• 86¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2019

    A Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez e Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez est√£o realizando de 10 a 19 de janeiro de 2020, no Sal√£o de Eventos do Othon Suites Natal, a fase final do 86¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

    Esse campeonato é a principal competição do calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, reunindo os melhores enxadristas da temporada 2019, os quais disputaram em sistema eliminatório o título de Campeão Brasileiro de Xadrez e R$38.000,00 em premiação, um recorde.

    A competição está sendo acontecendo de maneira satisfatória reunindo no mesmo evento premiação recorde, bom local de jogos e organização e cobertura ao vivo, pela internet além claro, de muita emoção e disputa acirradíssima!

    Os Finalistas 2019:

    Quartas-de-finais: 1a rodada

    1. GM Supi x MF Tine

    2. MI Macedo x GM Diamant

    3. GM Lima x MN Labussiere

    4. MI Molina x GM Fier

    Leia mais...
  • Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro Absoluto 2019

    Na sua 86¬ļ edi√ß√£o, o evento acontece entre os dias 19 e 22 de dezembro, no Hotel Marante Executive, pr√≥ximo a praia de Boa Viagem, e classificar√° 4 atletas para a Final do LXXXVI Campeonato Brasileiro. Com organiza√ß√£o da CBX (Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez) , realiza√ß√£o do MN Rodrigo Yoshio, Patroc√≠nio do MF Marco Asfora e arbitragem do AR Avner Anjos, o torneio reuni alguns dos mais fortes jogadores da regi√£o Norte e Nordeste.

    O Rio Grande do Norte est√° representado por MN Vitor Firmo, MN M√°rcio Jord√£o, MN Alcides Azevedo e David Frankental.

    Confira:

    Regulamento: clique aqui

    Chess-Results: clique aqui

    Leia mais...
  • Potiguares no III Duchamp in Rio!

    Os potiguares MN Vitor Firmo e David Frankental tomaram parte do III Duchamp in Rio, um mega evento, que fez parte do GP da FIDE América, além de ser "fecho de gala" do Circuito de Abertos do Brasil, como frisou o GM Darcy Lima em recente entrevista.

    Firmo publicou texto sobre o evento, o qual ser√° transcrito abaixo:

    " Semana passada participei do III Open Internacional Duchamp in Rio. O torneio fez parte do GP FIDE America com a participação de 135 jogadores de mais de 15 países e muitos jogadores e mestres fortes.

    A competição foi vencida pelo Grande Mestre Peruano Jose Martinez Alcantara, seguido pelo também GM peruano Cristhian Cruz e em terceiro o Grande Mestre brasileiro André Diamante.

    Também destaque foi a participação feminina do torneio, com 41 enxadristas. As três melhores colocadas foram a MI russa Karina Ambartsumova, a MF brasileira Juliana Terao e a WGM argentina Claudia Amura.

    Foram 9 rodadas e terminei 40¬ļ com 5 pontos (04 vit√≥rias,02 empates e 03 derrotas). Foi muito boa a experi√™ncia em participar de uma competi√ß√£o desse n√≠vel e enfrentar jogadores e jogadoras muito fortes."

    Acrescenta-se que Frankental jogou uma boa competi√ß√£o, chegando a √ļltima rodada precisando de empate para obter o t√≠tulo de Mestre Nacional. Infelizmente n√£o foi dessa vez, mas demonstra que em breve esse objetivo ser√° alcan√ßado.

    Leia mais...
  • Governo do Estado - Entrega de Comendas

    Foi realizado em 18 de dezembro no Gin√°sio do DED, a entrega de Trof√©us e Comendas do JERNINHO¬īs, JUVERN¬īs e JERN¬īs.

    Na modalidade de xadrez o destaque 2019 foi o Colégio das Neves conquistando 5 troféus, sendo 2 no Jerninhos, 1 no Juverns e 2 no Jerns!

    Confira como foram as distribui√ß√Ķes dos trof√©us e comendas:

    Leia mais...
  • Campeonato Potiguar Blitz 2019 - Classificat√≥rios e Final

    O Campeonato Potiguar Blitz 2019 foi realizado com sucesso na Sala de Xadrez da UFRN de 9 a 15 de dezembro/19. A competição foi realizada em 2 fases: Classificatória e Final. De 9 a 13 de dezembro de 2019 foram em disputados 5 Torneios Classificatórios e no dia 15 de dezembro a Final Absoluto e Feminino 2019.

    A Final do feminino foi vencida através do playoff por Ana Paula Sallaberry depois empatar com a vice-campeã, Annyara Gomes, no torneio principal. Completou o pódio Maria Ruthiane Basílio.

    A Final do Absoluto foi uma verdadeira maratona jogada num round-robin com os 20 classificados. Numa disputa particular muito interessante, o MN Vitor Firmo sagrou-se campe√£o estadual blitz 2019 com 18 pts em 19 partidas, com vantagem m√≠nima para o vice-campe√£o, MN M√°rcio Jord√£o, que fez 17,5 pts. Completou o p√≥dio na 3a posi√ß√£o, Alan Lima, com 15,5 pontos e melhor crit√©rio de desempate que Luis Eduardo Fiori, que foi o 4o lugar. Destaque para o 5¬ļ lugar, Ronaldo Dias, que jogou seu primeiro torneio oficial, antes desses apenas escolares, estreando em excelente atua√ß√£o.

     

    Acompanhe:

    Canal Xadrez Potiguar no YouTube

    P√°gina Xadrez Potiguar no Facebook

    Chess-Results Absoluto - http://chess-results.com/tnr499153.aspx?lan=10

    Chess-Results Feminino - http://chess-results.com/tnr499143.aspx?lan=10

     

    Leia mais...
News Highlights
Outubro 01, 2019

JERNNINHOS 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Os JOGOS¬† DO¬† ENSINO FUNDAMENTAL,DO¬† 2¬ļ¬† AO¬† 5¬ļ¬† ANO ‚Äď JERNINHOS, tem¬† como¬† objetivo, oportunizar pr√°ticas¬† saud√°veis do esporte¬† e lazer para¬† promo√ß√£o¬† do¬† desenvolvimento s√≥cio¬† educacional, cooperativo e¬† intelectual¬† do¬† educando. √Č uma¬† promo√ß√£o do¬† governo¬† do¬† estado¬† atrav√©s¬† da¬† SEEC¬† organizados¬† e dirigidos¬† pela¬† CODESP¬† com¬† a¬† coopera√ß√£o¬† na modalidade de Xadrez com Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, com coordena√ß√£o do MF Maximo Val√©rio Macedo.

A modalidade de Xadrez foi realizada no IFRN Parnamirim no dia 29 de setembro, com a inscrição de 188 enxadristas de até 10 anos.

Na categoria II Masculino a Escola campe√£ foi o Col√©gio das NEVES - Natal, em 2¬™ EM STA LUZIA - Maca√≠ba e em 3¬™ Col√©gio MARISTA - Natal. No individual a vit√≥ria foi de Luiz Eduardo Gomes da Silva (EM Sta Luzia), com 5,5 pontos, com melhores crit√©rios que Guilherme Negreiros C√Ęmara (Marista). Em 3¬ļ lugar Davi Jales Pinheiro (Marista), o melhor no grupo de 5 pontos.

Na Categoria II Feminino vit√≥ria tamb√©m do Col√©gio das Neves, levando portanto os 2 trof√©us do JERNINHOSo. Em 2¬ļ Over Lagoa Nova e 3¬ļ Impacto Col√©gio e Curso. No individual a campe√£ foi Fernanda Pinho Cortez, do CEI, em 2¬ļ Laura Barbosa Macedo (Escola Ativa) e em 3¬ļ Sabrine Arrais (Col√©gio das Neves).

Na Categoria I, sub8, Masculino e Feminino, a competição é jogada em formato de festival com medalha de ouro para todos os participantes. o pódio foi formado:

Masculino - 1¬ļ Theo Magalh√£es de Lima (Marista), 2¬ļ Davi Capistrano Leite (Prince), 3¬ļ Ewerton Ryan Gomes (EM Sta Luzia)

Feminino - 1ª Alice Oliveira Batista (Impacto), 2ª Alice Braga Carneiro (CEI), 3ª Giovana Carvalho de Brito (Neves)

 

Leia mais...
Última atualização em Dom, 06 de Outubro de 2019 07:24
 
Setembro 16, 2019

Campeonato Brasileiro Blitz 2019 - MN M√°rcio Jord√£o, vice-campe√£o!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Campeonato Brasileiro Blitz 2019 foi realizado em Campina Grande no Partage Shopping nos dias 14 e 15 de setembro, uma excelente promoção da Confederação Brasileira de Xadrez, com apoio da Federação Paraibana de Xadrez e organização do Dr João Tejo.

Campina Grande tem tradi√ß√£o no ritmo Blitz, sendo o Clube Suca√ßa√≠ o realizador do maior n√ļmero de eventos nesse controle de tempo.

A Delegação potiguar se saiu muito bem, encabeçada pela nova geração, representada pelos Mestres Nacionais Márcio Jordão e Vitor Firmo.

O destaque do grupo foi Jordão ao conquistar o histórico Vice-campeonato Brasileiro, dividindo o 1o posto com o campeão e 3o lugar, num tríplice empate! Um grande orgulho para o Xadrez Potiguar que está em plena ascensão!

Também com boa performance, Firmo foi o honroso 5o lugar, David Frankental foi o melhor da faixa 1700-1799 e Moises Alves o melhor sub18. Ainda o MF veterano Maximo Macedo foi o melhor Sênior +65, apesar de não ter prêmio nessa faixa.

Foi um grande resultado para a delegação, que com toda certeza estará multiplicada na edição de 2020, que já foi fechada para Campina Grande!

Continuamos nossos eventos no dia 28 de setembro com o Campeonato Metropolitano em Parnamirim e 4 a 6 de outubro com o Zonal CBX RN na Sala de Xadrez da UFRN!

Chess-results - Brasileiro Blitz 2019 Leia mais...

 
Setembro 09, 2019

Campeonato Estadual de Classes 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Campeonato Estadual de Classes: Estreantes, Iniciantes, Classe B (U1800), C (U1600) e D (U1400) foi realizado no Colégio das Neves em Natal nos dias 7 e 8 de setembro de 2019, sendo um torneio válido pra Rating FIDE, CBX e FNX.

A competição foi um sucesso, uma vez que reuniu quase 120 enxadristas das diversas categorias em busca de títulos estaduais.

Ocuparam os pódios do Campeonato estadual de Classes os seguintes enxadristas: Leia mais...

Última atualização em Dom, 06 de Outubro de 2019 06:08
 
Setembro 01, 2019

V Copa ANEC 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Entre os dias 29 de agosto e 1¬ļ de setembro, aconteceu no Rio Grande do Norte, a 5¬™ edi√ß√£o dos Jogos Escolares da Associa√ß√£o Nacional de Educa√ß√£o Cat√≥lica do Brasil ‚Äď ANEC/RN. A competi√ß√£o, que ter√° cerim√īnia de abertura realizada no Col√©gio Nossa Senhora das Neves, contou com a participa√ß√£o de mais de mil atletas integrantes das equipes das escolas cat√≥licas de Natal.

Finalizada com sucesso a V COPA ANEC 2019 de Xadrez! A competi√ß√£o foi realizada na Escola Dom Marcolino no dia 31 de agosto de 2019, sob coordena√ß√£o do Prof Fritz Schimidt e Arbitragem principal da AN Ma√≠ce Macedo, auxiliada pelo AA Thales Ananias. Os campe√Ķes foram: Festival - Rafael Macedo e Larissa Ang√©lia, Mirim I - Jo√£o Guilherme e Sabrine Pereira, Mirim II - Giovanni Brand√£o e Infantil - Thales Roberto e Isabele Branco

Leia mais...
Última atualização em Dom, 06 de Outubro de 2019 06:10
 
Agosto 30, 2019

JERN¬īS - Regional Jo√£o C√Ęmara 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

A modalidade de Xadrez da Regional Jo√£o C√Ęmara 2019 dos JERN¬īs - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte foi realizada no IFRN Jo√£o C√Ęmara no dia 29 de agosto de 2019.

A competição foi uma parceria entre a DIRED local e FNX.

Confira as classifica√ß√Ķes Finais:

Leia mais...
Última atualização em Seg, 07 de Outubro de 2019 08:36
 
Agosto 29, 2019

Campeonato Metropolitano de Xadrez 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Campeonato Metropolitano Potiguar de Xadrez 2019 foi realizado no IFRN em Parnamirim no dia 28 de setembro de 2019, válido para Rating Fide Rápido, distribuiu medalhas e premiação em espécie, com promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez, apoio de XadrezPotiguar.com.br e do IFRN Parnamirim. A direção foi do AI Maximo Igor Macedo.

Foi v√°lida para o Circuito Potiguar de Xadrez 2019, distribuindo importantes pontos na disputa pelas vagas para a Semifinal do Campeonato Estadual de Xadrez 2019.

O campe√£o invicto com 6,5 pontos foi o MN M√°rcio Jord√£o Barbosa. Em 2¬ļ tamb√©m isolado, David Frankental, com 6 pontos. Completou o p√≥dio, o melhor de 5 pontos, Moises Alves.

Também premiados:

Feminino - 1¬ļ Cibele Flor√™ncio da Silva, 2¬ļ Maria Gabriele da Silva e 3¬ļ Isabele Soares Branco.

Sub18 - 1¬ļ Moises Alves, 2¬ļ Davi Alves, 3¬ļ Giovanni Brand√£o

Sub16 - 1¬ļ Giovanni Brand√£o Tavares, 2¬ļ Theo Magalh√£es de Lima, 3¬ļ Emanuel Tavares Neto

Sub14 e Sub12 - 1¬ļ Giovanni Brand√£o Tavares, 2¬ļ Theo Magalh√£es de Lima, 3¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima

Sub10 - 1¬ļ Theo Magalh√£es de Lima

Universit√°rio - 1¬ļ M√°rcio Jord√£o, 2¬ļ David Frankental, 3¬ļ Alan Lima / 1¬™ Hayelly Pinheiro

Leia mais...
Última atualização em Seg, 07 de Outubro de 2019 08:15
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 4 de 12
top