• Final do Potiguar Absoluto e Feminino 2017

    A Final do Campeonato Potiguar Absoluto de Xadrez 2017 e do Campeonato Potiguar Feminino de Xadrez 2017 serão realizadas de 19 a 28 de janeiro na sede do América FC em Natal/RN sob direção e arbitragem do AI Maximo Igor Macedo.

    Os classificados deverão inscrever-se até quarta-feira 17, conforme detalhes no regulamento.

    Veja lista dos classificados - Absoluto / Feminino

    Acompanhe fotos e vídeos - https://www.facebook.com/xadrezpotiguar.com.br/

    Leia mais...
  • Aberto do RN - Interiorano 2017

    O Aberto do RN - Campeonato Interiorano 2017 foi realizado no IFRN em Parnamirim nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2018 e mais uma vez foi válido para Rating Fide, distribuindo troféus, medalhas e R$ 1.200,00 em espécie, com promoção da Federação Norteriograndense de Xadrez, apoio de XadrezPotiguar.com.br e do IFRN Parnamirim. A direção foi do AI Maximo Igor Macedo e coordenação local do Prof Irapuan Medeiros.

    O Campe√£o Interiorano Absoluto foi Alexandre Macedo (Ass√ļ), vice Emanuel Eliezer (Parnamirim) e 3¬ļ Alemberg Moraes (Macau). No feminino a campe√£ foi Cibele Flor√™ncio (Maca√≠ba), vice √āngela Tavares (Parnamirim) e 3¬ļ Maria Gabriele (Maca√≠ba).

    No sub18 interiorano o campe√£o foi Lussander Lima (Parnamirim), vice Davi Alves (Parnamirim) e 3¬ļ Maicom Douglas (Parelhas).

    O sub14 foi vencido por Enzo Magalh√£es de Lima, 2¬ļ Theo Magalh√£es de Lima e 3¬ļ Jo√£o Vitor Rodrigues.

    No Geral o campe√£o com 4,5 pontos foi o MN Vitor Firmo, confirmando o favoritismo. No grupo de 4 pontos os demais premiados: 2¬ļ David Frankental, 3¬ļ M√°rcio Jord√£o, 4¬ļ Alexandre Macedo e 5¬ļ Emanuel Eliezer.

    Leia mais...
  • Circuito Potiguar de Xadrez - 12a Etapa

    O Circuito Potiguar de Xadrez, uma promo√ß√£o da Federa√ß√£o Norteriograndense de Xadrez e XadrezPotiguar.com.br, √© um grande sucesso, movimentando enxadristas de todo o Estado em busca de uma das 3 vagas para a Final do Campeonato Estadual Absoluto e Feminino. O interc√Ęmbio entre os melhores enxadristas do estado e os representantes locais √© important√≠ssimo para o desenvolvimento t√©cnico em todas as regi√Ķes, dessa maneira garimpando e revelando os talentos.

    Transcorridas 12 Etapas da edi√ß√£o de 2017, realizadas nos munic√≠pios de Governador Dix-sept Rosado (1a etapa), Jo√£o C√Ęmara (2a e 6a etapas), Natal (3¬™, 5¬™, 8¬™ e 11¬™ e 12¬™ etapas), Santa Cruz (4¬™ etapa) e Caic√≥ (7a etapa), S√£o Jo√£o do Sabugi (9¬™ etapa) e A√ßu (10¬™ etapa) 203 enxadristas, de 26 munic√≠pios, tomaram parte.

    O l√≠der no Absoluto √© o MN Vitor Firmo com 145 pontos, seguido de David Frankental com 126,5 pontos e Jos√© Murilo Gomes com 123 pontos, cortando as 3 piores etapas; e no Feminino Ana Paula Sallaberry com 65 pontos lidera. At√© ent√£o os classificados para a Final s√£o: David Frankental, Alexandre Macedo e Ant√īnio Ara√ļjo; e no feminino: Raissa Crispim, √āngela Tavares e Annyara Gomes, uma vez que Ana Paula e Karina Ingryd j√° est√£o classificadas para a final do feminino.

    Confira a classificação parcial:

    Leia mais...
  • VI Torneio de Xadrez Onofre Lopes - 16 de dezembro

    Como j√° √© tradicional, o calend√°rio da UFRN tem pelo sexto ano consecutivo tem seu fechamento com a realiza√ß√£o do Torneio de Xadrez Reitor Onofre Lopes, 1¬ļ reitor dessa renomada institui√ß√£o. A prova foi v√°lida para Rating FNX e contou pontos para o Circuito, realizada no Gin√°sio I da UFRN.

    O Campe√£o geral foi Francisco Quaranta isolado com 5,5 pontos em 6 poss√≠veis. O vice-campe√£o foi David Frankental com 5 pontos e melhor crit√©rio que 3¬ļ Matheus Erick Queiroz, 4¬ļ MN Vitor Firmo, 5¬ļ Alexandre Macedo, 6¬ļ Lucas Matheus Oliveira. Ainda premiados no geral o 7¬ļ Tales Gomes com 4,5 pontos e 8¬ļ Francisco Andr√© Lima, melhor de 4 pontos.

    A campe√£ Geral e UFRN foi Jadiane Martiliano, em 2¬ļ Isabele Soares e 3¬ļ Marielly Bezerra.

    Na categoria UFRN o p√≥dio foi formado por 1¬ļ David Frankental (C&T), 2¬ļ MN Vitor Firmo (Direito) e 3¬ļ Tales Gomes (Qu√≠mica).

    Ainda premiados: Sub17 - 1¬ļ Lucas Matheus Oliveira, 2¬ļ Jo√£o Vitor Rodrigues e 3¬ļ Lussander Lima; sub14 - 1¬ļ Jo√£o Vitor Rodrigues, 2¬ļ Francisco Alberir e 3¬ļ Iago Rhanon; Sub12 - 1¬ļ Enzo Magalh√£es de Lima, 2¬ļ Theo Magalh√£es de Lima e 3¬ļ Isabele Soares.

    A comiss√£o organizadora foi composta por Carlos Siqueira, Maximo Igor Macedo e Vitor Firmo.

     

    Leia mais...
  • Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE - Trof√©u Marco Asfora

    Foi realizado de 24 a 26 de novembro de 2017 na cidade de √Āgua Preta/PE, no Col√©gio Municipal Padre Francisco Geraedts, o Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE - Trof√©u Marco Asfora. A competi√ß√£o sob ausp√≠cios de Eduardo Coutinho, reuniu enxadristas do Brasil, Paraguai e Cuba, al√©m de 8 Estados Brasileiros.

    O Aberto do Brasil de √Āgua Preta/PE foi coroado com √™xito, uma vez que conta com a participa√ß√£o de 4 Grandes Mestres Internacionais e 2 Mestres Internacionais, dentre os 16 titulados.

    Ocuparam o p√≥dio os enxadristas com 5 pontos em 6 rodadas, precisando dos crit√©rios de desempate para definir as coloca√ß√Ķes. Em excelente forma o GM cubano, radicado no Paraguai, Neuris Delgado levou o o t√≠tulo e o trof√©u Marco Asfora, seguido do MI Diego Diberardino e do GM Everaldo Matsuura, atual campe√£o brasileiro.

    Vale destacar também a participação do MN Diogo Duarte por ultrapassar nessa competição os 2.300 de rating fide, o que o credencia ao título de Mestre Fide. Ainda destacaram-se Marcelo Valeriano com +40 e o jovem de 13 anos Max Soares, que formou seu rating Fide próximo aos 2000.

    Os potiguares se sa√≠ram bem ficando em posi√ß√Ķes e varia√ß√Ķes de rating equilibrada: 8o. MI Maximo Iack Macedo, 13¬ļ MN Vitor Firmo, 22¬ļ David Frankental, 23¬ļ MF Maximo Macedo e 32¬ļ Alexandre Macedo.

    Além da fortíssima competição o Aberto contou com outros atrativos, como a bela Fazenda Santa Helena e suas trilhas ecológicas, banho de bica, futebol e passeios a cavalo; além da Fazenda também a proximidade com praias belas praias pernambucanas, foi um rota turística para alguns dos participantes.

    Acompanhe no Chess-results

    Leia mais...
News Highlights
Março 14, 2016

Final do Campeonato Potiguar 2015

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Mais uma edi√ß√£o de Estadual bem sucedida, com muita luta e emo√ß√£o da primeira a √ļltima rodada! Iack e Carol campe√Ķes!

O Campeão com performance perfeita, 11 pontos, e histórica foi o Mestre Internacional Maximo Iack Macedo, confirmando seu favoritismo e alcançando o Hexacampeonato com 3,5 pontos de vantagem.

Leia mais...
Última atualização em Qui, 13 de Abril de 2017 07:18
 
Fevereiro 09, 2016

Aberto do Brasil - Taça Cidade de Natal 2016

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Durante o período carnavalesco foi realizado em Natal/RN o Aberto do Brasil Taça Cidade de Natal com a participação de 72 enxadristas de 4 países e 8 Estados brasileiros, dentre eles 14 titulados: 3GMs, 2MIs, 4 MFs e 5 MNs!

O Grande Mestre norte-americano Robert Hungaski venceu a competi√ß√£o isolado e invicto com 5,5 pontos, levando a Ta√ßa Cidade do Natal. Com 5 pontos um grupo com 6 enxadristas desempatados pelos crit√©rios: 2¬ļ MI Evandro Barbosa (SC), 3¬ļ GM Luis Galego (POR), 4¬ļ GM Salvador Alonso (ARG), 5¬ļ MI Maximo Iack Macedo (RN), 6¬ļ Jos√© Roberto Ara√ļjo (PE), 7¬ļ MN Marcelo Bouwman (PE). Tamb√©m premiado em esp√©cie os melhores de 4,5 pontos, at√© o 10¬ļ lugar: 8¬ļ Rodrigo Yoshio (PE), S√©rgio Murilo Ara√ļjo (PE) e Alan Lima (RN).

Leia mais...
Última atualização em Ter, 09 de Fevereiro de 2016 20:17
 
Fevereiro 05, 2016

Circuito CBX GM - IV Internacional "Cidade do Natal"

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

A Circuito CBX GM j√° em sua primeira etapa foi coroado com √™xito, uma vez que o mineiro Evandro Amorim Barbosa conquistou sua 3¬™ e definitiva norma de GM, sagrando-se 12¬ļ Grande Mestre Internacional do Brasil.

A primeira colocação foi compartilhada por Evandro e pelo GM Darcy Lima, tricampeão brasileiro, ambos com 7 pontos em 9 possíveis e performance acima dos 2600. Completou o pódio o GM Salvador Alonso, da Argentina, com 6,5 pontos.

Muito perto da Norma de MI, 0,5 ponto, ficou o baiano MF Paulo Jatob√° com 4,5 pontos em 6¬ļ lugar. O representante potiguar MI Maximo Iack Macedo foi o 7¬ļ lugar.

Leia mais...
Última atualização em Sex, 05 de Fevereiro de 2016 14:42
 
Janeiro 20, 2016

Final do 82¬ļ Brasileiro Absoluto

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Encerrada a Final do 82¬ļ Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez com vit√≥ria e bicampeonato para o Grande Mestre Internacional Krikor Mekhitarian.

Mekhitarian conquistou segundo t√≠tulo com muito m√©rito uma vez que fez performance de 10 pontos em 11 poss√≠veis e venceu o heptacampe√£o e n√ļmero 1 do Brasil, GM Rafael Leit√£o.

O vice-campeão também com excelente performance, 9 pontos, o Mestre Internacional Evandro Barbosa, repetindo o feito de 2012. quando também ocupou o segundo posto nacional.

Completou o pódio e conquistou sua definitiva norma de MI, o Mestre Fide Ernani Choma com 7 pontos e melhores critérios que GM Rafael Leitão e MI Marcus Vinicius Santos.

Leia mais...
 
Janeiro 11, 2016

MI Iack Macedo na 6ª Final de Brasileiro!

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Xadrez Potiguar   

Pela 6ª vez e recorde entre os potiguares o Mestre Internacional Maximo Iack Macedo estará presente na Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez, principal evento nacional, essa a 82ª será no Rio de Janeiro de 9 a 17 de janeiro.

Participar da fase Final do Brasileiro por si só já é uma experiência enriquecedora tanto do ponto de vista técnico-competitivo quanto do histórico, já que nesse evento é possível enfrentar os melhores enxadristas da temporada e ter a possibilidade de disputar o título nacional, como também cravar o nome na história, uma vez que torneios em sua maioria quase absoluta são esquecidos mas Campeonatos Oficiais perduram e vencem as barreiras do tempo, além de proporcionar aos participantes boa exposição, essencial para a captação de apoios e patrocínios.

Leia mais...
Última atualização em Seg, 11 de Janeiro de 2016 10:17
 
Janeiro 02, 2016

Ranking Potiguar - Janeiro 2016

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Maximo Igor Macedo   

Devido a grande quantidade de IRTs em 2015, o Ranking Estadual vem sofrendo muitas altera√ß√Ķes, principalmente entre os jovens. Depois do Aberto do Interior Israel Smith ultrapassou a barreira dos 2100, M√°rcio Jord√£o se aproximou dos 2000, Emanoel Messias de Po√ßo Branco estreou na lista Fide. A nova gera√ß√£o vem firme, tendo oportunidades de jogar fortes competi√ß√Ķes em 2015. Em 2016 ser√£o ainda mais evento de for√ßa, a exemplo dos IRTs, Abertos do RN, Abertos do Brasil e Semifinal do Brasileiro.

 

 

Leia mais...
Última atualização em Dom, 03 de Janeiro de 2016 09:00
 


<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximo > Fim >>

P√°gina 18 de 19
top