• Fase Final dos JERNS 2018!

    Entre os dias 20 e 23 de outubro de 2018 no CAIC Lagoa Nova ser√° realizada a Fase Final da modalidade de xadrez dos JERN¬īs - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, uma competi√ß√£o promovida pela CODESP com realiza√ß√£o em parceria t√©cnica com Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, coordenada pelo MF M√°ximo Val√©rio Soares de Macedo.

    Em 2018 mais um recorde de classificados e inscritos foi quebrado, com uma histórica marca de 712 alunos-enxadristas!

    IMPORTANTE:

    "Senhores diretores, coordenadores e técnicos, será necessário credenciamento através da apresentação do CREF,  no início de cada turno da modalidade de xadrez do JERNS 2018. No entanto, o profissional estará liberado para dirigir-se à outra modalidade, desde que deixe um responsável, maior de idade,  acompanhando seu aluno e/ou equipe.

    As escolas que não possuem profissional com CREF, deverão providenciar e entrar em contato com a CODESP ( Prof João Pessoa ou Prof Roberto) para efetuarem o cadastro desse profissional com o CREF na ficha técnica da modalidade, o que deixará a escola apta a participar dessa competição."

    OBS:

    "Qualquer observação sobre os emparceiramento, nomes dos participantes, ratings etc deve ser realizada até as 17h do dia 19/10/2018. Após esse horário os emparceiramentos serão impressos e a 1a rodada será a publicada."

    Acompanhe através dos links:

    Site Oficial - CODESP

    Fotos - Facebook

    Categorias: Mirim Mas / Mirim Fem / Infantil Mas / Infantil Fem / Juvenil Mas / Juvenil Fem

    Leia mais...
  • Semifinal do Brasileiro 2018 - Manaus/AM

    A Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2018 ser√° realizada no Clube de Xadrez de Manaura em Manaus/AM nos dias 1, 2, 3 e 4 de novembro.

    A competição é uma promoção da Confederação Brasileira de Xadrez com realização da Federação Amazonense de Xadrez, distribuindo 4 vagas para a Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2018.

    Os classificados e interessados em solicitar vaga vip devem acessar o regulamento e seguir os precedimentos, conforme link a seguir

    Semifinal 2 do BRA

    Leia mais...
  • Firmo vence 4a Etapa do CPX 2018!

    A 4a etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2018 foi realizada na Sala de xadrez do Ginásio I da UFRN no dia 29 de setembro de 2018, com direção e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maice Macedo.

    A competição foi jogada no ritmo 10 minutos com 5 segundos de acréscimo, sendo válida para Rating FNX, distribuindo Pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2018, além de premiação em espécie e medalhas.

    O campe√£o foi o MN Vitor Firmo com os 6 pontos poss√≠veis. Em segundo lugar o MI Maximo Iack Macedo, com melhores crit√©rios que 3¬ļ Marcio Jord√£o e 4¬ļ Alan Lima, ambos com 5 pontos. Tamb√©m premiados no geral o 5¬ļ Jo√£o Paulo Morais, 6¬ļ MF M√°ximo Macedo, 7¬ļ Luis Eduardo Fiori, 8¬ļ Davi Alves, 9¬ļ Igor Fernandes e 10¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima.

    No feminino a campe√£ foi Maria cec√≠lia Pinto, seguida por 2¬ļ Isabele Soares e 3¬ļ Ana Paula Sallaberry.

    Ainda premiados nas categorias:

    Universit√°rio - 1¬ļ Vitor Firmo, 2¬ļ M√°rcio Jord√£o e 3¬ļ Alan Lima

    Sub18 - 1¬ļ Davi Alves, 2¬ļ Lussander Guilherme e 3¬ļ Alexandre Costa

    Sub14 - 1¬ļ Enzo Magalh√£es, 2¬ļ Jo√£o Vitor Rodrigues e 3¬ļ Isabele Soares

    Sub12 - 1¬ļ Giovanni Brand√£o, 2¬ļ Maria Cec√≠lia Pinto e 3¬ļ Vin√≠cius Mendes

    Sub10 - 1¬ļ Theo Magalh√£es de Lima, 2¬ļ Carlos Eduardo Oliveira e 3¬ļ Pedro Henrique da Costa

    Chess-Results / Facebook

    Leia mais...
  • Mundial Universit√°rio 2018 - Aracaj√ļ/SE

    O Hotel Orion na cidade de Aracaj√ļ/PE sediou de 12 a 18 de setembro de 2018 o Campeonato Mundial Universit√°rio de Xadrez, sob organiza√ß√£o da CBDU e FISU.

    Representando o Brasil, o potiguar MN Vitor Firmo (UFRN), fez história, assim como os 4 potiguares de categorias menores em 2017, ao participarem de um Campeonato Mundial da suas categorias, nesse caso Universitário!

    √Č com muito orgulho que a Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez acompanha os bons resultados de seus representantes, confirmando que o trabalho est√° em boa dire√ß√£o, estimulando o continuo aprimoramento de seus trabalhos.

    Os pontos combinados entre os naipes masculino e feminino levaram o Brasil ao bronze por Equipe, grande resultado para nosso representante. Destacaram-se na equipe brasileira a WIM Kathie Librelato na 2a coloca√ß√£o e a WFM J√ļlia Alboredo, fundamentais para a delega√ß√£o. Parab√©ns tamb√©m ao no representante que foi um vitorioso ao romper barreiras!!

    Acompanhe Chess-results

    Leia mais...
  • M√°rcio Jord√£o vence Zonal 2018!

    O jovem enxadrista potiguar Márcio Jordão venceu de maneira invicta o Zonal CBX-RN 2018 com 4,5 pontos em 5 possíveis. Com esse terceiro título em IRTs em 2018 e com grande performance neste, Jordão subiu 16 pontos no Rating Fide, ultrapassando a barreira dos 2.100 e se aproximando do título de Mestre Nacional.

    Na segunda colocação ficou o Mestre Nacional pernambucano, ex-campeão de seu estado, Rafael cabral com 4,0 pontos.

    Completou o p√≥dio na terceira posi√ß√£o o atual campe√£o estadual MN Vitor Firmo,¬† com melhores crit√©rios que os dois potiguares classificados para a Semifinal do Brasileiro em Manaus, 4¬ļ Paulo S√©rgio e Silva e 5¬ļ Davi Alves, ambos com 3,5 pontos.

    Tamb√©m premiados Feminino - 1¬™ √āngela Tavares, 2¬™ Isabele Soares, 3¬™ J√ļlia Freire e 4¬™ Mariel Rendon; Sub18 - 1¬ļ Davi Alves, 2¬ļ Guilherme Gama; Sub14 - 1¬ļ Enzo Magalh√£es, 2¬ļ Iago Rhanon; Sub10 -¬† Theo Magalh√£es.

    Leia mais...
News Highlights
Fevereiro 14, 2018

Potiguares participaram de mais uma Final de Brasileiro!!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A competição máxima do calendário enxadrístico brasileiro, Final do Campeonato Brasileiro, acontece no tradicional Clube de Xadrez de Guanabara, no Rio de Janeiro/RJ.

Todo início de ano é um entretenimento a parte assistir essa emocionante contenda entre esse grupo selecionado, que representando todo país luta com "unhas e dentes" pelo lugar mais alto do pódio, o que dará direito a um importante espaço na história do Xadrez Nacional!

Essa final tem um modelo bastante interessante, o Eliminatório, nos moldes da Copa do Mundo, o que na opinião desse autor dá mais emoção, visibilidade e combatividade a competição, uma vez que comparado ao sistema round-robin, gera embates decisivos em todas as partidas e uma tensão, que para os espectadores é um forte motivo de atração.

A grande sensação da prova é a participação do melhor jogador brasileiro de todos os tempos, o GM Henrique Mecking, o "Mequinho". Como também o bastante cotado GM Alexandr Fier, pela sua força e sua combatividade com estilo empreendedor. Ainda como naturais favoritos os GMs Luis Supi, Krikor Mekhitarian e Everaldo Matsuura.

O Rio Grande do Norte por mais um ano esteve presente, nesta com o MI Maximo Iack Macedo, em sua 8a participação, e com o MN Vitor Firmo, estreante em Finais, atualmente os dois mais fortes enxadristas potiguares. Infelizmente ambos foram eliminados nas oitavas-de-finais mas foram motivo de orgulho para nossa Federação, uma vez que chegar na fase Final já é uma vitória e uma honra para qualquer enxadrista.

Maximo Iack enfrentou o MI Cristian Toth, empatando em 1 a 1 nas cl√°ssicas e perdendo por 2 a 0 o desempate de r√°pidas, num match bem agressivo e de posi√ß√Ķes de risco. E Vitor Firmo foi eliminado pelo GM Luis Supi por 2 a 0 mas dando sempre o seu melhor, n√£o se intimidando com o favoritismo de seu oponente, que por sinal √© um dos favoritos ao t√≠tulo.

A competição tem cobertura de diversos sites, dentre eles o Chess24 - Chess-results

Abaixo cobertura:

14.02.2018 - Finais 2a partida

Atr√°s no marcador o GM Krikor Mekhitarian resolveu jogar de maneira mais din√Ęmica e ousada, o que foi a princ√≠pio uma boa escolha, j√° que obteve uma posi√ß√£o promissora. No entanto as posi√ß√Ķes complicadas e de risco escolhidas pelo seu advers√°rio, juntamente com o apuro de tempo fizeram com que Krikor cometesse imprecis√Ķes, o que culminou numa segunda e preocupante derrota.

Em contraste ao seu oponente, com o placar de 2 a 0 a seu favor, o GM Alexandr Fier colocou a mão na taça, bastando apenas um empate nas duas partidas clássicas restantes.

Logo mais às 14h no horário de Brasília teremos o 3o jogo, que promete muita emoção, já que para Krikor será o jogo dos desesperados, necessitando arrancar o ponto a todo custo, enquanto Fier pode usar isso a seu favor e aguardar, dessa maneira talvez conseguir inclusive uma 3a vitória!

Krikor Mekhitarian 0x2 Alexandr Fier

Leia mais...
Última atualização em Qua, 14 de Fevereiro de 2018 11:54
 
Janeiro 29, 2018

Firmo e Ana Paula, Campe√Ķes Estaduais 2017!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Coroando uma grande temporada e grande evolução, o MN Vitor Firmo consagrou-se campeão estadual de 2017, conquistando dessa maneira seu primeiro título no mesmo momento em que também classificou-se para a primeira  final de campeonato brasileiro!

O vice-campeão foi o MI Maximo Iack Macedo, o que valorizou ainda mais a vitória de Firmo, uma vez que Iack é o maior expoente do xadrez potiguar. Também para o MI o título de Vitor foi importante, uma vez que como treinador mostrou todo seu potencial.

Completou o pódio o jovem Márcio Jordão, uma das forças da equipe potiguar, que em 2018 promete chegar ao título de Mestre Nacional.

No feminino Ana Paula Sallaberry sagrou-se bicampeã estadual e escreveu uma importante página na história do xadrez potiguar! Com um jogo cada vez mais sólido, Paula vem se consolidando e além da categoria universitária, já chegou o momento de participar da Semifinal do Brasileiro feminino também.

Repetindo a atua√ß√£o de 2016, Karina Ingryd, de 13 anos, foi novamente a vice-campe√£ e √© sem d√ļvidas uma das grandes promessas do xadrez potiguar para chegar na maestria!

Completou o p√≥dio a talentos√≠ssima representante de Jo√£o C√Ęmara, Annyara Gomes, tamb√©m uma das grandes promessas para integrar a linha de frente da equipe potiguar em provas oficiais.

Muito importante frisar o apoio do América FC nessa competição, através do Dr Fernando Nesi, que participou ativamente da competição, fechando com um importante discurso no encerramento.

A Final do Campeonato Potiguar Absoluto de Xadrez 2017 e do Campeonato Potiguar Feminino de Xadrez 2017 foi realizadas de 19 a 28 de janeiro na sede do América FC em Natal/RN sob direção e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maíce Macedo.

Veja resultados e partidas - Absoluto / Feminino

Acompanhe fotos e vídeos - https://www.facebook.com/xadrezpotiguar.com.br/

Leia mais...
Última atualização em Seg, 29 de Janeiro de 2018 07:12
 
Janeiro 16, 2018

Aberto do RN - Interiorano 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Aberto do RN - Campeonato Interiorano 2017 foi realizado no IFRN em Parnamirim nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2018 e mais uma vez foi válido para Rating Fide, distribuindo troféus, medalhas e R$ 1.200,00 em espécie, com promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez, apoio de XadrezPotiguar.com.br e do IFRN Parnamirim. A direção foi do AI Maximo Igor Macedo e coordenação local do Prof Irapuan Medeiros.

O Campe√£o Interiorano Absoluto foi Alexandre Macedo (Ass√ļ), vice Emanuel Eliezer (Parnamirim) e 3¬ļ Alemberg Moraes (Macau). No feminino a campe√£ foi Cibele Flor√™ncio (Maca√≠ba), vice √āngela Tavares (Parnamirim) e 3¬ļ Maria Gabriele (Maca√≠ba).

No sub18 interiorano o campe√£o foi Lussander Lima (Parnamirim), vice Davi Alves (Parnamirim) e 3¬ļ Maicom Douglas (Parelhas).

O sub14 foi vencido por Enzo Magalh√£es de Lima, 2¬ļ Theo Magalh√£es de Lima e 3¬ļ Jo√£o Vitor Rodrigues.

No Geral o campe√£o com 4,5 pontos foi o MN Vitor Firmo, confirmando o favoritismo. No grupo de 4 pontos os demais premiados: 2¬ļ David Frankental, 3¬ļ M√°rcio Jord√£o, 4¬ļ Alexandre Macedo e 5¬ļ Emanuel Eliezer.

Leia mais...
Última atualização em Ter, 16 de Janeiro de 2018 09:48
 
Dezembro 17, 2017

Circuito Potiguar de Xadrez - 12a Etapa

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um grande sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

Transcorridas 12 Etapas da edi√ß√£o de 2017, realizadas nos munic√≠pios de Governador Dix-sept Rosado (1a etapa), Jo√£o C√Ęmara (2a e 6a etapas), Natal (3¬™, 5¬™, 8¬™ e 11¬™ e 12¬™ etapas), Santa Cruz (4¬™ etapa) e Caic√≥ (7a etapa), S√£o Jo√£o do Sabugi (9¬™ etapa) e A√ßu (10¬™ etapa) 203 enxadristas, de 26 munic√≠pios, tomaram parte.

O l√≠der no Absoluto √© o MN Vitor Firmo com 145 pontos, seguido de David Frankental com 126,5 pontos e Jos√© Murilo Gomes com 123 pontos, cortando as 3 piores etapas; e no Feminino Ana Paula Sallaberry com 65 pontos lidera. At√© ent√£o os classificados para a Final s√£o: David Frankental, Alexandre Macedo e Ant√īnio Ara√ļjo; e no feminino: Raissa Crispim, √āngela Tavares e Annyara Gomes, uma vez que Ana Paula e Karina Ingryd j√° est√£o classificadas para a final do feminino.

Confira a classificação parcial:

Leia mais...
Última atualização em Dom, 17 de Dezembro de 2017 14:56
 
Dezembro 17, 2017

VI Torneio de Xadrez Onofre Lopes - 16 de dezembro

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Como j√° √© tradicional, o calend√°rio da UFRN tem pelo sexto ano consecutivo tem seu fechamento com a realiza√ß√£o do Torneio de Xadrez Reitor Onofre Lopes, 1¬ļ reitor dessa renomada institui√ß√£o. A prova foi v√°lida para Rating FNX e contou pontos para o Circuito, realizada no Gin√°sio I da UFRN.

O Campe√£o geral foi Francisco Quaranta isolado com 5,5 pontos em 6 poss√≠veis. O vice-campe√£o foi David Frankental com 5 pontos e melhor crit√©rio que 3¬ļ Matheus Erick Queiroz, 4¬ļ MN Vitor Firmo, 5¬ļ Alexandre Macedo, 6¬ļ Lucas Matheus Oliveira. Ainda premiados no geral o 7¬ļ Tales Gomes com 4,5 pontos e 8¬ļ Francisco Andr√© Lima, melhor de 4 pontos.

A campe√£ Geral e UFRN foi Jadiane Martiliano, em 2¬ļ Isabele Soares e 3¬ļ Marielly Bezerra.

Na categoria UFRN o p√≥dio foi formado por 1¬ļ David Frankental (C&T), 2¬ļ MN Vitor Firmo (Direito) e 3¬ļ Tales Gomes (Qu√≠mica).

Ainda premiados: Sub17 - 1¬ļ Lucas Matheus Oliveira, 2¬ļ Jo√£o Vitor Rodrigues e 3¬ļ Lussander Lima; sub14 - 1¬ļ Jo√£o Vitor Rodrigues, 2¬ļ Francisco Alberir e 3¬ļ Iago Rhanon; Sub12 - 1¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima, 2¬ļ Theo Magalh√£es de Lima e 3¬ļ Isabele Soares.

A comiss√£o organizadora foi composta por Carlos Siqueira, Maximo Igor Macedo e Vitor Firmo.

 

Leia mais...
Última atualização em Dom, 17 de Dezembro de 2017 14:59
 
Novembro 28, 2017

Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE - Trof√©u Marco Asfora

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi realizado de 24 a 26 de novembro de 2017 na cidade de √Āgua Preta/PE, no Col√©gio Municipal Padre Francisco Geraedts, o Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE - Trof√©u Marco Asfora. A competi√ß√£o sob ausp√≠cios de Eduardo Coutinho, reuniu enxadristas do Brasil, Paraguai e Cuba, al√©m de 8 Estados Brasileiros.

O Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE foi coroado com √™xito, uma vez que conta com a participa√ß√£o de 4 Grandes Mestres Internacionais e 2 Mestres Internacionais, dentre os 16 titulados.

Ocuparam o p√≥dio os enxadristas com 5 pontos em 6 rodadas, precisando dos crit√©rios de desempate para definir as coloca√ß√Ķes. Em excelente forma o GM cubano, radicado no Paraguai, Neuris Delgado levou o o t√≠tulo e o trof√©u Marco Asfora, seguido do MI Diego Diberardino e do GM Everaldo Matsuura, atual campe√£o brasileiro.

Vale destacar também a participação do MN Diogo Duarte por ultrapassar nessa competição os 2.300 de rating fide, o que o credencia ao título de Mestre Fide. Ainda destacaram-se Marcelo Valeriano com +40 e o jovem de 13 anos Max Soares, que formou seu rating Fide próximo aos 2000.

Os potiguares se sa√≠ram bem ficando em posi√ß√Ķes e varia√ß√Ķes de rating equilibrada: 8o. MI Maximo Iack Macedo, 13¬ļ MN Vitor Firmo, 22¬ļ David Frankental, 23¬ļ MF Maximo Macedo e 32¬ļ Alexandre Macedo.

Além da fortíssima competição o Aberto contou com outros atrativos, como a bela Fazenda Santa Helena e suas trilhas ecológicas, banho de bica, futebol e passeios a cavalo; além da Fazenda também a proximidade com praias belas praias pernambucanas, foi um rota turística para alguns dos participantes.

Acompanhe no Chess-results

Leia mais...
Última atualização em Ter, 28 de Novembro de 2017 16:57
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 5 de 23
top