• Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018 - Etapas A1 e B1

    Entre os dias 13 e 22 de abril foi realizada no Col√©gio das Neves a primeira etapa do Circuito IRT Xadrez Potiguar 2018.¬†Nessa etapa inaugural foram abertos dois grupos com o objetivo de promover a atividade e movimenta√ß√£o de rating FIDE, al√©m de especificamente o grupo A promover o interc√Ęmbio entre os estados vizinhos e o grupo B um encontro de gera√ß√Ķes.

    Os torneios foram disputados pelo Sistema Round Robin com 10 enxadristas, com promoção do XadrezPotiguar.com.br , apoiado pela Federação Norteriograndense de Xadrez e Academia Potiguar de Xadrez, sob direção do MI Maximo Iack Macedo e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo e AN Maíce Macedo.

    A competição foi corada com êxito, tendo em vista toda disputa e congraçamento envolvido e alcance dos objetivos principais: manter os enxadrista ativos e com seus ratings fide movimentados.

    Leia mais...
  • Festival Potiguar da Crian√ßa - Seletiva FENAC

    O Festival Potiguar da Crian√ßa 2018, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, foi realizado no dia 7 de abril nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves com a participa√ß√£o de 88 jovens enxadristas.

    Foi muito gratificante ver um n√ļmero expressivo de jovens talentos do xadrez potiguar divertindo-se e competindo enquanto exercitavam suas mentes, atrav√©s da concentra√ß√£o e tomadas de decis√Ķes baseadas em racioc√≠nio l√≥gico e c√°lculo, cada qual de acordo com seu n√≠vel t√©cnico, mas de toda maneira extremamente proveitoso.

    Sagraram-se campe√Ķes e representantes oficiais do RN nos Brasileiros: Theo Magalh√£es de Lima (Sub8), Larissa Angelia dos Reis Paula (Sub8), Luis Guilherme Ara√ļjo de Oliveira (Sub10), Fernanda Pinho de Aquino Cortez (Sub10), Enzo Magalh√£es de Lima (Sub12), Let√≠cia de Medeiros Chaves (Sub12), Jo√£o Vitor Rodrigues Santos (Sub14) e Karina Ingryd Oliveira da Silva (Sub14).

    Vale registro da tranquilidade com a qual a competição foi desenvolvida, tendo em vista que alunos, professores, pais e equipe organizadora, além de uma excelente infraestrutura da escola, estavam alinhados para o sucesso do Festival, que foi o que ocorreu!

    Confiram as classifica√ß√Ķes finais:

    Chess-results - Sub8A - Sub8F - Sub10A - Sub10F - Sub12A - Sub12F - Sub14A - Sub14F

    Fotos - Facebook

    Leia mais...
  • Circuito Potiguar de Xadrez 2018

    O Circuito Potiguar de Xadrez 2018 e Final do Campeonato Potiguar Absoluto e Feminino de Xadrez 2018, uma promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez em parceria com XadrezPotiguar.com.br, chega a sua 6a. edição em 2018 depois do êxito do ano anterior.

    Alguns pequenos ajustes foram efetuados na contagem de pontos e também a novidade que o maior pontuador levando-se em conta apenas as etapas de xadrez rápido, será proclamado campeão estadual.

     

    Leia mais...
  • Campeonato Potiguar Interiorano 2018

    O Aberto do RN - Campeonato Interiorano 2018 será realizado no IFRN em Santa Cruz nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2018 e mais uma vez será válido para Rating Fide, distribuindo troféus, medalhas e R$ 1.200,00 em espécie, com promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez, apoio de XadrezPotiguar.com.br e do IFRN Santa Cruz. A direção será do AI Maximo Igor Macedo e coordenação local do Prof João Batista.

     

    Leia mais...
  • IX Aberto do Brasil Memorial Bobby Fischer

    Foi realizado com sucesso, em João Pessoa/PB, o tradicional Aberto do Brasil Memorial Bobby Fischer que chegou em 2018 a sua 9ª edição, nesta distribuindo R$6.000,00 e 3 vagas para a Semifinal do Brasileiro, contando com a expressiva participação de 118 participantes, dentre os quais 3 GMs.

    O campeão isolado foi o mais novo Grande Mestre brasileiro, Luis Supi, com 5,5 pontos em 6 possíveis. Os demais lugares do pódio foram ocupados também pelos GMs, respectivamente Neuris Delgado (PAR) e Darcy Lima.

    Classificaram-se para a Semifinal do Brasileiro do 4¬ļ ao 6¬ļ lugares - MF Francisco Cavalcanti (PB), Fl√°vio Bezerra (RN) e CM Luciano Zallio (BA), todos com 5 pontos.

    Vale registro da participa√ß√£o potiguar com 27 representantes, com destaque, al√©m de Fl√°vio na 5¬™ posi√ß√£o, tamb√©m MN Vitor Firmo, que jogou a √ļltima rodada na mesa 2, e M√°rcio Jord√£o com 4,5 pontos.

    Como já é tradicional, a competição foi realizada, com total êxito,  no Littoral Hotel no mês de março, em alusão ao aniversário de nascimento do lendário ex-campeão mundial Bobby Fischer! A direção ficou aos encargos de AR Fernando Sá, com arbitragem do AI Maximo Igor Macedo, auxiliado por AR Ivanilson Pereira, AA David Frankental e AA Lukremarte Melo.

    Registrou-se a presen√ßa do presidente da Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez, o GM Darcy Lima, que al√©m de participar como jogador p√īde tamb√©m reunir-se com o presidente da Federa√ß√£o Paraibana de Xadrez, Fernando Melo, sua diretoria e lideran√ßas do Estado.

    Todas as informa√ß√Ķes no Blog oficial - Reino de Ca√≠ssa

    Leia mais...
News Highlights
Outubro 01, 2017

JERNINHOS 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Os JOGOS¬† DO¬† ENSINO FUNDAMENTAL,DO¬† 2¬ļ¬† AO¬† 5¬ļ¬† ANO ‚Äď JERNINHOS,tem¬† como¬† objetivo, oportunizar pr√°ticas¬† saud√°veis do esporte¬† e lazer para¬† promo√ß√£o¬† do¬† desenvolvimento s√≥cio¬† educacional, cooperativo e¬† intelectual¬† do¬† educando. √Č uma¬† promo√ß√£o do¬† governo¬† do¬† estado¬† atrav√©s¬† da¬† SEEC¬† organizados¬† e dirigidos¬† pela¬† CODESP¬† com¬† a¬† coopera√ß√£o¬† na modalidade de Xadrez com Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, com coordena√ß√£o do MF Maximo Val√©rio Macedo.

A modalidade de Xadrez foi realizada no Contempor√Ęneo Cidade Verde nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, com a participa√ß√£o de 182 enxadristas at√© 10 anos.

Na categoria II Masculino dobradinha do Marista com Enzo Magalh√£es de Lima em primeiro com 5 pontos, seguido de Jo√£o Vitor Cunha em segundo e Giovanni Tavares, do Neves, em terceiro, os dois com 5 pontos.

Na Categoria II Feminino Let√≠cia de Medeiros (CEI) foi a campe√£ com melhores crit√©rios que Cac√≠lia Maria Macedo (Contempor√Ęneo), as duas com 5 pontos. Em terceiro Marielly Bezerra (Contempor√Ęneo), a melhor com 4 pontos.

Na Categoria I Masculino o Diocesano de Mossor√≥ destacou-se ao ocupar todo o p√≥dio com 1¬ļ Luiz Guilherme Ara√ļjo, 2¬ļ Paulo Barreto e 3¬ļ Henrique Fergus.

Na Categoria I Feminino vitória também do Diocesano com Grazielly Gadelha, em segundo Fernanda Pinho, do Colégio das Neves, e em terceiro Nickolly Souza, da EM Carlos belo Moreno.

As Programação e listas de participantes podem ser acompanhadas através dos links abaixo:

- Categoria I Feminino - 30/09/2017 [07:00 às 08:00 - Confirmação de Inscrição / 08:30 - 1a Rodada]

- Categoria I Masculino - 30/09/2017 [07:00 às 08:00 - Confirmação de Inscrição / 08:30 - 1a Rodada]

- Categoria II Feminino - 30/09/2017 [12:00 às 13:00 - Confirmação de Inscrição / 13:30 - 1a Rodada]

- Categoria II Masculino - 01/10/2017 [07:00 às 08:00 - Confirmação de Inscrição / 08:30 - 1a Rodada]

Leia mais...
Última atualização em Sex, 03 de Novembro de 2017 18:38
 
Setembro 30, 2017

9ª Etapa do Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - São João do Sabugi

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

"Pensa! O pensamento tem poder.
Mas não adianta só pensar.
Você também tem que dizer! Diz!
Porque as palavras têm poder.
Mas não adianta só falar.
Você também tem que fazer!"

O #CircuitoPotiguar2017 fez mais uma festa nas calorentas terras seridoenses. S√£o Jo√£o do Sabugi/RN reuniu grandes xadrezeiros nesse s√°bado. E esse interc√Ęmbio tem feito muito bem ao nosso esporte. Obrigado a todos que prestigiaram o 2¬ļ Torneio Serra de Mulungu, em especial ao amigo Valter J√ļnior que esteve a frente da organiza√ß√£o e a Federa√ß√£o Norte Riograndense de Xadrez pela confian√ßa.¬† Frankly Andr√©

Aconteceu dia 30 de setembro na cidade de São João do Sabugi a 9a etapa do Circuito Potiguar de Xadrez sob organização da Academia Invictus e direção de Frankly André Azevedo.

O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um grande sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

Leia mais...
Última atualização em Sex, 03 de Novembro de 2017 15:37
 
Setembro 27, 2017

Aberto do Brasil Memorial Luiz Gentil - Fortaleza/CE

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Aconteceu em Fortaleza/CE de 22 a 24 de setembro no Hotel Beira Mar o Memorial Luiz Gentil, uma etapa do Circuito Nacional Aberto do Brasil. A competição homenageou um dos maiores nomes do xadrez cearense e de grande destaque no cenário nacional, vice-campeão brasileiro em 1951 e em 1960.

A prova foi uma promoção da Confederação Brasileira de Xadrez e da Federação Cearense de Xadrez sob organização de Ignácio Barreto e arbitragem de Cláudia Aquino, contanto com a presença vip do GM Henrique Mecking, o Mequinho, na Abertura.

Parabéns para a equipe organizadora pelo sucesso da competição, que teve excelente cobertura com transmissão ao vivo no Chess24 e resultados no chess-results.

O Rio Grande do Norte participou com David Frankental, 12o colocado com 4 pontos, e com Cleando Cortez, 14o com 3,5 pontos. Infelizmente por motivos de ordem superior a delega√ß√£o potiguar n√£o p√īde estar presente em maior n√ļmero, mas na edi√ß√£o de 2018 √© inten√ß√£o enviar grande quantitativo para essa merecida homenagem.

Acompanhe...
Última atualização em Qua, 27 de Setembro de 2017 06:22
 
Setembro 23, 2017

Copa do Mundo 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A Copa do Mundo de 2017 tem lugar na capital da Geórgia, Tbilisi, entre 2 e 28 de setembro. Como é de praxe sendo realizada no mesmo local da Olimpíada do ano seguinte. Assim como a Olimpíada de Baku, o principal patrocinador é a SOCAR, companhia petrolífera do Azerbaijão, que atua na Georgia também.
A sensa√ß√£o desse ano √© a participa√ß√£o do noruegu√™s Magnus Carlsen. √Č a primeira vez que um campe√£o mundial se exp√Ķem dessa maneira, entrando numa das etapas classificat√≥rias, mas j√° √© conhecida por todos a prefer√™ncia de Carlsen pelo sistema eliminat√≥rio, inclusive o que ser√° utilizado na Final do Brasileiro 2017.
O Brasil foi representado pelos Grandes Mestres Internacionais Alexandr Fier e Felipe El Debs, que enfrentaram respectivamente Etiene Bacrot (FRA) e Radoslaw Wojtaszek (POL).

23.09.2017

Copa do Mundo 2017 - Final: Aronian x Ding!

Acabou de iniciar a Final da Copa do Mundo 2017 entre o armênio Levon Aronian e o chinês Ding Liren.

Já que são dois enxadristas bastante combativos, esse encontro promete ser bem intenso. Muito embora o chinês tenha ampla vantagem em partidas clássicas, 3 vitórias e 3 empates, o armênio tem muito mais experiência em grandes eventos e já venceu essa competição em 2005, ou seja, será um show a parte. Agora vamos desfrutar...

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 23 de Setembro de 2017 08:30
 
Setembro 15, 2017

Jogos Escolares da Juventude 2017 - Curitiba

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Mais uma vez a profa. Adna Florêncio foi a técnica da delegação do Rio Grande do Norte nos Jogos Escolares da Juventude e em mais uma oportunidade trouxe medalha. Dessa vez foi em Curitiba na categoria 12 a 14 anos masculino com o poçobranquense João Gabriel Cassimiro. O potiguar fez 4 pontos, sendo 4 vitórias e 1 derrota apenas para o campeão.

A modalidade de xadrez foi realizada de 13 a 15 de setembro com organização da Confederação Brasileira de Xadrez sob coordenação geral do VP CBX Charles Moura Netto, coordenação local do MF Bolivar Gonzalez e coordenação de arbitragem da potiguar Maíce Macedo, com a excelente equipe de arbitragem encabeçada pelo AF Marcelo Konrath.

Acompanhe os resultados no Chess-results: Cl√°ssico Masculino / Cl√°ssico Feminino / Blitz Misto

Leia mais...
Última atualização em Sex, 15 de Setembro de 2017 16:38
 
Setembro 11, 2017

Aberto do RN - Semifinal do Estadual 2017

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A Semifinal de 2017 sem d√ļvidas foi uma das mais surpreendentes dos √ļltimos anos tanto do ponto de vista de de resultados quanto no desenrolar das partidas. A competitividade esteve em alta durante todas as rodadas, tanto que muitas das partidas foram decididas com vit√≥ria devido devido ao arriscar dos favoritos em posi√ß√Ķes igualadas, o que gerou bastante emo√ß√£o em que assistiu, seja presencialmente seja pelas transmiss√Ķes ao vivo.

O √ļnico invicto da competi√ß√£o foi justamente o campe√£o, Jos√© Murilo Gomes, com 5 pontos, sendo quatro vit√≥rias e 2 empates, conquistando dessa maneira a 1a vaga pra Final do Estadual. O vice-campe√£o foi o jovem Lucas Ramonn, surpresa da competi√ß√£o com +104 no rating Fide, com os mesmo 5 pontos que o campe√£o mas pior crit√©rio, segurando a segunda vaga. Completou o p√≥dio o melhor de 4,5 pontos, o pernambucano Gabriel Victor. No entanto a 3a e 4a vagas pra Final ficaram com o 5o e 6o lugares Vitor √āngelo e Alcides Azevedo.

No feminino compuseram o p√≥dio 1¬ļ Ana Paula Sallaberry, 2¬ļ L√≠via Mara e 3¬ļ Karina Ingryd. Como Ana Paula e Karina j√° estavam classificadas para a Final, as 4 vagas ficaram respectivamente com L√≠via Mara, Maria Cec√≠lia, Luma Sabar e Ariana Hayelly.

As categorias estudantis premiadas tiveram os seguintes p√≥dios: Sub17 - 1o Pedro Guilherme (PE), 2¬ļ Alexandre Filho e 3o Lucas Matheus; Sub14 - 1o Karina Ingryd, 2o Maria Cec√≠lia e 3o Jo√£o Vitor.

As duas vagas pra Semifinal do Brasileiro, que ser√° realizada em Natal em novembro, foram conquistadas por Lucas Ramonn e Vitor √āngelo.

Destacaram-se também os jogadores que obtiveram rating fide, encabeçados por Arthur Leandro com 1720.

A competição aconteceu no Campus Natal Central do IFRN de 8 a 10 de setembro a Semifinal do Campeonato Estadual , evento válido para rating fide e classificatório para a Final do Estadual e para Semifinal do Brasileiro. A direção e arbitragem principal ficaram por conta do AI Maximo Igor Macedo, auxiliado por AR Maice Macedo, com coordenação local do AA Márcio Jordão. Registramos o apoio do IFRN, na pessoa do Coordenado Prof Dário Maia.

Leia mais...
Última atualização em Seg, 11 de Setembro de 2017 09:06
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 4 de 20
top