• Aberto do Brasil Memorial Luiz Gentil - Fortaleza/CE

    Será realizado em Fortaleza/CE de 22 a 24 de setembro no Hotel Beira Mar o Memorial Luiz Gentil, uma etapa do Circuito Nacional Aberto do Brasil. A competição homenageará um dos maiores nomes do xadrez cearense e de grande destaque no cenário nacional, uma vez que Luiz Gentil foi vice-campeão brasileiro em 1951, repetindo o feito em 1960.

    Com promoção da Confederação Brasileira de Xadrez e da Federação Cearense de Xadrez sob organização de Ignácio Barreto, o Memorial contará com a presença do GM Henrique Mecking, o Mequinho, na Abertura.

    Blog oficial - http://abertobrasilcbx.blogspot.com.br/

     

    Leia mais...
  • Aberto do RN - Semifinal do Estadual 2017

    Será realizado de 8 a 10 de setembro o Aberto do RN 2017, evento válido como Semifinal do Campeonato Potiguar Absoluto e feminino de Xadrez,  aberto a todos os enxadristas inclusive de outros estados.

    Classificar√° 4 enxadristas no Absoluto e 4 no Feminino para a Final do Campeonato Potiguar Absoluto e para a Final do Campeonato Potiguar Feminino de 2017.

    Também classificará 2 enxadristas para a Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto 2017.

    O Circuito Potiguar continua e classificar√° mais 3 enxadristas, assim como o Interiorano com mais 1. A final acontece em janeiro.

    Leia mais...
  • V Aberto do Brasil - Ta√ßa Cidade de Teresina

    A 5a edição do Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina foi realizada nos dias 4, 5 e 6 de agosto no Executive Flat Hotel, distribuindo 7 mil reais em prêmios e 2 vagas para a Semifinal do Brasileiro, com a presença especial de 2 GMs - Rafael Leitão e Evandro Barbosa e 2 MIs - Leandro Perdomo e Máximo Iack Macedo.

    Tive a oportunidade de trabalhar na arbitragem e acompanhar de perto a impecável organização da Federação Piauiense de Xadrez, parabéns ao presidente e diretor da competição Luis Carlos Sales e toda equipe de arbitragem.

    O GM Rafael Leit√£o confirmou o favoritismo ao vencer invicto e isolado com 5,5 pontos. Na segunda e terceira posi√ß√Ķes com 5 pontos, respectivamente GM Evandro Barbosa e MI Leandro Perdomo. Com 4,5 pontos as revela√ß√Ķes da competi√ß√£o 4¬ļ lugar Kathie Goulart e 5¬ļ MN Vitor Firmo, bem como os 2 classificados para a Semifinal do Brasileiro, 6¬ļ CM Severino Janu√°rio e 7¬ļ MN Rafael Cabral.

    Registramos a grande atuação de Firmo na competição, com destaque para o empate com o GM Evandro Barbosa e +16 no Rating Internacional. Também com boa atuação David Frankental com +11 no Elo Fide.

    Parabenizamos os representantes potiguares, que nos 4 Abertos do Brasil na Regi√£o Nordeste em 2017 obtiveram lugar de destaque.

    Acompanhe todas as informa√ß√Ķes pelo site oficial da Federa√ß√£o Piauiense de Xadrez e Chess-results

    Leia mais...
  • Regional Nordeste Escolar 2017 - Aracaj√ļ/SE

    Aconteceu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Aracaju/SE, o Regional Nordeste de Xadrez Escolar, competição oficial da Confederação Brasileira de Xadrez. O campeonato contou com a participação de aproximadamente 150 enxadristas de, praticamente, todos os estados da Região.

    O Rio Grande do Norte foi representado em duas categorias pelos irmãos Enzo Magalhães de Lima e Théo Magalhães de Lima, alunos do Colégio Marista de Natal.

    Enzo, bicampe√£o estadual, tornou-se campe√£o nordestino vencendo as cinco partidas disputadas na categoria quarto ano do ensino fundamental.

    Com o mesmo sucesso, Théo, aluno do primeiro ano do ensino fundamental e também já campeão do RN,  mesmo competindo contra estudantes um ano escolar acima, obteve também invicto o título regional, coroando a participação potiguar.

    Leia mais...
  • JUVERNS 2017

    A modalidade de Xadrez do JUVERNS 2017 foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2017 nas dependências da Escola de Governo em Natal/RN. A competição contou com a inscrição de 261 alunos, sendo o recorde da modalidade.

    Na oportunidade aproveitamos para parabenizar o Secret√°rio de Estado do Esporte e Lazer, Francisco Canind√© de Fran√ßa, e toda sua equipe pela excelente infraestrura oferecida aos JUVERNS 2017, o que foi imprescind√≠vel para realizarmos uma competi√ß√£o no padr√£o da Etapa Nacional. Sem sobra de d√ļvidas o JUVERNS 2017 foi um marco na hist√≥ria do desporto potiguar.

    Os campe√Ķes e classificados √† Etapa Nacional foram Lucas Matheus de Oliveira (IFRN Natal) e Annyara Gomes (IFRN Jo√£o C√Ęmara) no 15 a 17 anos, com o t√©cnico Francisco Quaranta; e no 12 a 14 anos Jo√£o Gabriel Cassimiro (EM Alu√≠zio Alves - Po√ßo Branco) e N√°dia Beatriz Damasceno (Col√©gio Potencial - Natal), com a t√©cnica Adna Flor√™ncio. As Escolas campe√£s foram: IFRN Jo√£o C√Ęmara no 15 a 17 anos e EM Alu√≠zio Alves de Po√ßo Branco, ambas da Regi√£o do Mato Grande,¬†parab√©ns!

    Leia mais...
News Highlights
Abril 10, 2017

I IRT Universit√°rio - Etapa do Circuito 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

I IRT Universitário - Circuito Potiguar de Xadrez 2017 foi realizado na Sala de xadrez e na Sala VIP do Ginásio I da UFRN de 7 a 9 de abril de 2017, com direção e arbitragem do AF Maximo Igor Macedo.

A competição foi válida para Rating Fide/CBX/FNX, distribuindo Pontos para o Circuito Potiguar de Xadrez 2017 além de troféu e medalhas.

O campe√£o foi Jos√© Murilo Gomes invicto com 4,5 pontos, sagrando-se al√©m de campe√£o da 3a etapa, tamb√©m campe√£o estadual jovem (Sub25), acumulando ainda 16 pontos no Elo Fide, ultrapassando a barreira dos 2000. O vice tamb√©m invito com 4,5 pontos mas piores crit√©rios de desempate foi o MN Vitor Firmo, somando mais 3 pontos do rating fide, o que o colocar√° em sua melhor marca - 2.189. Em 3¬ļ o melhor com 4 pontos, Marcio Jord√£o, tamb√©m positivo com +11 no Fide. Leia mais...

Última atualização em Seg, 10 de Abril de 2017 09:57
 
Abril 10, 2017

Festival Potiguar de Menores 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Foi realizado durante os dias 1 e 2 de abril no IFRN Parnamirim, a edi√ß√£o de 2017 do Festival que definiu os campe√Ķes estaduais de categorias menores e representante oficiais do RN nos Brasileiros de suas respectivas categorias.

O Campeonato √© oficializado junto a CBX, contando com a participa√ß√£o de 74 enxadristas de 9 munic√≠pios, sendo dividido nas categorias Sub18 (nascidos a partir de 1999), Sub16 (nascidos a partir de 2001), Sub14 (nascidos a partir de 2003), Sub12 (nascidos a partir de 2005), Sub10 (nascidos a partir de 2007) e Sub8 (nascidos a partir de 2009), absoluto e feminino, cujos campe√Ķes e campe√£s ter√£o direito a hospedagem no Campeonato Brasileiro de sua respectiva categoria.

O pódio foi o seguinte: Leia mais...

Última atualização em Seg, 10 de Abril de 2017 09:39
 
Março 22, 2017

VIII Memorial Bobby Fischer 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Do ponto de vista competitivo a oitava edição do Memorial Bobby Fischer foi uma das mais acirradas, tendo como protagonistas o Grande Mestre Internacional e os 3 Mestres Internacionais, uma vez que a disputa do pódio girou em torno desses, com destaque para a vitória do MI Yago Santiago sobre o GM Felipe El Debs e a vitória do MI Luis Coelho sobre Yago.

O Memorial terminou com vitória do MI Luis Coelho com excelente campanha após temporada afastado, apresentando um xadrez muito firme, sagrando-se campeão isolado e invicto com 5,5 pontos, a frente dos 4 com 5 pontos.

Na segunda posi√ß√£o ficou o MI Yago Santiago (PE), este que caminha com passos firmes para obten√ß√£o do t√≠tulo de GM, vencendo inclusive nas 2 √ļltimas competi√ß√Ķes no Nordeste o Felipe El Debs neste e em Propri√°/SE o Krikor Mekhitarian.

O mestre internacional potiguar Maximo Iack Macedo completou o p√≥dio e manteve seu hist√≥rico de bons resultados no Bobby Fischer, continuando como maior vencedor desse tradicional evento, j√° que foi campe√£o em 2012 e 2014, vice em 2013, e 3¬ļ lugar em 2016 e 2017!

Leia mais...
Última atualização em Qua, 22 de Março de 2017 13:50
 
Março 12, 2017

Yago, Benone e Firmo, campe√Ķes do fim de semana!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

O fim de semana de 11 e 12 de março foi bem movimentado na região nordeste, uma vez que os Estados de Sergipe, Pernambuco e Paraíba realizaram torneios rápidos.

O destaque foi para o V Torneio Propriaense Memorial Prof. M√°rio Roberto, realizado dia 11, que reuniu 123 enxadristas de 9 estados, dentre esses o GM Krikor Mekhitarian, ex-campe√£o brasileiro. No entanto o campe√£o foi o MI pernambucano Yago Santiago, invicto com 7,5 pontos, seguido do MF Paulo Jatob√° (BA) com 7 pontos e o do MF Luismar Brito (PB) com 6,5 pontos.

Em Recife, no I Torneio Associação Atlética Santos Dumont, o atual campeão pernambucano MN Benone Lopes venceu com 5 pontos e melhor critério que Christian Almeida; completando o pódio Marcelo Basílio com 4,5 pontos. O jovem David Frankental foi o representante potiguar, terminando com 3,5 pontos na 13ª posição.

Ainda no domingo, 12, Picu√≠/PB realizou seu primeiro aberto com destaque para a delega√ß√£o potiguar, com representantes dos munic√≠pios de Ass√ļ, Caic√≥ e Natal. Os potiguares levaram os tr√™s primeiros lugares com MN Vitor Firmo com os 6 pontos poss√≠veis, Francisco Biagione com 4,5 pontos e Arthur Leandro com 4 pontos.

Leia mais...
Última atualização em Dom, 12 de Março de 2017 19:35
 
Fevereiro 25, 2017

Finais do Brasileiro, um show à parte!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Finais foram sucesso e pr√≥ximas edi√ß√Ķes prometem muito mais!
As Finais do Campeonatos Brasileiros de Xadrez sempre causam um alvoro√ßo nos enxadristas espectadores, na ansiedade em saber quais ser√£o os pr√≥ximos campe√Ķes, no Absoluto e Feminino. Al√©m disso nos √ļltimos anos as transmiss√Ķes online t√™m sido um show √† parte, seja com a apresenta√ß√£o, an√°lises e coment√°rios de Grande Mestre e dos pr√≥prios participantes, seja pela transmiss√£o em tempo real nos melhores e mais conceituados sites do mundo.

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 25 de Fevereiro de 2017 11:24
 
Fevereiro 14, 2017

Dois potiguares na Final do Brasileiro 2016!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A prova m√°xima do calend√°rio nacional √© sem d√ļvidas a Final do Campeonato Brasileiro, j√° que reuni os classificados ao longo do ano para definir o Campe√£o Nacional, aquele que ficar√° eternizado na hist√≥ria.

A competição reuniu em 2017 doze enxadristas, que disputaram além do título nacional, 20 mil reais, recorde em premiação.

O campeão com muito mérito foi Everaldo Matsuura, conquistando seu segundo título, após 26 anos, de maneira invicta com 8,5 pontos e melhores critérios que o vice-campeão, Alexandr Fier. Completou o pódio Felipe El Debs com 8 pontos.

Leia mais...
Última atualização em Ter, 14 de Fevereiro de 2017 23:27
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 5 de 16
top