigues Santos (Sub14) e Karina Ingryd Oliveira da Silva (Sub14).

    Vale registro da tranquilidade com a qual a competição foi desenvolvida, tendo em vista que alunos, professores, pais e equipe organizadora, além de uma excelente infraestrutura da escola, estavam alinhados para o sucesso do Festival, que foi o que ocorreu!

    Confiram as classifica√ß√Ķes finais:

    Chess-results - Sub8A - Sub8F - Sub10A - Sub10F - Sub12A - Sub12F - Sub14A - Sub14F

    Fotos - Facebook

    Leia mais...
  • Circuito Potiguar de Xadrez 2018

    O Circuito Potiguar de Xadrez 2018 e Final do Campeonato Potiguar Absoluto e Feminino de Xadrez 2018, uma promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez em parceria com XadrezPotiguar.com.br, chega a sua 6a. edição em 2018 depois do êxito do ano anterior.

    Alguns pequenos ajustes foram efetuados na contagem de pontos e também a novidade que o maior pontuador levando-se em conta apenas as etapas de xadrez rápido, será proclamado campeão estadual.

     

    Leia mais...
  • Campeonato Potiguar Interiorano 2018

    O Aberto do RN - Campeonato Interiorano 2018 será realizado no IFRN em Santa Cruz nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2018 e mais uma vez será válido para Rating Fide, distribuindo troféus, medalhas e R$ 1.200,00 em espécie, com promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez, apoio de XadrezPotiguar.com.br e do IFRN Santa Cruz. A direção será do AI Maximo Igor Macedo e coordenação local do Prof João Batista.

     

    Leia mais...
  • IX Aberto do Brasil Memorial Bobby Fischer

    Foi realizado com sucesso, em João Pessoa/PB, o tradicional Aberto do Brasil Memorial Bobby Fischer que chegou em 2018 a sua 9ª edição, nesta distribuindo R$6.000,00 e 3 vagas para a Semifinal do Brasileiro, contando com a expressiva participação de 118 participantes, dentre os quais 3 GMs.

    O campeão isolado foi o mais novo Grande Mestre brasileiro, Luis Supi, com 5,5 pontos em 6 possíveis. Os demais lugares do pódio foram ocupados também pelos GMs, respectivamente Neuris Delgado (PAR) e Darcy Lima.

    Classificaram-se para a Semifinal do Brasileiro do 4¬ļ ao 6¬ļ lugares - MF Francisco Cavalcanti (PB), Fl√°vio Bezerra (RN) e CM Luciano Zallio (BA), todos com 5 pontos.

    Vale registro da participa√ß√£o potiguar com 27 representantes, com destaque, al√©m de Fl√°vio na 5¬™ posi√ß√£o, tamb√©m MN Vitor Firmo, que jogou a √ļltima rodada na mesa 2, e M√°rcio Jord√£o com 4,5 pontos.

    Como já é tradicional, a competição foi realizada, com total êxito,  no Littoral Hotel no mês de março, em alusão ao aniversário de nascimento do lendário ex-campeão mundial Bobby Fischer! A direção ficou aos encargos de AR Fernando Sá, com arbitragem do AI Maximo Igor Macedo, auxiliado por AR Ivanilson Pereira, AA David Frankental e AA Lukremarte Melo.

    Registrou-se a presen√ßa do presidente da Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez, o GM Darcy Lima, que al√©m de participar como jogador p√īde tamb√©m reunir-se com o presidente da Federa√ß√£o Paraibana de Xadrez, Fernando Melo, sua diretoria e lideran√ßas do Estado.

    Todas as informa√ß√Ķes no Blog oficial - Reino de Ca√≠ssa

    Leia mais...
News Highlights
Setembro 09, 2017

Enzo e Theo brilham em Brasileiro Escolar em Blumenau!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Com o objetivo de fomentar a pr√°tica do xadrez no √Ęmbito escolar; promover o interc√Ęmbio entre alunos/atletas enxadristas e apontar os campe√Ķes brasileiros escolares, bem como as escolas campe√£s brasileiras de 2017 acontece em Blumenau/SC nos dias 7, 8 e 9 de setembro o tradicional Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2017.

Os irmãos Enzo e Theo Magalhães de Lima representaram o Colégio Marista e Rio Grande do Norte nessa competição e com excelente performance. Enzo jogando na categoria 4o ano fundamental foi o 5o lugar com 4,5 pontos nos 6 possíveis e Theo na 1o ano fundamental subiu ao pódio, assim como seu irmão em 2016. Parabéns aos dois e aos pais pela performance e imersão em xadrez, do mundial dia 21 de agosto ao brasileiro escolar hoje, 9 de setembro.

EM TEMPO - Theo campe√£o brasileiro escolar blitz e Enzo 6o lugar!

Veja como foi...

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 09 de Setembro de 2017 23:18
 
Agosto 31, 2017

Mundial Cadetes 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi um marco na história do xadrez potiguar a participação dos irmãos Enzo e Theo Magalhães de Lima, Maria Cecília e Stella Alcantara representando o Rio Grande do Norte e Brasil no Campeonato Mundial Cadetes 2017. Pela primeira vez fomos representados na prova máxima do xadrez.

Nossos representantes classificaram-se na Seletiva realizada em Natal em junho, o que oportunizou essa importantíssima experiência enxadrística e de vida. Com certeza, marcou a carreira desses jovens desbravadores ampliando assim seus objetivos e metas, uma vez que estiveram em contato e enfrentaram os futuros grandes mestres e tops do xadrez mundial, quem sabe um deles também o será!

A participa√ß√£o dos potiguares foi condizente com a experi√™ncia dos mesmos, mas com momentos que demonstraram o grande potencial que possuem. Enzo, mais tarimbado, conseguiu uma atua√ß√£o firme mantendo-se sempre entre os melhores brasileiros na competi√ß√£o, terminando em 3o do pa√≠s, jogando duro contra enxadristas de pa√≠ses com bastante tradi√ß√£o em xadrez, como vit√≥ria contra Bielorr√ļssia e It√°lia e empate contra Alemanha. Theo, o ca√ßula do grupo de 6 anos, teve muito boa participa√ß√£o, sendo tamb√©m o 3o melhor brasileiro, com destaque para a vit√≥ria sobre o campe√£o brasileiro sub8; Maria Cec√≠lia Pinto teve uma boa atua√ß√£o tamb√©m tendo em vista a sua pouca experi√™ncia, conseguindo 2 vit√≥rias e 3 empates. Quem mais sentiu foi Stella Alcantara mas sem d√ļvidas foi uma experi√™ncia enorme e deve ser encarada como trampolim para sua evolu√ß√£o.

Destacamos o acompanhamento dado pelo MI Maximo Iack Macedo a Enzo, Theo e Maria Cecília e também a participação de Maice Macedo da equipe de trabalho do Mundial Cadetes.

Parabenizamos a Confederação Brasileira de Xadrez pela captação de mais esse grande evento para o Brasil e por sua realização com êxito.

A prova foi realizada de 21 a 31 de agosto em Poços de Caldas/MG.

Acompanhe pelos links Chess-results - Chess24

Leia mais...
Última atualização em Qui, 31 de Agosto de 2017 20:46
 
Agosto 23, 2017

Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - Parcial 7a Etapa

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um grande sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

Transcorridas 7 Etapas da edi√ß√£o de 2017, realizadas nos munic√≠pios de Governador Dix-sept Rosado (1a etapa), Jo√£o C√Ęmara (2a e 6a etapas), Natal (3¬™ e 5¬™ etapas), Santa Cruz (4¬™ etapa) e Caic√≥ (7a etapa), 118 enxadristas, de 20 munic√≠pios, tomaram parte.

Leia mais...
 
Agosto 08, 2017

V Aberto do Brasil - Taça Cidade de Teresina

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A 5a edição do Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina foi realizada nos dias 4, 5 e 6 de agosto no Executive Flat Hotel, distribuindo 7 mil reais em prêmios e 2 vagas para a Semifinal do Brasileiro, com a presença especial de 2 GMs - Rafael Leitão e Evandro Barbosa e 2 MIs - Leandro Perdomo e Máximo Iack Macedo.

Tive a oportunidade de trabalhar na arbitragem e acompanhar de perto a impecável organização da Federação Piauiense de Xadrez, parabéns ao presidente e diretor da competição Luis Carlos Sales e toda equipe de arbitragem.

O GM Rafael Leit√£o confirmou o favoritismo ao vencer invicto e isolado com 5,5 pontos. Na segunda e terceira posi√ß√Ķes com 5 pontos, respectivamente GM Evandro Barbosa e MI Leandro Perdomo. Com 4,5 pontos as revela√ß√Ķes da competi√ß√£o 4¬ļ lugar Kathie Goulart e 5¬ļ MN Vitor Firmo, bem como os 2 classificados para a Semifinal do Brasileiro, 6¬ļ CM Severino Janu√°rio e 7¬ļ MN Rafael Cabral.

Registramos a grande atuação de Firmo na competição, com destaque para o empate com o GM Evandro Barbosa e +16 no Rating Internacional. Também com boa atuação David Frankental com +11 no Elo Fide.

Parabenizamos os representantes potiguares, que nos 4 Abertos do Brasil na Regi√£o Nordeste em 2017 obtiveram lugar de destaque.

Acompanhe todas as informa√ß√Ķes pelo site oficial da Federa√ß√£o Piauiense de Xadrez e Chess-results

Leia mais...
Última atualização em Ter, 08 de Agosto de 2017 16:29
 
Agosto 02, 2017

Regional Nordeste Escolar 2017 - Aracaj√ļ/SE

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Kildere Lima   

Aconteceu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Aracaju/SE, o Regional Nordeste de Xadrez Escolar, competição oficial da Confederação Brasileira de Xadrez. O campeonato contou com a participação de aproximadamente 150 enxadristas de, praticamente, todos os estados da Região.

O Rio Grande do Norte foi representado em duas categorias pelos irmãos Enzo Magalhães de Lima e Théo Magalhães de Lima, alunos do Colégio Marista de Natal.

Enzo, bicampe√£o estadual, tornou-se campe√£o nordestino vencendo as cinco partidas disputadas na categoria quarto ano do ensino fundamental.

Com o mesmo sucesso, Théo, aluno do primeiro ano do ensino fundamental e também já campeão do RN,  mesmo competindo contra estudantes um ano escolar acima, obteve também invicto o título regional, coroando a participação potiguar. Leia mais...

 
Agosto 02, 2017

JUVERNS 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A modalidade de Xadrez do JUVERNS 2017 foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2017 nas dependências da Escola de Governo em Natal/RN. A competição contou com a inscrição de 261 alunos, sendo o recorde da modalidade.

Na oportunidade aproveitamos para parabenizar o Secret√°rio de Estado do Esporte e Lazer, Francisco Canind√© de Fran√ßa, e toda sua equipe pela excelente infraestrura oferecida aos JUVERNS 2017, o que foi imprescind√≠vel para realizarmos uma competi√ß√£o no padr√£o da Etapa Nacional. Sem sobra de d√ļvidas o JUVERNS 2017 foi um marco na hist√≥ria do desporto potiguar.

Os campe√Ķes e classificados √† Etapa Nacional foram Lucas Matheus de Oliveira (IFRN Natal) e Annyara Gomes (IFRN Jo√£o C√Ęmara) no 15 a 17 anos, com o t√©cnico Francisco Quaranta; e no 12 a 14 anos Jo√£o Gabriel Cassimiro (EM Alu√≠zio Alves - Po√ßo Branco) e N√°dia Beatriz Damasceno (Col√©gio Potencial - Natal), com a t√©cnica Adna Flor√™ncio. As Escolas campe√£s foram: IFRN Jo√£o C√Ęmara no 15 a 17 anos e EM Alu√≠zio Alves de Po√ßo Branco, ambas da Regi√£o do Mato Grande,¬†parab√©ns! Leia mais...

Última atualização em Qua, 02 de Agosto de 2017 09:50
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 5 de 20
top