• 85¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez - Final

    A Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez e Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez realizar√£o de 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2019, no Sal√£o de Eventos do Othon Suites Natal, a fase final do 85¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.

    Esse campeonato é a principal competição do calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, reunindo os melhores enxadristas da temporada 2018, os quais disputarão em sistema eliminatório o título de Campeão Brasileiro de Xadrez e R$36.000,00 em premiação.

    A competição terá cobertura ao vivo, pela internet, com divulgação posterior dos links.

    Aos interessados em adquirir ingresso ao local dos jogos, entrarem em contato através do celular/whatsapp (84) 98725-6232.

    O site oficial da competição (www.cbx.org.br) trás os comunicados, regulamento e folder da competição, bem como no site (www.xadrezpotiguar.com.br) trás os links para melhor acompanhar:

    Leia mais...
  • Ranking FNX Janeiro/19!

    O Ranking FNX leva em consideração os enxadristas que estão ativos, classificando-os por Rating Fide, CBX e FNX!

    S√£o 5.002 enxadristas com rating, seja FIDE, CBX e FNX, destes 1.416 em atividade!

    O MI Maximo Iack Macedo lidera, seguido do MN Vitor Firmo, MF Carlos Henrique Pinto e M√°rcio Jord√£o.

    Na listagem de janeiro de 2019 da FIDE o RN computou 3 eventos - Semifinal Campeonato do Estadual, Final do Campeonato Estadual Absoluto e Final do Campeonato Estadual Feminino, conquistando mais 6 enxadristas na listagem internacional - Maicom Douglas, Fernando Igor, Adriano Costa, Miguel Segundo, Giovanni Brand√£o e Giovanna Arend.

    Confira os 1.416 enxadristas potiguares ativos!

    Leia mais...
  • Regulamento FNX 2019

    Vêm aí a Temporada de Xadrez de 2019 no Rio Grande do Norte!

    A Federação Norteriograndense de Xadrez preparou um Calendário com novas provas e um reciclado regulamento geral a fim de estimular ainda mais a prática de xadrez em todo Estado, além de descobrir talentos e intensificar o treinamento no alto rendimento.

    Uma mudan√ßa no formato do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino tornou-o mais competitivo e atrativo, dando maior import√Ęncia ao Circuito Potiguar de Xadrez, que j√° √© um sucesso em quantidade e qualidade!

    A reativação de alguns Campeonatos e a criação de outros tornou o Calendário mais intenso e com mais eventos, o que movimentará toda comunidade enxadrística do Rio Grande Norte!

    S√£o os Eventos Oficiais FNX 2019 - Circuito Potiguar de Xadrez 2019 e suas Etapas, Os Campeonatos Estaduais: Campeonato Absoluto - Final e Semifinal, Campeonato Feminino - Final e Semifinal, Campeonato Interiorano, Campeonato Metropolitano, Campeonato Veterano (65+), Campeonato Senior (50+), Campeonato Juvenil (Sub20), Festival da Juventude - Campeonato Sub 16 e 18, Festival da Crian√ßa - Campeonato Sub 8, 10, 12 e 14,¬†Campeonato R√°pido, Campeonato Rel√Ęmpago, Campeonato Universit√°rio, Campeonato Escolar, Campeonato Popular, Campeonato de Iniciantes, Campeonato Intermunicipal por Equipe, Campeonatos Regionais, Campeonatos Municipais e torneios homologados.

    Além dos eventos oficiais da FNX, também a realização e participação em provas oficiais da CBX e FIDE, o que já é de praxe entre nossos enxadristas, fortalecerá e fomentará ainda mais o xadrez em nosso Estado!

    Que venha 2019, que ser√° sem d√ļvidas um ano de destaque para o Xadrez Potiguar!!

     

    Leia mais...
  • Retrospectiva FNX 2018

    Fazendo uma retrospectiva do ano de 2018 foram notórias as conquistas para a Federação Norteriograndense de Xadrez.

    Esse ano que j√° est√° encerrando foi marcado pela volta do Circuito fechado de IRTs em parceria com XadrezPotiguar.com.br, important√≠ssimos para o aprimoramento t√©cnico e movimenta√ß√£o de Rating Fide cl√°ssico. O interc√Ęmbio entre Estados e faixas et√°rias fez com que os participantes desses torneios obtivessem ritmo de jogo e bastante experi√™ncia para os mais jovens.

    As participa√ß√Ķes do Rio Grande do Norte no cen√°rio nacional e internacional foram hist√≥ricas, com destaque para os irm√£os Theo e Enzo Magalh√£es de Lima. Theo colocou o RN no lugar mais alto do p√≥dio em duas grandes competi√ß√Ķes: Campeonato Brasileiro Sub8 e Sulamericano Escolar sub7, feitos in√©ditos! Enzo por sua vez tamb√©m fez bonito ficando entre os melhores nessas competi√ß√Ķes em sua categoria, respectivamente 5¬ļ e 4¬ļ lugares.

    Tamb√©m hist√≥rico o 3¬ļ lugar por Equipe obtido pelo Brasil no Campeonato Mundial Universit√°rio, com a in√©dita presen√ßa potiguar com o MN Vitor Firmo. Ainda no √Ęmbito Universit√°rio a UFRN conquistou mais uma vez Trof√©u de Campe√£ nos Jogos Brasileiros Universit√°rios - JUBs com a equipe: Vitor Firmo, Israel Smith, M√°rcio Jord√£o, Jos√© Murilo e David Frankental, sendo mais uma vez a melhor universidade no trof√©u efici√™ncia de nossa modalidade! Tamb√©m destaque para a equipe feminino, toda renovada, com L√≠via Mara, Irene Ginani, Jadiane Martiliano, Kauani Georg e Maria Ruthiane.

    Leia mais...
  • Ana Paula Sallaberry, Tricampe√£ Estadual Feminino!

    Depois de uma competi√ß√£o muito intensa, na qual as tr√™s primeiras lutaram palmo a palmo pela lideran√ßa, a universit√°ria Ana Paula Sallaberry sagrou-se Tricampe√£ Estadual, depois de vencer no desempate a Vice, a jovem Karina Ingryd. Em terceiro √āngela Tavares!

    Ana Paula com o terceiro título igualou o recorde de Carolina Alves e já é a maior vencedora de Estaduais!

    Destaque para a grande renovação do xadrez feminino potiguar, uma vez que 4 das 8 finalistas são da categoria Sub14tos!

    A Final do Campeonato Potiguar Absoluto de Xadrez 2018 foi realizada de 6 a 12 de dezembro na sala de xadrez da UFRN em Natal/RN sob direção do AI Maximo Igor Macedo e arbitragem da AN Maíce Macedo, AN Maximo Macedo e AA Márcio Jordão.

    Leia mais...
News Highlights
top