• Aberto do Brasil Memorial Luiz Gentil - Fortaleza/CE

    Será realizado em Fortaleza/CE de 22 a 24 de setembro no Hotel Beira Mar o Memorial Luiz Gentil, uma etapa do Circuito Nacional Aberto do Brasil. A competição homenageará um dos maiores nomes do xadrez cearense e de grande destaque no cenário nacional, uma vez que Luiz Gentil foi vice-campeão brasileiro em 1951, repetindo o feito em 1960.

    Com promoção da Confederação Brasileira de Xadrez e da Federação Cearense de Xadrez sob organização de Ignácio Barreto, o Memorial contará com a presença do GM Henrique Mecking, o Mequinho, na Abertura.

    Blog oficial - http://abertobrasilcbx.blogspot.com.br/

     

    Leia mais...
  • Aberto do RN - Semifinal do Estadual 2017

    Será realizado de 8 a 10 de setembro o Aberto do RN 2017, evento válido como Semifinal do Campeonato Potiguar Absoluto e feminino de Xadrez,  aberto a todos os enxadristas inclusive de outros estados.

    Classificar√° 4 enxadristas no Absoluto e 4 no Feminino para a Final do Campeonato Potiguar Absoluto e para a Final do Campeonato Potiguar Feminino de 2017.

    Também classificará 2 enxadristas para a Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto 2017.

    O Circuito Potiguar continua e classificar√° mais 3 enxadristas, assim como o Interiorano com mais 1. A final acontece em janeiro.

    Leia mais...
  • V Aberto do Brasil - Ta√ßa Cidade de Teresina

    A 5a edição do Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina foi realizada nos dias 4, 5 e 6 de agosto no Executive Flat Hotel, distribuindo 7 mil reais em prêmios e 2 vagas para a Semifinal do Brasileiro, com a presença especial de 2 GMs - Rafael Leitão e Evandro Barbosa e 2 MIs - Leandro Perdomo e Máximo Iack Macedo.

    Tive a oportunidade de trabalhar na arbitragem e acompanhar de perto a impecável organização da Federação Piauiense de Xadrez, parabéns ao presidente e diretor da competição Luis Carlos Sales e toda equipe de arbitragem.

    O GM Rafael Leit√£o confirmou o favoritismo ao vencer invicto e isolado com 5,5 pontos. Na segunda e terceira posi√ß√Ķes com 5 pontos, respectivamente GM Evandro Barbosa e MI Leandro Perdomo. Com 4,5 pontos as revela√ß√Ķes da competi√ß√£o 4¬ļ lugar Kathie Goulart e 5¬ļ MN Vitor Firmo, bem como os 2 classificados para a Semifinal do Brasileiro, 6¬ļ CM Severino Janu√°rio e 7¬ļ MN Rafael Cabral.

    Registramos a grande atuação de Firmo na competição, com destaque para o empate com o GM Evandro Barbosa e +16 no Rating Internacional. Também com boa atuação David Frankental com +11 no Elo Fide.

    Parabenizamos os representantes potiguares, que nos 4 Abertos do Brasil na Regi√£o Nordeste em 2017 obtiveram lugar de destaque.

    Acompanhe todas as informa√ß√Ķes pelo site oficial da Federa√ß√£o Piauiense de Xadrez e Chess-results

    Leia mais...
  • Regional Nordeste Escolar 2017 - Aracaj√ļ/SE

    Aconteceu nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Aracaju/SE, o Regional Nordeste de Xadrez Escolar, competição oficial da Confederação Brasileira de Xadrez. O campeonato contou com a participação de aproximadamente 150 enxadristas de, praticamente, todos os estados da Região.

    O Rio Grande do Norte foi representado em duas categorias pelos irmãos Enzo Magalhães de Lima e Théo Magalhães de Lima, alunos do Colégio Marista de Natal.

    Enzo, bicampe√£o estadual, tornou-se campe√£o nordestino vencendo as cinco partidas disputadas na categoria quarto ano do ensino fundamental.

    Com o mesmo sucesso, Théo, aluno do primeiro ano do ensino fundamental e também já campeão do RN,  mesmo competindo contra estudantes um ano escolar acima, obteve também invicto o título regional, coroando a participação potiguar.

    Leia mais...
  • JUVERNS 2017

    A modalidade de Xadrez do JUVERNS 2017 foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2017 nas dependências da Escola de Governo em Natal/RN. A competição contou com a inscrição de 261 alunos, sendo o recorde da modalidade.

    Na oportunidade aproveitamos para parabenizar o Secret√°rio de Estado do Esporte e Lazer, Francisco Canind√© de Fran√ßa, e toda sua equipe pela excelente infraestrura oferecida aos JUVERNS 2017, o que foi imprescind√≠vel para realizarmos uma competi√ß√£o no padr√£o da Etapa Nacional. Sem sobra de d√ļvidas o JUVERNS 2017 foi um marco na hist√≥ria do desporto potiguar.

    Os campe√Ķes e classificados √† Etapa Nacional foram Lucas Matheus de Oliveira (IFRN Natal) e Annyara Gomes (IFRN Jo√£o C√Ęmara) no 15 a 17 anos, com o t√©cnico Francisco Quaranta; e no 12 a 14 anos Jo√£o Gabriel Cassimiro (EM Alu√≠zio Alves - Po√ßo Branco) e N√°dia Beatriz Damasceno (Col√©gio Potencial - Natal), com a t√©cnica Adna Flor√™ncio. As Escolas campe√£s foram: IFRN Jo√£o C√Ęmara no 15 a 17 anos e EM Alu√≠zio Alves de Po√ßo Branco, ambas da Regi√£o do Mato Grande,¬†parab√©ns!

    Leia mais...
News Highlights
Maio 13, 2017

Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - Parcial 4a Etapa

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

Transcorridas 4 Etapas do da edi√ß√£o de 2017, realizadas nos munic√≠pios de Governador Dix-sept Rosado, Jo√£o C√Ęmara, UFRN em Natal e Santa Cruz, 88 enxadristas, de 16 munic√≠pios, tomaram parte.

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 13 de Maio de 2017 09:29
 
Maio 09, 2017

Zonal CBX RN 2017 - Santa Cruz

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

O Zonal CBX-RN 2017 foi realizado no IFRN Santa Cruz de 05 a 07 de maio de 2017, com direção e arbitragem do AF Maximo Igor Macedo.

Mais uma vez a receptiva cidade de Santa Cruz sediou uma etapa do Circuito Potiguar de Xadrez, e em mais uma ocasi√£o cativou os participantes, tanto pelas excelentes instala√ß√Ķes do Campus do IFRN desse munic√≠pio, atrav√©s do Prof¬ļ Jo√£o Batista Amaral, coordenador local, quanto pelos entretenimentos da cidade em si. Em suma, foi uma verdadeira festa.

No campo enxadrístico também foi um espetáculo com várias partidas bastante duras em todas as rodadas.

Coroando a excelente forma, o Mestre Nacional potiguar Vitor Firmo venceu o Zonal com melhor critério que os outros 2 com 5 pontos, avançando mais 10 pontos no Elo Fide, chegando no live a 2210, caminhando com passos firmes em direção ao título de Mestre Fide.

Como o campeão já estava classificado para a Semifinal do Brasileiro pelo Campeonato Estadual, as duas vagas ficaram com o 2o e 3o colocados, respectivamente José Murilo Gomes e Alexandre Macedo, ambos também em grande fase, refletida na constante subida de seus elos fide.

Leia mais...
Última atualização em Ter, 09 de Maio de 2017 09:37
 
Maio 01, 2017

Ranking FNX Maio/17

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Os destaques da listagem do Ranking FNX de Maio/17 foram:

Emília Maria Pinheiro (+62), Enzo Magalhães de Lima (+47) e Guilherme Gama (+43) no Rating FNX.

No Rating Fide destacaram-se Enzo Magalhães +48, Guilherme Gama +40, David Luan Dantas +19, José Murilo Gomes +16 e Márcio Jordão +11.

 

Leia mais...
Última atualização em Seg, 01 de Maio de 2017 20:46
 
Abril 23, 2017

FENAC 2017 - Brasileiros Sub8, 10, 12 e 14

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Logomarca Fenac/2017 - Festival Nacional da Crian√ßa, de 21 a 23 de abril de 2017, Bras√≠lia-DF-Brasil.Aconteceu de 21 a 23, em Bras√≠lia/DF, o FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa, onde foram definidos os Campe√Ķes Brasileiros das categorias Sub8, Sub10, Sub12 e Sub14, representantes oficiais do Brasil nos Mundiais.

O Festival Potiguar de Menores, que aconteceu no IFRN Parnamirim em 1 e 2 de abril, indicou os representantes oficiais do Rio Grande do Norte para o FENAC.

Tomaram parte os irm√£o e campe√Ķes estaduais sub8 e su10, respectivamente, Theo e Enzo Magalh√£es de Lima; e tamb√©m a campe√£ sub12, Isabele Branco.

Enzo, o mais experiente do grupo, terminou empatado em 2o. lugar com 4,5 pontos, no entanto pelos critérios de desempate ocupou a 6a. posição.

Leia mais...
Última atualização em Dom, 23 de Abril de 2017 14:56
 
Abril 23, 2017

IV IRT Recife

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Foi realizado, sob organização do AN Yoshio Hiramine, no Campus Recife do IFPE, de 20 a 23 de abril, a 4a. edição do IRT Recife. Neste a Taça foi em homenagem ao ex-aluno do Instituto, Lucas Cilento.

Confirmando o favoritismo o MI pernambucano Yago Santiago venceu o IRT com os 6 pontos possíveis, somando 7 pontos ao seu rating fide, aproximando-se mais um pouco dos 2.500 necessários para a obtenção do título de Grande Mestre. Em segundo lugar o MN potiguar Vitor Firmo com 5 pontos e melhores critérios que o MN Rafael Cabral (PE), que foi o terceiro. O outros representante do RN, David Frankental, teve boa recuperação terminando em 6o. lugar com 4 pontos.

Com esse desempenho Firmo somou 11 pontos, somados aos 3 no IRT da 3a etapa do Circuito Potiguar, crava 2.200 pontos no Rating Fide.

Maiores informa√ß√Ķes atrav√©s do chess-results

Leia mais...
Última atualização em Dom, 23 de Abril de 2017 13:31
 
Abril 10, 2017

Circuito Potiguar de Xadrez 2017 - Parcial 3a Etapa

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

Transcorridas 3 Etapas do da edi√ß√£o de 2017, realizadas nos munic√≠pios de Governador Dix-sept Rosado, Jo√£o C√Ęmara e UFRN em Natal, 75 enxadristas, de 12 munic√≠pios, tomaram parte.

Os líderes na disputa para a Final do Estadual são: Igor Fernandes com 21 pontos e Ana Paula Sallaberry com 13,5 pontos. Segue Tabela com classificação parcial: Leia mais...

 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

P√°gina 4 de 16
top