• Aberto do Brasil - XI Memorial Bobby Fischer

    A Federa√ß√£o Paraibana de Xadrez (FPBX) comunica aos enxadristas em geral que, por delibera√ß√£o de sua Diretoria, resolveu cancelar o XI Aberto do Brasil ‚Äď Memorial Bobby Fischer (XI MBF) que estava marcado para mar√ßo do corrente ano e que fora adiado, em princ√≠pio para novembro pr√≥ximo, em raz√£o da pandemia do coronav√≠rus.

    A decisão decorre da permanência do quadro de incertezas associado à pandemia, notadamente em razão da ausência de uma vacina no curtíssimo prazo, que pudesse conter o vírus até a nova data que foi pré-agendada para o evento. Ao contrário, o que se observa, no atual momento, a menos de 3 meses do que seria a realização do torneio, é a manutenção da gravidade do contexto sanitário, com a persistência da média diária de cerca de mil óbitos no país, provocado pelo covid-19.

    Leia mais...
  • Festival Norte-Nordeste Amador de Xadrez 2020

    FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ    -    COMUNICADO

    Caros enxadristas,

    Em virtude do prolongamento da situa√ß√£o anormal em que se encontra nosso pa√≠s, nos sentimos obrigados a cancelar todos os torneios presenciais de √Ęmbito interestadual previstos para esse ano e reprogram√°-los para 2021.

    Ainda est√£o em vigor muitas restri√ß√Ķes ao livre deslocamento das pessoas, com distanciamentos m√≠nimos exigidos por lei, o que impossibilita a pr√°tica do xadrez presencial.

    (N√£o h√° como se jogar partidas ao vivo com 1,5m de dist√Ęncia entre os jogadores)

    Além disso, há muitos voos sendo cancelados em cima da hora, o que causaria um transtorno enorme aos participantes de outros estados.

    Assim, decidimos realizar um Festival Norte-Nordeste de Xadrez ainda maior, aproveitando o feriado de Tiradentes, entre 17 e 25 de abril de 2021.

    Leia mais...
  • Comunicado FNX 20.04.2020

    Comunicado FNX 20/04/2020:

    A Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez alinhada com o comunicado n¬ļ 15/2020 da Confedera√ß√£o Brasileira de Xadrez informa que os dois pr√≥ximos eventos j√° divulgados, Campeonato Interiorano Potiguar de Xadrez 2020 (Santa Cruz) e Aberto do Brasil Xadrez Potiguar¬† 2020 (Natal), est√£o adiados, com data a ser publicada posteriormente. Tamb√©m o Calend√°rio Oficial da Federa√ß√£o Norteriorangrandense de Xadrez para o 2¬ļ semestre est√° em suspens√£o at√© que seja poss√≠vel redefini-lo.

    Diretoria FNX

     

    Leia mais...
  • Festival Potiguar de Categorias 2020

    O Festival Potiguar de Menores de Xadrez 2020 foi realizado pela Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez nas excelentes instala√ß√Ķes do Col√©gio das Neves, Natal/RN, no dia 14 de mar√ßo.

    Essa competi√ß√£o al√©m da movimenta√ß√£o do Xadrez no Rio Grande do Norte, interc√Ęmbio entre jovens de diversos munic√≠pios e escolas, tamb√©m definir os campe√Ķes estaduais das categorias sub6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20, que ser√£o os representantes oficiais do Rio Grande do Norte no FENAC - Festival Nacional da Crian√ßa (sub8, 10, 12 e 14), FENAJ - Festival Nacional da Juventude (sub16 e 18) e Brasileiro Juvenil (Sub20) - Campeonatos Brasileiros dessas categorias.

    A competição contou com a participação de mais de 100 jovens enxadristas potiguares em disputa saudável pelo título de Campeão Estadual 2020, representante oficial do RN nos Campeonatos Brasileiros de cada categoria.

    Os campe√Ķes foram:

    Leia mais...
  • Cl√°ssico Campe√Ķes Mundias - Alexander Alekhine - Mossor√≥/RN

    De 13 a 15 de mar√ßo de 2020 foi realizado em Mossor√≥ o Cl√°ssico "Campe√Ķes do Mundo" Alexander Alekhine. A competi√ß√£o, com car√°ter interno, foi v√°lida para Rating FNX, CBX e FIDE e aberta para jogadores com menos que 2.200 de Rating FIDE, sob dire√ß√£o e arbitragem do AA H√©lder Cavalcante e apoio da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez.

    Confira os resultados no Site oficial - Xadrez Social Clube

     

    Leia mais...
News Highlights
Dezembro 23, 2019

Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro Absoluto 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Na sua 86¬ļ edi√ß√£o, a fase Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez aconteceu entre os dias 19 e 22 de dezembro, no Hotel Marante Executive, pr√≥ximo a praia de Boa Viagem.

O Rio Grande do Norte teve excelente atuação conquistando 2 das 4 vagas para a Final do LXXXVI Campeonato Brasileiro. Os MN potiguares Márcio Jordão e Vitor Firmo tiveram atuação incontestável jogando sempre nas primeiras mesas e na faixa de classificação, terminando ambos invictos com 5,5 pontos em 7 possíveis. Ainda premiado na 13ª posição, David Frankental com 4,5 pontos.

As outras 2 vagas ficaram com o campeão MF Vinícius Tiné, que teve melhor critério de desempate que os potiguares, e CM Luciano Zallio, que obteve a vaga depois de vencer playoff contra o MF Silvio Cunha, os dois com 5 pontos.

A organização foi da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), realização do MN Rodrigo Yoshio, Patrocínio do MF Marco Asfora e arbitragem do AR Avner Anjos.

Confira:

Chess-Results: clique aqui

 

 

Leia mais...
Última atualização em Dom, 02 de Fevereiro de 2020 10:57
 
Dezembro 21, 2019

Potiguares no III Duchamp in Rio!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Os potiguares MN Vitor Firmo e David Frankental tomaram parte do III Duchamp in Rio, um mega evento, que fez parte do GP da FIDE América, além de ser "fecho de gala" do Circuito de Abertos do Brasil, como frisou o GM Darcy Lima em recente entrevista.

Firmo publicou texto sobre o evento, o qual ser√° transcrito abaixo:

" Semana passada participei do III Open Internacional Duchamp in Rio. O torneio fez parte do GP FIDE America com a participação de 135 jogadores de mais de 15 países e muitos jogadores e mestres fortes.

A competição foi vencida pelo Grande Mestre Peruano Jose Martinez Alcantara, seguido pelo também GM peruano Cristhian Cruz e em terceiro o Grande Mestre brasileiro André Diamante.

Também destaque foi a participação feminina do torneio, com 41 enxadristas. As três melhores colocadas foram a MI russa Karina Ambartsumova, a MF brasileira Juliana Terao e a WGM argentina Claudia Amura.

Foram 9 rodadas e terminei 40¬ļ com 5 pontos (04 vit√≥rias,02 empates e 03 derrotas). Foi muito boa a experi√™ncia em participar de uma competi√ß√£o desse n√≠vel e enfrentar jogadores e jogadoras muito fortes."

Acrescenta-se que Frankental jogou uma boa competi√ß√£o, chegando a √ļltima rodada precisando de empate para obter o t√≠tulo de Mestre Nacional. Infelizmente n√£o foi dessa vez, mas demonstra que em breve esse objetivo ser√° alcan√ßado.

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 21 de Dezembro de 2019 18:08
 
Dezembro 19, 2019

Governo do Estado - Entrega de Comendas

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Foi realizado em 18 de dezembro no Gin√°sio do DED, a entrega de Trof√©us e Comendas do JERNINHO¬īs, JUVERN¬īs e JERN¬īs.

Na modalidade de xadrez o destaque 2019 foi o Colégio das Neves conquistando 5 troféus, sendo 2 no Jerninhos, 1 no Juverns e 2 no Jerns!

Confira como foram as distribui√ß√Ķes dos trof√©us e comendas:

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 21 de Dezembro de 2019 18:00
 
Dezembro 16, 2019

Campeonato Potiguar Blitz 2019 - Classificatórios e Final

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

O Campeonato Potiguar Blitz 2019 foi realizado com sucesso na Sala de Xadrez da UFRN de 9 a 15 de dezembro/19. A competição foi realizada em 2 fases: Classificatória e Final. De 9 a 13 de dezembro de 2019 foram em disputados 5 Torneios Classificatórios e no dia 15 de dezembro a Final Absoluto e Feminino 2019.

A Final do feminino foi vencida através do playoff por Ana Paula Sallaberry depois empatar com a vice-campeã, Annyara Gomes, no torneio principal. Completou o pódio Maria Ruthiane Basílio.

A Final do Absoluto foi uma verdadeira maratona jogada num round-robin com os 20 classificados. Numa disputa particular muito interessante, o MN Vitor Firmo sagrou-se campe√£o estadual blitz 2019 com 18 pts em 19 partidas, com vantagem m√≠nima para o vice-campe√£o, MN M√°rcio Jord√£o, que fez 17,5 pts. Completou o p√≥dio na 3a posi√ß√£o, Alan Lima, com 15,5 pontos e melhor crit√©rio de desempate que Luis Eduardo Fiori, que foi o 4o lugar. Destaque para o 5¬ļ lugar, Ronaldo Dias, que jogou seu primeiro torneio oficial, antes desses apenas escolares, estreando em excelente atua√ß√£o.

 

Acompanhe:

Canal Xadrez Potiguar no YouTube

P√°gina Xadrez Potiguar no Facebook

Chess-Results Absoluto - http://chess-results.com/tnr499153.aspx?lan=10

Chess-Results Feminino - http://chess-results.com/tnr499143.aspx?lan=10

 

Leia mais...
Última atualização em Sáb, 21 de Dezembro de 2019 16:43
 
Dezembro 02, 2019

Jogos Escolares da Juventude 2019 - Blumenau/SC

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

Os Jogos Escolares da Juventude 2019 foram realizados em Blumenau/SC nos dias 27, 28 e 29 de novembro, reunindo os campe√Ķes e campe√£s da fase estadual.

A delega√ß√£o potiguar, capitaneada pelo MI M√°ximo Iack Macedo, teve boa atua√ß√£o no torneio principal, cl√°ssico, com a 4a coloca√ß√£o de Enzo Magalh√£es de Lima (Marista) 12-14 masculino, 7¬™ posi√ß√£o Isabele Soares Branco (Neves) 12-14 feminino, 8¬ļ lugar Davi Alves Nascimento (IFRN-Par) e 11¬™ Karina Ingryd Oliveira da Silva (Contempor√Ęneo).

Destaque para a atuação de Enzo, que estreia na competição na faixa de 14 anos, tendo apenas 12.

Ainda presentes na competição integrando a coordenação os potiguares AI Maximo Igor Macedo e AN Maíce Macedo.

Leia mais...
Última atualização em Dom, 08 de Dezembro de 2019 06:16
 
Novembro 25, 2019

Semifinal do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino 2019

PDF Imprimir E-mail
Escrito por M√°ximo Igor Macedo   

De 20 a 24 de novembro de 2019 foram disputas na Sala de Xadrez da UFRN, as Semifinais do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino 2019!

As competi√ß√Ķes foram bem acirradas, uma vez que apenas os 1os colocados se classificariam para a Fase Final!

No absoluto o MN Vitor Firmo foi o vencedor com 5,5 pontos em 7 poss√≠veis, depois de uma emocionante disputa, cabe√ßa a cabe√ßa com o MF Carlos Henrique Pinto, que s√≥ foi decidida ap√≥s a √ļltima rodada. Carlos Henrique foi o 2¬ļ colocado com 5 pontos. Completou o p√≥dio David Frankental com 4,5 pontos, depois de uma excelente recupera√ß√£o.

No Feminino Annyara Gomes venceu a competi√ß√£o com 6,5 pontos, em outra disputa particular pela vaga na Final com Karina Ingryd Oliveira, que foi a 2a colocada com 6 pontos. Em 3¬ļ lugar a revela√ß√£o Isabele Soares com 4 pontos.

Com esse resultado da Semifinal, est√£o definidas as disputas da Final, que ser√° jogada em janeiro.

Absoluto: MI Maximo Iack Macedo x MN Vitor Firmo

Feminino: Ana Paula Sallaberry x Annyara Gomes

Acompanhe como foi a Semifinal:

Canal Xadrez Potiguar no YouTube

P√°gina Xadrez Potiguar no Facebook

Transmiss√£o - Absoluto

Transmiss√£o - Feminino

Chess-Results Absoluto - http://chess-results.com/tnr465016.aspx?lan=10

Chess-Results Feminino - http://chess-results.com/tnr465017.aspx?lan=10

 

Leia mais...
Última atualização em Dom, 08 de Dezembro de 2019 05:38
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Próximo > Fim >>

P√°gina 3 de 7
top