• Aberto do Brasil - XI Memorial Bobby Fischer

    A Federa√ß√£o Paraibana de Xadrez (FPBX) comunica aos enxadristas em geral que, por delibera√ß√£o de sua Diretoria, resolveu cancelar o XI Aberto do Brasil ‚Äď Memorial Bobby Fischer (XI MBF) que estava marcado para mar√ßo do corrente ano e que fora adiado, em princ√≠pio para novembro pr√≥ximo, em raz√£o da pandemia do coronav√≠rus.

    A decisão decorre da permanência do quadro de incertezas associado à pandemia, notadamente em razão da ausência de uma vacina no curtíssimo prazo, que pudesse conter o vírus até a nova data que foi pré-agendada para o evento. Ao contrário, o que se observa, no atual momento, a menos de 3 meses do que seria a realização do torneio, é a manutenção da gravidade do contexto sanitário, com a persistência da média diária de cerca de mil óbitos no país, provocado pelo covid-19.

    Leia mais...
  • Festival Norte-Nordeste Amador de Xadrez 2020

    FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ    -    COMUNICADO

    Caros enxadristas,

    Em virtude do prolongamento da situa√ß√£o anormal em que se encontra nosso pa√≠s, nos sentimos obrigados a cancelar todos os torneios presenciais de √Ęmbito interestadual previstos para esse ano e reprogram√°-los para 2021.

    Ainda est√£o em vigor muitas restri√ß√Ķes ao livre deslocamento das pessoas, com distanciamentos m√≠nimos exigidos por lei, o que impossibilita a pr√°tica do xadrez presencial.

    (N√£o h√° como se jogar partidas ao vivo com 1,5m de dist√Ęncia entre os jogadores)

    Além disso, há muitos voos sendo cancelados em cima da hora, o que causaria um transtorno enorme aos participantes de outros estados.

    Assim, decidimos realizar um Festival Norte-Nordeste de Xadrez ainda maior, aproveitando o feriado de Tiradentes, entre 17 e 25 de abril de 2021.

    Leia mais...
  • Calend√°rio FNX 2020 - 2o Semestre Adaptado

    Prezada Comunidade Enxadrística Potiguar,

    Tendo em vista que a pandemia do Corona V√≠rus impediu a realiza√ß√£o de boa parte do Calend√°rio FNX presencial 2020, vem essa Federa√ß√£o adaptar o calend√°rio do 2¬ļ Semestre.

    Inicialmente parabenizamos a Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez por promover e incentivar a realiza√ß√£o de torneios on-line, bem como padronizar e regulamentar essa modalidade, que antes da pandemia tinha apenas uma fun√ß√£o recreativa, de participa√ß√£o, e que agora ap√≥s as interven√ß√Ķes da entidade m√°xima do xadrez mundial - FIDE - e brasileira - CBX conseguiu um espa√ßo de destaque, buscando mais credibilidade e seguran√ßa com rela√ß√£o aos resultados.

    √Č mister destacar a participa√ß√£o honrosa da nossa Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez nos eventos por equipes e individuais oficiais da CBX, conseguindo sempre boas posi√ß√Ķes, em especial os t√≠tulos brasileiros de duplas U1800 com a Equipe Xadrez Potiguar, composta por Enzo Magalh√£es de Lima e Davi Alves do Nascimento, e o tetra-campeonato escolar brasileiro com Theo Magalh√£es de Lima no 4¬ļ ano do fundamental, desta maneira os 3 conquistaram o t√≠tulo de Mestre Nacional, refor√ßando assim a esquadra norteriograndense. Al√©m dos 3, destaque para o MN M√°rcio Jord√£o Barbosa, que ocupou o 2¬ļ lugar no tabuleiro no. 1 do Brasileiro por Equipes e 3¬ļ lugar no Brasileiro de Duplas U2200; e tamb√©m Jo√£o Vitor Rodrigues Santos pelo melhor 1o tabuleiro no Brasileiro de Duplas U1400.

    Frisamos ainda que em 2016 a Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez em parceria com a Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez foi pioneira em realizar campeonato estadual on-line, cujo campe√£o foi M√°rcio Jord√£o. vice David Frankental e 3¬ļ M√°ximo Macedo.

    As provas do Calend√°rio oficial da FNX, atrav√©s do Regulamento Geral FNX 2020, que ainda n√£o foram realizadas, principalmente as do 2¬ļ semestre est√£o algumas sendo adaptadas para o online nas provas r√°pidas e blitz, enquanto os protocolos presenciais est√£o prontos, aguardando as determina√ß√Ķes oficiais para que as datas possam ser marcadas. A medida que as datas forem sendo fechadas, os folders com maiores detalhes ser√£o publicados nesse site xadrezpotiguar.com.br .

    Leia mais...
  • Comunicado FNX 20.04.2020

    Comunicado FNX 20/04/2020:

    A Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez alinhada com o comunicado n¬ļ 15/2020 da Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez informa que os dois pr√≥ximos eventos j√° divulgados, Campeonato Interiorano Potiguar de Xadrez 2020 (Santa Cruz) e Aberto do Brasil Xadrez Potiguar¬† 2020 (Natal), est√£o adiados, com data a ser publicada posteriormente. Tamb√©m o Calend√°rio Oficial da Federa√ß√£o Norteriorangrandense de Xadrez para o 2¬ļ semestre est√° em suspens√£o at√© que seja poss√≠vel redefini-lo.

    Diretoria FNX

     

    Leia mais...
  • Festival Potiguar de Categorias 2020

    O Festival Potiguar de Menores de Xadrez 2020 foi realizado pela Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves, Natal/RN, no dia 14 de mar√ßo.

    Essa competi√ß√£o al√©m da movimenta√ß√£o do Xadrez no Rio Grande do Norte, interc√Ęmbio entre jovens de diversos munic√≠pios e escolas, tamb√©m definir os campe√Ķes estaduais das categorias sub6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20, que ser√£o os representantes oficiais do Rio Grande do Norte no FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa (sub8, 10, 12 e 14), FENAJ - Festival Nacional da Juventude (sub16 e 18) e Brasileiro Juvenil (Sub20) - Campeonatos Brasileiros dessas categorias.

    A competição contou com a participação de mais de 100 jovens enxadristas potiguares em disputa saudável pelo título de Campeão Estadual 2020, representante oficial do RN nos Campeonatos Brasileiros de cada categoria.

    Os campe√Ķes foram:

    Leia mais...
News Highlights
Outubro 13, 2019

III IRT Universit√°rio - Etapa do Circuito Potiguar 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O III IRT Universitário, etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2019, foi realizado na Sala de xadrez do Ginásio I da UFRN no dia 12 de outubro de 2019, com direção e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maice Macedo.

A competição teve ritmo 10 minutos com 5 segundos de acréscimo, sendo válida para Rating Fide Rápido, Rating CBX Rápido e Rating FNX, distribuindo Pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2019, além de premiação em espécie e medalhas.

A vit√≥ria coube ao atual campe√£o interiorano, representante de Jundi√°, Alan Lima, invicto com 5,5 pontos. Em 2¬ļ o MN Vitor Firmo tamb√©m invicto com 5 pontos. Completou o p√≥dio Luis Eduardo Fiori, o melhor de 4,5 pontos.

Ainda premiados:

Leia mais...
Última atualização em Dom, 13 de Outubro de 2019 19:46
 
Outubro 07, 2019

Circuito Potiguar de Xadrez 2019 - Parcial 5ª Etapa

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Circuito Potiguar de Xadrez 2019, classificatório para a Semifinal do Campeonato Estadual, está altamente  concorrido após a 5a etapa, com diversos enxadristas com chances reais de classificação.

No Absoluto o MN M√°rcio Jord√£o lidera com 55,5 pontos e no feminino Ana Paula Sallaberry com 28 pontos.

Excluindo os j√° classificados para Semifinal e Final, estariam se classificando para a Semifinal:

Absoluto - 1. MN M√°rcio Jord√£o, 2. MN Alcides Azevedo, 3. Moises Alves, 4. Francisco Quaranta, 5. David Frankental e 6. Alan Lima;

Feminino - 1. Hayelly Pinheiro, 2. Isabele Soares Branco, 3. Jadiane Martiliano, 4. Cibele Florêncio, 5. Maria Ruthiane Basílio, 6. Maria cecília Pinto.

As próximas etapas serão:

6¬™: 12/10 - IRT Universit√°rio; 7¬™: 27/10 - VIII Onofre Lopes; 8¬™: 09/11 - Aberto de Jo√£o C√Ęmara.

Confira classificação Parcial completa:

Leia mais...
Última atualização em Seg, 07 de Outubro de 2019 06:43
 
Outubro 07, 2019

Zonal CBX RN 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Zonal CBX-RN 2019 foi realizado na Sala de Xadrez da UFRN de 4 a 6 de outubro de 2019. A prova oficial da Confederação Brasileira de Xadrez em parceria com a Federação Norteriograndense de Xadrez foi válida para Rating Fide/CBX/FNX, distribuindo 2 vagas para a Semifinal do Brasileiro 2019, Pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2019,  R$ 600,00 e medalhas, com direção e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maíce Macedo.

A competi√ß√£o foi vencida pelo MN Vitor Firmo, com melhores crit√©rios que o 2¬ļ MN Alcides Azevedo, ambos com 4,5 pontos. Em 3¬ļ lugar, o melhor de 4 pontos, Francisco Quaranta.

No feminino venceu Livia Mara Figueiredo, 2¬ļ Mariel Rendon Macedo e 3¬ļ Cec√≠lia Louren√ßo de Macedo.

Ainda premiados:

Sub18: 1¬ļ Giovanni Tavares da Silva, 2¬ļ Davi Alves Nascimento, 3¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima

Sub14: 1¬ļ Giovanni Tavares da Silva, 2¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima, 3¬ļ Theo Magalh√£es de Lima

Sub14 feminino: 1ª Mariel Rendon Macedo, 2ª Cecília Lourenço de Macedo, 3ª Maria Cecília Pinto

Sub10: 1¬ļ Theo Magalh√£es de Lima, 2¬ļ Jair Juan Capistrano, 3¬ļ Rafael Magalh√£es Macedo

Sub10 feminino: 1ª Sofia Farias de Macedo

Acompanhe no Chess-results - Zonal CBX RN 2019

Fotos Facebook

Leia mais...
Última atualização em Seg, 07 de Outubro de 2019 08:36
 
Outubro 01, 2019

JERNNINHOS 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Os JOGOS¬† DO¬† ENSINO FUNDAMENTAL,DO¬† 2¬ļ¬† AO¬† 5¬ļ¬† ANO ‚Äď JERNINHOS, tem¬† como¬† objetivo, oportunizar pr√°ticas¬† saud√°veis do esporte¬† e lazer para¬† promo√ß√£o¬† do¬† desenvolvimento s√≥cio¬† educacional, cooperativo e¬† intelectual¬† do¬† educando. √Č uma¬† promo√ß√£o do¬† governo¬† do¬† estado¬† atrav√©s¬† da¬† SEEC¬† organizados¬† e dirigidos¬† pela¬† CODESP¬† com¬† a¬† coopera√ß√£o¬† na modalidade de Xadrez com Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, com coordena√ß√£o do MF Maximo Val√©rio Macedo.

A modalidade de Xadrez foi realizada no IFRN Parnamirim no dia 29 de setembro, com a inscrição de 188 enxadristas de até 10 anos.

Na categoria II Masculino a Escola campe√£ foi o Col√©gio das NEVES - Natal, em 2¬™ EM STA LUZIA - Maca√≠ba e em 3¬™ Col√©gio MARISTA - Natal. No individual a vit√≥ria foi de Luiz Eduardo Gomes da Silva (EM Sta Luzia), com 5,5 pontos, com melhores crit√©rios que Guilherme Negreiros C√Ęmara (Marista). Em 3¬ļ lugar Davi Jales Pinheiro (Marista), o melhor no grupo de 5 pontos.

Na Categoria II Feminino vit√≥ria tamb√©m do Col√©gio das Neves, levando portanto os 2 trof√©us do JERNINHOSo. Em 2¬ļ Over Lagoa Nova e 3¬ļ Impacto Col√©gio e Curso. No individual a campe√£ foi Fernanda Pinho Cortez, do CEI, em 2¬ļ Laura Barbosa Macedo (Escola Ativa) e em 3¬ļ Sabrine Arrais (Col√©gio das Neves).

Na Categoria I, sub8, Masculino e Feminino, a competição é jogada em formato de festival com medalha de ouro para todos os participantes. o pódio foi formado:

Masculino - 1¬ļ Theo Magalh√£es de Lima (Marista), 2¬ļ Davi Capistrano Leite (Prince), 3¬ļ Ewerton Ryan Gomes (EM Sta Luzia)

Feminino - 1ª Alice Oliveira Batista (Impacto), 2ª Alice Braga Carneiro (CEI), 3ª Giovana Carvalho de Brito (Neves)

 

Leia mais...
Última atualização em Dom, 06 de Outubro de 2019 07:24
 
Setembro 16, 2019

Campeonato Brasileiro Blitz 2019 - MN M√°rcio Jord√£o, vice-campe√£o!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Campeonato Brasileiro Blitz 2019 foi realizado em Campina Grande no Partage Shopping nos dias 14 e 15 de setembro, uma excelente promoção da Confederação Brasileira de Xadrez, com apoio da Federação Paraibana de Xadrez e organização do Dr João Tejo.

Campina Grande tem tradi√ß√£o no ritmo Blitz, sendo o Clube Suca√ßa√≠ o realizador do maior n√ļmero de eventos nesse controle de tempo.

A Delegação potiguar se saiu muito bem, encabeçada pela nova geração, representada pelos Mestres Nacionais Márcio Jordão e Vitor Firmo.

O destaque do grupo foi Jordão ao conquistar o histórico Vice-campeonato Brasileiro, dividindo o 1o posto com o campeão e 3o lugar, num tríplice empate! Um grande orgulho para o Xadrez Potiguar que está em plena ascensão!

Também com boa performance, Firmo foi o honroso 5o lugar, David Frankental foi o melhor da faixa 1700-1799 e Moises Alves o melhor sub18. Ainda o MF veterano Maximo Macedo foi o melhor Sênior +65, apesar de não ter prêmio nessa faixa.

Foi um grande resultado para a delegação, que com toda certeza estará multiplicada na edição de 2020, que já foi fechada para Campina Grande!

Continuamos nossos eventos no dia 28 de setembro com o Campeonato Metropolitano em Parnamirim e 4 a 6 de outubro com o Zonal CBX RN na Sala de Xadrez da UFRN!

Chess-results - Brasileiro Blitz 2019 Leia mais...

 
Setembro 09, 2019

Campeonato Estadual de Classes 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Campeonato Estadual de Classes: Estreantes, Iniciantes, Classe B (U1800), C (U1600) e D (U1400) foi realizado no Colégio das Neves em Natal nos dias 7 e 8 de setembro de 2019, sendo um torneio válido pra Rating FIDE, CBX e FNX.

A competição foi um sucesso, uma vez que reuniu quase 120 enxadristas das diversas categorias em busca de títulos estaduais.

Ocuparam os pódios do Campeonato estadual de Classes os seguintes enxadristas: Leia mais...

Última atualização em Dom, 06 de Outubro de 2019 06:08
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 5 de 13
top