• Mundial Universit√°rio 2018 - Aracaj√ļ/SE

    O Hotel Orion na cidade de Aracaj√ļ/PE sediar√° de 12 a 18 de setembro de 2018 o Campeonato Mundial Universit√°rio de Xadrez, sob organiza√ß√£o da CBDU e FISU.

    Representando o Brasil, o potiguar MN Vitor Firmo (UFRN), faz história, assim como os 4 potiguares de categorias menores em 2017, ao participarem de um Campeonato Mundial da suas categorias, nesse caso Universitário!

    √Č com muito orgulho que a Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez acompanha os bons resultados de seus representantes, confirmando que o trabalho est√° em boa dire√ß√£o, estimulando o continuo aprimoramento de seus trabalhos.

    Firmo enfrentará de brancas na 1a rodada o fortissímo MI chinês Chen Wang. Que comecem os jogos, mas já sabendo que o que vier é lucro, pois nosso representante já é um vitorioso ao romper barreiras!!

    Acompanhe Chess-results

    Leia mais...
  • M√°rcio Jord√£o vence Zonal 2018!

    O jovem enxadrista potiguar Márcio Jordão venceu de maneira invicta o Zonal CBX-RN 2018 com 4,5 pontos em 5 possíveis. Com esse terceiro título em IRTs em 2018 e com grande performance neste, Jordão subiu 16 pontos no Rating Fide, ultrapassando a barreira dos 2.100 e se aproximando do título de Mestre Nacional.

    Na segunda colocação ficou o Mestre Nacional pernambucano, ex-campeão de seu estado, Rafael cabral com 4,0 pontos.

    Completou o p√≥dio na terceira posi√ß√£o o atual campe√£o estadual MN Vitor Firmo,¬† com melhores crit√©rios que os dois potiguares classificados para a Semifinal do Brasileiro em Manaus, 4¬ļ Paulo S√©rgio e Silva e 5¬ļ Davi Alves, ambos com 3,5 pontos.

    Tamb√©m premiados Feminino - 1¬™ √āngela Tavares, 2¬™ Isabele Soares, 3¬™ J√ļlia Freire e 4¬™ Mariel Rendon; Sub18 - 1¬ļ Davi Alves, 2¬ļ Guilherme Gama; Sub14 - 1¬ļ Enzo Magalh√£es, 2¬ļ Iago Rhanon; Sub10 -¬† Theo Magalh√£es.

    Leia mais...
  • JERNINHOS 2018

    Os JOGOS¬† DO¬† ENSINO FUNDAMENTAL,DO¬† 2¬ļ¬† AO¬† 5¬ļ¬† ANO ‚Äď JERNINHOS,tem¬† como¬† objetivo, oportunizar pr√°ticas¬† saud√°veis do esporte¬† e lazer para¬† promo√ß√£o¬† do¬† desenvolvimento s√≥cio¬† educacional, cooperativo e¬† intelectual¬† do¬† educando. √Č uma¬† promo√ß√£o do¬† governo¬† do¬† estado¬† atrav√©s¬† da¬† SEEC¬† organizados¬† e dirigidos¬† pela¬† CODESP¬† com¬† a¬† coopera√ß√£o¬† na modalidade de Xadrez com Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez, com coordena√ß√£o do MF Maximo Val√©rio Macedo.

    A modalidade de Xadrez foi realizada no Impacto Colegio e Curso nos dias 1 e 2 de setembro, com a inscrição de 245 enxadristas até 10 anos.

    Na categoria II Masculino a Escola campeã foi o CEI - Romualdo Galvão, em 2ª Colégio das Neves e em 3ª Impacto Colégio e Curso. No individual a vitória foi de Felipe Gurgel Valadão, do CEI, com 6 pontos, seguido de Lukas Sanchez Moreira em segundo e Pedro Henrique de Medeiros Vieira, ambos do Colégio Over e com 5 pontos.

    Na Categoria II Feminino o Col√©gio das Neves foi campe√£o, seguido de 2¬ļ Over Lagoa Nova e 3¬ļ Over Parnamirim. No individual Stella Correia, do Col√©gio das Neves, foi a campe√£ com 6 pontos. Em segundo lugar Fernanda Pinho Cortez, do CEI, e em 3¬ļ Karina Lima de Melo (EM Manoel Duarte - Maca√≠ba).

    Na Categoria I, sub8, Masculino e Feminino, a competição é jogada em formato de festival com medalha de ouro para todos os participantes.

     

    Leia mais...
  • JUVERNs 2018 - Fase Final

    A fase final da modalidade de Xadrez do JUVERNS 2018, sob coordenação do MF Maximo Macedo, foi realizada nos dias 10 e 11 de agosto de 2018 nas dependências da Escola de Governo em Natal/RN. A competição contou com a inscrição de 241 alunos.

    Na oportunidade aproveitamos para parabenizar a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer pela excelente infraestrutura oferecida aos JUVERNS 2018, o que foi imprescindível para realizarmos uma competição com toda tranquilidade.

    Os campe√Ķes e classificados √† Etapa Nacional foram Lucas Matheus de Oliveira (IFRN Natal) e Annyara Gomes (IFRN Jo√£o C√Ęmara) no 15 a 17 anos; e no 12 a 14 anos Jo√£o Vitor Rodrigues Santos (Contempor√Ęneo - Natal) e Karina Ingryd Oliveira (Contempor√Ęneo - Natal). As Escolas premiadas foram: 1¬™ IFRN Jo√£o C√Ęmara e 2¬™ IFRN Natal Central no 15 a 17 anos e 1¬™ Contempor√Ęneo - Natal e 2¬™ Col√©gio das Neves - Natal.

    Leia mais...
  • VI Aberto do Brasil - Ta√ßa Cidade de Teresina

    A 6a edição do Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina foi realizada nos dias 3, 4 e 5 de agosto no Executive Flat Hotel - Teresina/PI, distribuindo 8 mil reais em prêmios e 2 vagas para a Semifinal do Brasileiro, com a presença de 4 GMs - Rafael Leitão, Neuris Delgado, Krikor Mekhitarian e Evandro Barbosa. A direção esteve aos encargos de Luis Carlos Sales e arbitragem com AI Maximo Igor Macedo e AN Julio José da Silva Neto.

    O campe√£o da competi√ß√£o foi o GM Neuris Delgado (SC) com melhor crit√©rio que o vice GM Evandro Barbosa (SP), ambos invictos com 5,5 pontos. Do 3¬ļ ao 6¬ļ colocados todos com 5 pontos: 3¬ļ GM Rafael Leit√£o (SC), 4¬ļ MN Vitor Firmo (RN), 5¬ļ MN Nicolau Leit√£o (MA) e 6¬ļ Alexsandro Barros (AL).

    As vagas para a Semifinal ficaram com Nicolau Leitão e Thiago Alves (PI), uma vez que os enxadristas em colocação superior já estavam classificados.

    Men√ß√£o honrosa para o representante potiguar Vitor Firmo, que em grande atua√ß√£o terminou em 4¬ļ lugar, com uma marcante primeira vit√≥ria contra um Grande Mestre.

    Parabenizamos a Federação Piauiense de Xadrez por mais uma edição de sucesso!

    Obtenha maiores informa√ß√Ķes no site oficial da Federa√ß√£o Piauiense de Xadrez

    Leia mais...
News Highlights
Fevereiro 05, 2016

Circuito CBX GM - IV Internacional "Cidade do Natal"

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A Circuito CBX GM j√° em sua primeira etapa foi coroado com √™xito, uma vez que o mineiro Evandro Amorim Barbosa conquistou sua 3¬™ e definitiva norma de GM, sagrando-se 12¬ļ Grande Mestre Internacional do Brasil.

A primeira colocação foi compartilhada por Evandro e pelo GM Darcy Lima, tricampeão brasileiro, ambos com 7 pontos em 9 possíveis e performance acima dos 2600. Completou o pódio o GM Salvador Alonso, da Argentina, com 6,5 pontos.

Muito perto da Norma de MI, 0,5 ponto, ficou o baiano MF Paulo Jatob√° com 4,5 pontos em 6¬ļ lugar. O representante potiguar MI Maximo Iack Macedo foi o 7¬ļ lugar.

Leia mais...
Última atualização em Sex, 05 de Fevereiro de 2016 14:42
 
Janeiro 20, 2016

Final do 82¬ļ Brasileiro Absoluto

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Encerrada a Final do 82¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez com vit√≥ria e bicampeonato para o Grande Mestre Internacional Krikor Mekhitarian.

Mekhitarian conquistou segundo t√≠tulo com muito m√©rito uma vez que fez performance de 10 pontos em 11 poss√≠veis e venceu o heptacampe√£o e n√ļmero 1 do Brasil, GM Rafael Leit√£o.

O vice-campeão também com excelente performance, 9 pontos, o Mestre Internacional Evandro Barbosa, repetindo o feito de 2012. quando também ocupou o segundo posto nacional.

Completou o pódio e conquistou sua definitiva norma de MI, o Mestre Fide Ernani Choma com 7 pontos e melhores critérios que GM Rafael Leitão e MI Marcus Vinicius Santos.

Leia mais...
 
Janeiro 11, 2016

MI Iack Macedo na 6ª Final de Brasileiro!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Xadrez Potiguar   

Pela 6ª vez e recorde entre os potiguares o Mestre Internacional Maximo Iack Macedo estará presente na Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez, principal evento nacional, essa a 82ª será no Rio de Janeiro de 9 a 17 de janeiro.

Participar da fase Final do Brasileiro por si só já é uma experiência enriquecedora tanto do ponto de vista técnico-competitivo quanto do histórico, já que nesse evento é possível enfrentar os melhores enxadristas da temporada e ter a possibilidade de disputar o título nacional, como também cravar o nome na história, uma vez que torneios em sua maioria quase absoluta são esquecidos mas Campeonatos Oficiais perduram e vencem as barreiras do tempo, além de proporcionar aos participantes boa exposição, essencial para a captação de apoios e patrocínios.

Leia mais...
Última atualização em Seg, 11 de Janeiro de 2016 10:17
 
Janeiro 02, 2016

Ranking Potiguar - Janeiro 2016

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Devido a grande quantidade de IRTs em 2015, o Ranking Estadual vem sofrendo muitas altera√ß√Ķes, principalmente entre os jovens. Depois do Aberto do Interior Israel Smith ultrapassou a barreira dos 2100, M√°rcio Jord√£o se aproximou dos 2000, Emanoel Messias de Po√ßo Branco estreou na lista Fide. A nova gera√ß√£o vem firme, tendo oportunidades de jogar fortes competi√ß√Ķes em 2015. Em 2016 ser√£o ainda mais evento de for√ßa, a exemplo dos IRTs, Abertos do RN, Abertos do Brasil e Semifinal do Brasileiro.

 

 

Leia mais...
Última atualização em Dom, 03 de Janeiro de 2016 09:00
 
Janeiro 01, 2016

Regulamento do Estadual 2016

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Confira Regulamento do Campeonato Potiguar Absoluto de Xadrez 2016, com todos os eventos oficiais que classificar√£o e contar√£o pontos para o Circuito: Campeonatos Municipais, Campeonatos Regionais, IRTs, Abertos do RN, Semifinal do Potiguar, Campeonato Interiorano, Aberto do Brasil, Semifinal do Brasileiro e eventos homologados.

Leia mais...
Última atualização em Sex, 01 de Janeiro de 2016 05:50
 
Dezembro 31, 2015

Projetos 2016 e Retrospectiva 2015

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

√Č compromisso da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez - FNX, presidida por M√°ximo Igor Macedo, acompanhar o ritmo de desenvolvimento do Xadrez no Brasil impulsionado pela Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez - CBX e continuar avan√ßando. Para tanto, em 2016 teremos o I Torneio de Norma de GM no Nordeste em parceria com a CBX, Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez, pelo menos 2 Abertos do Brasil, IV Circuito Potiguar de Xadrez e Campeonato Potiguar por Equipes, somente para citar alguns.

Leia mais...
Última atualização em Sex, 01 de Janeiro de 2016 00:29
 


<< Início < Anterior 21 22 23 Próximo > Fim >>

P√°gina 22 de 23
top